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Apuração do Banco de Horas do Ponto Eletrônico para uso exclusivo no e-Social
Características do Requisito
Linha de Produto: | Informe a linha de produto.Microsiga Protheus | |||||||||||
Segmento: | Informe o segmento.Recursos Humanos | |||||||||||
Módulo: | Informe o módulo.SIGAPON | |||||||||||
Rotina: |
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Cadastros Iniciais: | Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito. | |||||||||||
Parâmetro(s): | Informe os parâmetros utilizados. | |||||||||||
Ponto de Entrada: | Informe o ponto de entrada relacionado (link). | |||||||||||
Tickets relacionados | Informe o(s) chamado(s) relacionado(s). | |||||||||||
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado): | Informe o requisito relacionado (Issue). | |||||||||||
País(es): | Informe o(s) Pais(es). | |||||||||||
Banco(s) de Dados: | Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s). | |||||||||||
Tabelas Utilizadas: | Informe as tabelas utilizadas. | |||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados. | |||||||||||
Pacote: | Informe o [linkdopacote] | |||||||||||
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Tickets relacionados | 2935235 | |||||||||||
Issue: | DRHESOCP-5022 | |||||||||||
País(es): | Brasil | |||||||||||
Banco(s) de Dados: | Todos | |||||||||||
Tabelas Utilizadas: | SRA - Funcionários; SPI - Banco de Horas | |||||||||||
Sistema(s) Operacional(is): | Todos | |||||||||||
Links para Pacote: | 12.1.17: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=692842 11.80: https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=698353 |
Descrição
Disponibilizada melhoria no módulo Ponto Eletrônico, para que seja possível fazer a geração das horas Debitadas e Creditadas no mês, e também do Saldo Anterior correspondente ao banco de horas anterior ao e-Social.
Essa melhoria consiste em obter os dados do banco de horas existente no Ponto Eletrônico, e gerar as seguintes informações na Folha de Pagamento, que serão utilizadas exclusivamente para o e-Social:
- Saldo de banco de horas anterior ao e-Social
- As horas debitadas em banco de horas no mês
- As horas creditadas em banco de horas no mês
Período de apuração do Ponto Eletrônico x Folha de Pagamento
A quase totalidade das empresas que utilizam o Ponto Eletrônico possuem períodos de apuração distintos da Folha de Pagamento. Ou seja, enquanto a Folha de Pagamento compreende o período de uma única competência (01/01/XX a 30/01/XX), o Ponto Eletrônico em geral compreende duas competências (16/01/XX a 15/02/XX). Isso é necessário para que seja haja tempo hábil de se fazer as devidas apurações e tratamentos antes de se realizar o pagamento da Folha propriamente dita.
Contudo, com o advento do e-Social, agora as empresas precisam enviar ambas as informações, tanto da folha de pagamento quanto do ponto do funcionário dentro de cada competência que estiver sendo apurada.
Então, para que seja possível enviar as informações do Banco de Horas antes que o fechamento do Ponto Eletrônico tenha sido realizado, foram disponibilizados os seguintes identificadores de cálculo:
Código | Descrição | Tipo | Natureza da rubrica |
---|---|---|---|
1549 | Saldo de banco de horas anterior ao e-social | 3 - Base Provento | 9950 - Horas Extraordinárias - Banco de Horas |
1550 | Horas debitadas em banco de horas no mês | 3 - Base Provento | 9951 - Horas Compensadas - Banco de Horas |
1551 | Horas creditadas em banco de horas no mês | 3 - Base Provento | 9950 - Horas Extraordinárias - Banco de Horas |
Observação: As verbas cadastradas com os identificadores acima precisam ser cadastradas com Tipo 3 (Base Provento), e não possuir nenhuma incidência de cálculo.
