Histórico da Página
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | Microsiga Protheus | Módulo | Plano de Saúde - SIGAPLS |
Segmento Executor | Saúde | ||
Projeto | M_SAU_PLS003 | IRM | PCREQ-6465 |
Requisito | PCREQ-6467 | Subtarefa | PCSFV-11 |
Release de Entrega Planejada | 12.1.9 | Réplica | Não |
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros | Devido a complexidade das mudanças necessárias, a especificação foi dividida em 7 partes. Está é a parte V (V de VII) |
Objetivo
A especificação visa detalhar todas as regras de negócio envolvidas no processo de manutenção de beneficiários através dos portais do Beneficiário (como a inclusão, exclusão e outros ajustes de seu plano e dependentes) e portal Empresa (inclusão, exclusão e outros ajustes de colaboradores e respectivos familiares).
Por se tratar de portais que visam trazer ganhos e facilidades para todos os envolvidos nessas operações, se faz necessário uma ampla concepção de todos os conceitos envolvidos, bem como facilitar essas ações para que o uso seja simples e direto, possibilitando um rápido aprendizado pelos usuários e que as informações sejam confiáveis, pois serão tratadas pela operadora e replicadas para todos os sistemas.
Possibilitando as manutenções de beneficiários e demais ajustes pelos portais, todos os envolvidos ganham em agilidade e fiabilidade das informações, além de diminuir o tempo de interação com a operadora, já que se pode resolver tudo de forma online e sem intermediários, tornando o processo mais seguro e simples, pois elimina-se uma série de etapas que pouco agregam para o resultado final e que muitas vezes, acabavam onerando os demais envolvidos.
Desta forma, iremos detalhar as regras envolvidas nestes processos, que abrangem os portais e o remote do Protheus – visando demonstrar quais são as validações e controles necessários para tanto.
Nesta primeira parte, iremos descrever as mudanças prioritárias que serão a base para os demais desenvolvimentos, bem como os dicionários de dados envolvidos, para realização dos cadastros.
Definição da Regra de Negócio
Iremos tratar sobre a página de Manutenção de usuários, ou seja, a página para modificação de beneficiários já existentes e cadastrados no sistema. Essa página também irá utilizar o layout genérico, devido a flexibilidade oferecida para o desenvolvedor e cliente.
OBS: O método de envio de anexos deve ser padrão em todo requisito. Conforme já mencionado nas outras partes, o método de envio de anexos deverá ser uniforme em todas as telas, ou seja, o funcionamento deverá ser igual. Assim, após a escolha se será aberta uma nova janela para anexos ou uma div na página, isso deverá ser compartilhado para as demais partes que necessitam realizar upload.
2.2) Manutenção de Beneficiários
- Para acessar o layout genérico, acesse: Miscelanea -> Genérico -> Layout Genérico (fonte PLSCADLAY). Para maiores informações e uso do Layout genérico, consultar o documento: http://tdn.totvs.com/download/attachments/192100986/PCREQ5309_SIGAPLS_BT_DES.doc?version=1&modificationDate=1437071788000&api=v2 e a especificação ER_PCREQ2981_Alteração_Cadastral_da_RDA_no_Portal).
- Na tela de layout genérico, clique no botão Incluir e no campo Chave de Busca, preencher com o nome PPLMANBEN. Isso significa o nome do nosso formulário de manutenção.Em Grupos de Campos, adicionar a tabela BA1 – Beneficiários, pois a vida já é um beneficiário e os dados necessários para alteração são os mesmos que usamos na tela de inclusão. Assim, devem ser exibidos apenas os campos demonstrados no item de inclusão de beneficiários, nenhum campo a mais
- Lembrando que a tela de manutenção será aberta a partir do grid de exibição de beneficiários (veja em ER_PCREQ-6467_Manutencao_Beneficiarios_Portal_Remote_PARTE III (ManutencaoVisualizacao)). Logo, será necessário passar o RECNO do registro, para abrir a tela com todos os dados preenchidos do usuário selecionado, para manutenção.
- No Layout genérico, com relação a tela de manutenção, devemos definir alguns campos como chave para análise da Operadora, quando são alterados e que devem ser analisados, antes de serem gravados.
- Como exemplo, toda vez que o campo BA1_CPFUSR for alterado, quero validar esta alteração.
- Então, devemos clicar no grid Campos da tela de layout, selecionar o BA1_CPFUSR e depois, no item Configurações Complementar, digitar VALIDA no campo Variável (B2C_VAR) e o no campo Valor (B2C_VALOR), inserir o valor .T.. Isso significa que caso o usuário altere o campo CPF, ele não será gravado na tabela BA1, mas sim, será gravado em outra tabela para análise (iremos utilizar a tabela B7L para esta função).
- É possível também informar que determinado campo se alterado, deverá ser gravado log da alteração, mas sem necessidade de análise. Para isto, no campo Variável (B2C_VAR), digitar LOG e no campo Valor (B2C_VALOR), entrar com o valor .T..
- Dependendo do campo, a Operadora pode dizer que é obrigatório o anexo de algum documento, para análise. Por isso, no campo Variável(B2C_VAR) devemos inserir uma variável de nome MOTIVO. Como exemplo, o campo BA1_ESTCIV, que o usuário mudou de Solteiro para casado. A operadora pode pedir a certidão de casamento ou contrato de matrimônio, para validar esta alteração. Essa variável terá como valor (campo B2C_VALOR) o sequencial da tabela B9G – Motivo Solicitação Contratual. No fonte PLSA727, temos o cadastro destes motivos, onde podemos inserir um motivo com descrição qualquer e na sequência, informar que é necessário um documento – que será buscado da tabela BD2. Desta forma, quando o usuário salvar as alterações, será apresentado a tela de anexos, para que possa inserir o anexo solicitado.
