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Assunto 

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Contador de ocorrências

Passo a Passo

O sistema possui uma funcionalidade para a contagem de ocorrências de eventos do Ponto Eletrônico.

Segue um exemplo, demonstrando o uso dessa funcionalidade:

Tabela de Eventos (SP9)


Observe que o evento de horas normais será enviado para Folha de Pagamento pela verba 101.

Ele possui o Evento Contador 090 que, por sua vez, também será enviado à folha de pagamento conforme a verba 190.

Tabela de apontamentos (SPC)


Tabela de resultados (SPB)


Procedimentos de utilização:

1. No ambiente Ponto Eletrônico, opção Atualizações/Cadastros Ponto/Eventos, selecione a opção Incluir, disponível no menu.

  • Forneça a descrição do Evento Contador, por exemplo, Dias Trab. que corresponde à contagem dos dias trabalhados.
  • Informe os demais campos solicitados e, para que o evento contador seja enviado à folha de pagamento, associe-o a um código de verba, obrigatoriamente.

2. Ainda no Cadastro de Eventos, selecione o evento Horas Normais (identificador 001A) e em seguida, a opção Alterar, disponível no menu.

  • Na pasta Geral, localize o campo Contador e selecione o evento contador anteriormente cadastrado.
  • Repita este procedimento para os demais eventos, conforme necessidade da empresa.

3. No menu principal, selecione a opção Miscelâneas/Cálculos/Cálculo Mensal, execute a rotina Cálculo Mensal.

4. No menu principal, selecione a opção Atualizações/Lançamentos/Resultados, posicione o cursor sobre o registro do funcionário desejado, e selecione a opção Alterar.

Observe a geração do evento contador com o número de ocorrências de seu evento correspondente.

Importante:

  • A contagem de ocorrências é realizada no início do Cálculo Mensal, a medida que se obtêm Eventos do Apontamento (SPC) e antes do início das apurações que não sejam diárias. Isso significa que critérios como tolerância mensal para faltas ou destinos dos eventos (banco de horas ou folha de pagamento) não são considerados na contagem das ocorrências.
  • Um evento informado ou um evento associado a um abono, será considerado na apuração de ocorrências. Por exemplo, se um evento de faltas for abonado integralmente e esse abono possui um evento associado com apuração de ocorrências, o evento associado será o evento considerado para a contagem das ocorrências.
  • Os eventos contadores sempre serão informados para a folha de pagamento em quantidade de ocorrências diárias; ou seja, o Tipo da verba será Dias e o campo Horas Lanc. conterá a quantidade de ocorrências do evento.
  • Para personalizar o tratamento dos eventos contadores no Cálculo Mensal, pode ser desenvolvida uma customização por meio do ponto de entrada PNMEVECONT. Mais detalhes podem ser obtidos na Documentação Eletrônica Microsiga – DEM.

Observações:

Para a configuração acima, consideramos que a regra apura as horas normais.

Entretanto, podem-se contar as ocorrências de outros eventos, como por exemplo, o evento de faltas.

Para isso, basta informar um evento contador para qualquer evento, apurado pelo SIGAPON.

Um evento contador é um evento como outro qualquer, o que significa dizer que ele poderá ser enviado para o banco de horas ou para a folha de pagamento.

Deste modo é importante ser criterioso na configuração de um evento contador para não gerar resultados incoerentes.

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