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INTEGRAÇÃO DATASUL X SAMSUNG VISIBILITY - SCI

Contexto de negócio (Introdução)

A integração entre o ERP Datasul e o Samsung Visibility - SCI tem como objetivo fornecer informações da execução de cada etapa da venda deste , desde a entrada do pedido até seu faturamento e efetiva entrega no cliente. O SCI irá receber as informações enviadas pelo backoffice back office e realizará o armazenamento e análise das informações informações.

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • Sistema/Módulo vertical - Qual o módulo, qual marca, suas principais características, funcionalidades, escopo do módulo, etc
  • BackOffice(s) - Qual(ais) marca(s), o que o ERP engloba, quais são seus pontos fortes, funcionalidades, etc, explanações principalmente no que diz respeito às funcionalidades do ERP que serão utilizadas pela integração (mas sem citar a integração)

Integração

O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)

 

Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).

 

Apresentar a integração como uma melhoria para o cenário ou como uma solução para o problema.

 

  • Premissas
    Gerais, do Vertical, do BackOffice e dos demais artefatos/sistemas envolvidos
    Premissas Gerais
    Premissas A
    Premissas B

 

  • Arquitetura (Tecnologia)

Escopo

Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

 

Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

 

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

 

Citar a responsabilidade de cada produto.

 

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

 

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.

 

Entre os tópicos deste tópico podemos citar:

  • Versões mínimas de produtos.
  • Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
  • Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
  • Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
  • Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 

 Image Removed

 

Image Removed

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

 

21

Apropriação de custos

 

 

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

 

 

 

23

Consulta de OS

 

 

 

24

Ampliação patrimonial

 

 

 

 

 

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Samsung Visibility - SCI

O sistema vertical desenvolvido pela Samsung permite monitorar dados coletados em tempo real do fluxo físico dentro da cadeia de valor, e responder em tempo adequado as situações excepcionais. A cada etapa do processo de venda, desde a entrada do pedido até a entrega no cliente, o produto Samsung receberá mensagens XML do ERP Datasul em tempo real e apresentará em sua interface o status do pedido em relação ao atendimento do pedido e o lead time de execução de cada etapa.

ERP Datasul

Sistema de back office para gestão de empresas com ênfase no segmento de Manufatura. Disponibiliza módulos de gestão e controle da distribuição com foco nos requisitos comerciais, fiscais e tributários, entre eles: Pedidos de Venda, Faturamento e Embarques. 

Integração

A integração é realizada por intermédio de arquivo XML, utilizando os Web Services disponibilizados pelo Samsung Visiblity - SCI, sem transformação de mensagens e sem utilização de sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, etc.).

A integração entre ERP Datasul e Samsung Visibility - SCI permite realizar o controle do pedido desde sua entrada até a entrega, permitindo aos tomadores de decisão o monitoramento em tempo real de cada etapa do processo. 

Escopo

Disponibilizar aos clientes da TOTVS uma ferramenta especializada em análise e acompanhamento das etapas da Cadeia se Suprimentos, integrada aos módulos de Logística do ERP.  

A solução TOTVS SCI que consiste na integração entre o ERP Datasul e o produto Samsung Visibility. Os módulos de Pedidos, Embarques e Faturamento do back office Datasul fornecerão informações, por meio de mensagens XML, ao Samsung Visibility informando a data e hora da execução de cada etapa da Cadeia de Suprimentos. 

A solução TOTVS SCI tem como objetivos específicos:

  • Possibilitar análises táticas e operacionais das atividades logísticas;
  • Disponibilizar dados para o acompanhamento do ciclo dos pedidos de venda;
  • Possibilitar a extração de indicadores de performance logística como o OTIF;
  • Identificar os desvios de processo e apontar atrasos futuros;
  • Enviar avisos eletrônicos sobre exceções e ocorrências dos processos Logísticos;

Na solução Samsung Visibility - SCI estarão parametrizadas regras que calcularão os lead times de execução de cada etapa do processo ou tracking point. As informações enviadas pelo back office Datasul serão registradas e apresentadas em um monitor de controle, que por meio de semáforos informa o status do pedido, confrontando a data/ hora realizadas x data/ hora previstas baseadas nos lead times calculados. Os tracking points e seu status, data/ hora prevista e data/ hora realizada serão apresentados em uma linha do tempo, permitindo um simples monitoramento, rápida resposta em situações excepcionais e previsibilidade quanto a entrega no prazo previsto.

