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ÍNDICE

Índice
maxLevel1

01. VISÃO GERAL

Esse processo visa conciliar os registros de vendas e/ou pagamentos realizados através de operadoras/administradoras de cartões (debito e/ou credito), pagamentos digitais ou PIX (essas duas estão disponíveis apenas para conciliação de pagamentos, com os respectivos títulos gerados pelo no módulo SIGALOJA Financeiro do Protheus.

Os arquivos enviados pelas administradoras de cartões são importados e consistidos pela rotina de importação, garantindo a integridade dos dados para posterior conciliação.

...

  • Conciliação das vendas: é o reconhecimento do registro de venda (título gerado pelo SIGALOJA) versus confirmação da venda enviada no arquivo da administradora.
  • Conciliação de pagamentos: é a identificação do registro de pagamento (título gerado pelo SIGALOJA) versus confirmação de pagamento enviado no arquivo da administradora. Ao realizar esse reconhecimento e a confirmação da conciliação, o título será baixado no sistema.

Há ainda relatórios para conferência das criticas de importação e acompanhamento das conciliações efetuadas. 

02. REGRAS E DEFINIÇÕES

Fluxo Operacional 

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Descrição dos processos

  • Efetua venda:  Através do módulo SIGALOJA o sistema registra os movimentos das vendas, podendo-se inclusive utilizar múltiplos cartões para o pagamento.
  • Integração com financeiro:  Integração entre o módulo SIGALOJA e o módulo Financeiro, criando os títulos a receber das respectivas vendas, com as informações específicas da transação : Código NSU - Número Sequencial Único da operação e Código de autorização da operação de venda.   
  • Recebe arquivo: Recebimento dos arquivos gerados pelas operadoras e/ou administradoras de cartões.
  • Disponibiliza arquivo na pasta: Gravação dos arquivos nos diretórios específicos:

                                                      \baseline\cartao\Import – Diretório onde deverão ser gravados os arquivos para leitura/processamento.

                                                       \baseline\cartao\Process – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos processados com sucesso.

                                                       \baseline\cartao\falha – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos com falhas.

   Para esse processo, no módulo Sigaloja, o cadastro das operadoras e/ou administradoras deve estar com a informação de “RD – Rede”.

  • Importa arquivo de Pagamentos/Vendas: Gravação dos registros processados com sucesso. Esse processo contempla somente os layout homologados : Software Express, Cielo, Rede e Amex. Eventuais críticas das importações serão disponibilizadas através de um log, para futura análise e providências.
  • Log de importação: Visualização das críticas da importação demonstrando detalhadamente cada ocorrência, com a opção de impressão.
  • Conciliação de Vendas:  Concilia os registros de vendas (importados dos arquivos) com os registros financeiros de contas a receber (proveniente do SIGALOJA). Para a conciliação é necessário configurar as perguntas da rotina. À partir da configuração dessas perguntas, os registros são apresentados em abas da tela, conforme explicação abaixo, para a devida conciliação:

- Conciliados: Corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.                          

- Conciliados Parcialmente: Corresponde às vendas que foram importadas e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Títulos Sem Vendas: Corresponde à todos os títulos existentes na base de dados no período informado nas perguntas de processamento da rotina que não foram localizados nos arquivos das operadoras.

- Vendas Sem Títulos: Corresponde às vendas que foram importadas do arquivo da operadora e/ou administradora e cujas contrapartidas não foram encontradas como títulos financeiros, possibilitando a conciliação manual dos títulos disponíveis na base de dados.

- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.

- Totais: Demonstra a quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas. 

  • Relatório de Conciliação: Possibilita a avaliação das conciliações de vendas efetuadas. 
  • Conciliação de pagamento: Concilia os registros de pagamentos (importados dos arquivos) com os registros financeiros (SIGALOJA).  Para a conciliação é necessário configurar as perguntas da rotina. À partir da configuração dessas perguntas, os registros são apresentados em abas da tela, conforme explicação abaixo, para a devida conciliação:

- Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Conciliados Parcialmente: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Tipo “CD” (Cartão de Debito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Conciliados Manualmente: Corresponde aos pagamentos que foram conciliados de maneira manual pelo usuário durante o processo de execução dessa rotina.

-  Não Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontrados, possibilitando a conciliação manual com os títulos disponíveis na base de dados. 

- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.

