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Controle de Baixa e Revisão na Gestão de Glosas

Características do Requisito

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Saúde

Módulo:

TOTVS Gestão Hospitalar

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Faturamento e Tesouraria

Controle de Glosa

Recurso de Glosa

Controle de Recebimento

Cadastros Iniciais:

São necessárias várias contas faturadas e com movimento de fatura gerado.

Requisito (ISSUE):PCREQ-8993

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

SQL Server e Oracle

Tabelas Utilizadas:

SZATENDIMENTO, SZATENDIMENTOREC, SZCONTROLEGLOSA, SZCONTROLEGLOSAITEM, SZCONTROLRECEB, SZRESUMOGLOSA

Sistema(s) Operacional(is):

Windows

Versões/Release:

12.1.9

Versão Expedida:12.1.9 

Descrição

Esta implementação consiste em tratar o recebimento a maior nas contas médicas e contabilizar separadamente o que é glosa e o que é recebimento a maior. Ao finalizar o controle de glosa de uma conta, o sistema soma os valores pagos a maior e os valores glosados.

No controle Controle de recebimentoRecebimento, ao realizar o recebimento por conta, o sistema já preenche o campo de recebimento a maior e o valor de perda (obtido pelo recurso de glosa), além o valor recebido. O valor recebido já engloba os dois campos novos e ao integrar com o RM Fluxus, o sistema preenche os valores opcionais correspondentes.

Outra implementação consiste em marcar os itens que não possuem informação de pagamento. Com isso, ao finalizar o Controle de Glosa da conta e finalizar o recurso de glosa, o sistema cria uma nova conta com os itens sem informação de pagamento. No controle de glosa foi incluído o filtro de Contas Normais, de recurso e contas sem informação de pagamento.

Além disso será possível informar uma glosa irrecuperável que já existe na versão atual, porém se informa o valor irrecuperável. Com isso, a diferença poderá ser recursada posteriormente e o valor da perda já é informado no momento da glosa. Existe também a opção de se dar um desconto no valor do item. O desconto pode ser em percentual ou um valor absoluto. Quando existir desconto não pode existir glosa e vice-versa.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
  2. No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

Informe o Nome da Variável

Tipo:

Informe o Tipo

Descrição:

Informe a Descrição

Valor Padrão:

Informe o Valor Padrão

 

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema(executáveis, dlls e arquivos de configuração):
   Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e, posterior a devida validação, no ambiente de produção.

   O Patch 12.1.9 [BIBLIOTECA RM e TOTVS RM PORTAL] e 12.1.9.1 [TOTVS Gestão Hospitalar], disponíveis na Central de Download do Portal do Cliente.

   Para acesso siga as instruções abaixo:

  1. Acesse a Central de Download em www.totvs.com/suporte
  2. Faça o login, com seu E-mail e Senha.
  3. Na barra de menu superior, clique em DOWNLOAD.
  4. No boxe Central de Downloads aplique os filtros conforme campos abaixo:
    1. Linha: RM
    2. Versão: RM 12.1.9
    3. Tipo: Patch

Pronto! Todos os instaladores correspondentes do filtro aplicado no passo 4 serão disponibilizados para download.

   Para iniciar o download do arquivo, clique na figura com uma seta para baixo localizada na primeira coluna da grid. Escolha o método mais apropriado de download e salve o arquivo na pasta desejada.
   Importante: Caso algum produto não tenha sido exibido no filtro acima, entende-se que não houve demanda de atualização para essa versão.

   Dica: Para facilitar na busca do arquivo, utiliza-se o campo "Filtro" da grid de download, digitando o nome do arquivo ou parte do mesmo para pesquisa/download.

