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  • Ordem de Serviço de Oficina Mecanica MNFM0022

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Objetivo: Tem como objetivo registrar os serviços de manutenção realizados pelos mecânicos nos equipamentos da frota e centros de custos da empresa, imprimir os formulários para apontamento destes serviços e baixar as manutenções preventivas. O registro das ordens de serviço, além de monitorar e controlar as intervenções de manutenções realizadas nos equipamentos da frota permite monitorar a produtividade dos mecânicos, da oficina e a disponibilidade da frota.
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Dados
Campos Obrigatórios:

  • Ordem de Serviço: o usuário deve digitar um número diferente para cada Ordem de Serviço; (tamanho do campo: 8 caracteres)
  • Equipamento: o usuário deve informar o equipamento que está recebendo a Ordem de Serviço;
  • Classe de Manutenção: o usuário deve indicar a classe de manutenção que o equipamento deve receber, ex: Preventiva, Corretiva, etc.

Com o intuito de agilizar o processo de navegação e recuperar os registros desejados, a tela de Ordem de Serviço de Oficina Mecânica será aberta sem registros e na lateral esquerda são apresentados filtros para a busca das ordens de serviço desejadas.

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Após o preenchimento dos filtros desejados, tecle em "Aplicar" e se houver Ordens de Serviço de acordo com a parametrização serão exibidas na tela principal.


Image AddedDados
Campos Obrigatórios para inserção de uma nova Ordem de Serviço Demais Campos:

  • Origem: o usuário deve informar se a ordem de serviço é de origem "interna" ou "campo" ou "terceiros". As ordens de origem interna são as ordens atendidas internamente na oficina. As de origem "campo" são as atendidas no campo e as externas em dependências externas à oficina.Prestador de Serviço: o usuário pode indicar se o equipamento que vai receber a manutenção é um prestador de serviço;
  • Tipo de O.S.: o usuário pode informar se a Ordem de Serviço está sendo aberta para um Equipamento, para um Centro de Custo oupara Depreciação.
  • Motivo: o usuário pode informar o motivo de abertura da Ordem de Serviço, ex: Quebra, Manutenção, etc.;
  • Data de Entrada: o usuário deve indicar a data de abertura da OS. Para as ordens de serviço abertas na oficina (origem = "interna"), este atributo contém a data de entrada do equipamento na oficina. Para as ordens de origem = "campo", indica a data de abertura do chamado.
  • Hora de Entrada: o usuário deve indicar o horário de abertura da OS. Para as ordens de serviço abertas na oficina (origem = "interna"), este atributo contém a hora de entrada do equipamento na oficina. Para as ordens de origem = "campo", indica a hora de abertura do chamado. (tamanho do campo: 4 caracteres)
  • Tipo de O.S.: o usuário pode informar se a Ordem de Serviço está sendo aberta para um Equipamento, para um Centro de Custo ou para Depreciação.
  • Equipamento: o usuário deve informar o equipamento que está recebendo a Ordem de Serviço;
    • Campo (habilitado somente se o Tipo de Ordem de Serviço for Depreciação ou Equipamento): Recuperar todos os equipamentos disponíveis de acordo com a data de Entrada para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
    • Apenas equipamentos liberados para realização de serviços de oficina serão permitidos, essa liberação é feita no cadastro do equipamento.
  • Classe de Manutenção: o usuário deve indicar a classe de manutenção que o equipamento deve receber, ex: Preventiva, Corretiva, etc.


Demais Campos:

  • Ordem de Serviço: o sistema irá gerar automaticamente o número sequencial da Ordem de Serviço ao clicar no botão "Salvar" (Campo Desabilitado);
  • Prestador de Serviço: o usuário pode indicar se o equipamento que vai receber a manutenção é um prestador de serviço;
  • Motivo: o usuário pode informar o motivo de abertura da Ordem de Serviço, ex: Quebra, Manutenção, etc.;
  • Previsão de Saída: o usuário pode informar uma previsão da data de saída do equipamento da Oficina;
  • Data da Saída: o usuário deve indicar a data de encerramento da OS. Tanto para as ordens de serviço abertas na oficina (origem = "interna") como nas ordens de "campo", este atributo deve conter a data que o equipamento foi liberado pela oficina. O valor deste atributo deve ser maior que a data/hora de entrada.
  • Hora de Saída: o usuário deve indicar o horário de encerramento da OS. Tanto para as ordens de serviço abertas na oficina (origem = "interna") como nas ordens de "campo", este atributo deve conter o horário que o equipamento foi liberado pela oficina. O valor deste atributo deve ser maior que o horário de entrada na oficina. (tamanho do campo: 6 caracteres)
  • Funcionário/Liberação: o usuário pode informar o funcionário que realizou a liberação do equipamento após a realização dos serviços descritos na Ordem de Serviço;
    • Recuperar todos os funcionários disponíveis de acordo com a data de Entrada para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
  • Funcionário Solicitante: o usuário pode informar o funcionário que solicitou o serviço a ser realizado na Ordem de Serviço;
    • Recuperar todos os funcionários disponíveis de acordo com a data de Entrada para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
  • Descrição do Serviço Executado: o usuário pode informar o serviço executado na Ordem de Serviço;
  • Observação: o usuário pode informar alguma observação referente a Ordem de Serviço, caso a mesma seja pertinente.
  • Ao finalizar uma Ordem de Serviço de Oficina sem detalhes o sistema irá validar de acordo com o parâmetro "Permite encerrar Ordem de Serviço de Oficina sem detalhe". Sim – Permite finalizar / Não – Não permite finalizar / Com confirmação – Permite finalizar de acordo com a confirmação do usuário.

Demais Validações:

  • Para que seja realizada melhor gestão de custos, não é permitido alterar o código do equipamento na Ordem de Serviço caso tenha Solicitações de Materiais já integrado ou atendido.

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Detalhes  Detalhes(Informações relativas aos serviços dos mecânicos)
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Campos Obrigatórios:

  • Funcionário/Execução: o usuário deve informar o funcionário responsável pela execução da Ordem de Serviço;
    • Recuperar todos os funcionários disponíveis de acordo com a data de Entrada para uma das Unidades Administrativas cadastradas na guia Unidades - Troca de Recursos do cadastro de Unidade Administrativa para a unidade logada.
  • Operação da Manutenção: o usuário deve informar a operação de manutenção realizada na Ordem de Serviço;
  • Data da Realização: o usuário deve informar a data de realização da OS.;
  • Hora Inicial: o usuário pode indicar a hora de início da realização dos serviços; (tamanho do campo: 4 caracteres).


Demais Campos:

  • Sistema Veicular: o usuário pode indicar o sistema veicular que vai receber a manutenção. Sempre que o Subsistema Veicular for informado será obrigatório informar o Sistema Veicular.

...

Sempre que o Subsistema Veicular for informado será obrigatório informar o Sistema Veicular.
Se o Tipo da Ordem de Serviço for de Equipamento e a Operação for Produtiva será obrigatório informar o Sistema Veicular e o Subsistema Veicular.

...

  • Hora Final: o usuário pode indicar a hora de término da realização dos serviços; (tamanho do campo: 4 caracteres)
  • Total: o sistema deve trazer a quantidade de horas gastas na execução da OS;
  • Observação: o usuário pode informar alguma observação referente à Ordem de Serviço;
  • Plano de Manutenção: o usuário pode informar o número do plano de manutenção cadastrado anteriormente no Plano Mestre de Manutenção;

...