- Totais: demostra quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas.

  • Relatório de Baixas:  Pode- se utilizar os relatórios padrões  sistema para avaliação das baixas efetuadas pelo processo de conciliação, tais como:    

                                          - Relação de Baixas

                                          - Extrato Bancário

...

titleLayouts

Atualmente temos os seguintes layouts homologados para importação: 

...

Totvs custom tabs box
tabsSoftware Express, Amex, Rede,Cielo
idsSoftExpre,Amex,Rede,Cielo
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaSoftExpre

Layout: - Documentação Versão homologada até o momento: 3.6 

Documento de apoio versão do documento 4.3: Especificacao_arquivo_retorno_detalhado_SiTefGWConciliacao_4.3.pdf

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaAmex

Layout: - Documentação Versão homologada até o momento: 3.0

Documento de apoio versão do documento 2.2 : 20160714_Manual - Extrato Eletronico - v3.0 AMEX.pdf

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaRede

Layout: - Documentação Versão homologada até o momento: 

  • Arquivo de vendas de cartão de crédito: V2.01 - EEVC
  • Arquivo de vendas de cartão de debito: V1.04 - EEVD
  • Arquivo de pagamento: V3.01 - EEFI 

Documentos de apoio:   0208_EEVC_Rede_0263_ExtratosOnlineVendasCredito(portugues).pdf

0208_EEVD_Rede_0263_ExtratosOnlineVendasDebito(portugues).pdf

Rede_ExtratosOnlineFinanceiro.pdf

Registros não processados pelo conciliador: 

- Registro 016 - Resumo de vendas parceladas IATA
- Registro 017 - AVS
- Registro 018 - Comprovante de venda parcelado IATA
- Registro 019 - Serasa
- Registro 020 - Parcela de transação parcelada IATA
- Registro 021 - SecureCode
- Registro 022 - Resumo de vendas em dólar
- Registro 024 - Comprovante de venda dólar
- Registro 033 - Aviso de Request (E-Commerce)
- Registro 034 - CV/NSU Rotativo (E-Commerce)
- Registro 035 - CV/NSU Parcelado sem juros (E-Commerce)
- Registro 040 – Serasa – Identifica detalhes das consultas Serasa
- Registro 041 – AVS – Identifica detalhes das consultas AVS
- Registro 042 – SecureCode – identifica detalhes das consultas SecureCode
- Registro 044 – Débitos Pendentes
- Registro 045 – Débitos Liquidados
- Registro 049 – Desagendamento das Parcelas com informações complementares
- Registro 053 – Ajustes Net e Desagendamentos (E-Commerce)
- Registro 054 – Ajustes a Débito (via Banco) - (E-Commerce)
- Registro 055 – Débitos Pendentes (E-Commerce)
- Registro 056 – Débitos Liquidados (E-Commerce)
- Registro 057 – Desagendamento das Parcelas com informações complementares (E-Commerce)
- Registro 058 – Gateway
- Registro 059 – Boleto
- Registro 060 – Análise de Risco
- Registro 061 - Manual Review

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaCielo

Layout: - Documentação Versão homologada até o momento: 13

Documentos de apoio:   CIELO Extrato Eletronico - Manual - Versão 13.pdf

Cielo_Comunicado Extrato EDI_Marco 2017.pdf

Registros não processados pelo conciliador: 

07 - CESSÃO DE RECEBÍVEIS
08 - PARCELAS PENDENTES
09 - SALDO EM ABERTO

03. ROTINAS E FUNCIONALIDADES 

Expandir
titleCadastro de Justificativa - FINA911

Possibilita a inclusão de justificativas padronizadas para utilização na tela de conciliação. 

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Necessário informar um código e uma descrição. 

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A justificativa será exigida na efetivação dos processos de conciliação das abas: Conciliados Parcialmente, Titulo sem Venda, Venda sem título e Divergentes. 

Expandir
titleCadastro de Motivos - FINA912

Possibilita a inclusão de motivos padronizados para utilização na aba de divergências nas rotinas de conciliação. 

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Necessário informar a operadora, um código e uma descrição para esse motivo.

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Os motivos estão documentados nos manuais de cada operadora.

...

titleCadastros de Filiais a Considerar - FINA913

Possibilita habilitar apenas algumas filiais a utilizarem o processo de conciliação. É usado diretamente no processo de importação dos arquivos. 

