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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais 

Especificação

Produto

Totvs Gestão Educacional

Módulo

EDU

Segmento Executor

Educacional

Projeto1

R_EDU011

IRM1

PCREQ-5423

Requisito1

PCREQ-5424

Subtarefa1

PDR_EDU_EDU011-484

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.7

Réplica

Não

País

(x  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

<Caso necessário informe outras referências que sejam pertinentes a esta especificação. Exemplo: links de outros documentos ou subtarefas relacionadas>.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

Objetivo

Recuperação de dados com base em uma data de corte informada pelo MEC, visando o envio de informações pertinentes ao Censo escolar

 

Definição da Regra de Negócio 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Especificação de produto :

$/RM/Documentos/Edu-Educacional/Especificações/Matrícula/ Especificação - Matrícula.docx

[Alteração]

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (Matrícula no período letivo)

-

Especificação de produto :

$/RM/Documentos/Edu-Educacional/Especificações/Matrícula/ Especificação – Situação de Matrícula.docx

[Alteração]

“Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (acessar o processo “Alterar situação de matrícula”)

-

 Permitir

o sistema ter uma data de encerramento da matrícula no período letivo, visando guardar A geração dos dados do Educacenso a serem enviados ao MEC, precisa sofrer uma reformulação, permitindo o cliente obter uma “fotografia” dos dados no dia “D” (data de corte informado pelo MEC), que poderá ser recuperada, alterada e enviada ao censo escolar em qualquer momento posterior.seus dados em distintas linhas do tempo. Evitando assim, que a volaticidade dos dados ao longo do tempo, mascare a real situação da época requerida. Sendo assim, devemos fazer as seguintes alterações:

1)  Para tal deverá ser criado um checkbox denominado “Preenche data de encerramento da matrícula para efeitos do Censo” na aba “Status no período letivo” do cadastro de “Situação de matrícula” situado no menu  “Currículo e Oferta” do Totvs Educacional.

2)  O campo a ser preenchido será criado na base de dados, na tabela SMATRICPL e será chamado de DTMATRICULAENCERRA, do tipo datetime, poderá ser nulo, caso preenchido não poderá ser menor que a data de matrícula. Este campo poderá ser preenchido em distintos momentos, sendo eles:

 2.1) No ato da alteração da situação de matrícula, somente para as situações de matrículas que estiverem com o checkbox acima citado marcado

 2.2) Manualmente na própria tela de matrícula no período letivo situada no menu “Matrícula e Avaliação”->“Matrículas” (Matrícula no período letivo), a permissão desta edição manual deverá ser configurada em “Sistemas Globais”->”Segurança”->”Perfis”(sistema: Educacional), edita-se o perfil, clica-se com o o botão direito do mouse e escolha o seguinte menu: “outras informações”->”Parâmetros educacionais” Item “Permitir alterar a data de encerramento da matricula para efeitos do Censo”.

 2.3) Ou por meio do novo  processo anexado à visão “matricula  no período letivo” denomimando “Altera datas de matrícula para efeitos do Censo”, que deverá ser criado, sendo necessária a permissão para a funcionalidade. (deverá ser exigido o motivo da alteração para avançar no processo,a data de matrícula não poderá ser vazia caso o seu checkbox estiver marcado (vide protótipo de tela), entretanto, a data de encerramento de matrícula poderá ter seu conteúdo vazio, caso o checkbox esteja marcado, entendendo assim que o objetivo seja limpar o mesmo.)

3) Independente da forma como este campo será preenchido, deverá ser gerado o log desta alteração, e apresentado no anexo “Histórico de alteração de matrícula período letivo”. Sendo assim será necessário a criação da coluna DTMATRICULAENCERRA e DTMATRICULAENCERRAANT na tabela SLOGPLETIVO. 

4) Deverá ser parametrizado no sistema, os códigos das consultas SQL a serem usadas pelos "registros" do Educacenso (ver pdf do Educacenso), 00, 10, 20, 30, 40, 50, 51, 60, 70 e 80.