No nosso caso, também precisamos criar uma variável do tipo MOTIVO – no campo Variável. Contudo, para usar este recurso, será necessário informar no campo VALOR o sequencial da tabela Motivos xxxx, que é a tabela responsável onde inserimos um motivo e o documento que deve ser anexado.
Para maiores informações sobre estes campos, consultar o documento ER_PCREQ-2981_Alteracao_cadastral_da_RDA_no_portal.
- Para que seja possível a validação dessas variáveis informadas (VALIDA, LOG e MOTIVO), será necessário no campo FUNC PRE VAL da tela de layout, inserir o nome da PLSMNPREB(), que deverá ser criada no fonte PLFUNCADGE.
- A função PLSMNPREB irá manipular o array dos dados da página e deverá validar se existem campos com as variáveis, para gravar na tabela de LOG, caso a opção LOG esteja ativa, bem como para validação posterior do campo na tela de análise, caso a variável VALIDA esteja presente. Além disso, é necessário o tratamento quando queremos analisar determinado campo (VALIDA igual a .T.), pois este campo deve ser removido do array de dados da gravação e inserido em outro, para gravação na tabela B7L.
- Para exemplo de caso prático de funcionamento, no fonte PLFUNCADGE existe a função PLSALTCPRE(). O funcionamento é idêntico ao descrito aqui, devendo a função ser adaptada para a necessidade deste requisito, bem como para o alias da tabela correta e demais ajustes.
- Quando o formulário for salvo, teremos que criar um registro na tabela BBA, indicando que houve alteração nesta data. Porém , poderá ocorrer duas situações:
- Se não houver qualquer tipo de validação em nenhum campo, todas as alterações serão salvas diretamente na BA1.
- Se houver a necessidade de validação de qualquer tipo, todas as alterações serão salvas na tabela B7L - Cadastro de LOG de alteração do layout genérico. Ou seja, caso algum campo com opção de validação esteja sendo alterado, a mudança não será gravada diretamente na tabela BA1, mas sim, na tabela B7L, que será exibida para o usuário da análise, os registros serão vinculados pelo campo B7L_CHAVE. Novamente, para informações e exemplo de uso dessa funcionalidade, veja o documento ER_PCREQ-2981_Alteracao_cadastral_da_RDA_no_portal. Ou seja, toda alteração que for realizada num campo que deve ser validado, será salvo na tabela B7L, onde o usuário no remote irá visualizar as alterações e em caso de Aprovação, irá aceitar e elas serão replicadas para a tabela BA1. Ou seja, no caso de haver campos com validação outros sem, os que não possuem serão salvos diretamente na tabela BA1 e os outros que necessitam, serão salvos na tabela B7L.
- Lembramos que se houver a necessidade de anexos (conforme definição de algum campo, como explicado no item 5), a tela de anexos deverá ser aberta (manter o padrão adotado na Inclusão – uma nova janela ou então, uma div). Os documentos deverão ficar atrelados a tabela BA1, conforme existe hoje no Protheus.
- Caso o usuário não adicione nenhum anexo, no protocolo (tabela BBA), o campo status (BBA_STATUS) ficará como Pendente Documentação.
- Caso não haja nenhuma obrigatoriedade de documentos ou foi adicionado algum, o campo BBA_STATUS ficará como Análise.
- O campo BBA_TIPMAN deve receber o valor 2, pois se trata de uma manutenção (alteração de dados).
- Antes de permitir a edição, o sistema deve validar se já não existe algum protocolo para este beneficiário em andamento. Se existir, não deve permitir novamente a edição dos dados e informar o usuário que já existe uma solicitação de alteração para este beneficiário e que caso sejam outras alterações, terá que esperar que as primeiras sejam validadas.
- No final do processo, estando o layout pronto, configurado e testado, será necessário preencher o RUP_PLS com as informações deste layout e demais dados necessários, bem como verificar a necessidade de usar algum arquivo csv, para rodar junto com o Wizard do PLS (no momento da presente especificação, o Wizard ainda não está operacional, necessitando que o desenvolvedor veja qual arquivo é o correto para essa imputação de dados).
Observação
Em consonância com as melhores práticas de programação e necessidades no desenvolvimento do requisito, poderão ser incluídos mais fontes ou outras funções de apoio e consulta, para executar da melhor maneira possível o proposto neste documento. Além disso, alterações poderão surgir, devido a negociações ou melhorias posteriores, bem como necessidades de adaptação, devido ao volume e quantidade de alterações necessárias ao sistema ou para funcionamento de todas as partes envolvidas.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
Alguns dos requisitos aqui mencionados ainda estavam em fase de codificação. Logo, poderá ser necessário outras alterações não previstas, devido a este fato, bem como alterações surgidas no decorrer do desenvolvimento dos outros requisitos.
Protótipo de Tela
Figura 1 - Tela de Layout genérico da Manutenção de usuários. Note as configurações complementares (LOG, VALIDA e MOTIVO)
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
|
|
|
Programa base |
|
|
|
Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
|
|
|
Programas
Programa |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
|
|
|
Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
|
|
|
Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
|
|
|
Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
|
|
|
Sub-Rotina (EMS) |
|
|
|
Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
|
|
|
Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
|
|
|
Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
|
Descrição em Inglês* |
|
[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|