Histórico da Página
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Pasta que o sistema irá ler e processar os arquivos de retorno. O sistema apenas irá processar os arquivos do banco que foi selecionado na opção "Banco". Caso existam arquivos de bancos diferentes no mesmo diretório, o processo terminará com ressalvas e estes arquivos não serão processados. O usuário deve ter permissão de leitura / escrita neste diretório onde o processo será executado.
Buscar os arquivos de retorno na máquina local
Marque essa opção caso o caminho da pasta de leitura dos arquivos de retorno a ser considerada esteja em sua máquina local, trazendo diferença no processamento principalmente quando tratarmos de ambiente em 3 camadas ou Cloud.
Disponível a partir da versão 12.1.31.
IMPORTANTE: Esse comportamento só surtirá efeito em execuções manuais, os agendamentos não irão interpretar esse parâmetro.
Pasta onde o log do retorno será salvo (opcional)
Permite ao usuário salvar todos os logs de retorno gerados durante o processo, para conferência. É recomendado que esta opção seja sempre marcada caso o processo seja executado via agendamento.
A opção "Renomear arquivo de retorno processado para extensão .old" fará com que o arquivo processado, tenha sua extensão alterada para .old, desta forma em importações subsequentes estes arquivos serão ignorados.
Histórico
Indique o Histórico para os registros do extrato, e se não for indicado será utilizado e "Histórico default da Baixa a Pagar" parametrizado pelo Assistente de Implantação de processos, etapa 02.01 Contas a Pagar / Baixas a Pagar.
Retorno de cobrança CNAB240
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Observações sobre o processo:
A baixa deverá acontecer sempre na conta caixa do lançamento.
O sistema irá ler todos os arquivos existentes no diretório selecionado. Dessa forma, o usuário é responsável por manter nesse diretório apenas os arquivos de pagamento para o banco parametrizado e ainda não lidos, certificando-se que a flag "Renomear arquivo de retorno processado para extensão .old" esteja marcada, caso necessite manter um histórico dos arquivos já processados.
A contabilização será gerada de acordo com o evento para baixa contábil cadastrado como default.
A parametrização referente a diferença a maior e a menor será considerada as que foram definidas no sistema no menu "Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Contas a Pagar | Pagamento Eletrônica | Valor default para diferença em retorno bancário.
Caso esteja em ambiente 3 camadas, será possível definir um agendamento ou a frequência no qual o processo será executado. Com essa funcionalidade o usuário poderá automatizar o retorno de pagamento, tendo que apenas definir um mecanismo para atualizar a pasta de leitura com os arquivos que serão processados.
Não há a opção do usuário liberar um arquivo já processado anteriormente já que é feita a manipulação de um diretório em processamento posterior e não de arquivos informados manualmente.
Informações Complementares