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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Parâmetros
  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

Implementada melhoria para que seja possível a vinculação de NVE no Cadastro de Produtos (MATA010) no módulo Easy Import Control (SIGAEIC).

A Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística (NVE) complementa a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) para mercadoria submetida a despacho aduaneiro de importação para efeito de valoração aduaneira, bem como aprimora dados estatísticos sobre comércio exterior. Esta informação é obrigatória na Declaração de Importação (DI) sempre que o NCM da mercadoria tiver indicação para NVE.

Com esta vinculação por Produto, ao ser utilizado em um processo de importação, as informações serão carregadas nas rotinas de PLI (Pedido de Licença de Importação) e/ou DI (Desembaraço).

A regra para geração da tabela de NVE é caso seja a mesma NCM, o mesmo Nível de Classificação, Atributo e Especificação do Atributo, os itens serão relacionados para a mesma tabela de NVE.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

  • Procedimento para configuração 

É necessário que o parâmetro MV_EIC0011 esteja configurado com conteúdo .T. para utilização da funcionalidade.


  • Procedimento para utilização

Pré-Requisitos - Sequência 001:

Possuir um produto cadastrado com NCM que exija NVE.

Sequência 001: NVE no Produto

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Atualizações → Cadastros → Produtos (MATA010)
  2. Selecione o registro, e em Outras Ações, clique em Relacionadas → Classificação NVE.
  3. Informe o Nível Classif., Atributo e Espec. Atri. , na tela de informação de NVE e clique em Salvar.
  4. Confirme a gravação.
  5. O registro é gravado som sucesso.


Pré-Requisitos - Sequência 002:

Possuir um Purchase Order cadastrado, com item anuente que possua NVE vinculada.

Sequência 002: NVE na PLI

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse Atualizações → Licenca de Import → Manutenção PLI. (EICGI400)
  2. Clique em Incluir.
  3. Informe os dados de capa e clique em Salvar.
  4. Informe o PO de referência e clique em Salvar.
  5. Caso o item não vier marcado, dê duplo clique, informe os dados e clique em Salvar.
  6. Caso o produto possua NVE vinculada, o sistema informa mensagem questionando se o usuário deseja importar os dados.
  7. Clique em Sim.
  8. Em Outras Ações, clique em Class. NVE.
  9. O sistema exibe os dados de NVE carregados do produto.
  10. Clique em Confirmar.
  11. Na tela de itens, clique em Salvar.
  12. Na tela de Conferência Final, clique em Salvar.
  13. Confirme a gravação.
  14. O registro é gravado com sucesso.


Pré-Requisitos - Sequência 003:

Possuir um Purchase Order cadastrado, com item não anuente que possua NVE vinculada.

Sequência 003: NVE no Desembaraço

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC) acesse Atualizações → Desembaraço → Manutenção. (EICDI502)
  2. Clique em Incluir.
  3. Preencha os dados da capa e clique em Salvar.
  4. Informe o PO e clique em Salvar.
  5. Marque os itens
  6. Em Outras Ações, clique em Invoices.
  7. Em Outras Ações, clique em Incluir.
  8. Informe os dados da capa e clique em Salvar.
  9. Caso o produto possua NVE vinculada, o sistema informa mensagem questionando se o usuário deseja importar os dados. Clique em Sim.
  10. Caso o produto não possua NVE vinculada, para informar NVE para este item é necessário acessar o menu principal do Desembaraço, selecionar a opção Itens e, em seguida, selecionar a opção Outras Ações →  N.V.E
  11. Marque os itens e clique em Salvar.
  12. Na tela de itens da invoices, clique em Salvar.
  13. Na tela de invoices, clique em Salvar.
  14. Na tela de Conferência Final, clique em Salvar.
  15. Confirme a gravação.
  16. O registro é gravado com sucesso.


Pré-Requisitos - Sequência 004:

Possuir dois produtos distintos atrelados à mesma NCM e com classificação N.V.E cadastradas distintamente para os dois produtos.

Possuir processos de Purchase Order que contenham saldo dos dois produtos

Sequência 004: Geração de arquivo .txt de envio de dados do PO ao despachante com Purchase Order que possua itens atrelados à tabelas de classificação NVE na fase de cadastro do produto.

  1. No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse a rotina Miscelânea Int. Despachante.
  2. Na guia de Serviços, posicione sobre Envio de POGerados e, na guia de Ações, clique no item Int.PO
  3. Informe ou pesquise pelo código do processo de Purchase Order requisitado e clique no botão OK, informe o despachante do processo no campo e clique em OK novamente.
  4. Na tela seguinte, marque o processo e clique em Confirmar.
  5. Confirme a geração nas mensagens exibidas pelo sistema. Ao final da geração o sistema exibirá uma mensagem confirmando a geração do arquivo com sucesso.
  6. Localize o arquivo gerado na pasta de instalação do sistema (RootPath), subpasta: ...\comex\intdespachante\gerados e verifique no arquivo que as tabelas de cada item foram impressas conforme o layout de envio ao despachante.


Pré-Requisitos - Sequência 005:

Possuir um processo de embarque\desembaraço que possua vários itens com vinculação à tabela de N.v.e nas fases de Cadastro do Produto / PLI / Desembaraço.

Sequência 005: Geração de arquivo .txt de envio de dados da DI ao despachante com processo que possua tabelas NVE atreladas aos itens cadastradas no cadastro de produto, na fase de PLI e na própria fase de DI.

  • No Easy Import Control (SIGAEIC), acesse a rotina Miscelânea Int. Despachante.
  • Na guia de Serviços, posicione sobre Envio de Embarque → Gerados e, na guia de Ações, clique no item Int.DI
  • Informe ou pesquise pelo código do processo de Desembaraço requisitado e clique no botão OK, informe o despachante do processo no campo e clique em OK novamente.
  • Na tela seguinte, marque o processo e clique em Confirmar.
  • Confirme a geração nas mensagens exibidas pelo sistema. Ao final da geração o sistema exibirá uma mensagem confirmando a geração do arquivo com sucesso.
  • Localize o arquivo gerado na pasta de instalação do sistema (RootPath), subpasta: ...\comex\intdespachante\gerados e verifique no arquivo que as tabelas de cada item foram impressas conforme o layout de envio ao despachante.

03. PARÂMETROS

ParâmetroDescrição
MV_EIC0011Define se a N.V.A.E será utilizada na fase de PLI e cadastro de produto.


04. TABELAS UTILIZADAS

  • EIM - Adição Nomenclatura Valor Est
  • SJK - Atributos para Valoração
  • SJL - Especificações para Valoração

Tratamento de NVE (Nomenclatura de Valor Aduaneiro e Estatística) por Produto

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

Easy Import Control

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MATA010

Cadastro de Produtos

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

AVCADGE

Cadastros Genéricos

EECAC120 

Cadastro de Produtos
EICGI400Pedido de Licença de Importação

Cadastros Iniciais:

Possuir os arquivos AVGERAL.PRW, AVCADGE.PRW, MATA010.PRX, EECAC120.PRW, EICGI400.PRW, EICPRD100.PRW atualizados.

Parâmetro(s):

MV_EIC0011 = .T.

Chamados Relacionados

TWJATO

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

EIM - Adição Nomenclatura Valor Est

SJK - Atributos para Valoração

SJL - Especificações para Valoração

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Versão/Release:12.1.14

Descrição

Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.

 

 

Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.

 

Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

 

Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:

 

 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função

 

 

 

 

...