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Necessário informar o código da filial que esta habilitada a importar os arquivos. 

Image Removed

Caso nenhuma filial seja cadastrada nessa opção, todas as filiais estarão habilitadas à importarem o arquivo. Quando utilizado o cadastro, apenas as filiais aqui cadastradas é que terão o processo de importação concluído com sucesso.

Caso a filial não esteja cadastrada, e um registro for localizado para tal, teremos no log de importação, a informação de que a filial não esta habilitada para importação.  

...

titleWizard de Importação - FINA914

O processo de importar aquivos  contempla somente os layout homologados Software Express, Cielo, Rede e Amex. Esse processo garante a integridade das informações sendo que as críticas serão armazenadas para a análise e providências dos usuários.

...

titlePremissas
  • Operadora corretamente cadastrada na tabela de "Código de Administradores SITEF" com os devidos diretórios parametrizados. 

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Dir.Arq.Tef indica o diretório onde o arquivo será lido. 

Dir.Arq.Proc indica o diretório onde o arquivo será movido após o processamento com sucesso. 

Dir.Inc.Proc indica o diretório onde o arquivo será movido após o processamento com falha.

  • Filial habilitada para execução. Ver documentação sobre "Cadastros de Filiais a Considerar" - FINA913.

 - Tela de importação dos arquivos de pagamento/vendas das Operadoras / Administradoras. 

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- Detalhe dos diretórios de onde os arquivos serão lidos.

A importação não leva em consideração a filial em que está sendo feito o processo, visto que os arquivos podem conter mais de um estabelecimento. Sendo assim o controle de filiais é independente do compartilhamento da tabela em questão. 

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- Após a importação será detalhado um log de críticas por arquivo, sendo possível a identificação de problemas. 

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Descrição das colunas: 

As Legendas possíveis para essa tela, o texto do campo Status segue os detalhes da legenda

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Nome do arquivo: Detalha o arquivo que foi importado. (O nome do arquivo é usado como forma de controle para evitar duplicidade de processamento)

Data Processamento: Data em que foi feita a operação

Hora Processamento: Hora em que foi feita a operação

Reg. Incluido: Quantidade de registro incluídos na tabela de controle de vendas/pagamentos. (Dependendo do layout/operadora podemos ter conjuntos de linhas para formar uma venda/pagamento)

Não Processa: Quantidade de linhas que não foram processas por problemas/criticas.(Detalhe desses processamento pode ser avaliado através do log de importação - FINA917)

Linhas lidas: Quantidade de linhas lidas, soma de todas as linha avaliadas pelo programa, considerando inclusive o header, trailer ou qualquer outra linha que não seja processada pela rotina. 

Tot Lin Arq: Total de linhas do arquivo, refere-se a soma das linhas não processas com as linhas lidas. 

Cod. Usuário: Código do usuário que fez o processo de importação. 

Cod. Adm: Código da Administradora/Operadora envolvida na operação. (De acordo com a pasta em que o arquivo foi disponibilizado é definida essa informação)

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...

titleLog de importação - FINA917

Log de importação

Após finalização da importação dos arquivos através da rotina Wizard (FINA914), o sistema permitirá que se avalie os registros que foram desconsiderados na importação através da rotina de Log´s Importação "TEF (FINA917)".

Os status possíveis de cada importação são:

 Legenda

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  • Importado com sucesso - Todas as linhas do arquivo foram lidas,  e os registros de vendas/pagamentos criados com sucesso.
  • Arquivo já importado - Já existe uma tentativa de importação com o arquivo de mesmo nome. 
  • Versão do arquivo incompatível - Versão do layout do arquivo não homologado para importação.
  • Falha na abertura do arquivo - Não foi possível ler o arquivo no diretório configurado. 
  • Importado parcialmente - Ao menos um registro de venda/pagamento foi importado com sucesso.
  • Arquivo Inconsistente -  No arquivo possui apenas criticas referentes ao SERASA.
  • Arquivo não importado - Nenhum registro de venda/pagamento importado

Na tela de Logs Importação do Tef é possivel:

Visualizar

Imprimir

Outras Ações → Imprimir Browse

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Os status Importado parcialmente, Arquivo não importado possibilitam a visualização do detalhe do problema conforme a linha de importação.

Quando o status for "Importado Parcialmente",  é possível a visualização do detalhe do problema na opção abaixo:

Visualizar

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Cabeçalho:

Status = O ocorrência encontrada no arquivo de acordo com a legenda.

Nome arquivo = Nome do arquivo selecionado.

Data Process = Data do dia do processamento.

Hora Process = Hora do processamento.

Reg Incluído = Quantidade de registros de venda/pagamento incluídos (FIF).

Não Processa = Quantidade de linhas do arquivo não processadas.

Linhas lidas = Quantidade de linhas do arquivo lidas (incluindo as linhas que formaram um registro de venda/pagamento).

Tot Lin Arq = Quantidade total de linhas do arquivo. Soma das linhas não processadas com as linhas lidas.

Nome Usuário = Nome do usuário logado durante a importação.

Nome Adm = Nome da Administradora/Operadora em referencia a pasta em que o arquivo foi disponibilizado.

Detalhes:

Linha Proc = Linha do arquivo para analise da crítica.

Código do Estab = Código do estabelecimento - Utilizado para relacionar o código junto a operadora e a filial do sistema, configurado através do parâmetro (*ver parâmetros).

Comprovante = Número do comprovante de venda, entretanto pode ser que o registro criticado não tenha tal informação, só é apresentado com existe na linha avaliada.

Motivo = Ocorrência encontrada no arquivo. 

Em relação aos motivos, temos algumas particularidades. 

Quando a critica for em relação a não encontrar a Filial ou estabelecimento cadastrado o sistema criticará em apenas uma linha e totalizará as demais linhas com problemas, agrupando esse erro em apenas uma linha, a fim de facilitar a visualização. 

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ex: Conforme a imagem temos 18 linhas do arquivo com o mesmo código de estabelecimento e esse não esta parametrizado para nenhuma filial com isso todas essas linhas não podem ser processadas.

As demais criticas serão apresentadas linha a linha, ou em grupo de linhas dependendo do layout de cada operadora.

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   Em visualizar também é possível  imprimir o Relatório Logs de importação FINR917 com os detalhes que estão na tela sem a necessidade de escolha de parâmetros, basta clicar em "Outras Ações - Imprimir"

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Imprimir 

Permite a impressão do Relatório Logs de importação FINR917, possibilitando a escolha de parâmetros e com todos os detalhes de importação. 

Imprimir Browse 

Funcionalidade padrão que permite a impressão do browse atual.

 

...

titleRelatório de importação - FINR917

Impressão via rotina Logs de importação (menu)

O relatório de log importação Tef, traz de forma detalhada os log´s gerados na importação dos arquivos de conciliação "TEF (FINA914)".

O relatório pode ser chamado via menu,  pela rotina Logs de Importação (FINR917)

Opção Imprimir.

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Parâmetros do relatório.

Nome do arquivo de ? Permite informar o nome de um determinado arquivo de importação para impressão(Inicio).

Nome do arquivo até? Permite informar o nome de um determinado arquivo de importação para impressão(Final).

Data do processamento de? Seleção da data em que deseja imprimir o relatório ou período (Inicio).

Data do processamento até? Seleção da data em que deseja imprimir o relatório ou período(Final).

 Administradora? Permite selecionar a administradora.

Usuário de importação? Permite filtrar pelo usuário que realizou a importação do arquivo.

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Cabeçalho superior exibi as informações da tabela Log de importação (FVR)

Nome Adm: Exibe o nome da administradora.

Nome do Arquivo: Exibe Nome do arquivo importado

Cabeçalho inferior exibi as informações da tabela Detalhes log de importação (FV3)

Linha Proc: Linha do arquivo que gerou log.

Codigo Estab: Código do estabelecimento da linha logada.

Comprovante: Número do comprovante.

Motivo: Exibe o motivo detalhado pelo qual a linha do arquivo não foi considerada na importação.

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 Data Process: Exibe a data em que o arquivo de importação foi processado.

Hora Pro: Exibe a hora em que o arquivo de importação foi processado.

Qtd.Reg.Pr: Exibe a quantidade de registros de venda/pagamento inseridos no sistema que gerarem Arquivo de conciliação TEF(FIF).