5 4) Será criado no menu “Atividades acadêmicas-> Assistentes”, um processo denomiando “Arquivamento e recuperação de dados do Censo Escolar”Educacenso”, neste será possível  obter os dados do Censo, visualizá-los e alterá-los para que seja gerada a “fotografia”  do dia “D” (data de corte informado pelo MEC). Esta “fotografia” será um arquivo no formato XML sendo salvo na base de dados, que poderá ser consultado, alterado, e recuperado futuramente para geração dos dados a serem enviados ao MEC.

5.1) Para tal, deverá ter nesta nova tela, um campo de data denominado "Data de corte", que será usado como referência para filtrar os dados.  A data de corte deverá estar compreendida entre a “data de matrícula” e a “data de encerramento de matrícula para efeitos do Educacenso”, sendo que esta última poderá ser nula. Segue a cláusula que será acrescida às consultas do banco de dados, visando buscar os alunos e suas respetivas turmas, esta sentença deverá estar presente nos filtros dos registros 60, 70 e 80, pois diz respeito ao aluno. Esta lógica se aplica da seguinte forma:

          (:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA AND :DATACORTE <= SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA) OR (:DATACORTE >= SMATRICPL.DTMATRICULA  AND SMATRICPL. DTMATRICULAENCERRA  IS NULL)

Ao lado desta data deverá ter um botão "Gerar arquivo base", que irá executar as consultas SQL parametrizdas e gerar os dados no formato XML, salvando-os automaticamente em tabelas físicas no banco.

5.2) Com respeito a salvar o arquivo xml, ao gerar os dados do Censo, este será salvo em duas tabelas distintas, sendo elas : SCENSOXMLBASE e SCENSOXMLMANUTENCAO, um novo registro ocorrerá toda vez que o usuário optar por gerar os dados do Censo, obtendo assim uma fotografia em tempos distintos, este primeira versão será chamada de "Base".

5.3) Estes arquivos xml irão aparecer em um treeview na tela “Arquivamento e recuperação de dados do Censo Escolar” situado à esquerda na tela. Ao posicionar em algum nodo de arquivos manutenção do treeview e clicar no botão a ser criado "Ler arquivo XML", serão abertas à direita do treeview, várias abas com suas respectivas grades de dados, pertinentes aos assuntos agrupados do Censo.

5.4) Caso o usuário simplestemente altere os dados já gerados, ele poderá salvar estes por meio do botão a ser criado "Salvar nova versão XML", o sistema irá apenas criar uma nova versão em XML, gerando um novo registro somente na tabela SCENSOXMLMANUTENCAO, porém referenciando por meio de chave estrangeira a tabela SCENSOXMLBASE para sabermos de onde os dados foram originados. Estes arquivos xml irão aparecer em um treeview na tela “Arquivamento e recuperação de dados do Censo Escolar” situado à esquerda na tela. Ao posicionar em algum nodo de arquivos manutenção do treeview, serão abertas à direita do treeview, várias abas com suas respectivas grades de dados, pertinentes aos assuntos agrupados do Censo..

5.5) O usuário poderá criar várias versões XML, porém deverá ter um botão "XML oficial", onde será sinalizado o XML oficial a ser usado pelo gerador de saídas que gerará o arquivo final a ser enviado para o MEC.  

5.6) O usuário poderá excluir qualquer versão XML de "Manutenção", porém a versão "Base" não poderá.

5.7) Pelo fato dos campos “data de matrícula” e “data de encerramento da matrícula para efeitos do Educacenso” na matrícula do período letivo, poderem serem alterados mediante permissão, podem ocorrer casos em o usuário altere a natureza dos cadastros, possibilitando que algum aluno tenha mais de uma turma nos dados referente ao registro 80. Para estes casos, deverá ser criado o botão “Considerar último registro de matrícula”, que permitirá somente a permanência da última matricula feita pelo sistema. Esta verificação será feita pelo o campo físico da tabela SMATRICPL.RECCREATEDON.

