Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Observações

É normalmente utilizada em operações sem envolvimento de dinheiro, ou seja, a quitação de um Lançamento Financeiro ficará vinculada a um crédito obtido ou concedido. Poderá haver movimentação Financeira quando houver diferenças entre os valores.

Exemplo

A empresa  Comercial Fronteira presta serviços à empresa TOTVS. Como pagamento pelo serviço, a TOTVS oferece um crédito em produtos que comercializa à empresa Comercial Fronteira.

...

Tipo de Documento classificado como "sem classificação" . Tipo de documento classificado como "Nota de Crédito" . Cliente/Fornecedor com classificação "ambos".

Procedimento1º. 

  1. (De acordo com o Exemplo) Inclusão de um Lançamento financeiro a pagar correspondente à prestação de serviços. Este Lançamento poderá ter incidência de Tributos ou não e poderá inclusive, ser gerado através de outros segmentos, como por exemplo o

...

  1. TOTVS Gestão de Compras, Estoque e Faturamento.

...

  1. Inclusão de um Lançamento Financeiro correspondente ao crédito concedido. Nesse caso, deverá ser "a receber" e com tipo de documento classificado como "Nota de Crédito".

...

  1. Estabelecer o vínculo entre os dois Lançamentos. Poderá se realizado durante o processo de baixa ou antes, através da visão de Lançamento, Processos /

...

  1. Vínculos

...

  1. Baixar o Lançamento, que poderá ser tanto o Lançamento o comum, quanto o Lançamento correspondente ao Crédito.

Efeitos

Se o valor do crédito for igual ao valor da(s) Nota(s) de prestação de serviços, a baixa será realizada com valor zerado e não será gerado registro no extrato de caixa.

Se o valor do Crédito for menor do que o valor da(s) Nota(s) de prestação de serviços, a baixa será realizada pela diferença. Nesse caso, haverá registro no extrato de Caixa correspondente a diferença efetivamente paga.

Se o valor do Crédito for maior do que o valor da(s) Nota(s) de prestação de serviços, a baixa será realizada com valor zero (não gerará extrato) e restante do Crédito poderá ser utilizado em outra operação.

...

Nesse caso, o Lançamento correspondente ao Crédito ficará com status de "Baixado parcialmente". Esse restante "vinculável"

...

poderá ser utilizado numa próxima operação ou poderá ser baixado, gerando um extrato de caixa, que corresponde a restituição ao Fornecedor, ou seja, o Fornecedor optou por receber o valor correspondente ao Crédito ao invés de utilizá-lo numa próxima operação.

Observações

  • Só é possível vincular Nota de Crédito a Lançamentos que possuam o tipo Pag/Rec ("Pagar"/"Receber") oposto a ele.
  • . Ao baixar a Nota de Crédito é possível vincular vários Lançamentos comuns e vice-versa.
  • Não será permitido a geração de Borderô de pagamento para lançamentos com valor líquido igual a 0 (zero), com data de referencia a sua data de vencimento.
  • É possível vincular o lançamento pertinente a nota de crédito com outro cujo o Cliente/Fornecedor seja diferente, desde que o parâmetro "Não Permite vínculo de Lançamentos entre Cliente/Fornecedores Diferentes' esteja desmarcado. Para visualizar este parâmetro, acesse o menu Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Avançar | Contas a Receber | Avançar | Etapa Baixa 2/6.

Dica

O sistema permite que um Lançamento Financeiro seja vinculado a Adiantamento, Devolução e Nota de Crédito, simultaneamente.  Nesse caso, o valor da baixa será o liquido, considerando cada um desses processos.
Tomemos como exemplo um lançamento financeiro no valor de 10.500,00 vinculado a:

...