Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Definição da Regra de Negócio

Especificar o processo de integração utilizando o TOTVS Fluig ESB.

Configuração de Ambiente

Precisamos ver se é possível o TOTVS ESB dar um GET no sistema de origem. Exemplo:

Digamos que o PLS tenha uma API de beneficiários, o ESB vai dar um GET nessa API pegando esses beneficiários e dar um POST na Central de Obrigações gravando este beneficiários.

O TOTVS ESB é um sistema que tem como objetivo facilitar o trabalho de integração de aplicações. É uma plataforma de integração que possibilita a troca transparente de informações entre aplicações internas ou externas, utilizando protocolos padrões da Internet.

Este sistema abrange as fases mais complexas de uma integração, começando com o mapeamento das fontes de dados, fazendo transformações para adequação do formato no destinatário e entrega da informação no destino com total segurança e integridade, utilizando vários protocolos de transmissão de dados.

Com este sistema, as aplicações continuarão preservando sua independência, e serão habilitadas a se integrar com outras aplicações, estejam elas rodando dentro dos limites da corporação ou externamente em sites remotos, parceiros, clientes e fornecedores.

Para que fique clara a abordagem usada nos textos desta documentação, padronizamos aqui que quando citarmos sistema estaremos nos referindo ao TOTVS ESB e quando citarmos ferramenta estaremos nos referindo a qualquer programa do TOTVS ESB utilizado pelo usuário para atender suas necessidades de integração. As principais características deste sistema são:

  • DESENVOLVIDO EM JAVA: A solução foi desenvolvida em Java, permitindo sua instalação em grande parte dos ambientes operacionais utilizados nas empresas.
  • INTEGRAÇÃO ASSÍNCRONA OU SÍNCRONA:A solução garante a entrega das mensagens, mesmo em casos de indisponibilidade do ambiente, fazendo a sincronização total após o restabelecimento da infraestrutura.
  • MAPEAMENTO DE MENSAGENS:A solução transforma layouts e conteúdos de mensagens, reduzindo os custos de implementação e disponibilizando as mensagens exatamente como cada aplicação exige.
  • EDITOR VISUAL: A solução permite configurar os cenários de integração através de um editor gráfico, onde são definidos os destinos, as origens, os mapeamentos, os formatos de mensagens e os protocolos de comunicação.
  • ACESSO A BANCO DE DADOS: A solução utiliza e possibilita o acesso a diversos bancos de dados do mercado, permitindo a leitura ou atualização de informações.
  • ROTEAMENTO DINÂMICO:A solução controla automaticamente os destinatários das mensagens, eliminando erros e garantindo a entrega no local correto pelo caminho mais apropriado.
  • SEGURANÇA:A solução utiliza os padrões de segurança universalmente aceitos pelo mercado, como HTTP/S e SSL, além de oferecer criptografia forte das mensagens trafegadas.



Garantia de entrega de mensagensDesenvolvido em Java
Recebimento e envio de qualquer padrão de mensagemSegurança das informações
Roteamento dinâmico de mensagensFundamentado no Apache Camel
Transformação de mensagensProtocolos padrões de mercado e comuns da Internet.
Gerenciamento e monitoramentoBaixo custo 
Acesso a banco de dadosCriptografia Síncrona e Assíncrona
Alta PerformanceCompatível com ERPs (Microsiga Protheus, RM, Logix e Datasul EMS)
Editor gráfico para criação dos diagramas de integraçãoTradução e Conversão de mensagens
Independência de plataformaFácil customização
Fácil instalação e configuraçãoCompactação de mensagens
Validação de conteúdoAcesso a dados não-intrusivo (dispensa liberação de portas adicionais - acessa somente o necessário)

Protocolos de Comunicação

...

Suporta os mais variados protocolos de comunicação utilizados em aplicações e/ou integrações com parceiros, tais como os citados na tabela abaixo. Sendo que outros protocolos de comunicação específicos escritos em Java também podem ser adicionados às ferramentas do sistema. Mais detalhes da documentação dos componentes do Editor de Diagramas.

HTTPHyper Text Transfer Protocol
HTTPsHTTP utilizando SSL (Autenticação e Criptografia)
FTPFile Transfer Protocol
MailSuporte a SMTP, POP3 e IMAP
SOAPSimple Object Access Protocol

Recursos de integração

...