Os tracking points controlados pela solução TOTVS SCI são os seguintes:

  • Entrada Pedido
  • Comercial
  • Crédito
  • Embarque
  • Emissão Nota Fiscal 
  • Autorização SEFAZ
  • Impressão DANFE
  • Expedição
  • Entrega

Em cada etapa do processo de venda o ERP Datasul enviará a mensagem relativa ao tracking point correspondente, conforme segue:

Tracking Points:

  • TP 1 - Entrada de Pedidos
    • Cancelamento de Pedidos (DELETE)
    • Eliminação de Pedidos (DELETE)
    • Suspensão de Pedidos (DELETE)
    • Completa Pedidos - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)
    • Reativa Pedidos - (CREATE)
    • Pedidos EDI (PD0701) - (CREATE)
    • Pedidos EAI e Totvs Colaboração (PD0621) - (CREATE)

  • TP 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI
    • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)

  • TP 3 - Comercial
    • Completa Pedidos (PD4000/PD1509/PD0900) - pedido existente (UPDATE), pedido novo (CREATE)

  • TP 4 - Crédito
    • Completa Pedidos - aprovado existente (UPDATE), aprovado novo (CREATE), reprovado (DELETE)
    • Avaliação Crédito (CM0201) - (CREATE)

  • TP 5 - Embarque
    • Preparação Faturamento (EQ0506) - (CREATE/UPDATE)
    • Pré-faturamento Automático (EQ0505) - (CREATE/UPDATE)
    • Remejamento de Embarque (EQ0511/EQ0512) - (CREATE/UPDATE)
    • Simulação Pré-faturamento (EQ0503) - (CREATE/UPDATE)
    • Geração Pré-faturamento (EQ0504) - (CREATE/UPDATE)

  • TP 6 - Emissão Nota Fiscal (para notas com pedido de venda)
    • Cálculo de Embarques (FT4001) - (CREATE)
    • Faturamento de Pedidos (FT4002) - (CREATE)
    • Consulta de Notas Fiscais Eletronicas (FT0909) - (UPDATE)
    • Cancelamento de NF-e (FT0913) - (DELETE)
    • Cancelamento de Notas Fiscais (FT2200) - (DELETE)
    • Inutilização de Notas Fiscais Eletrônicas (FT2201) - (DELETE)

  • TP 7 - Autorização SEFAZ
    • Consulta de Notas Fiscais Eletrônicas (FT0909) - (CREATE)

  • TP 8 - Impressão DANF-e
    • Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
    • Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)

  • TP 9 - Expedição
    • Emissor DANF-e (FT0518) - (CREATE)
    • Emissor DANF-e (FT0527) - (CREATE)

  • TP 10 - Entrega
    • Manutenção Notas Fiscais (FT0502) - (CREATE)
    • Monitor de Integração GFE (CD0433) - (CREATE)

 

A figura abaixo ilustra o processo, apresentando as áreas envolvidas e seus respectivos tracking points.

Image Added

 

Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização

Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração - Integração).

Web Services ativos.

Datasul

Versão\release 12.1.11

Parâmetro de integração via Web Service ativo.

Parâmetros de integração com Samsung Visibility ativo.

Todos os parâmetros citados encontram-se no programa Parâmetros de Integração Samsung Visibility - SCI (CD0091), que pode ser acessado pelo menu Logística - Pedidos - Cadastros.

