Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
Instruções de Rastro e Rastreabilidade
Instruções de Rastro e Rastreabilidade

Instruções de Rastro e Rastreabilidade

2745 Rastreabilidade:
================
O conceito de rastreabilidade existe para garantir que um produto tenha todo seu "caminho" dentro da empresa mapeado, desde seu recebimento ainda como Materia Prima ate a sua venda ja como produto acabado.
E' atraves da rastreabilidade que as industrias automobilisticas e farmaceuticas realizam seus 'recalls', apos constatarem qualquer falha em determinado componente que comprometa a garantia do produto.
Em resposta a essas questoes foi criado o conceito de rastreabilidade, que trabalha baseado em normas de qualidade internacionalmente conhecidas.

No SIGA existem 2 possibilidades de controlar a rastreabilidade:
*Lote: Nos arquivos SB8 e SD5 o campo _NUMLOTE (referente a SubLote) sera alimentado com uma numeração sequencial - esta numeração no entanto é transparente ao usuario - em todos os relatorios o sistema irá aglutinar estas informações por Lote. Nos demais arquivos (SD1, SD2, SD3, etc) o sistema ira preencher somente o campo _LOTECTL (referente a Lote).Esta opção deixa o usuario livre da tarefa de controlar os SubLotes de Produtos. Com esta opção é permitido, por exemplo, cadastrar 2 ou mais produtos com o mesmo Lote (internamente o sistema irá preencher o campo de sublote com numeros diferentes - NUNCA existirão 2 SubLotes iguais).
*SubLote: Todos os arquivos de movimentação terão os campos _NUMLOTE e _LOTECTL preenchidos com as informações cadastradas pelo usuario. Os relatórios e consultas irão mostrar informações de Lote e Sublote. Esta opção permite um Rastreamento mais detalhado das movimentações, mas exige informações do SubLote em diversos processos.

*Dicas e observacoes:
- O saldo por lote e' armazenado no arquivo SB8 e tambem pode ser refeito pela(s) rotina(s) de Saldo Atual e Refaz Acumulados, da mesma forma que o saldo em estoque (para refazer o saldo atual e saldo empenhado do lote).
-A Rastreabilidade pode ser utilizada em conjunto com o controle de Localizaçao (e é oque ocorre na maioria das vezes...)
-Para verificar se um produto utiliza Rastro é utilizada a funçao RASTRO(cProduto, cTipo), onde cProduto é o codigo do Produto e cTipo é o tipo de Rastreabilidade que se deseja consultar (Se NIL apenas verifica se o produto utiliza RASTRO, se "S" retorna .T. somente se o produto utilizar rastro tipo SubLote e se "L" retorna .T. somente se o produto utilizar RASTRO tipo Lote) - Essa funçao é utilizada em verificaçoes internas no programa, e verifica o SX6 e o SB1 - ambos deves estar corretamente parametrizados para que o retorno da funçao seja correto. Em RDMakes é recomendavel que se utilize esta funçao para que a integridade dos dados seja mantida.

Nível 1 (Acesso Clientes)
Espanhol , Inglês
Advanced Protheus 5.08