Informações | ||
---|---|---|
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1) Somente serão considerados os funcionários com o campo B.H p/ Folh (Banco de horas para folha) preenchido com SIM, caso contrário, os funcionários serão desconsiderados. 2) A rotina "Apuração do Banco de Horas para o e-Social" (PONM081) considera apenas os registros com status diferente de baixado, ou seja, registros da tabela SPI cujo campo PI_STATUS esteja diferentes de 'B'. Nesse caso, no mês do fechamento do banco de horas, o sistema não irá integrar o crédito e débito do mês, pois estes estarão com status de baixado e a rotina não considerará esses registros. Dessa forma, sempre deverá primeiramente ser feita a integração do crédito e débito para o e-Social através da rotina "Apuração do Banco de Horas para o e-Social" (PONM081) e em seguida o fechamento do banco de horas. |
Então, a partir das informações apuradas no banco de horas do Ponto Eletrônico após a realização do Cálculo Mensal, o sistema poderá gerar os valores do Banco de Horas em verbas cadastradas com os Identificadores acima, para que elas possam ser demonstradas na Folha de Pagamento, e consequentemente serem integradas ao TAF e posteriormente enviadas ao Governo.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
Apenas para versão 11.80:
Para a versão 11.80 será necessário executar o compatibilizador RHUPDMOD conforme instruções a seguir. Antes de executar o compatibilizador RHUPDMOD é imprescindível:
- Realizar o backup da
Descrição
Escreva aqui a descrição da nova implementação ou melhoria.
Importante
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:
- Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão 11).
- Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
- Essa rotina deve ser executada em em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
- Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
- O compatibilizador deve ser executado com a a Integridade ReferencialReferencial desativada*.
Atenção O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente! A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS! |
---|
- Em Microsiga Protheus Em TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente RHUPDMOD no campo Programa Inicial. Importante: Para para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador arquivo RHUPDUNICO.PRW seja igual ou superior a ___/___/____ 20/06/2018.
- Clique em em OK para para continuar.
- Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().Módulo: SIGAGPE, opção: 287 - Compatibilizador - eSocial 2.4.
- Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e e a necessidade de sua execução em em modo exclusivo.
- Clique em em Processar para para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
É apresentada uma mensagem explicativa na tela. - Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
- Clique em em Gravar para para salvar o histórico (log) apresentado.
- Clique em em OK para encerrar o processamento.
- Clique em em Processar para para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.
Procedimento para Implantação
O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.
- Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina Informe o nome da rotina.
- No módulo informe o nome do módulo acesse informe o caminho e verifique que o parâmetro informe o nome do parâmetro é criado conforme especificações abaixo:
Nome da Variável:
Informe o Nome da Variável
Tipo:
Informe o Tipo
Descrição:
Informe a Descrição
Valor Padrão:
Informe o Valor Padrão
- para encerrar o processamento.
Procedimento para Configuração
Atualizações do Compatibilizador
(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)
- Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:
Pergunte
(X1_PERGUNT)
Nome
Grupo
(X1_GRUPO)
Ordem
(X1_ORDEM)
Tipo
(X1_TIPO)
Tamanho
(X1_TAMANHO)
2. Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:
Chave
Nome
Modo
PYME
B04
(X2_CHAVE)
Dente/Região
(X2_NOME)
C
(X2_MODO)
N
(X2_PYME)
3. Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:
Chave
Ex.: AR
Descrição
Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras
4. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:
- Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:
Campo
(X3_CAMPO)
Tipo
(X3_TIPO)
Tamanho
(X3_TAMANHO)
Decimal
(X3_DECIMAL)
Formato
(X3_PICTURE)
Título
(X3_TITULO)
Descrição
(X3_DESCRIC)
Nível
(X3_NÍVEL)
Usado
(X3_USADO) Informe Sim ou Não
Obrigatório
(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não
Browse
(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não
Opções
(X3_CBOX)
When
(X3_WHEN)
Relação
(X3_RELACAO)
Val. Sistema
(X3_VALID)
Help
Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX
Importante:
O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.
5. Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:
- Pesquisa B05PLS:
Alias
(XB_ALIAS)
Tipo
(XB_TIPO)
Sequência
(XB_SEQ)
Coluna
(XB_COLUNA)
Descrição
(XB_DESCRI)
Contém
(XB_CONTEM)
6. Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:
Índice
AA1
Ordem
6
Chave
AA1_FILIAL+AA1_CODVEN
Descrição
Cod. Vendedor
Proprietário
S
7. Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:
Nome da Variável
(X6_VAR)
Tipo
(X6_TIPO)
Descrição
(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)
Valor Padrão
(X6_CONTEUD)
8. Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:
- Tabela BD5 – Contas Médicas:
Campo
Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)
Sequência
Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)
Campo Domínio
Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)
Tipo
Informe o conteúdo do (X7_TIPO)
Regra
Informe o conteúdo do (X7_REGRA)
Posiciona?
