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  • Integração Manutenção de Ativos x Logix

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INTEGRAÇÃO Manutenção de Ativos X LOGIX

A partir do release 12.1.16, estará disponível aos clientes TOTVS a oferta de Integração do Manutenção de Ativos (  Protheus ) ao ERP Logix.

O objetivo deste documento é descrever os processos que envolvem a integração do módulo Manutenção de Ativos do Protheus com o Manutenção Industrial, Engenharia, Plano Operacional, Estoque, Custos, Compras, Recursos Humanos e Contabilidade do Logix e servir como base para a configuração do sistema. Os processos descritos nesse documento foram elaborados tendo em vista a utilização do Logix.

O presente documento tem como foco a configuração do módulo Manutenção de Ativos e seus processos em integração com o logix, não sendo responsabilidade do mesmo descrever as parametrizações referentes ao Logix. Para os demais processos e configurações recomenda-se as documentações e especificação desenvolvidas para o projeto e documentações específicas do Logix. Em alguns momentos, de forma complementar, são citadas também configurações referentes ao Protheus e outras documentações.

Recomenda-se, para auxiliar no processo, utilizar as evidências de testes desenvolvidas durante a etapa de testes integrados para visualizar o funcionamento prático da integração.

Sistemas Envolvidos

  • ERP Logix: O BackOffice Logix é o produto Totvs responsável por enviar via integração no banco de dados as informações de Cliente/Fornecedor, Item contábil (Área e Linha de Negócio), Centro de Custo, Produto, Saldo dos Produtos, unidade de medida, Funcionários e Recuso.
  • Manutenção de Ativos ( Protheus ): Manutenção de Ativos é uma solução completa para o Planejamento e Controle de Manutenção de Ativos. O produto proporciona uma administração completa de todo o processo de Engenharia de Manutenção, passando pela Gestão de Materiais, que consiste num controle efetivo de todos os insumos necessários para a sua execução, como itens de estoque, Ferramentas e Equipamentos, além de gerir a disponibilidade de Mão-de Obra e Terceiros. Determina os Custos, contabiliza-os e registra o Histórico das Manutenções. O MNT atende a demanda de qualquer departamento de manutenção moderno, proporcionando a Gestão de praticamente todas as modalidades de Ordens de Serviço de manutenção como: 
  • Corretivas, Preventivas, apoio a Preditivas, Reformas e Lubrificação.

Integração

O objetivo do projeto é integrar o ERP Logix com o Manutenção de Ativos ( Protheus ), por meio de uma tabela "muro" para troca de informações.

Escopo

  •  

     

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

O escopo da integração é a sincronização entre os cadastros de backOffice de ambos sistemas. Para fazer esse controle, as seguintes entidades foram integradas

  • Item Contábil (Área e Linha de Negócio): Logix envia;
  • Funcionário : Logix envia;
  • Funcionário da Manutenção: Logix envia;
  • Centro de Custo: Logix envia;
  • Unidade de medida: Logix envia;
  • Produto: Logix envia;
  • Saldo do Produto: Logix envia;
  • Fornecedor: Logix envia ;
  • Recurso: Logix envia ;
  • Requisição de Empenho: Protheus envia ;
  • Transferência de funcionário: RM envia (a partir da versão 12.1.13).

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

Versão do Logix:


Versão do Protheus: 12.1.17


Para o correto funcionamento da integração é necessário realizar as seguintes configurações nos sistemas envolvidos:

  • Configurar os seguintes parâmetros:

    Pivot Table
    id1539622226301_1553707548

    Parâmetro

    Conteúdo

    Observação

    MV_NGINTLO

    Exemplo:

    INFORMIX;logix_tst;7890;10.0.0.32

    Indica qual será o nome do Banco de dados, Alias, Número da Porta e Servidor do DBACESS que será utilizado para integração LOGIX. Deve utilizar o caractere “;” (ponto e virgula) para separar as informações.

    MV_NGINTER

    L

    L= LOGIX;R=RM;M=Mensagem única.

    MV_NGGERSA

     N

    Indica se deve gerar Solicitação de Armazém ao invés de Solicitação de Compras.

    MV_ESTNEG

    S

    Não permite estoque negativo. O estoque é consultado no RM, independente das movimentações na SD3 e da SB2. Porém há funções Microsiga que não relevam essa consulta no âmbito do MNT. Por isso a funcionalidade deveria ser desenvolvida pelo módulo de Estoque (função SaldoSB2). Em todo caso, o SB2 está sendo alterado conforme o resultado da consulta da integração.

    MV_NGMNTES

    S

    Integração com Estoque.

    MV_NGMNTPC

    S

    integração com PCP.

    MV_PRODFER

    <produto>

    Item de estoque que indica ferramentas no SIGAMNT.

    MV_PRODTER

    <produto>

    Item de estoque que indica terceiros no SIGAMNT.

    MV_NGMNTCP

    N

    Indica se a numeração dos itens da solicitação de compras será a mesma. Este parâmetro sobrepõe o processo padrão de geração do Compras.