Samsung SCI

A solução TOTVS SCI está homologada na versão 1.0.0 do software da Samsung. Caso exista a necessidade de instalar uma versão diferente da homologada, favor entrar em contato com a TOTVS, via abertura de chamado, para solicitar uma nova homologação.

Instalação/Atualização

Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização. 

Datasul

Vide tópico Pré-requisitos instalação/ implantação/ utilização.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução das mensagens de integração e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos Samsung Visibility e  back office Datasul (Vendas, Embarque e Faturamento) estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/ Entidades/ Mensagens únicas

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

Processos

1

Entrada de Pedidos

Datasul

SCI

2

Envio de Entregas do Pedido (invisível ao usuário)

Datasul

SCI

3

Avaliação Comercial

Datasul

SCI

4

Avaliação de Crédito

Datasul

SCI

5

Embarque

Datasul

SCI

6

Emissão Nota Fiscal

Datasul

SCI

7

Autorização SEFAZ

Datasul

SCI

8

Impressão DANF-e

Datasul

SCI

9

Expedição

Datasul

SCI

10

Entrega

Datasul/GFE

SCI

Fluxo das Informações

Durante o fluxo normal de trabalho, desde a implantação do pedido de venda no ERP até o faturamento e registro da entrega no cliente, o ERP enviará mensagens XML ao Samsung SCI informando a finalização de cada etapa do processo. 

A ativação da integração não altera a forma de inclusão, alteração e exclusão de registros no ERP Datasul. A ativação da integração é processada no programa CD0091 (Parâmetros de Integração SCI). 

As mensagens serão enviadas para o SCI para cada tracking point, conforme descrito no tópico de Escopo. 

As falhas de comunicação entre os sistemas e o registro das integração que não obtiveram sucesso na transmissão dos dados de cadastros poderão ser consultados pelo programa Parâmetros de Integração SCI (CD0091) que dá acesso aos programas CD0081 (Histórico de Falhas de Conexão) e CD0093 (Contingência de Integração SCI), responsáveis por listar essas informações, respectivamente. O programa CD0093 também possibilita o reenvio dos registros com falha de transmissão, manualmente ou por intermédio de agendamento RPW (CD0093RP). Neste mesmo programa é possível verificar o sucesso do envio selecionando o Status Msg, como Envio "Ok".

Para as ocorrências de falha de comunicação também é possível configurar o envio de aviso eletrônico por intermédio de parâmetros disponíveis no programa CD0091.

Nas ocasiões em que o sistema destino precisar ficar indisponível para integração, é possível informar no Datasul que a integração está temporariamente suspensa (CD0091), evitando perda de desempenho com tentativas de transmissão de dados sem sucesso. Nesse caso, os registros incluídos ou alterados serão registrados como "Pendentes de envio" na lista de falhas de integração e poderão ser reenviados pelo programa CD0093.

Cadastros

Na integração entre o ERP Datasul e o Samsung SCI não haverá cadastros compartilhados entre os sistemas.

Processos

Conforme apresentado no tópico escopo, cada etapa do processo de vendas, embarque e faturamento enviará mensagens para o SCI. 

Tracking Point 1 - Entrada Pedido

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Sales Order

Versão: 1.000

A mensagem de Sales Order, relativa ao Tracking Point 1, é enviada no momento em que o pedido é completado, exceto se o pedido foi cadastrado pelo TOTVS Colaboração ou foi realizada uma importação do pedido pelo programa PD0701. A mensagem do Tracking Point 1 é enviada neste momento pois ao completar o pedido o usuário indica que o cadastramento do pedido e seus respectivos itens foi finalizado. Nos pedidos do TOTVS Colaboração e EDI ao final da importação do pedido de venda há a garantia de que todos os itens do pedido foram cadastrados. 

No XML de Sales Order serão enviadas as informações do pedido de venda no bloco "salesOrder" e as informações dos itens do pedido de venda no bloco "Item".