 

Procedimento para Utilização

  1. Acesse o menu Opções/Parâmetros/Parâmetros Gerais, e selecione a página Integrações/RM Fluxus.

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  2. O valor opcional da Perda acumulada foi substituída pelo campo complementar "SAGLOSAACUM". O script do RM Atualizador já faz a troca do parâmetro e dos valores antigos. Com isso é necessário acessar os parâmetros do sistema de Gestão Financeira para parametrizar corretamento o Valor opcional do recebimento a maior. Note que o campo é o mesmo que utilizávamos para a perda acumulada. Bastar alterar a descrição para "Recebimento a maior" e a Ação para "Acrescentar". Com esta parametrização, ao realizar a baixa e possuir valor recebido a mais, o sistema preencherá o valor opcional e o Fluxus fará a baixa corretamente.


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  3. Para permitir informar um valor de desconto no Controle de glosa, deve-se marcar o parâmetro abaixo.
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  4. Com o sistema devidamente parametrizado, deve-se selecionar uma remessa no menu Faturamento/Geração de Movimento de Fatura, e gerar o movimento para que o mesmo gere o título a receber. Com o título gerado é possível realizar as integração dos valores de perda e recebimento a maior.
  5. Acesse o menu Faturamento/Controle e Glosas. Informe o período desejado, a unidade de faturamento, a unidade de atendimento, o convênio e clique no botão de pesquisar.
  6. Selecione a remessa desejada e abra uma conta para realizar o controle de glosa
      1. Realize glosas, dê descontos, informe pagamentos a maior e marque itens como "Sem informação de pagamento"

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  7. Itens sem informação de pagamento.

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  8. Com as glosas realizadas, temos o resumo da conta da seguinte maneira:
    Diárias: Recebimento a maior = 159,23 +  20,77 180,00
    Taxas: Desconto de 20% = 612,15 - 122,43 = 489,72
    Materiais: Glosa = 182,27 - (97,64 - 60,00) - 6,04 (Sem informação de pagamento) = 138,59
    Medicamentos: Sem informação de pagamento = 55,89 - (5,84 + 5,44) = 44,61
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  9. Ao concluir o controle de glosa da conta, o sistema exibirá o resumo abaixo:
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  10. Na grid também são exibidos os totais de glosa, pagamento a maior e o total recebido.
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  11. Agora acesso o menu Faturamento/Recurso de Glosas. Selecione a conta que quer recursar, de um duplo clique para fazer o recurso.
  12. Apenas o item que sofreu glosa poderá ser recursado. Note que apenas o valor "recursável" é que poderá aparecer. O valor irrecuperável será debitado. No nosso exemplo, 17,64 (2 x 8,82) é irrecuperável, restando assim 20,00 (2 x 10,00) para recurso.

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  13. No exemplo acima foi recursado 10,00.
  14. Acesse o menu Tesouraria/Controle de Recebimentos, selecione a página Fatura, informe a competência ao qual pertence, selecione o convênio e a unidade de faturamento.
  15. Selecione a remessa desejada.
  16. Selecione a página Contas e localize o atendimento que quer realizar a baixa. (recebimento por conta).
  17. Dê um duplo clique na conta desejada. Os campos: Valor, Receb. a Maior, Perda e o Desconto são preenchidos automaticamente pelo sistema. Eles são obtidos do controle de glosa e recurso de glosa. O valor recebido já engloba os outros dois valores, o que quer dizer que do total de 852,92 recebidos, 20,77 foi de pagamento a maior e 27,64 foi de perda. Clique no botão "Gravar" e será solicitado alguns dados para complementar o envio ao sistema financeiro.

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  18. Ao integrar com o RM Fluxus, a baixa no valor informado é realizada com os respectivos valores de desconto, perda e pagamento a maior.

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  19. Após realizar o recebimento da conta, iremos verificar a conta gerada com os itens sem informação de pagamento, que era no valor de 17,32. Acesse o Controle de Glosas, selecione a fatura, clique em Abrir e na tela abaixo, selecione o filtro conforme a imagem. Neste ponto o processo é igual à realização do controle de glosas. Nesta conta somente os itens marcados como sem informação de pagamento serão exibidos.

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Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab