Histórico da Página
Índice
Índice | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
|
Aviso | ||
---|---|---|
| ||
A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações. Porém se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso entre em contato com o Suporte Fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente. |
Falando de disciplina...
As disciplinas são itens do catálogo que comportam e agrupam a estrutura de turmas, tópicos e itens de tópicos.
Elas são o item principal do aprendizado monitorado, ou seja, as turmas de disciplinas possuem acompanhamento de um professor e tutores, bem como possuem atividades e trabalhos, que também podem ser extraclasse.
Nas disciplinas normalmente são abordados conhecimentos complexos e mais abrangentes, que demandam mais tempo e acompanhamento.
Uma disciplina pode ter como pré-requisito uma outra disciplina, um treinamento ou uma trilha.
Se desejado, é possível criar uma comunidade para a disciplina, para promover a integração e a disseminação de conhecimento entre os seus alunos, professores e coordenador. A comunidade pode ser utilizada para compartilhar assuntos da disciplina, dúvidas, esclarecimentos, sugestões dentre tantas outras opções que torna o aprendizado colaborativo e eficiente. Os alunos são adicionados na comunidade como membros quando sua matrícula em uma das turmas da disciplina é aprovada. O administrador da comunidade é o coordenador da disciplina e os responsáveis são seus moderadores.
Criar disciplina
...
01. Depois de acionar Novo, Disciplina no local onde a disciplina será criada, acionar Adicionar – localizado no canto inferior esquerdo do quadro da imagem – para inserir uma imagem para a disciplina.
02. Localizar e selecionar a imagem desejada.
Painel |
---|
O tamanho máximo permitido para a imagem é 4MB. |
03. Na janela exibida, definir o corte para a imagem.
04. Acionar Salvar.
Painel |
---|
Para remover a imagem inserida, basta acionar o ícone Remover – localizado no canto inferior direito do quadro da imagem. |
05. Inserir as demais informações solicitadas para a disciplina.
Painel |
---|
As informações solicitadas são: Sigla Nome Pontuação mínima para aprovação Carga horária (em minutos) Descrição Comunidades |
06. Acionar a aba Informações adicionais.
07. Selecionar o certificado que será emitido para o aluno quando ele finalizar a disciplina com êxito e definir as configurações de exibição do certificado.
Painel |
---|
Liberação de certificado
Esse campo somente é exibido depois que um certificado é selecionado no campo Certificados. Percentagem da turma Dias para liberar certificado |
08. Em Habilidades, acionar Adicionar habilidade para relacionar habilidades à disciplina, se desejado.
09. Na janela exibida, localizar e selecionar a habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.
Painel |
---|
É possível localizar a habilidade desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação das habilidades – setas localizadas no canto inferior direito. Também é possível selecionar mais de uma habilidade de uma única vez. |
10. Acionar Adicionar.
11. Ao finalizar a inclusão das habilidades desejadas, acionar Fechar.
Painel |
---|
Para remover uma habilidade incluída na trilha, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente à habilidade. |
12. Nas colunas Mínimo de pontos (0) e Máximo de pontos (100) inserir os valores correspondentes de pontos da habilidade que o aluno pode conquistar ao concluir a disciplina com êxito.
Painel |
---|
Os pontos devem ser de 0 a 100. Esses valores definem quantos pontos o aluno receberá nesta habilidade baseado na diferença proporcional entre a sua nota final e a nota mínima para aprovação na disciplina. Detalhes sobre o cálculo e exemplos podem ser conferidos em Habilidades. |
13. Inserir uma descrição sobre a ementa, a metodologia, o objetivo e a bibliografia da disciplina.
14. Em Pré-requisitos, acionar Novo pré-requisito para definir pré-requisitos para a disciplina, se desejado.
15. Na janela exibida, localizar e selecionar o item que será pré-requisito para que essa disciplina seja cursada.
Painel |
---|
É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito. Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez. |
16. Acionar Adicionar.
Painel |
---|
Para remover um pré-requisito incluído na disciplina, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao pré-requisito. |
17. Acionar a aba Responsáveis.
18. Acionar o ícone Buscar, localizado ao lado do campo Coordenador de disciplina.
Painel |
---|
É obrigatório informar um coordenador para a disciplina. Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, o coordenador será o administrador dela. |
19. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário que será o responsável pela coordenação da disciplina.