Qtd.Não.Pr: Exibe a quantidade de linhas que não foram processadas e estão registradas na tabela FV3

Qtd.Lic.Pr: Exibe a quantidade de linhas que foram processadas. Ex:  Header, Trailer, detalhes de vendas, ajustes e etc

Qtd. Linhas: Demonstra a somatória de linhas processadas e não processadas, compondo o total de linhas do arquivo. Soma de Qtd.Não.Pr e Qtd.Lic.Pr.

Nome usuário: Exibe o nome do usuário responsável pela importação do arquivo.

Status: Exibe o status da importação do arquivo.

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...

titleConciliação de Pagamento - FINA918

   Em construção

04.  PARÂMETROS UTILIZADOS

...

titleParâmetros Utilizados.

    

Para correto funcionamento do conciliador os parâmetros abaixo devem ser configurados. 


Observação :

Para títulos gerados nativamente pelo módulo Sigaloja, nenhum ajuste se faz necessário.  Para títulos gerados por outros módulos ou via customizações no Financeiro, serão necessárias as informações de NSU (campo E1_NSUTEF) e Código de Autorização (campo E1_CARTAUT), para o correto funcionamento da rotina. Além destas informações dependendo da parametrização do sistema (MV_USAMEP), a tabela Parcelamento SITEF (MEP) também deve ser atualizada.

Funcionalidade disponível à partir da versão 12.1.27

Aviso
titleImportante

A funcionalidade de Conciliação de Pagamentos efetuados via PIX, será liberada à partir da Expedição Contínua do módulo Financeiro com data posterior à 28/10/22 na versão 12.1.33 (e posteriores).

Documento de apoio: TPD - TOTVS Pagamentos Digitais


Para obter os dados para efetivar a conciliação de pagamentos efetuados via PIX ou Pagamentos Digitais é necessário realizar a configuração da conexão TPD (FINA921) que criará para a filial corrente uma configuração de schedule para obter os dados para conciliação. Após essa configuração o usuário poderá aguardar a execução do agendamento ou de forma manual obter os dados para conciliação através da rotina Importação (FINA914). A conciliação é realizada pela rotina Conciliação Pagamentos (FINA918).

02. REGRAS E DEFINIÇÕES

Fluxo Operacional 

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Descrição dos processos

  • Efetua venda:  Através do módulo de origem o sistema registra os movimentos das vendas, podendo-se inclusive utilizar múltiplos cartões para o pagamento.
  • Integração com financeiro:  Geração dos títulos a receber das respectivas vendas, com as informações específicas da transação : Código NSU - Número Sequencial Único da operação (E1_NSUTEF), DOCTEF (E1_DOCTEF) e Código de autorização da operação de venda (E1_CARTAUT).   
  • Recebe arquivo: Recebimento dos arquivos gerados pelas operadoras e/ou administradoras de cartões.
  • Disponibiliza arquivo na pasta: Gravação dos arquivos nos diretórios específicos:

                                                      \baseline\cartao\Import – Diretório onde deverão ser gravados os arquivos para leitura/processamento.

                                                       \baseline\cartao\Process – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos processados com sucesso.

                                                       \baseline\cartao\Falha – Diretório onde serão gravados automaticamente os arquivos com falhas.

   Para esse processo, no módulo Sigaloja, realize o cadastro das operadoras e/ou administradoras que deve estar com a informação de “RD – Rede”.

  • Importa arquivo de Pagamentos/Vendas: Gravação dos registros processados com sucesso. Esse processo contempla somente os layouts homologados : Software Express, Cielo, Rede e Amex. Eventuais críticas das importações serão disponibilizadas através de um log, para futura análise e providências. Pagamentos via PIX ou Pagamentos Digitais são importados via schedule ou manualmente pela rotina Importação, no qual vai obter os dados via API.
  • Log de importação: Visualização das críticas da importação demonstrando detalhadamente cada ocorrência, com a opção de impressão.
  • Conciliação de Vendas:  Concilia os registros de vendas (importados dos arquivos) com os registros financeiros de contas a receber. Para a conciliação é necessário configurar as perguntas da rotina. À partir da configuração dessas perguntas, os registros são apresentados em abas da tela, conforme explicação abaixo, para a devida conciliação:

- Conciliados: Corresponde às vendas que foram importadas e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.                          

- Conciliados Parcialmente: Corresponde às vendas que foram importadas e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento Filial, Estabelecimento, NSU, Parcela, Data de Emissão, Código de Autorização, tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Títulos Sem Vendas: Corresponde à todos os títulos existentes na base de dados no período informado nas perguntas de processamento da rotina que não foram localizados nos arquivos das operadoras.