5.8)Deverá ser criado o botão “Remover item”, este irá excluir uma ou várias linhas marcadas pelo checkbox, caso o usuário exclua algum item do registro 30, todos os filhos serão excluídos, ou seja, os itens dos registros 40, 50 e 51. Assim ocorre também para o registro 60 e seus filhos, 70 e 80.

65) Será criado no gerador de saídas o layout do Censo, resultando em arquivo txt com os dados a serem enviados para o MEC. Este layout irá obter os dados baseando-se na “fotografia” do dia “D”, ou seja, no arquivo XML gerado conforme especificado no em todo o item anterior. Como poderão existir vários registros em ambas tabelas (SCENSOXMLBASE e SCENSOXMLMANUTENCAO), o sistema irá recuperar a última versão do arquivo xml da tabela SCENSOXMLMANUTENCAO, tendo como referência o último registro de SCENSOXMLBASEos dados somente do arquivo identificado como oficial, conforme citado no item 5.5.

Segue a estrutura destas duas tabelasfísica das tabelas dos arquivos XML:

 SCENSOXMLBASE

CREATE TABLE [dbo].[SCENSOXMLBASE](
[CODCOLIGADA] [dbo].[DCODCOLIGADA] NOT NULL,
[CODFILIAL] [smallint] NULL,
[ANOBASE] [varchar](4) NOT NULL,
[IDARQUIVOXMLBASE] [int] NOT NULL,
[ARQUIVOXMLBASE] [dbo].[MEMO] NOT NULL,
[RECCREATEDBY] [varchar](50) NULL,
[RECCREATEDON] [datetime] NULL,
[RECMODIFIEDBY] [varchar](50) NULL,
[RECMODIFIEDON] [datetime] NULL,
[NOMEARQEXTERNO] [varchar](40) NOT NULL,
CONSTRAINT [PKSCENSOXMLBASE] PRIMARY KEY CLUSTERED
(
[CODCOLIGADA] ASC,
[IDARQUIVOXMLBASE] ASC )

 


SCENSOXMLMANUTENCAO

CREATE TABLE [dbo].[SCENSOXMLMANUTENCAO](
[CODCOLIGADA] [dbo].[DCODCOLIGADA] NOT NULL,
[CODFILIAL] [smallint] NULL,
[IDARQUIVOXMLBASE] [int] NOT NULL,
[IDARQUIVOXMLMANUTENCAO] [int] NOT NULL,
[ARQUIVOXMLMANUTENCAO] [dbo].[MEMO] NOT NULL,
[RECCREATEDBY] [varchar](50) NULL,
[RECCREATEDON] [datetime] NULL,
[RECMODIFIEDBY] [varchar](50) NULL,
[RECMODIFIEDON] [datetime] NULL,
[OFICIAL] [varchar](1) NULL,
[NOMEARQEXTERNO] [varchar](40) NULL,
CONSTRAINT [PKSCENSOXMLMANUTENCAO] PRIMARY KEY CLUSTERED
(
[CODCOLIGADA] ASC,
[IDARQUIVOXMLBASE] ASC,
[IDARQUIVOXMLMANUTENCAO] ASC

 

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

- Status

 Image Added


Protótipo 02 - Parametros Educacionais

Image Added


Protótipo 03 - Cadastro da matrícula no período letivo

Image Added


Protótipo 04 - Log de alteração da data de encerramento para efeitos do Educacenso

Image Added


Protótipo 05 - Processo de alteração das datas para efeitos do Educacenso

Image Added


Image Added


Protótipo 06 - Parametrização das consultas SQL

Image Added


Protótipo 07 - Tela Arquivamente e recuperação dos dados do Educacenso

Image Added

 

 

 

 

 

 

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.