O TOTVS ESB tem a função básica de levar uma informação de um Ponto A para um Ponto B, fazendo as transformações necessárias. Os recursos do TOTVS ESB que facilitam esta integração entre aplicações são:

  • Transformação de Formatos: por intermédio de XSL, é possível fazer transformações nos formatos das mensagens XML para se adequarem ao formato do destinatário, eliminando a customização das portas de entrada e saída.
  • Mapeamento: o processo de mapeamento de código entre parceiros ou aplicações talvez seja o ponto mais crítico em um processo de integração. O TOTVS ESB realiza este processo de maneira fácil e prática, utilizando, para mapear ou converter rapidamente a troca de códigos, mecanismos amigáveis ao usuário. Por intermédio de XSL, é possível o mapeamento de informações, tanto no formato quanto no conteúdo. Com este recurso, as aplicações envolvidas na integração não precisam se preocupar com a forma na qual a informação é representada no seu destino.
  • Roteamento: é baseado em qualquer informação disponível nas mensagens originais, como por exemplo, a identificação do parceiro ou produto. Uma vez identificada, a mensagem pode ser transformada, mapeada e enviada para o destino correto, de acordo com os seus requisitos especificados.
  • Fluxo de Integrações: a configuração das origens, transformações de conteúdo e formato, destinos e protocolos são feita por intermédio de um editor visual, o Editor de Diagramas, facilitando assim a definição dos fluxos de integração.
  • Monitoramento: usando uma interface web é possível acompanhar as integrações, visualizando as mensagens trafegadas e tomando ações sobre elas.

Configuração de Ambiente

Baixe do suporte.totvs.com o arquivo para instalação do ESB.

Image Added


Instalamos o servidor do ESB

Image Added


Caso tenha escolhido para criar atalhos na área de trabalho será criado os seguintes ícones:

ESB Startup:

ESB Monitor

Data Base Statup.


Inicie primeiro o Data base startup e depois o ESB Startup. Em ambos inicie como administrador. Caso enha sido inicializado com sucesso na tela do ESB Statup aparecer no fim da tela a mensagem TOTVS ESB versão [STARTED]

Ao iniciar o Data Base, caso seja apresentado esta mensagem  access denied ("java.net.SocketPermission" "localhost:1527" "listen,resolve"), basta ia ao arquivo java.policy (C:\TOTVS\ESB\jre8\lib\security) e incluir a política  localhost:1527. Repare que já terá a localhost:0, apenas inclua uma linha.

Image Added

Inicie o serviço do monitor também e a tela será aberta. No monitor é possível visualizar as mensagens e processos da integração.

User:esbAdm

Senha:adm

Image Added


ESB Studio

Esta ferramenta é utilizada para edição dos diagramas de integração. Trata-se de um plug-in instalado sobre o Eclipse. Para começar, baixe o eclipse.

Image Added



Faço a instalação do Eclipse.

Image Added

Agora instalo o plug-in.AO abrir a tela clique em Help/Install New Software. Clique no botão ADD.

No campo Name informe: TOTVS ESB

No campo Location: http://update.fluig.com/esb

Para ver a instalação do plug-in basta acessar os passos do índice 3 descritos neste link:

Instalação do plugin Fluig ESB#18


Image Added


Utilização

Vamos criar um diagrama ESB para gravar o retorno de uma consulta a um web service. Para isso vamos utilizar o SOAPUI para receber a consulta de usuários. Veja:

Image Added


Após o teste acim com o SOAP, repare que faremos igual, porém utilizando o ESB. Após configuração e inicialização do serviço o ESB começou a gerar arquivos com usuários que buscou do fluig.

Image Added


Agora o novo teste consiste em pegar um valor do ambiente A, gravar em um arquivo e passar esses valores para o ambiente. Não foi possível concluir este teste na integra, pois o sistema até conecta no ambiente B porém não leva  dado que pegamos do ambiente A. A variável responsável por isso fica nula. Chegamos a conversar com um contato indicado pela equipe, mas não foi possível solucionar a situação. Abaixo os testes que fizemos.Image Added


Fomos informados que poderíamos desenvolver um componente em Java para conectar nas APIs dos sistemas A e B. Esta implementação poderia ser inserida no Custom.

Em testes vimos que esta implementação é complexa. Estamos avaliando a continuidade deste itemEspecificar o processo de integração utilizando o TOTVS Fluig ESB.