  • O usuário não poderá inserir mais de um detalhe de ordem de serviço no mesmo intervalo de tempo para o mesmo Funcionário.
  • Não é permitido manipular um apontamento que já tenha sido processado pelo Processamento de Pagamento de Serviços. Para realizar esta operação, deverá ser regredida a Data de Pagamento do Período de Pagamento do Contrato do Prestador que realizou o serviço.
  • O Plano de Manutenção se informado deverá estar relacionado ao Equipamento/Modelo de Equipamento, Operação de Manutenção, Sistema Veicular e Subsistema Veicular informados.

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Materiais Aplicados
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Esta guia é onde são apontados os materiais utilizados na Ordem de Serviço de Oficina Mecânica e somente será utilizada quando configurado o parâmetro "Apontar Materiais na Ordem de Serviço de Oficina" para "S", caso contrário servirá apenas para visualização das informações, pois as mesmas serão originadas no ERP e transferidas para essa tela para acompanhamento.
Campos Obrigatórios:

...

  • Número Requisição Externa: o usuário deve indicar o número da requisição (tamanho do campo: 22 caracteres);
  • Observação: o usuário pode informar alguma observação referente ao Material utilizado na Ordem de Serviço de Oficina.
  • Total (R$): Totalizador dos gastos com materiais para a ordem de serviço de oficina; (tamanho do campo: 12 inteiros e 4 decimais)
  • Empresa ERP: Codigo Código ERP da Empresa ultilizada utilizada na integração;
  • Filial ERP: Codigo Código ERP da Filial ultilizada utilizada na integração;
  • Ponto de Abastecimento ERP: Codigo Código ERP do Ponto de Abastecimento ultilizada utilizada na integração;


Validações:

  • O Material informado deve se encontrar como "Ativo", caso contrário, o cadastro de Materiais Aplicados será impedido. (A Ativação/Inativação do material é realizada na página de Cadastro do Material).

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Motivo de Entrada
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Campos Obrigatórios:

  • Motivo: o usuário deve indicar o motivo da entrada do equipamento na Oficina;
  • Motivo Principal: o usuário deve indicar se o motivo de entrada é o motivo principal, ou não;
  • Sistema Veicular: o usuário deve indicar o sistema veicular que vai receber a manutenção;
  • Subsistema Veicular: o usuário deve indicar o subsistema veicular que vai recebe a manutenção.


Demais Campos:

...

:

...

  • Observação: Observação: o usuário pode informar alguma observação referente ao Motivo de Entrada do equipamento na Oficina.

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Solicitação de Materiais
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Campos Obrigatórios:

  • Número do Item: Número de Sequencia do Item. Campo desabilitado e preenchido automaticamente (tamanho do campo: 10 caracteres) . (Campo desabilitado);
  • Data da Necessidade: o usuário deverá informar qual a data da entrega do material.;
  • Tipo de Peça / Serviço: o usuário deverá informar se a peça/serviço é do tipo interna, externa ou mão de obra externa;
  • Depósito: o usuário deverá informar o Depósito de onde será retirado o material;
  • Material: o usuário deverá informar o material/serviço a ser solicitado;
  • Quantidade Material: Quantidade de material ou serviço solicitado. A quantidade não pode ser menor ou igual a 0 (zero) (tamanho do campo: 10 inteiros e 4 decimais)Tipo de Peça / Serviço: o usuário deverá informar se a peça/serviço é do tipo interna, externa ou mão de obra externa.Ponto de Abastecimento: o usuário deverá informar o Ponto de Abastecimento de onde será retirado o material;


Demais Campos:

  • Prestador de Serviço: o usuário deverá informar o Pretador Prestador de Serviço que fornece o material a ser comprado ;(tamanho do campo: 20 inteiros)
  • Valor Unitário Previsto: Neste campo será informado o valor do Material comprado; (Campo informativo/desabilitado) (tamanho do campo: 12 inteiros e 4 decimais)
  • Numero de Requisição: Neste campo será informado o numero da requisição atendida pelo ERP. (Campo informativo/desabilitado)
  • Numero de Solicitação: Neste campo será informado o numero da solicitação de compra atendida pelo ERP. (Campo informativo/desabilitado)
  • Numero do Pedido: Neste campo será informado o numero do pedido de compra atendido pelo ERP. (Campo informativo/desabilitado)
  • Situação : Neste campo será informado a situação (status) da requisição/solicitação/reserva. (Campo informativo/desabilitado)
  • Mensagem Integração: Mensagem de erro de integração caso ocorra. (Campo informativo/desabilitado)
  • Observação: Campo para o usuário informar uma descrição tecnica técnica do item
  • Observação ao Usuário: Neste campo será informado alguma informação ou recomendação ao Usuario Usuário pelo Prestador de Serviço. (Campo informativo/desabilitado)
  • Botão Enviar: Realiza o envio do material solicitado ao ERP. Caso a integração seja realizada através do PIMSConnector, checar os seguinte parâmetros que controlam a forma de agrupamento dos materiais enviados (para que o envio seja realizado por lote os três parâmetros deverão estar com valor Sim):
    • PIMSGRAOS.EAI - JMSEAI_ENABLED - Se o JMS para o Integrator esta habilitado
    • PIMSGRAOS.EAI - USING_OS_MANUTENCAO_AUTOMOTIVA_LIST - Se o envio de dados é em lista de itens ou item a item
    • PIMSCONNECTOR - pimsconnector.osoficina.utiliza.idboletimlote - Utiliza internalID por lote na solicitação de compras de oficina


Validações:

  • O Material informado deve se encontrar como "Ativo", caso contrário, o cadastro de Solicitação de Materiais será impedido. (A Ativação/Inativação do material é realizada na página de Cadastro do Material).

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Envio de Solicitações de Materiais para Integração:

  • Enviado: Neste campo o usuário seleciona quais Solicitações de Materiais deseja enviar para Integração. Também serve para indicar qual Solicitação já foi enviada, ficando marcado e não podendo ser alterado;
  • Botão Marcar Todos: Serve para marcar todas as Solicitações que ainda não foram enviadas;
  • Botão Desmarcar Todos: Serve para desmarcar todas as Solicitação que ainda não foram enviadas;
  • Botão Enviar: Serve para enviar para Integração as Solicitações de Materiais que foram marcadas.

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Parâmetros TOTVS Agro PIMS Connector

Para que a integração ocorra corretamente, os parâmetros abaixo devem estar com os valores abaixo, configurados no TOTVS Agro PIMS Connector (Administração → Configurações PIMS → Parâmetros).

Estes parâmetros farão com que os materiais solicitados sejam agrupados na mesma mensagem de XML para o Protheus.

Nome ParâmetroContextoDescriçãoValor
JMSEAI_ENABLEDPIMSGRAOS.EAISe o JMS para o Integrator esta habilitadoSim
FG_STATUS_LIBERACAO_LISTPIMSGRAOS.EAIStatus da listagem de boletim para liberacao4,6,9,15,12
USING_ENCERRAMENTO_REABERTURA_OS_LISTPIMSGRAOS.EAISe o envio de dados é em lista de itens ou item a itemSim
USING_INVENTORY_LISTPIMSGRAOS.EAISe o envio de dados é em lista de itens ou item a itemSim
USING_OS_MANUTENCAO_AUTOMOTIVA_LISTPIMSGRAOS.EAISe o envio de dados é em lista de itens ou item a itemSim
USING_SOLICITACAO_RESERVA_OS_LISTPIMSGRAOS.EAISe o envio de dados é em lista de itens ou item a itemSim


Reimpressão da Ordem de Serviço (OS)
Objetivo: Tem como objetivo reimprimir as ordens de serviços já cadastradas caso seja necessário.
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Relatório de Histórico de Intervenções
Objetivo: Tem como objetivo retirar o histórico de Intervenções (todas as operações realizadas na Oficina) de acordo com o período escolhido.
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