Painel |
---|
É possível localizar o usuário desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito. |
20. Acionar Adicionar.
21. Em Responsáveis da disciplina, acionar Adicionar responsáveis para incluir os responsáveis pelas tarefas da disciplina.
Painel |
---|
As responsabilidades definidas na disciplina são aplicadas a todas as suas turmas. Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, os responsáveis serão os moderadores dela. |
22. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário que será responsável por todas ou algumas tarefas na disciplina.
Painel |
---|
É possível localizar o usuário desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito. Também é possível optar por buscar pelo nome do usuário ou por uma habilidade que ele possui. Basta selecionar a opção desejada, localizadas na parte superior da janela. Também é possível selecionar mais de um usuário de uma única vez. |
23. Acionar Adicionar.
24. Ao finalizar a inclusão dos responsáveis desejados, acionar Fechar.
Painel |
---|
Para remover um responsável incluído na disciplina, basta acionar Remover, localizado no canto superior direito do quadro correspondente ao responsável. Quando a disciplina tem uma comunidade, ao editá-la e remover um responsável, ele é excluído da comunidade. Se esse responsável for um aluno da disciplina, ele permanece na comunidade como membro, perdendo apenas a responsabilidade de moderação. |
25. Para atribuir as responsabilidades para um usuário incluído, acionar Editar permissões, localizado no canto superior direito do quadro correspondente ao usuário.
26. Em Permissões, assinalar as opções que determinam quais serão as responsabilidades do usuário em questão.
Painel |
---|
As opções disponíveis são:
É possível assinalar ou desmarcar todas as opções de uma única vez utilizando as opções Selecionar todas ou Remover todas, localizadas na parte superior direita do quadro de permissões. Para fechar o quadro de permissões do responsável, acionar Fechar. |
27. Acionar a aba Segurança.
28
Caminho básico
01. Na aba Informações gerais, inserir as informações relacionadas ao idioma da disciplina.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
As informações solicitadas são: |
02. Acionar Enviar imagem para incluir uma imagem para a disciplina.
03. Na janela Upload, acionar Selecionar arquivo.
04. Acionar Enviar.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para remover uma imagem inserida, basta acionar Remover. |
05. Inserir as demais informações solicitadas para a disciplina.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
As informações solicitadas são: |
06. Em Pré-requisitos, acionar Adicionar para definir pré-requisitos para a disciplina, se desejado.
07. Na janela Pré-requisitos, inserir o nome do item que será pré-requisito para que essa disciplina seja cursada.
08. Na listagem apresentada, selecionar o item que será pré-requisito para a disciplina.
09. Acionar Adicionar.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
É possível inserir mais de um pré-requisito para a disciplina. Ao finalizar, fechar a janela para continuar com a inclusão da disciplina. |
10. Em Habilidades, acionar Adicionar para relacionar habilidades à disciplina, se desejado.
11. Na janela Habilidades, inserir o nome da habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.
12. Na listagem apresentada, selecionar a habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.
13. Acionar Adicionar.
14. Em Habilidades adicionadas, inserir o mínimo de pontos e o máximo de pontos da habilidade que o aluno pode conquistar em suas respectivas colunas.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Os pontos devem ser de 0 a 100. |
15. Acionar a aba Informações adicionais.
16. Inserir uma descrição sobre a ementa, a metodologia, o objetivo e a bibliografia da disciplina.
17. Acionar a aba Responsáveis.
18. Acionar Selecione, localizado ao lado do campo Coordenador de disciplina.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
É obrigatório informar um coordenador para a disciplina. Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, o coordenador será o administrador dela. |
19. Na janela Coordenador de disciplina, inserir o nome do usuário que será o responsável pela coordenação da disciplina.