- Vendas Sem Títulos: Corresponde às vendas que foram importadas do arquivo da operadora e/ou administradora e cujas contrapartidas não foram encontradas como títulos financeiros, possibilitando a conciliação manual dos títulos disponíveis na base de dados.

- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.

- Totais: Demonstra a quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas. 

  • Relatório de Conciliação: Possibilita a avaliação das conciliações de vendas efetuadas. 
  • Conciliação de pagamento: Concilia os registros de pagamentos (importados dos arquivos) com os registros financeiros.  Para a conciliação é necessário configurar as perguntas da rotina. À partir da configuração dessas perguntas, os registros são apresentados em abas da tela, conforme explicação abaixo, para a devida conciliação:

- Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e que cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontradas de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSUTEF ou DOCTEF, Parcela, Data de Emissão, tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) para conciliação TEF e tipo "PD" (Pagamentos Digitais) ou "PX" (PIX) para Conciliação PIX/Pagamentos Digitais e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está dentro do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Conciliados Parcialmente: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros) foram encontrados de acordo com a chave de relacionamento: Filial, Estabelecimento, NSUTEF ou DOCTEF, Parcela, Data de Emissão, Tipo “CD” (Cartão de Débito Automático) ou "CC" (Cartão de Crédito Automático) para conciliação TEF e tipo "PD" (Pagamentos Digitais) ou "PX" (PIX) para Conciliação PIX/Pagamentos Digitais e se a diferença entre o valor da venda importada e o valor do saldo do título do financeiro está fora do percentual de tolerância configurado nas perguntas de processamento da rotina.

- Conciliados Manualmente: Corresponde aos pagamentos que foram conciliados de maneira manual pelo usuário durante o processo de execução dessa rotina.

-  Não Conciliados: Corresponde aos pagamentos que foram importados e cujas contrapartidas (títulos financeiros no Protheus) não foram encontrados, possibilitando a conciliação manual com os títulos disponíveis na base de dados. 

- Divergências: Corresponde às informações disponibilizadas nos arquivos das operadoras ou administradoras, para ação manual do usuário no sistema. Por exemplo : Devolução Total, Devolução Parcial, Charge Back, Troca de Modalidade.

- Totais: demonstra quantidade de registros e valores processados por data, para cada uma das respectivas abas.


  • Relatório de Baixas:  Pode-se utilizar os relatórios padrões  sistema para avaliação das baixas efetuadas pelo processo de conciliação, tais como:    

                                          - Relação de Baixas

                                          - Extrato Bancário


     

Regras de utilização e boas práticas.


  • Compartilhamento de tabelas: O compartilhamento das tabelas SE1 e MEP devem ser idênticos. Podendo a tabela MEP ser utilizada ou não para conciliação dos dados. Onde temos também o campo de Identificação entre as tabelas FIF e SE1 (FIF->NSUTEF/SE1->NSUTEF)


Aviso
titleImportante

O compartilhamento das tabelas FV3 e FVR devem estar "Compartilhadas", caso contrário o sistema dará o alerta abaixo. Esse cenário se dá devido aos arquivos conter movimentos de várias filiais. A chave de controle da importação é o "Nome do Arquivo" no qual compõe o índice dessas tabelas.  "Nome do arquivo + ID Process" que é criado no momento da importação. Por este motivo as tabelas de log devem sempre estar compartilhadas entre as empresas.

Image Added



 

  • Campos de relacionamento x Grupos de campos:

A partir do pacote de expedição contínua de junho/2021 as rotinas de importação e conciliação de pagamentos passaram a tratar 

Grupos de campo:

150 (NSU da Transação TEF) com tamanho padrão de 50

151 (Número do Documento TEF) com tamanho padrão de 100

152 (Número da Autorização) com tamanho padrão de 50


150 - NSU da Transação TEF151 - Número do Documento TEF152 - Número da Autorização
E1_NSUTEFE1_DOCTEFE1_CARTAUT
FIF_NSUTEFFIF_NUCOMPFIF_CODAUT
FIF_NSUARQ