    MV_NGCORPR

    S

    Permite gerar empenho e SC’s para OS Corretiva.

    MV_NGMNTAT

    3

    Integração Manutenção (MNT) c/ Ativo (ATF). Informar “” ou “N” não integra; 1= alterações no ATF replicarão no MNT; 2= MNT p/ ATF; 3= MNT p/ ATF e ATF p/ MNT.

    MV_NGMNTCM

    S

    Integração do Manutenção de Ativos (MNT) com Compras (COM). Informar S para sim e N para não.

     

     



  • Acessar o configurador do Prohteus e em “Schedule \ De-para empresa”, deve ser cadastrado todas as empresas que irão interagir com o Protheus, segue abaixo um modelo. Caso não houve a rotina adicionar no menu a função “APCFG050”.sad

                Para o funcionamento da rotina “De\Para Empresas” deve ser informado alguns campos com o conteúdo default;

    • Referencia = "LOGIX”
    • Company  =  “001”

                Campo Branch deve ser informado o código da empresa utilizada no LOGIX, os campos “Emp.Protheus” e “Fil. Protheus” deve ser informado a filial e a empresa destino das informações da empresa utilizada no LOGIX.

 

 

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Instalação/Atualização

Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:

  • Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
  • Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
  • Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
  • Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
  • Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
  • Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
  • Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.

 

Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.

Datasul

Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.

Logix

Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.

Protheus

Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.

RM

Insira aqui as informações pertinentes ao RM.

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.

Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.

Exemplos:

 

 

 Image Removed

 

Image Removed

 

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Cliente/Fornecedor

RM

Protheus

CustomerVendor_1_000.xsd

02

Moeda

RM

Protheus

Currency_1_000.xsd

03

Unidade de Medida

RM

Protheus

UnitOfMeasure_1_000.xsd

04

Produto

RM

Protheus

Item_?_000.xsd

05

Centro de Custo

RM

Protheus

CostCenter_1_000.xsd

06

Ativos

RM

Protheus

NOVA, Ativo fixo

07

Funcionários

RM

Protheus

Employee_1_000.xsd

08

Projeto

RM

Protheus

Project_1_000.xsd

09

Obra

RM

Protheus

SubProject_1_000.xsd

10

Tarefa

RM

Protheus

TaskProject_1_000.xsd

11

Meio de Pagamento

RM

Protheus

?????.xsd

12

Condições de pagamento

RM

Protheus

PaymentCondition_1_000.xsd

13

Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Company_1_000.xsd

14

Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para

RM

Protheus

Branch_2_000.xsd

Processos

15

Solicitações (compras/armazém)

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

16

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

Protheus

RM

CancelRequest_1_000.xsd

17

Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)

RM

Protheus

CancelRequest_1_000.xsd

18

Baixa de estoque

Protheus

RM

Request_1_000.xsd

19

Baixa de estoque

RM

Protheus

Request_1_000.xsd

20

Consulta Saldo

Protheus

RM

 

21

Apropriação de custos

 

 

Request _1_000.xsd

22

Geração de OS

 

 

 

23

Consulta de OS

 

 

 

24

Ampliação patrimonial

 

 

 

 

 

Fluxo das Informações

 

Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.

Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.

Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.

Cadastros

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Entidade>

Identificador da Mensagem: <mensagem>

Versão: <versão>

Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>

Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>

Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>

 

Mensagem Padrão

PROTHEUS

RM

Tabela

Campo

Tabela

Campo

Code

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO *

Description

CTO990

CTO_DESC

GMOEDA

DESCRICAO

Symbol

CTO990

CTO_SIMB

GMOEDA

SIMBOLO

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.

Processos

Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.

Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos

Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade

 

<Transação/Processo>

Tipo de Fluxo: Protheus -> RM

Mensagem: Request_1_000

Versão: 1.000

Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.

 

Acrescentar um diagrama do processo.

A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca

 

Notas:

Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela

 

Limitações/Restrições

Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita. 

Limitações / Restrições Gerais

Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:

  • ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2

ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.

 

Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.

  • ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1

O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.

 

  • No configurador em "Ambiente -> Schedule -> Schedule", cadastrar um Agent conforme abaixo:
    Image Added


  • Cadastrar o Schedule para coletar as informações do Logix conforme abaixo:
    Image Added



Processos

Nessa seção estão descritos detalhes da carga inicial realizada pelo Logix e a respeito da construção de cada adapter projetado para a integração com envio de dados pelo Protheus.


  • O quadro abaixo mostra quais tabelas terão carga automática, sendo enviada pelo Logix ao Protheus. Os registros serão enviados ao Protheus pelo sistema mandatório (Logix), não sendo possível alterar ou excluir do Protheus. Todo processo de inclusão, alteração ou exclusão deverá ser realizado somente pelo Logix.


