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Controle de sulco de Pneus pelo limite TWI (Tread Wear Indicator)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Manufatura

Módulo:

SIGAMNT - Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

MNTA083

Pneus

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MNTA096Desenho do Pneu
MNTA231Movimentação do Esquema de Pneus
MNTA232Esquema de Rodados Modelo 2
MNTA998Importação de Pneus
MNTUTIL01Funções Genércias

Cadastros Iniciais:

SIGAMNT

  • Atualizações > Controle de Oficina > Bens > Status. Incluir um ou mais status conforme definidos nos parâmetros da suite de Rodados.
  • Atualizações > Controle de Pneus > Pneus > Esquema Mod. 2. Incluir um esquema de rodados.
  • Atualizações > Controle de Oficina > Bens > Veículos. Incluir um veiculo relacionando o tipo modelo e família conforme informados na inclusão do esquema de rodados.
  • Atualizações > Controle de Oficina > Ordem de Serviço > Corretiva. Incluir uma ordem de serviço corretiva informando um serviço de movimentação de pneus, definido pelo parâmetro MV_NGSERPN.
  • Atualizações > Controle de Pneus > Pneus > Desenho. Incluir um desenho informando o novo campo TQU_TWI, sendo seu valor padrão 1,66.

Issue

MNG-914

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

TQU - Desenhos;

TQS - Complemento do Bem - Pneus.

Sistema(s) Operacional(is):

Todos.

Descrição

Realizado implementação do campo de controle de sulco TWI (Tread Wear Indicator), nas rotinas de Pneus (MNTA083) e Desenho (MNTA096) presentes no módulo de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas - SIGAMNT.

Este novo campo é destinado a realizar o controle de sulco minimo para os Pneus cadastrados no módulo, desta forma atendendo a resolução Nº 558 de 15/04/1980, definida pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), onde fica proibida a circulação de veículo automotor equipado com pneu cujo desgaste da banda de rodagem tenha atingido os indicadores (TWI) ou cuja profundidade remanescente da banda de rodagem seja inferior a 1,6 mm.

Neste caso, quando o sulco atual do pneu (TQS_SULCAT) for menor que o indicador TWI (TQS_TWI) o sistema irá validar sua inclusão em uma estrutura, nas rotinas de Rodados gráfico (MNTA232), não gráfico (MNTA231) e na própria inclusão do pneu pelo status aplicado na rotina de Pneus (MNTA083). Quando o pneu em questão possuir um desenho relacionado, a partir da banda 1, as informações do indicador são definidas no cadastro do Desenho (MNTA096) pelo campo TWI (TQU_TWI).Realizado 

Procedimento para Implantação

  1. Aplicar atualização dos programas: MNTPNEU.PRW, MNTUTIL.PRX, MNTUTIL01.PRW, MNTA096.PRX, MNTA231.PRX, MNTA232.PRW, MNTA998.PRX.

    Para viabilizar essa melhoria, é necessário aplicar o pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.


Procedimento para Utilização

Transferência entre Filiais movimentando estoque:

  1. No módulo

    de Estoque/Custos(SIGAEST

    de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), acesse Atualizações/

    Movimentações

    Controle de Pneus/

    Fiscais

    Pneus/

    Transferência Entre Filiais

    Desenho (

    MATA310

    MNTA096).

  2. O sistema apresenta

    a janela de parâmetros. Informe os parâmetros conforme dados cadastrados e clique em OK.
  3. Na janela de transferência selecione filial/ produto /armazém para a filial origem e também para a filial destino. O produto deve ser o mesmo relacionado ao Posto Interno cadastrado previamente.
  4. Em Outras Ações/ Relação, informe a quantidade a transferir e clique em Confirmar. 
  5. De volta a janela principal clique em Confirmar para gerar os documentos de Saída (Filial 01-Origem) e Entrada (Filial 02-Destino).
  6. relação com desenhos cadastrados. Clique em Incluir.

  7. No campo TWI (TQU_TWI) informe o indicador de sulco minimo relacionado ao desenho. O sistema irá validar caso o valor informado seja menor que 1,6 mm não permitindo a inclusão do desenho nessa circunstancia.
  8. Acesse Atualizações/ Controle de Pneus/ Pneus/ Pneus (MNTA083)Logo após será apresentado a mensagem "Existe Posto(s) relacionado(s) a este produto, deseja atualizar o contador da bomba?". Clique em Sim.
  9. O sistema apresenta relação com o(s) posto(s) interno(s) relacionados ao produto utilizado. Selecione o posto desejado e clique em Confirmar.
  10. No módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT), acesse Consultas > Genéricas.
  11. Consulte a tabela TTV - Contador da Bomba, e verifique que foi cadastrado corretamente a saída de combustível, com as informações corretas nos campos Número Doc. (TTV_DOC) e Doc. Série (TTV_SERIE).

Transferência entre armazéns da mesma filial movimentando estoque:

  1. No módulo de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), acesse Atualizações/ Controle de Abastecimento/ Abastecimento/ Transferências (MNTA651).
  2. O sistema apresenta a relação de transferências cadastradas. Clique em Incluir.
  3. No campo Motivo (TUI_MOTIVO), informe um motivo de saída cadastrado para atualizar o estoque (TTX_ATUEST = 1).
  4. Após informar verifique que nas seções de Posto Origem e Posto Destino, os campos de filial se encontram agora fechados. Desta forma será possível realizar apenas movimentações de estoque entre armazéns da mesma filial.
  5. Verifique todos os dados informados e clique em Confirmar.

Transferência entre Filiais sem movimentação de estoque:

  • No módulo de Manutenção de Ativos com Gestão de Frotas (SIGAMNT), acesse Atualizações/ Controle de Abastecimento/ Abastecimento/ Transferências (MNTA651).
  • O sistema apresenta a relação de transferências cadastradas. Clique em Incluir.
  • No campo Motivo (TUI_MOTIVO), informe um motivo de saída cadastrado para não atualizar estoque (TTX_ATUEST = 2).
  • Após informar verifique que nas seções de Posto Origem e Posto Destino, os campos de filial se encontram abertos para informar. 
    1. os pneus cadastrados. Clique em Incluir.
    2. Para informar o indicador TWI, direcione-se para a pasta Pneu. Nesta pasta há duas formas de se informar o indicador:
      1. Informar a Banda do pneu, Cod Banda At (TQS_BANDAA) sendo "1-OR" e em seguida informe o campo TWI (TQS_TWI), ou;
      2. Informar um banda maior que "original", e informar um desenho no campo Des. Atual (TQS_DESENH), o sistema carrega o valor informado no cadastro.
    3. Informe um TWI dentro do padrão indicado.

    4. Ainda na pasta de Pneus, no campo Sulco Atual (TQS_SULCAT), informe um valor menor que informado no campo TWI.

    5. Confira os dados inseridos e confirme a inclusão.
    6. Acesse Atualizações/ Controle de Oficina/ Ordem de Serviço/ Corretiva (MNTA420), clique em Rodados e selecione o modelo gráfico (MNTA232).
    7. Informe os dados obrigatórios e na localização do pneu tente informar o pneu cadastrado anteriormente com sulco menor.
    8. O sistema valida apresentando mensagem "O sulco do pneu "[código do pneu]" é inferior à margem de segurança (TWI) informada no seu cadastro, portando a operação não pode ser realizada".

    Importante: Para não utilização do campo TWI, somente não informar um valor ao mesmo

    Verifique todos os dados informados e clique em Confirmar

    .