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

salesOrder  1-1 TAG Principal
Sales Order

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

soNosalesOrderChar1-130Número do Pedido de Venda
actionTypesalesOrderChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
issueDatesalesOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
shiperIdsalesOrderNumber1-114CNPJ do Shipper
shiperNamesalesOrderChar1-1250Nome do Shipper
salesDivisionsalesOrderChar1-130Divisão de Negócio da Sales Order (**Opcional)
customerNamesalesOrderChar1-1250Nome do Cliente
customerCategorysalesOrderChar1-130Categoria do Cliente
customerFederalIdsalesOrderNumber1-114CNPJ do Cliente
customerStatesalesOrderChar1-12UF do Cliente
customerCitysalesOrderChar1-1100Cidade do Cliente
customerAddresssalesOrderChar1-1250Endereço do Cliente
customerZipcodesalesOrderNumber1-18CEP do Cliente
customerDeliveryNosalesOrderChar1-125Pedido do Cliente
rddsalesOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)
totalAmountsalesOrderNumber1-110,3Valor total do pedido (**Opcional)
incotermsalesOrderChar1-13Incoterm (**Opcional)
carrierFederalIdsalesOrderChar1-114CNPJ do Transportador (**Opcional)
salesChannelsalesOrderChar1-150Canal de Vendas (**Opcional)
itemsalesOrderXML1-N TAG Grupo de itens
Items

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

skuitemChar1-150Código do Item
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
categoryitemChar1-110Categoria do Item (**Opcional)
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG
volumeUnititemNumber1-110,6Volume unitário do item (**Opcional)
weightUnititemNumber1-110,6Peso unitário do item (**Opcional)
rddItemDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)

 

Tracking Point 2 - Envio de Entregas do Pedido de Venda - Invisivel no processo/monitor SCI

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Delivery Order

Versão: 1.000

A mensagem de Delivery Order relativa ao Tracking Point 2 é enviada no momento em que o pedido é completado. Esta mensagem enviará todos as entregas do item do pedido de venda. Cada doNo se refere à chave da entrega do pedido de venda (nome abreviado cliente + número do pedido + sequência do item + código do item + referência + número da entrega)

Delivery Order

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

doNodeliveryOrderChar1-170Número da entrega
actionTypedeliveryOrderChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
soNodeliveryOrderChar1-130Número do Pedido de Venda
issueDatedeliveryOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
shiperFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do Shipper
customerFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do Cliente
shipToNamedeliveryOrderChar1-1250Nome do local de entrega
shipToCategorydeliveryOrderChar1-130Categoria do local de entrega (**Opcional)
shipToFederalIddeliveryOrderNumber1-114CNPJ do local de entrega
shipToStatedeliveryOrderChar1-12UF do local de entrega
shipToCitydeliveryOrderChar1-1100Cidade do local de entrega
shipToAddressdeliveryOrderChar1-1250Endereço do local de entrega
shipToZipcodedeliveryOrderNumber1-18CEP do local de entrega
orderTypedeliveryOrderChar1-110Tipo da delviery (Vendas, Transferência, DOA)
shippingConditiondeliveryOrderChar1-110Condição da entrega (Normal, Urgente)
shipTypedeliveryOrderChar1-110

Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)

De

Para

Rodoviário

ROAD

Aeroviário

AIR

Maritimo

VESSEL

Ferroviário

RAIL

Rodoferroviário

LTL-RAIL

Rodofluvial

LTL-FERRY

Rodoaeroviário

LTL-AIR

Outros

OTHERS

rdddeliveryOrderDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de Entrega solicitada pelo cliente (RDD – Request Date to Delivery)
itemdeliveryOrderXML1-N TAG Grupo de itens
Items
CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da entrega
itemOrderSOItemNumber1-15Ordem do Item na SO, utilizado como referência para rastreamento.
skuitemChar1-150Código do Item
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
categoryitemChar1-110Categoria do Item (**Opcional)
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG


Tracking Point 3 - Avaliação Comercial

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-10

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-10 é enviada no momento em que o pedido de venda é completado e liberado para seguir o fluxo até o faturamento.

