Histórico da Página
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|
Informações Gerais
Especificação | |||
Produto | PROTHEUS | Módulo | SIGATMS |
Segmento Executor | Supply Chain - Logística | ||
Projeto1 | PDRDL | IRM/EPIC1 | PCREQ-137 |
Requisito/Story/Issue1 | Subtarefa1 | ||
Chamado/Ticket2 | |||
País | ( X ) Brasil ( ) Argentina ( ) Mexico ( ) Chile ( ) Paraguai ( ) Equador ( ) USA ( ) Colombia ( ) Outro _____________. |
Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos).
Objetivo
O Objetivo deste requisito é herdar as informações contidas nos agendamentos, com o objetivo de agilizar o processo de digitação das notas fiscais do cliente, quando a funcionalidade de entrada de notas fiscais dos clientes, for acionada via painel de agendamentos.
Definição da Regra de Negócio
Após a seleção de um agendamento no painel Painel de agendamentosAgendamentos, o sistema irá herdar os dados do agendamento diretamente para a nota fiscal. Somente poderá ser selecionado um agendamento por vez. O usuário deverá complementar a digitação da nota fiscal, informando os campos de Serviço de Negociação, caso o mesmo não conste no campo de serviço de entrega/transferência do agendamento, número e série da nota fiscal que por padrão serão iniciados em branco. Os demais campos não poderão ser alterados com exceção dos campos de Grid.
Caso não exista nenhum agendamento selecionado, o usuário poderá optar pela leitura do código de barras da Solicitação de Coletas ou das notas fiscais de EDI, através por meio da melhoria implementada pelo requisito PCREQ-154 – Preenchimento da tela de Entrada Dc. Cliente através da Cliente por meio da leitura do código de barras.
Localizando a chave da solicitação de coleta, o sistema lê o agendamento da solicitação de coleta, com o objetivo de buscar as informações e preencher os dados da nota fiscal do cliente. Todos os campos da nota fiscal do cliente que constam na tabela de agendamentos, serão preenchidos automaticamente e não poderão ser alterados com exceção dos campos do Grid. Linhas de Grid poderão ser inseridas, alteradas ou excluídas. A mesma negociação utilizada no agendamento será utilizada na nota fiscal. O campo de serviço da nota fiscal somente será preenchido automaticamente, caso o campo de serviço de entrega/transferência do agendamento estiver preenchido. Caso contrário, este ficará em branco na nota fiscal e deverá ser informado manualmente pelo digitador. Quando o campo de serviço da nota fiscal ficar em branco, o sistema entende como contrato de clientes com serviço automático, e define o serviço a ser utilizado no momento do cálculo do frete. Os campos de DATA e HORA de coletas da Nota Fiscal serão preenchidos de acordo com os dados da solicitação de coleta.
Caso o sistema não localize a chave da solicitação de coleta, efetua-se a busca dos dados por meio da leitura do código de barras do DANFE, pesquisando pela chave na tabela de Notas Fiscais do EDI (DE5). Localizando a chave, os dados do documento do cliente serão preenchidos automaticamente, como no processo da solicitação de coleta. Não localizando, será apresentado apresentada uma mensagem ao usuário e o mesmo poderá optar em realizar o preenchimento de forma manual, caracterizando nota balcão. Ainda no processo de nota balcão, após a digitação do remetente e destinatário, o sistema tenta novamente localizar registros na tabela de notas de EDI. Encontrando e sendo selecionado pelo usuário, o campo de solicitação de coleta também poderá ficar em branco, e assim o sistema também irá considerar este documento como nota balcão.
Se o usuário precisar incluir mais linhas de notas do cliente, ele poderá faze-lo realizando a leitura do código do DANFE. Nesta situação o sistema irá pesquisar somente nas notas fiscais de EDI – DE5. Localizando o registro os dados do Grid serão carregados, mais informações vide especificação técnica do requisito PCREQ-154 – Preenchimento da tela de Entrada Dc. Cliente através por meio da leitura do código de barras. Também será permitida a digitação manualmente dos dados.
A rotina T050VldNFE será alterada para contemplar a pesquisa inicialmente pela solicitação de coleta, quando o painel de agendamentos estiver em uso.
Quando digitada uma Nota Fiscal Balcão, caso configurada a opção agendamento virtual, o sistema irá gerar automaticamente um agendamento com status “confirmado” “Confirmado” e uma solicitação de coleta com status “Cancelada”“Cancelada”.
Será criado um campo na tabela de negociações por cliente – DDC (DDC_AGEVIR), para indicar se o sistema deve ou não gerar os registros de rastreabilidade (agendamento e solicitação de coletas de forma automática) este conceito aplica-se somente quando inclusão via menu. Caso não seja gerado agendamento e coleta, o usuário deverá ter conhecimento de quais notas fiscais possuem esta condição, para que todo tratamento sistêmico (cálculo, embarque, entrega, operações, ocorrências), seja feito pelo menu padrão do SIGATMS, já que o painel de agendamentos não terá acesso a estes registros, pois se baseia em agendamentos. Estes campos serão utilizados na gravação da nota fiscal do cliente, e na gravação da solicitação de coletas.
Serão criados os campos DT5_CLIREM, DT5_LOJREM, DT5_NOMREM e DT5_SQEREM, que serão utilizados na gravação da solicitação de coleta. Dessa forma, entende-se que não é obrigatório que o solicitante seja também o remetente, porém, haverá no sistema a opção “Sugerir Solicitante como Remetente””“Sugerir Solicitante como Remetente”.
Tela de serviço de negociação do contrato do cliente
O campo em destaque indica que o agendamento é proveniente de nota fiscal balcão.