03. ROTINAS E FUNCIONALIDADES 

FINA911 - Justificativas

FINA912 - Motivos das Operadoras

FINA913 - Filiais a Considerar

FINA914 - Importação

FINA916 - Conciliação de Vendas

FINA917 - Log de Importação

FINA918 - Conciliação de Pagamentos

FINA921 - Conexão Totvs Pagamentos Digitais

FINR916 - Relatório de Conciliação de Pagamentos e Vendas

FINR917 - Relatório de Importação

04. TABELAS UTILIZADAS

Totvs custom tabs box
tabsTabelas,Campos
idsTabelas,Campos
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaTabelas
TabelaDescrição
FIFArquivo Conciliação SITEF
FV3Detalhe Log de Importação TEF
FVR

Logs importação SITEF

FVXCadastro de Justificativas 
FVYCadastro Motivos da Operadora 
FVZFiliais a Considerar
MDEAdmin. Cartões SITEF
MEPParcelamento SITEF 
Tabela G3 da SX5Adm. financeira Conciliador Tef - Software Express
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaCampos

Para correto funcionamento da conciliação de pagamento, é necessário a criação dos campos abaixo.


CampoE1_MSFIL
NomeFilial de Origem
CampoMEP_MSFIL
NomeFilial de Origem
CampoFIF_MSFIL
NomeFilial de Origem


Passo-a-passo para criação dos campos de filial de inclusão:

  1. Acessar Configurador > Base de dados > Dicionário > Base de dados
  2. Posicionar na tabela desejada e clicar em editar
  3. Na coluna à esquerda, clicar em Campos
  4. Na barra de ferramentas superior, clicar em Campos Reservados
  5. Marcar "Filial de inclusão" e clicar em finalizar
  6. Salvar as alterações

MV_EMPTEF     - Código do estabelecimento configurado para administradora Software Express

MV_EMPTCIE    - Código do estabelecimento configurado para operadora Cielo

MV_EMPTAME  - Código do estabelecimento configurado para operadora AMEX

MV_EMPTRED   - Código do estabelecimento configurado para operadora REDE

Todos esses parâmetros devem ser exclusivos representando a filial que será utilizada no conciliador. 

Demais parâmetros utilizados pela rotina: 

MV_USAMEP - Indica se o sistema deve ignorar a tabela MEP para realizar a conciliação dos arquivos SITEF.

MV_1DUP - Define inicialização da 1.parcela do titulo gerado Ex. A -> para sequencia alfa 1->para sequencia numérica.  

MV_LJGERTX - Gera contas a pagar para a administradora financeira com o valor da taxa, e não desconta esta taxa do contas a receber.

MV_BXCNAB - Define se as baixas dos títulos no retorno do CNAB devem ser aglutinadas. (S)im ou (N)ão.

MV_BLATHD - Quantidade de Threads para o processamento da Conciliação SITEF. Máximo de 20.

05. PONTOS DE ENTRADA

Expandir
titlePontos de Entrada

    

Pontos de entrada utilizados no processo de importação do arquivo de pagamento (Especifico Software Express)

FINFIF - Permite a inclusão de campos no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/SX4CE

FIN910FIL - Permite alterar o conteudo do campo filial no momento da importação do arquivo Software Express - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/s4wDCw 

Pontos de entrada utilizados no processo de conciliação de pagamento. 

FINA910F - Define os dados bancários no momento da baixa dos títulos - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/X6Vc 

FA110TOT - Permite a gravação de dados complementares ao registro totalizador da baixa automática de títulos a receber (FINA110) - Documento de apoio: http://tdn.totvs.com/x/2YQDCw

06. TABELAS UTILIZADAS

Totvs custom tabs box
tabsTabelas
idsTabelas
TabelaDescrição
SiglaFIF
NomeArquivo Conciliação SITEF
TabelaDescrição
SiglaFV3
NomeDetalhe Log de Importação TEF
TabelaDescrição
SiglaFVR
NomeLogs importação SITEF
TabelaDescrição
SiglaFVX
NomeCadastro de Justificativas    
TabelaDescrição
SiglaFVY
NomeCadastro Motivos da Operadora 
TabelaDescriçãoSiglaFVZNomeFiliais a ConsiderarTabelaDescriçãoSiglaMDENomeAdmin. Cartões SITEFTabelaDescriçãoSiglaMEPNomeParcelameto SITEF 
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaIndices

   Em Construção

Totvs custom tabs box items
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referenciaCampos
   Em Construção
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