Histórico da Página
DT_CFE_SAT_TOTVS_PDV
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus® - Versão 11.8 | ||||||||||
Segmento: | TOTVS PDVVarejo | ||||||||||
Módulo: | SIGAFRT - TOTVS PDV | ||||||||||
Rotina: |
| ||||||||||
Cadastros Iniciais: | Cadastro de Estação | ||||||||||
Parâmetro(s): |
| ||||||||||
Ponto de Entrada: |
| ||||||||||
Chamados Relacionados | |||||||||||
Requisito (ISSUE): | |||||||||||
País(es): | Brasil | ||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | ||||||||||
Tabelas Utilizadas: | SLG – Estações. | ||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Windows / Linux | ||||||||||
Versões/Release: | 11.8 | ||||||||||
Versão Corrigida: | 11.8 | ||||||||||
Versão Expedida: | 11.8 |
Descrição
Esta melhoria depende de execução do compatibilizador UPDLO154, conforme Procedimentos para Implementação. |
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Implementada a adequação do TOTVS PDV (SIGAFRT) para atender a legislação SAT (Cupom Fiscal Eletrônico), conforme portaria CAT 147 de 05/11/2012.
Conceito do equipamento SAT
O equipamento SAT é um dispositivo que gera o CF-e-SAT, documento fiscal de existência exclusivamente digital, emitido e armazenado por meio exclusivamente eletrônico, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias em substituição ao Cupom Fiscal, com validade jurídica garantida pela assinatura digital realizada pelo equipamento SAT com base em Certificado Digital atribuído ao contribuinte.
O equipamento SAT é composto por um módulo de Hardware com Software embarcado, que possibilita, por intermédio do uso de comunicação de dados, a transmissão de CF-e-SATperiodicamente à SEFAZ após sua validação e autenticação, operando de forma integrada aos sistemas de frente de caixa conhecidos como Aplicativo Comercial (AC).
Importante
Esta alteração terá impacto apenas para o estado de de São Paulo (SP) , e funciona com contingência manual da NFC-e.
Procedimento para Implementação
Antes de utilizar o SAT no sistema Protheus é necessário efetuar o cadastro no site da SEFAZ referente ao equipamento SAT e a empresa.
sua contingência com a NFC-e é manual.
Importante
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador UPDLO154 é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \\PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
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- Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11) , digite informe o nome do compatibilizador UPDLO154 no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante:
- Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____ 27/05/2015.
- Clique em OK para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em OK para encerrar o processamento.
- Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável: | Informe o Nome da Variável |
Tipo: | Informe o Tipo |
Descrição: | Informe a Descrição |
Valor Padrão: | Informe o Valor Padrão |
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte | (X1_PERGUNT) |
Nome |
|
Grupo | (X1_GRUPO) |
Ordem | (X1_ORDEM) |
Tipo | (X1_TIPO) |
Tamanho | (X1_TAMANHO) |
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave | Nome | Modo | PYME |
B04 (X2_CHAVE) | Dente/Região (X2_NOME) | C (X2_MODO) | N (X2_PYME) |
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave | Ex.: AR |
Descrição | Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras |
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo | (X3_CAMPO) |
Tipo | (X3_TIPO) |
Tamanho | (X3_TAMANHO) |
Decimal | (X3_DECIMAL) |
Formato | (X3_PICTURE) |
Título | (X3_TITULO) |
Descrição | (X3_DESCRIC) |
Nível | (X3_NÍVEL) |
Usado | (X3_USADO) Informe Sim ou Não |
Obrigatório | (X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não |
Browse | (X3_BROWSE) Informe Sim ou Não |
Opções | (X3_CBOX) |
When | (X3_WHEN) |
Relação | (X3_RELACAO) |
Val. Sistema | (X3_VALID) |
Help | Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias | (XB_ALIAS) |
Tipo | (XB_TIPO) |
Sequência | (XB_SEQ) |
Coluna | (XB_COLUNA) |
Descrição | (XB_DESCRI) |
Contém | (XB_CONTEM) |
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | AA1 |
Ordem | 6 |
Chave | AA1_FILIAL+AA1_CODVEN |
Descrição | Cod. Vendedor |
Proprietário | S |
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | (X6_VAR) |
Tipo | (X6_TIPO) |
Descrição | (X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2) |
Valor Padrão | (X6_CONTEUD) |
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo | Informe o conteúdo do (X7_CAMPO) |
Sequência | Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC) |
Campo Domínio | Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN) |
Tipo | Informe o conteúdo do (X7_TIPO) |
Regra | Informe o conteúdo do (X7_REGRA) |
Posiciona? | Informe o conteúdo do (X7_SEEK) |
Chave | Informe o conteúdo do (X7_CHAVE) |
Condição | Informe o conteúdo do (X7_CONDIC) |
Proprietário | Informe o conteúdo do (X7_PROPRI) |
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: |
|
Tipo: | Informe o Tipo do parâmetro |
Cont. Por.: | Informe o Conteúdo padrão |
Descrição: |
|
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
2. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:
Menu | Informe o Menu em que estará localizada a rotina |
Submenu | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina |
Nome da Rotina | Informe o Título da rotina |
Programa | Informe o Fonte da rotina |
Módulo | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” |
Tipo | Informe a Função |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Título do Vídeo: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Introdução: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Passo a Passo: | Capturar diretamente do sistema. |
Finalização: | Disponibilizado pelo Marketing. |
Procedimento para Implantação
Antes de utilizar o SAT no sistema Protheus é necessário efetuar o registro no site da SEFAZ, referente ao equipamento SAT e a empresa.
Atualizações do Compatibilizador
1. Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela SLG - Cadastro de Estações
Campo | LG_USESAT |
Tipo | L |
Tamanho | 1 |
Título | Usa SAT |
Descrição | Usa SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Determina se usa SAT |
Campo | LG_CODSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 32 |
Decimal | 0 |
Título | Cod. SAT |
Descrição | Código de ativação SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Código de ativação SAT |
Campo | LG_FABSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 40 |
Decimal | 0 |
Título | Fab. SAT |
Descrição | Fabricante do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Fabricante do equipamento SAT |
Campo | LG_MODSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 40 |
Decimal | 0 |
Título | Mod. SAT |
Descrição | Modelo do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Modelo do equipamento SAT |
Campo | LG_SERSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | Série SAT |
Descrição | Número de Série do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Número de Série do SAT |
- Tabela SL1 – Orçamentos
Campo | L1_SERSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | Série SAT |
Descrição | Número de Série do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de Série do SAT |
- Tabela SLQ – Orçamentos
Campo | LQ_SERSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | Série SAT |
Descrição | Número de Série do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de Série do SAT |
- Tabela SF2 – Cabeçalho das NF de Saída
Campo | F2_SERSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | Série SAT |
Descrição | Número de Série do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de Série do SAT |
- Tabela SF3 – Livros Fiscais
Campo | F3_SERSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | Série SAT |
Descrição | Número de Série do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de Série do SAT |
- Tabela SFT – Livro Fiscal Item
Campo | FT_SERSAT |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | Série SAT |
Descrição | Número de Série do SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de Série do SAT |
- Tabela SAE – AdministraçãoFinanceira
Campo | AE_SAT |
Tipo | C |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Título | Cred SAT |
Descrição | Credenciadora SAT |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Sim |
Help | Código administradora SAT |
- Tabela MH2 – Log SAT
Campo | MH2_FILIAL |
Tipo | C |
Tamanho | 8 |
Decimal | 0 |
Título | Filial |
Descrição | Filial do Sistema |
Nível | 0 |
Usado | Não |
Obrigatório | Não |
Picture | @! |
Browse | Não |
Help | Filial do Sistema |
Campo | MH2_NUM |
Tipo | C |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | No. LOG |
Descrição | Número do Log |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de controle de LOG |
Campo | MH2_SERIE |
Tipo | C |
Tamanho | 3 |
Decimal | 0 |
Título | Série PDV |
Descrição | Série do PDV |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número de Série PDV |
Campo | MH2_DOC |
Tipo | C |
Tamanho | 9 |
Decimal | 0 |
Título | No. Venda |
Descrição | Número da Venda |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Número do extrato da venda |
Campo | MH2_DOCCHV |
Tipo | C |
Tamanho | 100 |
Decimal | 0 |
Título | Ch. Venda |
Descrição | Chave da Venda |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Chave do documento da venda |
Campo | MH2_XMLENV |
Tipo | MEMO |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | XML Envio |
Descrição | XML de Envio |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | XML da venda enviado |
Campo | MH2_XMLRET |
Tipo | MEMO |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | XML Retorno |
Descrição | XML de Retorno |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | XML da venda retorno |
Campo | MH2_TIPO |
Tipo | C |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | Tipo Venda |
Descrição | Tipo da Venda |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Tipo da ação executada |
Campo | MH2_STATUS |
Tipo | C |
Tamanho | 10 |
Decimal | 0 |
Título | Status Venda |
Descrição | Status da Venda |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Status da ação executada |
Campo | MH2_TIME |
Tipo | C |
Tamanho | 14 |
Decimal | 0 |
Título | Data Venda |
Descrição | Data da Venda |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Picture | 99999999999999 |
Browse | Não |
Help | Data/Hora da ação executada |
Campo | MH2_MSGERR |
Tipo | C |
Tamanho | 250 |
Decimal | 0 |
Título | Msg Erro |
Descrição | Mensagem de Erro |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Mensagem de Erro |
Campo | MH2_SITUA |
Tipo | C |
Tamanho | 2 |
Decimal | 0 |
Título | Situação |
Descrição | Situação do Registro |
Nível | 0 |
Usado | Sim |
Obrigatório | Não |
Browse | Não |
Help | Situação do Registro |
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
2. Criação de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice | MH2 |
Ordem | 1 |
Chave | MH2_FILIAL + MH2_NUM |
Descrição | MH2_FILIAL + MH2_NUM |
Proprietário | S |
Índice | MH2 |
Ordem | 2 |
Chave | MH2_FILIAL + MH2_DOCCHV |
Descrição | MH2_FILIAL + MH2_DOCCHV |
Proprietário | S |
Índice | MH2 |
Ordem | 3 |
Chave | MH2_FILIAL + MH2_SERIE + MH2_DOC |
Descrição | MH2_FILIAL + MH2_SERIE + MH2_DOC |
Proprietário | S |
3. Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável | MV_LJHDDES |
Tipo | L |
Descrição | Omite desconto no cupom |
Valor Padrão | .F. |
Procedimento para Configuração
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o parâmetro a seguir:
Itens/Pastas | Descrição |
Nome: | MV_LJHDDES |
Tipo: | L |
Cont. Por.: | .T. |
Descrição: | Omite desconto no cupom |
Procedimento para Utilização
Pré requisitos:
Para a correta utilização desta funcionalidade, é necessário a utilização de uma impressora não fiscal homologada pela TOTVS.
Consulte os modelos disponíveis no documento: Impressoras Não-Fiscais
Possuir o arquivo sat-cnpj_do_emitente.txt que contém a chave de vinculação para venda.
Exemplo: smartclient/sat-12345678000152.txt (O arquivo deve ser solicitado para TOTVS).
Os arquivos binários do sistema devem estar atualizados.
É necessário possuir a dll do fabricante do equipamento SAT (D-SAT da DIMEP equipamento homologado pela TOTVS).
- No TOTVS PDV (SIGAFRT), acesse Miscelânia/Configuração/Estação (LOJA121).
- Clique em Alterar e em seguida, acesse a aba SAT.
- Preencha os campos:
- Ativar SAT? : Selecione a opção Sim.
- Fabricante: Informe o fabricante do equipamento SAT.
- Modelo: Informe o modelo do equipamento SAT.
- Cod. Ativação: Informe o código de ativação do equipamento SAT.
- Num. Série do Equipamento: Informe o número de Série do equipamento SAT.
4. Clique em Salvar.
- Observação: O número do PDV (LG_PDV) deve conter 3 dígitos.
Procedimento de Venda:
1. No TOTVS PDV (SIGAFRT) acesse Atualizações/Frente de Lojas/TOTVS PDV (STIPOSMAIN).
2. Efetue a abertura do Caixa.
3. Informe o CNPJ/CPF do cliente caso seja solicitado e clique em Confirmar
4. Informe o Vendedor.
5. Informe os produtos a serem vendidos.
6. Clique em Finalizar Venda.
7. Selecione o Meio de Pagamento e clique em Finalizar Pagamento.
O CF-e do SAT é impresso
Procedimento de Cancelamento (última venda)
1. No TOTVS PDV (SIGAFRT) acesse Atualizações/Frente de Lojas/TOTVS PDV (STIPOSMAIN).
2. Acesse o Menu [F2]
3. Clique na opção Cancelar SAT.
4. Verifique os dados da venda recuperada e clique em Cancelar Venda.
O CF-e de cancelamento do SAT é impresso.
Ponto de Entrada
Descrição: | Informe o Menu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Localização: | Informe o Submenu em que estará localizada a rotina | ||||||||||||||||
Eventos: | Informe o Título da rotina | ||||||||||||||||
Programa Fonte: | Informe o Fonte da rotina | ||||||||||||||||
Função: | Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | ||||||||||||||||
Retorno: |
|
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab