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Otimização da Integração bancaria via sistema de VAN

Linha de Produto:

RM

Segmento:

Backoffice Linha RMConstrução e Projetos

Módulo:

TOTVS Gestão Financeira - Fluxus

Descrição

Com o objetivo de otimizar o processo bancário, o sistema foi evoluído para permitir a integração bancária (remessa e retorno de arquivos) com menor interferência do usuário através da opção de agendamento de processo. Esse cenário se assemelha com uma ferramenta de VAN pois não necessita da manipulação do arquivo dentro do sistema, mas ainda requer troca de arquivos manual com o banco.

usando sistema de VAN. Nesse conceito o Totvs Gestão Financeira gera os arquivos remessa dos boletos emitidos, de forma automática, direcionando para uma pasta parametrizada de onde os bancos irão lê-los para processamento. Após o processamento o banco disponibiliza os arquivos de retorno numa pasta padrão de onde a nossa aplicação irá ler, de forma automática e com periodicidade parametrizável, e processar os arquivos.

...

  • Parametrização da remessa
  • Agendamento da remessa
  • Validação da execução da remessa
  • Exclusão do agendamento da remessa
  • Parametrização do retorno
  • Agendamento do retorno
  • Validação da execução do retorno
  • Exclusão do agendmaneto o retorno

Obs: as As imagens utilizadas ao longo do documento são meramente ilustrativas e retiradas da execução do Totvs Gestão Financeira em base com dados de teste.

Deck of Cards
idParametrização da Remessa
Card
id1
labelParametrização da Remessa

Parametrização

Para disponibilizar o recurso, deve ser habilitado a opção Remessa de Cobrança em lote no cadastro de perfil do usuário.

Image Modified

Acesse o cadastro do convênio e informe os dados de Remessa de Cobrança. No Diretório de destino informe o caminho de rede, que será o local onde o banco irá fazer a leitura os arquivos gerados.

Para geração de arquivos sequencias, o campo Nome do Arquivo deve ser composto por uma parte fixa e por uma parte variável definida pelas seguintes tags:

  • DDMMYYYY informação da data de geração do arquivo (parte fixa)
  • # caractere para definir o número sequencial do arquivo (parte variável).

Image Modified

Remessa de Cobrança em Lote

Remessa de Pagamento em Lote

Remessa de Débito Automático em Lote

trueclass
Card
Card
default
title
idAgendamento de Remessa2
labelAgendamento de Remessa

Agendamento de Remessa

Agendamento de Remessa

Acesse o Menu Movimentações Bancárias | Processos em Lote | Remessa de Cobrança em Lote.

Na visão de Cobrança em Lote, inclua ou selecione o filtro de acordo com as informações do Boleto para o processo de remessa. Caso deseje salvar em diretório diferente do default cadastrado no convênio, informe no campo Diretório de destino o caminho desejado.


Importante: O filtro é baseado nos dados do boleto. Ao ser selecionado deve-se referenciar ao código da coligada que será realizado o processo, caso não seja informado o sistema irá executar para todas as coligadas. Como default, o sistema já possui um filtro interno para não carregar boletos do tipo Débito Automático, nem com status de remessa cancelado, registrado, registrado online ou baixado, nem com status baixado.

Processo de Agendamento de Remessa

Para utilizar esta funcionalidade, é necessário que o ambiente esteja parametrizado para 3 camadas para definir o agendamento e a frequência no qual o processo será executado. Defina quando ocorrerá a primeira execução e a repetição. Para cada execução o sistema irá gerar um arquivo para cada convênio distinto que encontrar nos boletos remetidos no processo.

Card
idParametrização da conciliação3
labelParametrização da conciliação
Card
idInterface da Conciliação de Cartão
labelInterface da Conciliação de Cartão
Card
idImportação do arquivo de conciliação
labelImportação do arquivo de conciliação
Card
idProcessamento da conciliação
labelProcessamento da conciliação
Deck of Cards
idConciliações
Card
defaulttrue
idConciliação Automática
labelConciliação Automática
titleConciliação Automática
Card
idConciliação Manual
labelConciliação Manual
titleConciliação Manual
Validação do Agendamento de Remessa

Validação do log do processo de Agendamento

Para validar a execução da remessa após o agendamento, acesse o Jobs pelo menu Ambiente | Processos | Gerenciamento de Jobs e crie um filtro com o campo Classe do Processo com “FinRemessaLoteCobDataProc”, com os seguintes Status:

  • 2 para “OK”;
  • 5 para “Erro”;
  • 6 para “Atenção”.

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Obs.: Poderá ser criado também filtro para data de execução (Campo Executar em) caso necessário. No resultado exibido na visão é possível configurar colunas caso deseje exibir somente os campos necessários para validação.

Ao editar o registro é exibido na aba Resultado da Execução o log do processo, com dois tipos, um para a geração dos arquivos e outro para informar quais os convênios nomeados com Código da Coligada e Identificador do Convênio, tiveram a remessa concluída. Exemplo:

Image AddedImage Added

Após a execução, o sistema irá salvar os arquivos de acordo com o diretório parametrizado no convênio ou no caminho informado no processo. Importante ressaltar a permissão do acesso ao diretório onde os arquivos serão salvos caso estejam sendo enviados para um diretório localizado na rede.

Image Added













Cancelamento do Agendamento de Remessa

Para excluir o agendamento de remessa, acesse o Jobs e monte um filtro com o campo Classe do processo com “FinRemessaLoteCobDataProc” e Status nulo. Sistema retorna o próximo agendamento a ser executado, exclua o registro. Dessa forma não ocorrerá mais execução do processo de forma automática.

Image Added

Card
id4
labelParametrização do Retorno

Parametrização do Retorno

Para disponibilizar o recurso deve ser habilitado a opção Retorno em Lote/Cobrança (Registrada) no cadastro de perfil.

Image Added

O banco deve ter configurado o Layout de retorno de cobrança para o processo, ex:

Image AddedImage Added

Retorno de Cobrança em Lote

Retorno de Débito Automático em Lote

Retorno de Pagamento em Lote

Card
id5
labelAgendamento do Retorno

Agendamento de Retorno

Acesse Retorno de Cobrança em Lote (Registrada) no menu Movimentação Bancária | Integração Bancária | Retorno Bancário e defina os parâmetros:

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Banco: Banco no qual o layout de retorno de cobrança está informado.

Pasta de Leitura dos arquivos de retorno: Caminho onde se encontra os arquivos de retorno que serão processados. Para ambientes que roda em três camadas ou em ambiente CLOUD, é importante selecionar um caminho no qual o servidor que irá executar o processo e o usuário do sistema operacional tenham acesso de leitura/gravação. Serão desconsiderados os arquivo com a extensão .OLD.

Pasta onde o log de retorno será salvo (opcional): Este campo informa o caminho onde será salvo os logs dos arquivos de retorno processados, e caso não seja informado nenhum caminho, o log de execução não será salvo. Para ambientes que roda em três camadas ou em ambiente CLOUD, é importante selecionar um caminho no qual o servidor que irá executar o processo e o usuário do sistema operacional tenham acesso de leitura/gravação.

Renomear arquivo de retorno processado para extensão .old: Define se após a execução do processo o arquivo de retorno será renomeado com a extensão .Old. Caso esse parâmetro não seja marcado, na próxima vez que o processo for executado para pasta selecionada, o sistema irá tentar processar-lo novamente.

Os demais parâmetros segue a mesma lógica do retorno de cobrança comum.

Obs.:

  • A conta caixa que será utilizada para efetuar a baixa será a definida no lançamento e deve estar vinculada ao banco no qual o layout está informado.
  • A contabilização será efetuada baseado no evento contábil definido nos default do tipo de documento/campos opcionais do lançamento.

Agendamento

É necessário que o ambiente esteja parametrizado para 3 camadas para definir o agendamento e a frequência no qual o processo será executado. Defina quando ocorrerá a primeira execução e a repetição. O sistema processará todos os arquivos disponíveis no diretório informado (com exceção daqueles de extensão .old).

Image Added

Dados da transação na baixa de lançamentos com meio de pagamento cartão
Card
id6
labelValidação do Agendamento de Retorno

Validação do log do processo de Retorno

Para validar a execução da remessa após o agendamento, acesse o Jobs pelo menu Ambiente | Processos | Gerenciamento de Jobs e crie um filtro com o campo Classe do Processo com “FinRemessaLoteCobDataProc”, com os seguintes Status:

  • 2 para “OK”;
  • 5 para “Erro”;
  • 6 para “Atenção”.

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Obs.: Poderá ser criado também filtro para data de execução (Campo Executar em) caso necessário. No resultado exibido na visão é possível configurar colunas caso deseje exibir somente os campos necessários para validação.

O registro é exibido na aba Resultado da Execução o log do processo, mostrando as etapas de processamento, a renomeação de arquivo e log salvo (aba Mensagem), exemplo:

Image AddedImage Added

Cancelamento do Agendamento de Retorno

Para cancelar o agendamento de retorno, basta acessar o Jobs e criar um filtro com o campo Classe do Processo com “FinRetornoCobrancaLoteData” e Status nulo. Sistema retorna o próximo agendamento a ser executado, exclua o registro. Dessa forma não ocorrerá mais a execução do processo de forma automática.

Card
idDados da transação na baixa de lançamentos com meio de pagamento cartão
label