    Adapter

    Tabela Protheus

    Tabela Logix

    Produto

    SB1

    ITEM

    Saldos Físico e Financeiro

    SB2

    ITEM_CUSTO

    Centro de Custo

    CTT

    CAD_CC

    Fornecedor

    SA2

    FORNECEDOR

    Funcionário - Manutenção

    ST1

    FUNCIONARIO_MIN

    Funcionário - GPE

    SAR

    FUNCIONARIO

    Grupo de Produto

    SBM

    GRUPO_CTR_ESTOQ

    Recurso

    SH1

    RECURSO

    Unidade de Medida

    SAH

    UNID_MED

  • Baixa de Estoque


 A integração de baixa de estoque sentido Protheus -> LOGIX é gerada a partir da geração de movimentação de estoque no Protheus, tabela SD3. Como referência é enviado o código da Ordem de Serviço gerada no Protheus.

Um ponto importante a ressaltar é que no Protheus não existe um cabeçalho da requisição. Toda a informação é gravada na tabela SD3 e cada item recebe um número sequencial (NUMSEQ). O número DOC até pode agrupar a requisição de vários itens, mas o MNT sempre gera requisições individuais, com DOC e SEQ únicos. Somente pelo Estoque do Protheus é possível gerar vários SEQ’s para um mesmo DOC.


  • Estorno de Baixa de estoque

    A integração estorno de baixa de estoque no sentido Protheus -> LOGIX também é gerada a partir da geração de movimentação de estoque no Protheus, tabela SD3. No sistema Manutenção de Ativos o funcionamento do estorno se dá pela geração de uma movimentação de operação contrária à baixa, ou seja, o estorno é uma operação complementar que “neutraliza” a baixa. Já para a integração o estorno passa a ser uma requisição de cancelamento de baixa, semelhante a uma operação de exclusão de movimentação.

  • Requisição de Empenho

    A integração de requisição de emprenho é gerada através de uma função centralizadora NGAtuERP, conforme pode ser visto no mapeamento. Ela é responsável por gerar um registro na tabela SD4 do Protheus.


  • Estorno requisição de empenho

    A integração do estorno da requisição de emprenho é gerada através de uma função centralizadora NGAtuERP, conforme pode ser visto no mapeamento. Ela é responsável por apagar um registro na tabela SD4 do Protheus.


Como fazer (opcional)

Descreva os passos que viabilizem a integração.

Exemplo:

Os passos para viabilizar a integração são:

  • No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
  • No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
  • No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
  • No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
  • No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
  • No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
  • No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
  • No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
  • No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
  • No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
  • No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
  • No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).

 

Situações comuns (opcional)

Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.

Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.

Exemplo 1:

Tratamento de erros de integração (Produto A)

 

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

Tratamento de erros de integração (Produto B)

Erro

Mensagem

Solução

Código do erro

Mensagem exibida

Ação a ser tomada para resolução do erro.

 

 

Exemplo 2:

Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:

Exemplo:

Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração

Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:

-------------------------------------------------------------------------------

WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw

ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51

-------------------------------------------------------------------------------

 

Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService. 

Checklist de suporte da aplicação

Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.

Instalação/Configuração

Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.

 

Checklist de Verificações:

Relacione itens de verificações para que o atendente possa:

  • Identificar o funcionamento da integração;
  • Identificar a ocorrências de problemas;
  • Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
  • Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.
  • Rodar a carga inicial.
  • No Protheus ter o schedule configurado para coletar as informações de carga inicial enviada pelo Logix.
  • No Protheus acessar o configurador e em Base de dados -> Dicionário -> Base de dados, alterar os parâmetros a seguir:
    • MV_NGINTER = L
    • MV_NGGERSA = N
    • MV_ESTNEG = S
    • MV_NGMNTES = S
    • MV_MVMNTCP = S
    • MV_NGCORPR = S
    • MV_NGMNTCM = S
  • No Protheus acessar o módulo Manutenção de Ativos e em Atualizações -> Controle de Oficina -> Bens -> Bens, incluir um bem.
  • No Protheus em Atualizações -> Controle de Oficina -> Manutenção -> Serviço, incluir dois serviços, um corretivo e outro preventivo
  • No Protheus em Atualizações -> Controle de Oficina -> Manutenção -> Manutenção, incluir uma manutenção.
  • No Protheus em Atualizações -> Controle de Oficina -> Ordem de Serviço -> Corretiva, incluir uma O.S. corretiva com status liberado e um insumo do tipo "Produto" como previsto.
  • No Protheus em Atualizações -> Controle de Oficina -> Ordem de Serviço -> Manual, incluir uma O.S. corretiva com status liberado e um insumo do tipo "Produto" como previsto.
  • No Logix verificar que foi gravado corretamente o empenho gerado pelo manutenção de ativos.
  • No Protheus acessar o módulo de Manutenção de Ativos e em Atualizações -> Controle de Oficina -> Retorno de O.S. -> Retorno Mod.2, aplicar um insumo para cada O.S. cadastrada anteriormente e finalizá-las.
  • No Logix verificar que foi gravado corretamente as baixas realizadas pelo manutenção de ativos.
Anexos