Informe o conteúdo do (X7_SEEK)
Chave
Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)
Condição
Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)
Proprietário
Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)
Procedimento para Configuração
(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou rotinas no menu).
CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS
- No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
(É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)
Itens/Pastas
Descrição
Nome:
Tipo:
Informe o Tipo do parâmetro
Cont. Por.:
Informe o Conteúdo padrão
Descrição:
CONFIGURAÇÃO DE MENUS
21. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo SIGAGPE, conforme instruções a seguir:
MenuInforme o Menu em que estará localizada a rotina | SIGAPON |
SubmenuInforme o Submenu em que estará localizada a rotina | Fechamentos |
Nome da RotinaInforme o Título da rotina | Gera B. Horas eSocial |
Programa | Informe o Fonte da rotinaPONM081 |
MóduloInforme o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos” | Ponto Eletrônico |
Tipo | Informe a Função Protheus |
Procedimento para Utilização
- Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
- Localização da rotina no menu;
- Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
- Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.
Exemplo:
1. No Plano de Saúde (SIGAPLSPonto Eletrônico (SIGAPON), acesse Atualizações Miscelânea / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800Fechamentos / Gera B. Horas eSocial (PONM081).
O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.Tela da rotina "Apuração do Banco de Horas para o e-Social".
2. Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.
3. Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.
4. Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).
O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.
5. Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:
Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.
6. Confira os dados e confirme.
Vídeo
- Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.
** Canal do youtube e software de vídeoem definição.
Clique em "Param." para que o sistema demonstre os perguntes da rotina, sendo os principais:
"Código Eventos" = Permite filtrar quais eventos apurados pelo Ponto Eletrônico serão utilizados para geração do Banco de Horas para o e-Social. O sistema irá fazer o somatório dos Débitos e dos Créditos considerando esses eventos. Caso não seja informado nenhum código o sistema irá considerar todos os eventos do funcionário.
"Eventos" = Permite filtrar os Tipos de Eventos apurados pelo Ponto Eletrônico que serão considerados: Autorizados, Não Autorizados; Ambos.
"Data Início Mov. Mês" e "Data Final Mov. Mês" = É a faixa de datas que será utilizada para gerar as informações referentes a apuração mensal dos créditos e débitos do banco de horas. Esse campo é de preenchimento obrigatório.
"Data Ini. Saldo Ant." e "Data Fin. Saldo Ant." = É a faixa de datas que será utilizada para gerar o saldo do Banco de Horas anterior ao e-Social. Observação: a empresa irá gerar essa informação somente uma vez.
"Dt. Ref. Folha Pagto" = É a data de referência da competência da Folha de Pagamento, mesmo que a empresa trabalhe com regime "Caixa". Exemplo: para gerar o banco de horas da competência 04/2018, que será demonstrado no recibo da Folha de Pagamento em 05/05/2018, deve ser informada uma data de referência que esteja dentro do mês 04/2018.
3. Informe os demais parâmetros conforme a orientação do help de cada pergunte.
4. Confira os dados e confirme.
5. O sistema irá gerar processar os funcionários compreendidos nos parâmetros definidos pelo usuário.
Os dados apurados serão gravados na tabela RGB (), e poderão ser visualizados na rotina "Lançamentos por Períodos" (GPEA580) no módulo Gestão de Pessoal.
6. Após calcular a Folha de Pagamento da competência informada, caso o funcionário possua valores de banco de horas, o sistema irá demonstrar esses valores nas verbas dos identificadores: 1550, 1551 e/ou 1549.
Título do Vídeo:
Disponibilizado pelo Marketing.
Introdução:
Disponibilizado pelo Marketing.
Passo a Passo:
Capturar diretamente do sistema.
Finalização:
Disponibilizado pelo Marketing.
Ponto de Entrada
Descrição:
Informe o Menu em que estará localizada a rotina
Localização:
Informe o Submenu em que estará localizada a rotina
Eventos:
Informe o Título da rotina
Programa Fonte:
Informe o Fonte da rotina
Função:
Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”
Retorno:
Nome
Tipo
Descrição
Obrigatório
Exemplo:
#Include 'Protheus.ch'
User Function CN120ALT()
Local aCab:= PARAMIXB[1]
Local cTipo:= PARAMIXB[2]
If cTipo == '1'
aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário
EndIf
Return aCab