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170soNo = Chave do pedido de venda
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 1 - Sales Order (refNo = soNo)
trackingCodetrackingChar1-110Código do evento ou ocorrência = TP1010-10
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

 

Tracking Point 4 - Avaliação Crédito

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-15

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-15 é enviada no momento da aprovação de crédito do pedido para o respectivo cliente. O envio desta mensagem pode ser realizado na aprovação automática de crédito ao completar o pedido, ou na aprovação realizada no programa de Avaliação Crédito (CM0201)

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170soNo = Chave do pedido de venda
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência - 1 = Sales Order (refNo = soNo)
trackingCodetrackingChar1-110TP1010-15
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

 

Tracking Point 5 - Embarque

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Shipment

Versão: 1.000

A mensagem de Shipment é enviada no momento da criação do pré-faturamento. Na eventualidade de eliminação da alocação de algum item ao embarque será enviada uma mensagem de update sem o item.

 

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

shipment  1-1 TAG Principal
Shipment

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

shipmentNoshipmentChar1-130Número do embarque
actionTypeshipmentChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete (Depende da regra de cada documento)
issueDateshipmentDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora da emissão do documento
shipeFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do Shipper
shipToNameshipmentChar1-1250Nome do local de entrega
shipToCategoryshipmentChar1-130Categoria do local de entrega
shipToFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do local de entrega
shipToStateshipmentChar1-12UF do local de entrega
shipToCityshipmentChar1-1100Cidade do local de entrega
shipToAddressshipmentChar1-1250Endereço do local de entrega
shipToZipcodeshipmentNumber1-18CEP do local de entrega
carrierNameshipmentChar1-1250Nome do transportador
carrierFederalIdshipmentNumber1-114CNPJ do transportador
carrierStateshipmentChar1-12UF do transportador
carrierCityshipmentChar1-1100Cidade do transportador
carrierAddressshipmentChar1-1250Endereço do transportador
carrierZipcodeshipmentNumber1-18CEP do transportador
etdshipmentDate1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData planejada para embarque
vehicleCodeshipmentChar1-110Código do Veículo Shipment
vehicleNameshipmentChar1-150Nome do Veículo do Shipment
shippingConditionshipmentChar1-110Condição da entrega (Normal, Urgente)
shipTypeshipmentChar1-110

Tipo da entrega (LTL, FTL, Air, Vessel)

De

Para

Rodoviário

ROAD

Aeroviário

AIR

Maritimo

VESSEL

Ferroviário

RAIL

Rodoferroviário

LTL-RAIL

Rodofluvial

LTL-FERRY

Rodoaeroviário

LTL-AIR

Outros

OTHERS

itemshipmentXML1-N TAG Grupo de itens
Items

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

doNoItemChar1-170Número da entrega
accessKeyItemChar1-145Chave de Acesso da NF. (**Opcional)
itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da Delivery Order
skuitemChar1-150Código do Item
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
volumeTotalitemNumber1-110,6Volume da quantidade total do item, medida em M3
weightTotalitemNumber1-110,6Peso da quantidade total do item, medida em KG


Tracking Point 6 - Emissão Nota Fiscal

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: notaFiscal

Versão: 1.000

A mensagem de notaFiscal é enviada no momento da criação das notas fiscais provenientes do faturamento dos pedidos de venda.

 

CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
notaFiscal XML1-1 TAG Grupo para o envio do XML da Sefaz
NF-e
CampoTAG PaiTipoOcorrênciaTamanhoDescrição
serienotaFiscalNumber1-15Serie da NF
nNFnotaFiscalNumber1-110Número da NF
accessKeynotaFiscalChar1-145Chave de Acesso da NF
actionTypenotaFiscalChar1-11C = Create, U = Update, D = Delete
natOpnotaFiscalChar1-1100Natureza de Operação
issueDatenotaFiscalDatetime1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData de emissão da nota
shipperFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ do Emitente (Shipper)
customerFederalIdnotaFiscal  14CNPJ do destinatário
shipToFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ do local de entrega
carrierFederalIdnotaFiscalNumber1-114CNPJ da transportadora
totalAmountnotaFiscalNumber1-115,2Valor total da Nota
freightAmountnotaFiscalNumber1-115,2Valor do Frete
additionalInfonotaFiscalChar1-1500Informação adicional
itemnotaFiscalXML1-N TAG Grupo de itens
Items

