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Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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(Obrigatório)
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | TOTVS Gestão de Pessoas | Módulo | Gestão Organizacional |
Segmento Executor | RM | ||
Projeto1 |
| IRM1 |
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Requisito1 |
| Subtarefa1 |
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Chamado2 |
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País | ( x ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. | ||
Outros |
Objetivo
<Nesta etapa informar o objetivo da especificação do requisito, ou seja, o que a funcionalidade deve fazer. Exemplo: Permitir que o usuário defina o percentual mínimo em espécie (dinheiro), a referência mínima para calculo dos débitos do aluno e o período de validade do parâmetro de negociação>.
(Obrigatório)O objetivo deste projeto é definir um novo modelo de hierarquia a ser utilizado pelos sistemas de Recursos Humanos da Linha RM.
O modelo tem como base a hierarquia de seções, porém permite maior flexibilidade para os clientes e melhor usabilidade para os usuários.
A definição de chefes/subordinados utilizada pelos sistemas de RH passa a respeitar o modelo de posições.
Definição da Regra de Negócio
<Regra de negócio é o que define a forma de fazer o negócio, o processo definido e/ou as regras que devem ser contempladas. Devem ser descritas restrições, validações, condições e exceções do processo. Caso necessário, incluir neste capítulo também regras de integridade que devem ser observadas no momento do desenvolvimento>.
<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
[ACAA040 – Parâmetros] | [Alteração] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA050 – Negociação Financeira] | [Envolvida] | [Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria] | - |
[ACAA060 – Cadastro de Pedidos] | [Criação] | [Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros] | - |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
História: RHUAGIL-116 Listagem de auxiliares no Portal
Como: Chefe de uma posição
Eu Preciso: Uma lista de auxiliares ativos para as posições que ocupo.
Para conseguir: visualizar e tomar ações relacionadas a auxiliares.
Critérios de aceitação:
- Deve haver uma lista dos auxiliares ativos para as posições que o chefe ocupa. Por meio da lista deve ser possível editar os registros de auxiliares.
Tela:
História: RHUAGIL-117 Definição de auxiliar no Portal
Como: Chefe de uma posição
Eu Preciso: Ter a possibilidade de definir e editar auxiliares (funcionário ou externo), que poderão atuar como chefes auxiliares de minhas posições. Posso escolher para quais posições desejo atribuir o auxiliar e para qual período.
Para conseguir: delegar tarefas para auxiliares executarem na minha ausência ou simplesmente me auxiliando em minhas tarefas.
Critérios de aceitação:
- A partir da lista dos auxiliares ativos para as posições que o chefe ocupa, deve ser possível editar os registros de auxiliares.
- É possível editar o período de substituição. Alterando a Data Final o chefe pode finalizar a atuação do auxiliar.
- Na tela de inclusão deve haver uma lista das posições que o chefe ocupa, e onde podem ser selecionadas as posições que o participante indicado deve ser incluído como auxiliar. Pelo menos uma posição deve ser marcada para salvar o registro. Se tiver só uma posição, esta já deve vir marcada.
- Deve ser possível escolher um funcionário ou um externo. Só subordinados estarão disponíveis para serem escolhidos.
- É obrigatório informar o período. Data inicial deve ser menor ou igual a data final.
- O sistema gera um registro de auxiliar para cada posição marcada na tela. Nos registros gerados, além das informações exibidas na tela, o sistema grava o usuário responsável e o momento em que o auxiliar foi definido.
Tela:
História: RHUAGIL-170 Gerar cópia de Gestões por Posição
Como: Analista de RH
Eu preciso: ter um assistente que permita criar cópias de uma Gestão por Posições e seu conteúdo. Criando uma cópia de gestão, posso iniciar um planejamento ou revisão da nova gestão sem impactar a gestão oficial. Em outro momento, se necessário, a nova gestão poderá tornar-se a gestão ativa.
Para conseguir: Planejar uma Gestão por Posições antes de colocá-la em prática.
Critérios de aceitação:
- O processo só pode ser acionado se uma única gestão estiver selecionada na visão de gestões.
- O usuário deverá informar o nome da nova gestão que será gerada. Além disso, O assistente deverá dar as seguintes opções ao usuário:
- Cópia de times: deve ser escolhida uma opção.
- Copiar todos os times da gestão (marcado por padrão);
- Copiar apenas os times que possuem participantes;
- Nenhum.
- Cópia de posições: se a primeira opção for marcada, as duas seguintes estarão disponíveis.
- Copiar as posições da gestão (marcado por padrão);
- Copiar os líderes da posição (só pode ser marcado se a opção anterior estiver marcada) (marcado por padrão);
- Copiar somente os líderes vigentes (habilitado somente se o usuário selecionar a opção de cópia dos líderes, se estiver marcado os líderes não vigentes não serão copiados para a nova Gestão a ser criada);
- Copiar os vínculos de times com posições (só pode ser marcado se alguma cópia de times foi marcada e se o item “Copiar as posições da gestão” foi marcado) (marcado por padrão).
- O padrão de opções para abertura da tela é o que está definido no protótipo anexado.
- A execução do processo irá criar uma nova Gestão e copiará, além das informações básicas, os itens escolhidos entre as opções acima expostas.
- Não deve ser copiado o histórico de ativações da gestão.
História: RHUAGIL-311 Processo de exclusão de gestão de hierarquia
Como: analista de RH
Eu preciso: excluir uma gestão de hierarquia não ativa independente se a mesma possui posições, times, lideres e etc vinculadas a ela.
Para conseguir: remover completamente e rapidamente uma gestão não utilizada.
Critério de aceitação:
- Garantir que todos os registros vinculados a gestão foram removidos.
- Garantir que a gestão foi removida.
- Não permitir que o processo seja executado se a gestão estiver ativa.
- Exibir numa etapa do processo a quantidade de times, posições lógicas, posições físicas e líderes existentes na gestão.
Tela:
História: RHUAGIL-314 Gestão de hierarquia multi-coligada
Como: analista de RH
Eu preciso: definir gestões de hierarquia que se relacionam entre as coligadas existentes.
Para conseguir: gerir a hierarquia de toda a empresa.
Critérios de aceitação:
- No cadastro de líder deve ser possível cadastrar líderes de qualquer coligada. Para isso deve ser incluído um lkp para a escolha da coligada antes dos lkps de funcionário e externo. Na inclusão, por padrão este lkp será carregado com a coligada corrente.
- Todas as validações do cadastro de líder devem olhar para o campo codcoligadalider.
Impactos em funcionalidades
As seguintes funcionalidades dos produtos de RH foram adaptadas para, de acordo com a parametrização, utilizar a regra de hierarquia correta para a coligada:
- Processo de criação de atendente no RM Agilis
- Análise Salarial
- Inclusão de Metas no Portal
- Avaliação de Desempenho por Competências
- Organograma
- Envio de e-mail para Gestor no Mapa de Conhecimento e Análise de Potencial
- Visão de Subordinados
- Fluxo padrão de requisições
- Requisições – Winforms
- Requisições – Portal
- Cadastro de Anotação Pessoal - Winforms
- Aprovação de Batidas
- Saldo de Banco de Horas
- Aprovação de Batidas em Grupo
- Aprovar Abonos
- Encerrar liderança de um funcionário ao demitir o funcionário
- Gestão de Ferias
- Anexo de Funcionários Lotados na Seção
- Rotinas de chefia do Agilis (CRM)
Em todos os pontos citados acima, o sistema irá validar se deve exibir chefe/subordinado de acordo com a regra de hierarquia por posições ou por seções, de acordo com a parametrização.
O comportamento interno dos itens não foi alterado.
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
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Programa base |
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Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
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Programas
Programa |
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Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
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Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
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Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
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Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
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Sub-Rotina (EMS) |
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Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
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Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
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Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
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Descrição em Inglês* |
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[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
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