Histórico da Página
Índice
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Objetivo
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O objetivo deste guia é ...
Assunto Primário
Explicação. Exemplo para links e anexos.
O fonte do exemplo citado pode ser baixado a partir do seguinte link:
Exemplo de macro para bloco de código:
Bloco de código | ||
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Macro para código.
Em editar é possível selecionar a linguagem. |
Exemplo de Nota
Informações | ||
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Insere Nota |
Exemplo de Observação
Nota | ||
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Insere Observação |
Assunto Secundário
Assunto, exemplo com marcadores. A seguir apenas um passo.
- Marcador.
- Marcador.
Figura 1 - Exemplo de imagem (centralizada). Legenda negrito e justificada.
Assunto Secundário
Comentário sobre o assunto. Macro para passo a passo.
Acompanhe os passos a seguir:
Abaixo é utilizado o exemplo de interação passo a passo. Facilita o entendimento.
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effectDuration | 0.5 |
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id | samples |
history | false |
effectType | fade |
Card | ||||||||
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Card | ||||
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id | 3 |
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label | Passo 3 |
Um espaço anterior, + um marcado, + um epaço ao final.
Figura X - Exemplo de Figuara e legenda (centralizados).
demonstrar o funcionamento do sistema de tradução de processos do Fluig. Dessa forma, você pode manter seus processos e mensagens em idiomas diferentes que serão usados conforme a preferência do usuário
Antes de começar
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Por questões de padronização de encoding no fluig, mesmo nossos arquivos properties utilizam o encoding UTF-8, que é diferente da configuração padrão do eclipse. Por este motivo, é necessário fazer uma alteração na configuração do Studio em Preferences (Preferências) pesquise por Content Types (Tipos de conteúdo), Text (Texto), Java properties file (Arquivo de propriedade Java) e altere de ISO-8859-1 para UTF-8.
Gerando arquivos de literais
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Você pode gerar os arquivos ao mesmo tempo que cria o processo, gerar posteriormente após desenhar todas as etapas do processo ou ainda de forma manual.
Criando arquivos ao criar um novo diagrama
Para gerar arquivos de literais em conjunto com a criação de um novo diagrama, basta assinalar a opção "Cria os arquivos de literais" na tela apresentada a seguir:
Ao assinalar “Cria os arquivos de literais” são criados três arquivos properties, onde são armazenadas as literais nos idiomas suportados pelo fluig (inglês, português e espanhol), conforme imagem a seguir:
Criando arquivos a partir de um diagrama existente
Para gerar os arquivos de tradução de um diagrama já existente, facilitando assim que todos os componentes sejam devidamente atribuídos, clique com o botão direito em cima do arquivo do diagrama na view do eclipse "Package Explorer" e vá na opção "Externalizar Strings"
Ao fazer isso, será criado na pasta literals arquivos de tradução em português, inglês e espanhol.
Note que irá preencher automaticamente as propriedades de todas as atividades e do processo conforme o que foi configurado no próprio diagrama. Então, basta editar conforme a necessidade.
Criando arquivos manualmente
Para projetos mais recentes, a pasta “literals” é criada automaticamente, tanto na criação de novos diagramas quanto na importação de processos com literais definidas. Para projetos e diagramas antigos, a pasta e os arquivos de propriedades podem ser criados utilizando as opções "New Folder" e "New File" do Eclipse, que também estão disponíveis no menu de contexto de mouse do Fluig.
Os arquivos de literais criados desta forma devem seguir a seguinte convenção:
(Nome do diagrama) + “_en_US.properties” ou “_es.properties” ou “_pt_BR.properties”.
Se algum dos arquivos não for exportado, será assumido as propriedades do próprio diagrama para usuários do idioma cujo arquivo não foi criado.
Editando o arquivo de literais
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As informações gerais do processo, podem ser editadas pelas entradas:
- process.category = categoria do processo;
- process.description = descrição do processo;
- process.instructions = instruções do processo.
E da versão do processo, em:
- process.version.instructions = instruções da versão do processo;
Já para traduzir informações das atividades, devem ser criadas literais utilizando a seguinte semântica:
(código da atividade) + "." + campo a ser traduzido = "string desejada”.
Onde:
Código da atividade: pode ser obtido verificando as propriedades de cada elemento do diagrama, conforme imagem a seguir:
Campo a ser traduzido: é o que se deseja traduzir. O campo "name" representa o nome e o campo "instructions" representa as instruções dele.
Nesta linha, ao traduzir a atividade com o código "task6" o arquivo de literal terá a seguinte atividade:
- 6.name = "Financial approvement".
- 6.instructions = "In this point of the process we have the financial approvoment".
Para fluxos, além da propriedade "name", podem ser utilizadas mais duas propriedades:
- name: string utilizada como valor do campo “Nome”;
- flow: string utilizada como valor do campo “Ativ. Fluxo”;
- return: string utilizada como valor do campo “Ativ. Retorno”.
Quebra de strings longas em tradução de processos
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Em alguns casos, as strings de tradução podem ficar muito longas ultrapassando o tamanho dos objetos que contém estas strings, conforme o exemplo abaixo:
Note na imagem acima que a string "Solicitação workflow inicia nesta tarefa" está ultrapassando o espaço definido para o objeto de anotação.
Para evitar este problema o desenvolvedor de processos poderá utilizar o caractere "\n" para realização da quebra de linhas, evitando esta situação.
Bloco de código | ||||||||
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// Implementação que apresenta o problema (sem o \n)
7.name=Solicitação workflow inicia nesta tarefa
// Implementação corrigida.
7.name=Solicitação workflow \n inicia nesta tarefa |
Após aplicar o caractere de quebra de linha, o problema será corrigido conforme pode ser observado na imagem abaixo.
Criando literais para utilizar em customizações
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Você pode também fazer com que suas mensagens de erros customizadas sejam também traduzidas. suas própria exceções.
Para isso, na implementação ao invés de retornar simplesmente:
Bloco de código | ||
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throw "Informe o usuário" |
Você pode fazer da seguinte forma. Adicionar aos arquivos de tradução a literal "validation_name"
Bloco de código | ||
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validation_user=Informe o usuário |
Bloco de código | ||
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validation_user=Informe un usuario |
Bloco de código | ||
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validation_user=Enter a User |
E na customização, usar a função i18n.translate passando a chave utilizada nos arquivos de tradução:
Bloco de código | ||
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throw i18n.translate("validation_name"); |
Card | ||||
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borderWidth | 300 |
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