Da mesma forma, quando o usuário entrar com a solicitação de coletas sem vínculo com um agendamento, um registro será gerado nas tabelas de agendamentos – DF0, DF1, DF2 automaticamente, caso os campos DDA_AGEVIR estejam configurados com a opção “1“1=Sim”Sim”, o agendamento será criado como “confirmado”“Confirmado”.
No caso em que o campo DDA_AGEVIR estiver com a opção “Não Utiliza”“Não Utiliza”, haverá uma “subida” para pesquisar o conteúdo do campo DDC_AGEVIR. e, caso esteja como 1=Sim, serão gerados os registros nas tabelas DF0, DF1, DF2.
No caso em que o campo DDA_AGEVIR estiver com a opção “Não”“Não”, não serão gerados os registros nas tabelas DF0, DF1, DF2.
Quando ocorre a geração de dados na DF0, DF1 e DF2 o campo DF1_SRVCOL é gravado de acordo com o serviço de coleta preenchido no contrato do cliente, assim como o campo DT5_SERVIC, quando na geração de solicitação de coleta.
Será criado o campo “Sol “Sol Col Man” Man” (DF1_SCOMAN) na tabela de agendamentos - DF1, o qual irá indicar que o agendamento é proveniente de uma Solicitação de Coletas Manual.
O campo em destaque indica que o agendamento é proveniente de solicitação de coletas sem vínculo.
Rotina | Tipo de Operação | Opção de Menu | Regras de Negócio |
TMSA050 - Entrada Dc. Cliente | Alteração | Atualizações / Recebimento / Entrada Dc. Cliente | - |
TMSA460 - Solicitação de Coleta | Alteração | Atualizações / SAC / Solicitação de Coleta | - |
TMSAF05 -Agendamento | Alteração | Atualizações / SAC / Agendamento | - |
TMSAF76 - Painel de Agendamento | Alteração | Atualizações / SAC / Painel de Agendamento | |
TMSXFUNA - Função Genérica | Alteração | Função Genérica | |
TECA250 - Contratos de Clientes | Alteração | Atualizações/Comercial/Contratos de Clientes |
Exemplo de Aplicação:
- Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
- Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
- Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
- O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.
Tabelas Utilizadas
- SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
- FI9 – Controle de Emissão de DARF>.
Opcional
Protótipo de Tela
<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.
Protótipo 01
Opcional
Fluxo do Processo
<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>.
Opcional
Dicionário de Dados
Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/
Índice | Chave |
01 | <FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS> |
02 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF> |
03 | <FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO> |
Campo | <AAA_PERESP> |
Tipo | <N> |
Tamanho | <6> |
Valor Inicial | <Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. |
Mandatório | Sim ( ) Não ( ) |
Descrição | <Referência Mínima para Cálculo> |
Título | <Ref.Calc.> |
Picture | <@E999.99> |
Help de Campo | <Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação> |
(Opcional)
Grupo de Perguntas
<Informações utilizadas na linha Protheus>.
Nome: FINSRF2
X1_ORDEM | 01 |
X1_PERGUNT | Emissão De |
X1_TIPO | D |
X1_TAMANHO | 8 |
X1_GSC | G |
X1_VAR01 | MV_PAR01 |
X1_DEF01 | Comum |
X1_CNT01 | '01/01/08' |
X1_HELP | Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório |
(Opcional)
Consulta Padrão
<Informações utilizadas na linha Protheus>
Consulta: AMB
Descrição | Configurações de Planejamento |
Tipo | Consulta Padrão |
Tabela | “AMB” |
Índice | “Código” |
Campo | “Código”; ”Descrição” |
Retorno | AMB->AMB_CODIGO |
- É necessário habilitar o parâmetro MV_TMSCFEC.
Tabelas Utilizadas
- DF1 – Itens do Agendamento
- DDA – Serviços de Negociação Cliente
- DDC – Negociações por Cliente
- DUX – Itens Prestação Serviço TMS
- DT5 – Solicitação de Coleta
Rotina | Alteração |
TMSA050 |
|
TMSA460 |
|
TMSAF05 |
|
(Opcional)
Estrutura de Menu
<Informações utilizadas na linha Datasul>.
Procedimentos
Procedimento |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Módulo |
|
|
|
Programa base |
|
|
|
Nome Menu | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Release de Liberação |
|
|
|
Programas
Programa |
|
|
|
Descrição | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) | (Max 40 posições) |
Nome Externo |
|
|
|
Nome Menu/Programa | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) | (Max 32 posições) |
Nome Verbalizado[1] | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) | (Max 254 posições) |
Procedimento |
|
|
|
Template | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) | (Verificar lista de opções no man01211) |
Tipo[2] | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas | Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas |
Interface | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex | GUI/WEB/ChUI/Flex |
Categoria[3] |
|
|
|
Executa via RPC | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Registro padrão | Sim | Sim | Sim |
Outro Produto | Não | Não | Não |
Visualiza Menu | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Query on-line | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Log Exec. | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Rotina (EMS) |
|
|
|
Sub-Rotina (EMS) |
|
|
|
Localização dentro da Sub Rotina (EMS) |
|
|
|
Compact[4] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Home[5] | Sim/Não | Sim/Não | Sim/Não |
Posição do Portlet[6] | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right | 0 – Top Left 1 – Top Right 2 – Bottom Left 3 – Bottom Right |
Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado |
|
|
|
Cadastro de Papéis
<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.
<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.
Código Papel | (máx 3 posições) |
Descrição em Português* |
|
Descrição em Inglês* |
|
[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.
[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante
[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.
[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX
[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX
Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico. |
---|