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Chave

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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

(Obrigatório)

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão de Pessoas

Módulo

Gestão Organizacional

Segmento Executor

RM

Projeto1

 

IRM1

 

Requisito1

 

Subtarefa1

 

Chamado2

 

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

(Obrigatório)




Objetivo

 

<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.

(Obrigatório)

O objetivo deste projeto é definir um novo modelo de hierarquia a ser utilizado pelos sistemas de Recursos Humanos da Linha RM.
O modelo tem como base a hierarquia de seções, porém permite maior flexibilidade para os clientes e melhor usabilidade para os usuários.
A definição de chefes/subordinados utilizada pelos sistemas de RH passa a respeitar o modelo de posições.

 

Definição da Regra de Negócio

 

<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 Image Removed

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 


História: RHUAGIL-116 Listagem de auxiliares no Portal

Como: Chefe de uma posição

Eu Preciso: Uma lista de auxiliares ativos para as posições que ocupo.

Para conseguir: visualizar e tomar ações relacionadas a auxiliares.

 

Critérios de aceitação:

  •  Deve haver uma lista dos auxiliares ativos para as posições que o chefe ocupa. Por meio da lista deve ser possível editar os registros de auxiliares.

Tela: 

Image Added

 

História: RHUAGIL-117 Definição de auxiliar no Portal

Como: Chefe de uma posição

Eu Preciso: Ter a possibilidade de definir e editar auxiliares (funcionário ou externo), que poderão atuar como chefes auxiliares de minhas posições. Posso escolher para quais posições desejo atribuir o auxiliar e para qual período.

Para conseguir: delegar tarefas para auxiliares executarem na minha ausência ou simplesmente me auxiliando em minhas tarefas.

Critérios de aceitação:

  • A partir da lista dos auxiliares ativos para as posições que o chefe ocupa, deve ser possível editar os registros de auxiliares.
  • É possível editar o período de substituição. Alterando a Data Final o chefe pode finalizar a atuação do auxiliar.
  • Na tela de inclusão deve haver uma lista das posições que o chefe ocupa, e onde podem ser selecionadas as posições que o participante indicado deve ser incluído como auxiliar. Pelo menos uma posição deve ser marcada para salvar o registro. Se tiver só uma posição, esta já deve vir marcada.
  • Deve ser possível escolher um funcionário ou um externo. Só subordinados estarão disponíveis para serem escolhidos.
  • É obrigatório informar o período. Data inicial deve ser menor ou igual a data final. 
  • O sistema gera um registro de auxiliar para cada posição marcada na tela. Nos registros gerados, além das informações exibidas na tela, o sistema grava o usuário responsável e o momento em que o auxiliar foi definido.


Tela:

Image Added

 

História: RHUAGIL-170  Gerar cópia de Gestões por Posição

Como: Analista de RH

 Eu preciso: ter um assistente que permita criar cópias de uma Gestão por Posições e seu conteúdo. Criando uma cópia de gestão, posso iniciar um planejamento ou revisão da nova gestão sem impactar a gestão oficial. Em outro momento, se necessário, a nova gestão poderá tornar-se a gestão ativa.

 Para conseguir: Planejar uma Gestão por Posições antes de colocá-la em prática.

 Critérios de aceitação:

  • O processo só pode ser acionado se uma única gestão estiver selecionada na visão de gestões.
  • O usuário deverá informar o nome da nova gestão que será gerada. Além disso, O assistente deverá dar as seguintes opções ao usuário:
  • Cópia de times: deve ser escolhida uma opção.
    • Copiar todos os times da gestão (marcado por padrão);
    • Copiar apenas os times que possuem participantes;
    • Nenhum.
  • Cópia de posições: se a primeira opção for marcada, as duas seguintes estarão disponíveis.
    • Copiar as posições da gestão (marcado por padrão);
    • Copiar os líderes da posição (só pode ser marcado se a opção anterior estiver marcada) (marcado por padrão);
      • Copiar somente os líderes vigentes (habilitado somente se o usuário selecionar a opção de cópia dos líderes, se estiver marcado os líderes não vigentes não serão copiados para a nova Gestão a ser criada);
    • Copiar os vínculos de times com posições (só pode ser marcado se alguma cópia de times foi marcada e se o item “Copiar as posições da gestão” foi marcado) (marcado por padrão).
  • O padrão de opções para abertura da tela é o que está definido no protótipo anexado.
  • A execução do processo irá criar uma nova Gestão e copiará, além das informações básicas, os itens escolhidos entre as opções acima expostas.
  • Não deve ser copiado o histórico de ativações da gestão.

Tela:

Image Added


História: RHUAGIL-311 Processo de exclusão de gestão de hierarquia

Como: analista de RH 

Eu preciso: excluir uma gestão de hierarquia não ativa independente se a mesma possui posições, times, lideres e etc vinculadas a ela.

Para conseguir: remover completamente e rapidamente uma gestão não utilizada.

Critério de aceitação:

  • Garantir que todos os registros vinculados a gestão foram removidos.
  • Garantir que a gestão foi removida.
  • Não permitir que o processo seja executado se a gestão estiver ativa.
  • Exibir numa etapa do processo a quantidade de times, posições lógicas, posições físicas e líderes existentes na gestão.

Tela:

Image Added


História: RHUAGIL-314  Gestão de hierarquia multi-coligada

Como: analista de RH

Eu preciso: definir gestões de hierarquia que se relacionam entre as coligadas existentes.

Para conseguir: gerir a hierarquia de toda a empresa.

Critérios de aceitação:

  • No cadastro de líder deve ser possível cadastrar líderes de qualquer coligada. Para isso deve ser incluído um lkp para a escolha da coligada antes dos lkps de funcionário e externo. Na inclusão, por padrão este lkp será carregado com a coligada corrente.
    • Todas as validações do cadastro de líder devem olhar para o campo codcoligadalider.

 


Impactos em funcionalidades

As seguintes funcionalidades dos produtos de RH foram adaptadas para, de acordo com a parametrização, utilizar a regra de hierarquia correta para a coligada:

  • Processo de criação de atendente no RM Agilis
  • Análise Salarial
  • Inclusão de Metas no Portal
  • Avaliação de Desempenho por Competências
  • Organograma
  • Envio de e-mail para Gestor no Mapa de Conhecimento e Análise de Potencial
  • Visão de Subordinados
  • Fluxo padrão de requisições
  • Requisições – Winforms
  • Requisições – Portal
  • Cadastro de Anotação Pessoal - Winforms
  • Aprovação de Batidas
  • Saldo de Banco de Horas
  • Aprovação de Batidas em Grupo
  • Aprovar Abonos
  • Encerrar liderança de um funcionário ao demitir o funcionário
  • Gestão de Ferias
  • Anexo de Funcionários Lotados na Seção
  • Rotinas de chefia do Agilis (CRM)

 Em todos os pontos citados acima, o sistema irá validar se deve exibir chefe/subordinado de acordo com a regra de hierarquia por posições ou por seções, de acordo com a parametrização.

O comportamento interno dos itens não foi alterado.

 

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 

[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.