20. Na listagem apresentada, selecionar o coordenador da disciplina.
21. Acionar Adicionar.
22. Em Responsabilidades/tutoria, acionar Adicionar para incluir um tutor para a disciplina.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
As responsabilidades definidas na disciplina são aplicadas a todas as suas turmas. Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, os responsáveis serão os moderadores dela. |
23. Na janela Responsáveis, definir se a busca será realizada pelo nome do tutor ou por sua habilidade.
24. Inserir o nome do tutor ou sua habilidade a ser considerada na busca.
25. Na listagem apresentada, selecionar o tutor que será o responsável por todas ou algumas tarefas na disciplina.
26. Acionar Adicionar.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para remover um responsável da disciplina, selecioná-lo e acionar Remover. |
27. No quadro Responsáveis, selecionar o usuário adicionado para atribuir responsabilidades a ele.
28. No quadro Permissões, assinalar as opções que determinam quais serão as responsabilidades do tutor selecionado.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
As opções disponíveis são: |
29. Acionar a aba Comunidades.
30. Definir se deseja ou não utilizar uma comunidade para a disciplina.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
As opções disponíveis são: |
31. Acionar a aba Segurança.
32. Definir se a disciplina deve herdar as permissões de sua pasta pai.
Painel | ||
---|---|---|
Expandir | ||
| ||
As opções disponíveis são: Herda permissões Não herda permissões |
3329. Em Em Permissões, acionar acionar Adicionar para para definir as permissões de acesso à disciplina, se desejado.
34. Inserir o nome do 30. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir permissões.
35. Na listagem apresentada, selecionar o usuário, grupo de usuários, turma ou disciplina para a qual se deseja atribuir permissões.
se deseja atribuir permissão.
Painel |
---|
É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito. Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez. |
31. Acionar Adicionar.
32. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – 36. No quadro Nível, selecionar a opção que determina o nível de permissão que será atribuído ao item selecionadoa ele.
Expandir | title | Saiba mais
---|
Painel |
As opções disponíveis são:• Leitura
Informações detalhadas sobre cada opção de permissão podem ser obtidas em Permissões e Restrições em Catálogos. |
37. Acionar Adicionar.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
É possível inserir mais de um item. Ao finalizar, fechar a janela para continuar com a inclusão da disciplina. |
38. Acionar Restrições.
39. Acionar Adicionar para incluir restrições de acesso à disciplina, se desejado.
40. Inserir o nome do usuário, grupo de usuários, turma ou disciplina para a qual se deseja atribuir restrições.
41. Na listagem apresentada, selecionar o usuário, grupo de usuários, turma ou disciplina para a qual se deseja atribuir restrições.
Para editar a permissão de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível. Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível. |
33. Se desejado, em Restrições, acionar Adicionar para definir restrições de acesso à disciplina.
34. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir restrição.
Painel |
---|
É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito. Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez. |
35. Acionar Adicionar.
36. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – 42. No quadro Nível, selecionar a opção que determina o nível de restrição que será atribuído ao item selecionadoa ele.
Painel | ||
---|---|---|
Expandir | ||
| ||
As opções disponíveis são:• Leitura
Informações detalhadas sobre cada opção de restrição podem ser obtidas em Permissões e Restrições restrições em Catálogos. |
43. Acionar Adicionar.
Para editar a restrição | ||
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
É possível inserir mais de um item . Ao finalizar, fechar a janela para continuar com a inclusão da disciplina. Para remover as restrições de um item inserido, selecioná-lo e acionar Remover.basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível. |
3744. Acionar Salvar; ou Cancelar para desistir da criação da disciplina, se desejado.
Caminhos alternativos
Editar disciplina
da criação da disciplina, se desejado.
Editar disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de modificação na disciplina. |
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.
02. Na listagem apresentada no quadro à direita, selecionar a disciplina a ser editada.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para apenas selecionar a disciplina para edição, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a disciplina é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível editá-la. |
03. Acionar Editar.
04. Alterar as informações desejadas.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Informações sobre os campos apresentados podem ser obtidas no caminho básico. |
05. Acionar Salvar; ou Cancelar para descartar as alterações, se desejado.
Remover disciplina
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.
02. Na listagem apresentada no quadro à direita, selecionar a disciplina a ser excluída.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para apenas selecionar a disciplina para remoção, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a disciplina é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível removê-la. |
03. Acionar Remover.
04. Na mensagem apresentada, acionar Sim para confirmar a exclusão da disciplina; ou Não para desistir da ação, se desejado.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Ao remover uma disciplina, se existir uma comunidade para ela, a comunidade é desativada. |
Copiar disciplina
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.
02. Na listagem localizada no quadro à direita, selecionar a disciplina a ser copiada.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para apenas selecionar a disciplina para cópia, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a disciplina é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível copiá-la. |
03. Acionar Copiar/mover.
04. Em Destino do item, acionar Buscar.
05. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a disciplina será copiada.
06. Na listagem apresentada, selecionar o local de destino da cópia da disciplina.
07. Acionar Adicionar e fechar a janela.
08. Acionar Copiar.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Ao acionar essa opção, a cópia da disciplina é criada no local definido. |
Mover disciplina
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra por meio da estrutura localizada no quadro à esquerda.
02. Na listagem apresentada no quadro à direita, selecionar a disciplina a ser movida.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para apenas selecionar a disciplina para movimentação, é necessário clicar sobre o quadro correspondente a ela, pois ao clicar no link correspondente ao seu nome a disciplina é aberta e seu conteúdo pode ser acessado, não sendo possível movê-la. |
03. Acionar Copiar/mover.
04. Em Destino do item, acionar Buscar.
05. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a disciplina será movida.
06. Na listagem apresentada, selecionar o local para o qual a disciplina será movida.
07. Acionar Adicionar e fechar a janela.
08. Acionar Mover.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Ao acionar essa opção, a disciplina é movida para o local definido. |
Criar turma para a disciplina
01. Acessar a disciplina para a qual a turma será criada.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Para acessar a disciplina, basta localizá-la no catálogo e acionar o link correspondente ao seu nome na listagem apresentada no quadro à direita. |
02. Acionar Novo.
03. Acionar Turma.
Expandir | ||
---|---|---|
| ||
Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de turmas. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Turma. |
Criar turma modelo para a disciplina
.
02. Acionar o ícone Editar, localizado ao lado direito do nome da disciplina.
Painel |
---|
Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, está localizada no canto superior direito da janela. |
03. Alterar as informações desejadas. Detalhes sobre os campos exibidos podem ser obtidos no caminho básico.
04. Acionar Salvar; ou Cancelar para descartar as alterações, se desejado.
Copiar disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita no local de destino. |
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.
02. Acionar o ícone Copiar/mover, localizado ao lado direito do nome da disciplina.
Painel |
---|
Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, é necessário acionar a seta existente ao lado de Editar, localizado no canto superior direito da janela. |
03. Em Destino do item, acionar Buscar.
04. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a disciplina será copiada.
05. Na listagem apresentada, selecionar o local de destino da cópia da disciplina.
06. Acionar Adicionar e fechar a janela.
07. Acionar Copiar.
Painel |
---|
Ao acionar essa opção, a cópia da disciplina é criada no local definido. |
Mover disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de exclusão na pasta onde está a disciplina e de modificação no local de destino. |
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.
02. Acionar o ícone Copiar/mover, localizado ao lado direito do nome da disciplina.
Painel |
---|
Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, é necessário acionar a seta existente ao lado de Editar, localizado no canto superior direito da janela. |
03. Em Destino do item, acionar Buscar.
04. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a disciplina será movida.
05. Na listagem apresentada, selecionar o local para o qual a disciplina será movida.
06. Acionar Adicionar e fechar a janela.
07. Acionar Mover.
Painel |
---|
Ao acionar essa opção, a disciplina é movida para o local definido. |
Remover disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de exclusão na pasta onde está a disciplina. |
01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.
02. Acionar o ícone Remover, localizado ao lado direito do nome da disciplina.
Painel |
---|
Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, é necessário acionar a seta existente ao lado de Editar, localizado no canto superior direito da janela. |
03. Na mensagem apresentada, acionar Sim para confirmar a exclusão da disciplina; ou Não para desistir da ação, se desejado.
Painel |
---|
Ao remover uma disciplina, se existir uma comunidade para ela, a comunidade é desativada. |
Visualizar informações da disciplina
...
01. Acessar a disciplina da qual se deseja visualizar as informações.
02. Acionar a seta localizada logo após a descrição da disciplina.
03. Visualizar a descrição, o objetivo, a ementa, a metodologia e a bibliografia da disciplina.
04. Acionar Fechar para retornar à janela principal da disciplina.
Acessar comunidade da disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação somente pode ser efetuada em disciplinas que possuem comunidade, ou seja, se a disciplina não possuir, a opção Acessar comunidade não é exibida. |
01. Acessar a disciplina da qual se deseja visualizar sua comunidade.
02. Acionar Acessar comunidade, localizado no canto superior direito da janela de visualização da disciplina.
03. Visualizar a comunidade exclusiva da disciplina.
Painel |
---|
A comunidade da disciplina também pode ser acessada diretamente pelo item Comunidades, localizado no menu principal, quando o aluno está matriculado em uma de suas turmas. |
Criar turma para a disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita na disciplina. |
01. Acessar a disciplina para a qual a turma modelo será criada.
...
title | Saiba mais |
---|
...
.
02. Acionar Na área Turmas, acionar Novo.
03. Acionar Turma modelo.
Painel | ||
---|---|---|
Expandir | ||
| ||
Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de turmas modelo. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Turma modelo. |
Falando de Disciplina...
As disciplinas são itens do catálogo que comportam e agrupam a estrutura de turmas, tópicos e itens de tópicos.
Elas são o item principal do aprendizado monitorado, ou seja, as turmas de disciplinas possuem acompanhamento de um professor e tutores, bem como possuem atividades e trabalhos, que também podem ser extraclasse.
Nas disciplinas normalmente são abordados conhecimentos complexos e mais abrangentes, que demandam mais tempo e acompanhamento.
Uma disciplina pode ter como pré-requisito uma outra disciplina, um treinamento ou uma trilha.
Se desejado, é possível criar uma comunidade para a disciplina, para promover a integração e a disseminação de conhecimento entre os seus alunos, professores e coordenador. A comunidade pode ser utilizada para compartilhar assuntos da disciplina, dúvidas, esclarecimentos, sugestões dentre tantas outras opções que torna o aprendizado colaborativo e eficiente. Os alunos são adicionados na comunidade como membros quando sua matrícula em uma das turmas da disciplina é aprovada. O administrador da comunidade é o coordenador da disciplina e os responsáveis são seus moderadores.
obtidas em Criar turma. |
Criar turma modelo para a disciplina
...
Painel |
---|
Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita na disciplina. |
01. Acessar a disciplina para a qual a turma modelo será criada.
02. Na área Turmas, acionar Novo.
03. Acionar Turma modelo.
Painel |
---|
Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de turmas modelo. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Turma modelo. |
Localizar turma da disciplina
...
01. Acessar a disciplina da qual se deseja localizar uma turma.
02. Na área Turmas, inserir o nome da turma que se deseja localizar no campo Buscar, localizado no canto superior direito.
03. Acionar Buscar, representado por uma lupa ao lado do campo.
04. Visualizar o resultado da busca realizada.
Pergunta frequente
...
É possível se matricular em mais de uma turma da mesma disciplina?