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

skuitemChar1-150Código do Item
shipmentNoitemChar1-130Número do embarque
doNoitemChar1-170Delivery Order
itemOrderItemNumber1-15Ordem do Item da Delivery Order
descriptionitemChar1-1250Descrição do Item
ncmitemChar1-18NCM do produto
qtyitemnumber1-17,4Quantidade
unititemChar1-110Unidade do Item (PC, CX, UN)
unitValueItemNumber1-115,6Valor unitário do item
itemAmountItemNumber1-115,2Valor total do item
cfopItemNumber1-14CFOP do item

 

Tracking Point 7 - Autorização SEFAZ

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-30

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-30 é enviada no momento em que é retornada a autorização da nota fiscal pelo SEFAZ.

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência - 4 = Invoice (refNo =accesKey)
trackingCodetrackingChar1-110TP1010-30
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

 

Tracking Point 8 - Impressão DANF-e

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP1010-40

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP1010-40 é enviada no momento em que a DANF-e é impressa.

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey)
trackingCodetrackingChar1-110TP1010-40
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do acontecimento
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)


Tracking Point 9 - Expedição

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP2020-50

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP2020-50 é enviada no momento em que a data de saida da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave de Acesso da NF
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 4 - Invoice (refNo =accesKey)
trackingCodetrackingChar1-110TP2020-50
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora de saida da nota fiscal
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)


Tracking Point 10 - Entrega

Tipo de Fluxo: Datasul -> SCI

Mensagem: Tracking - TP4040-90

Versão: 1.000

A mensagem de Tracking com código TP4040-90 é enviada no momento em que a data de entrega da Nota Fiscal é informada. A data pode vir da integração com GFE ou informada na Manutenção de Notas Fiscais (FT0502)

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

tracking XML1-50 TAG Principal
Tracking

Campo

TAG Pai

Tipo

Ocorrência

Tamanho

Descrição

refNotrackingChar1-170Chave da Nota Fiscal
refTypetrackingNumber1-12Tipo do documento de referência = 5 - Manifest (refNo = manifestNo)
trackingCodetrackingChar1-110TP4040-90 
checkpointCodetrackingChar1-110WH
trackingDatetrackingDate & Time1-1yyyy-mm-ddThh24:mi:ssData e Hora do entrega
remarkstrackingChar1-1100Observação ou informação adicional (Não Obrigatório)
longitudetrackingNumber1-110,6GPS Longitude do acontecimento (Não Obrigatório)
latitudetrackingNumber1-110,6GPS Latitude do acontecimento (Não Obrigatório)

Limitações / Restrições Gerais

  • Todos os documentos enviados possuem vinculo a um pedido de venda.
  • Não serão tratados tracking points relativos à área de Produção

Como fazer 

Para ativar a integração com Samsung Visibility - SCI  é necessário:

  • Ter o SCI instalado
  • No programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091) informar a URL do webservice SCI e ativar a integração.

Checklist de suporte da aplicação

Checklist de Verificações:

Caso as mensagens não sejam enviadas ao SCI verificar:

  • Se o parâmetro de integração está ativo no programa de Parâmetros de Integração SCI (CD0091);
  • Se a URL do webservice do SCI está correta e testar a conexão;
  • Se o parâmetro "Integração temporariamente suspensa" não está selecionado;
  • Se não estão ocorrendo inconsistências de conexão, a partir do botão "Consultar falhas de conexão";
  • Se não estão ocorrendo inconsistências de recepção pelo SCI, a partir do botão "Contingência de integração"

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.

Anexos