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INTEGRAÇÃO FISCAL/APROPRIAÇÃO GERANDO DUPLICATAS NO DATASUL
Contexto de negócio (Introdução)
Necessidade de criar duplicatas para todo CT-e na integração do recebimento/fiscal, independente se tem ou não imposto retido.
Sistemas Envolvidos
- SIGAGFE
- Datasul – Módulo de Recebimento e Financeiro
Integração
O que levou a criação da integração / o porquê da integração (Finalidade/Objetivo), de forma macro, o que será integrado do, por exemplo, Vertical com o ERP (BackOffice)
Explique o contexto de negócio ou do problema na qual esta integração estará inserida. Isto inclui o funcionamento da(s) ponta(s) envolvida(s).
Apresentar a integração como uma melhoria para o cenário ou como uma solução para o problema.
- Premissas
Gerais, do Vertical, do BackOffice e dos demais artefatos/sistemas envolvidos
Premissas Gerais
Premissas A
Premissas B
- Arquitetura (Tecnologia)
Escopo
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Relacione quais são os pré-requisitos (técnicos ou de negócio) para a integração. Este tópico não deve incluir informações da implantação normal do módulo, mas apenas informações específicas da integração. É como se este tópico já partisse do princípio que o módulo que será integrado já está normalmente instalado.
Entre os tópicos deste tópico podemos citar:
- Versões mínimas de produtos.
- Módulos ou programas que geram informações necessárias a integração. Muitas vezes a integração partirá de informações que somente são trabalhadas em um determinado programa ou processo, que deverá estar em uso no cliente.
- Ferramentas que são necessárias a integração, como: EAI, ESB, servidor de WebService etc.
- Aspectos legais nos quais as partes envolvidas na integração devem estar inseridas, caso as informações envolvidas sejam utilizadas para o cumprimento de alguma lei específica.
- Requisitos de hardware ou Software, como servidores, link de internet, capacidade de armazenamento e memória, sistema operacional.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Instalação/Atualização
Este tópico tem por objetivo orientar a instalação da integração, visando o seu funcionamento completo. Instalação de produtos ou ferramentas necessárias podem referenciar outros documentos existentes, desde que estejam disponíveis no repositório de documentação da TOTVS ou sejam enviados junto com o documento da integração em si. As informações mínimas necessárias para teste tópico são:
- Procedimentos que devem ser observados quando um dos produtos for atualizado.
- Configuração necessária que deve ser realizada em arquivos de configuração ou programas de parâmetros etc.
- Arquivos diversos que devem ser mantidos em determinados locais para o funcionamento da integração, exemplo: xml, xsd.
- Atualizações necessárias em banco de dados ou instruções para que elas sejam feitas.
- Processos, módulos ou programas que precisam ser instalados ou atualizados. Deve ser definida a versão mínima necessária dos programas envolvidos.
- Ferramentas, servidores ou serviços que precisam ser disponibilizados e configurados, o que pode gerar necessidade de novo hardware ou aumento de capacidade. Exemplo: serviço de WebService.
- Instruções para habilitar a comunicação da ferramenta EAI entre as partes, quais rotas devem ser definidas ou como as transações devem ser habilitadas.
Observação: evite o uso de Prints de telas, facilitando, assim, o trabalho de tradução e versionamento deste documento.
Datasul
Insira aqui as informações pertinentes a Datasul.
Logix
Insira aqui as informações pertinentes ao Logix.
Protheus
Insira aqui as informações pertinentes ao Protheus.
RM
Insira aqui as informações pertinentes ao RM.
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.
Transações/Entidades/Mensagens únicas
Apresente quais as transações/entidades que são trocadas e quem envia a informação para quem. Pode (e recomenda-se) ter um diagrama, uma tabela ou afins que apresente este fluxo.
Relacione quais são as mensagem únicas (TOTVSMessage) utilizadas e qual o seu relacionamento com as entidades já existentes do ERPs envolvidos.
Exemplos:
Método
ID
Descrição
Origem
Destino
XSD (versões podem variar)
Cadastros
01
Cliente/Fornecedor
RM
Protheus
CustomerVendor_1_000.xsd
02
Moeda
RM
Protheus
Currency_1_000.xsd
03
Unidade de Medida
RM
Protheus
UnitOfMeasure_1_000.xsd
04
Produto
RM
Protheus
Item_?_000.xsd
05
Centro de Custo
RM
Protheus
CostCenter_1_000.xsd
06
Ativos
RM
Protheus
NOVA, Ativo fixo
07
Funcionários
RM
Protheus
Employee_1_000.xsd
08
Projeto
RM
Protheus
Project_1_000.xsd
09
Obra
RM
Protheus
SubProject_1_000.xsd
10
Tarefa
RM
Protheus
TaskProject_1_000.xsd
11
Meio de Pagamento
RM
Protheus
?????.xsd
12
Condições de pagamento
RM
Protheus
PaymentCondition_1_000.xsd
13
Coligada*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para
RM
Protheus
Company_1_000.xsd
14
Filial*
* implementado, mas o Protheus não vai enviar, estamos avaliando alternativa para preencher o de/para
RM
Protheus
Branch_2_000.xsd
Processos
15
Solicitações (compras/armazém)
Protheus
RM
Request_1_000.xsd
16
Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)
Protheus
RM
CancelRequest_1_000.xsd
17
Cancelar movimento (solicitação, OS, etc)
RM
Protheus
CancelRequest_1_000.xsd
18
Baixa de estoque
Protheus
RM
Request_1_000.xsd
19
Baixa de estoque
RM
Protheus
Request_1_000.xsd
20
Consulta Saldo
Protheus
RM
21
Apropriação de custos
Request _1_000.xsd
22
Geração de OS
23
Consulta de OS
24
Ampliação patrimonial
Fluxo das Informações
Para cada fluxo de informação descreva, se necessário, alterações de comportamento que o respectivo produto irá sofrer. Por exemplo: quando o Logix recebe o PEDIDO de OUTRO ERP, este pedido não poderá ser alterado no Logix.
Liste quais as entidades integradas e como é o mapeamento entre as diferentes estruturas. Por exemplo: Classe no sistema A vira categoria no sistema B, o campo X é refletido no campo Y etc.
Liste quais transações/operações a integração fará com as entidades relacionadas. Exemplo: Insert de PEDIDO, Insert, update de ITEM, buscar saldo em estoque do ITEM no dia X ou buscar dados do FUNCIONÁRIO.
Cadastros
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Entidade>
Identificador da Mensagem: <mensagem>
Versão: <versão>
Módulo <marca 1>: <BackOffice – Gestão xxxxxxx>
Módulo <marca 2>: <SIGAXXX>
Tipo de Envio: <Assíncrona/Síncrona>
Mensagem Padrão | PROTHEUS | RM | ||
Tabela | Campo | Tabela | Campo | |
Code | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO * |
Description | CTO990 | CTO_DESC | GMOEDA | DESCRICAO |
Symbol | CTO990 | CTO_SIMB | GMOEDA | SIMBOLO |
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (integração) de acordo com cada marca
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Processos
Descreva características gerais do fluxo de informações e que serão comuns para este tipo de entidade. Características particulares para cada entidade deverão ser citadas em tópicos específicos de cada entidade.
Sempre que existir (a sugestão é sempre criar) e for agregador ao documento acrescentar aqui os diagramas/imagens ou até mesmo colocar tais diagramas diretamente na especificação dos processos
Em seguida faça uma descrição para cada um dos fluxos para cada entidade
<Transação/Processo>
Tipo de Fluxo: Protheus -> RM
Mensagem: Request_1_000
Versão: 1.000
Descrição de todo o comportamento e funcionamento do processo. Breve contexto, origem, regras, integração (geração da mensagem, envio, recebimento no destino), o quê supostamente irá ocorrer no destino, retorno, impacto, consequências, o que foi afetado, como conferir, validar, etc o retorno.
Acrescentar um diagrama do processo.
A seguir descrever as variações, particularidades da mensagem e processos (desta integração) de acordo com cada marca
Notas:
Observações sobre comportamento desta mensagem ou dos processos envolvidos nela/para ela
Limitações/Restrições
Descreva limitações e restrições para a integração que está sendo descrita.
Alguns embarcadores precisam fazer o recolhimento dos impostos retidos no mês de competência, ou seja, no mês que foi dada entrada do Conhecimentos de Transporte eletrônico (CT-e) ou Notas Fiscais de Serviço eletrônica (NFS-e).
Até então, o GFE só gera o título dos impostos no mesmo momento que faz a atualização da fatura de frete com o Financeiro (Contas a Pagar). Porém, ocorre que em muitos casos os transportadores enviam as faturas de frete com a cobrança destes documentos somente no mês posterior, impossibilitando o pagamento no mês que ocorreu o fato gerador.
Esta funcionalidade visa contemplar esta necessidade, dessa forma será feita a geração da duplicata do Documento de Entrada gerado pelo GFE nas integrações Fiscal e Apropriação de Despesas. Assim, para cada CT-e/NFS-e haverá um título gerado no Financeiro.
Com a implantação e integração da fatura enviada pelo transportador, será realizado a substituição das duplicatas dos documentos de entrada pelo Título a Pagar efetivo.
Sistemas Envolvidos
- SIGAGFE
- Datasul – Módulos de Recebimento e Contas a Pagar
Integração
O processo de integração entre o GFE e o Datasul não é alterado, apenas existe uma parametrização necessária para que esta funcionalidade esteja ativa conforme demonstrado abaixo.
Escopo
O escopo da funcionalidade compreende a integração Fiscal e Apropriação de Despesa para o Recebimento do Datasul, utilizando a opção de Regime de Competência do GFE. Com as devidas parametrizações, o documento de entrada gerado no recebimento irá gerar duplicatas e integrar com o Financeiro.
Ao atualizar a fatura de frete no Financeiro e estando parametrizado para Gerar Duplicatas por CT-e, o sistema irá verificar se existe título para os documentos de frete relacionados a mesma e caso exista, gera um titulo de substituição para todos eles. Se nenhum conhecimento tiver título gerado, então o processo segue a geração de título normalmente desconsiderando a funcionalidade.
Pré-requisitos instalação/implantação/utilização
Parâmetros
No CD0089, na aba "Financeiro" foi incluída o parâmetro "Integração de Duplicata por CT-e".
Na aba "Recebimento", no campo "Condição integração", a opção "Integração Documento com OF" foi alterada para "Integração Documento", esta opção deve estar Ativa.
Gerar Duplicatas por CT-e
Quando o novo parâmetro "Integração de Duplicata por CT-e" estiver ativo, o campo "Condição Integração" estiver com a opção "Integração Documento" e a natureza de operação do documento de frete estiver parametrizada para gerar duplicatas, ao integrar um CT-e, além do mesmo ser atualizado em Obrigações Fiscais, o título também será atualizado no Contas a Pagar automaticamente.
Além das condições acima, será necessário que a base esteja parametrizada para regime de competência (GFE - Parâmetros do Módulo) e que o usuário permita atualização automática (RE0101 - Atualiza AP Automaticamente).
A espécie utilizada na criação da duplicata será a espécie relacionada a natureza de operação conforme o retorno da Engine de Regras. Caso não tenha espécie informada na natureza o sistema buscará automaticamente do RE0101 ("Espécie Duplicatas NFF" ou "Espécie para Despesas").
Se houver imposto retido, será criada uma duplicata separada, apenas para o imposto e serão utilizados os códigos de imposto contidos no CD0089 ("Cod Imp ICMS Retido" e "Cod Imp ISS Retido") para a integração do título no Contas a Pagar. Caso haja a necessidade de um código de imposto específico para determinada operação, pode-se utilizar o engine de regras com a operação "GFE-AP".
Substituição dos Títulos pela Fatura de Frete
Na integração da fatura, as duplicatas geradas anteriormente a partir dos documentos de frete, serão substituídas pelo título da fatura. Para a criação do título da substituição será utilizada a espécie do CD0089 ("Espécie Título Fatura").
Estorno do título
Caso seja necessário realizar uma desatualização da fatura através do GFE, será necessário realizar o estorno manualmente no módulo de Finanças a partir do programa "Substituição Nota Por Duplicata" (APB725AA), opção "Cancelamento".
Instalação/Atualização
Necessário atualização dos programas em ambos sistemas Datasul e Protheus conforme especificado abaixo.
Datasul
Funcionalidade liberada na Expedição Contínua Datasul - pacotes 12.1.28.14; 12.1.29.8; 12.1.31.3
Liberação Oficial na Release 12.1.32.
Protheus
Funcionalidade liberada na Expedição Contínua Protheus em março 2021, pacotes 12.1.23; 12.1.25 e 12.1.27.
Liberação Oficial Release 12.1.33
Controle de Versão
O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Suporte
Checklist de suporte da aplicação
- Parâmetro de integração GFE: regime por competência;
- CD0089 - Aba Financeiro, Gerar Duplicata por CT-e; Integração Documento;
- Natureza de operação Gera DP, espécie da fatura;
- Estorno Fatura: "Substituição Nota Por Duplicata" (APB725AA), opção "Cancelamento".
- Desatualização manual fatura GFE através do Monitor de Integração.
- Os conhecimentos/duplicatas atualizam e desatualizam automaticamente através da opção Desatualizar, quando é possível
Limitações / Restrições Gerais
Descreva limitações e restrições para cada fluxo descrito no tópico anterior. Exemplo:
- ERP1 envia ITEM cadastrado para o ERP2
ERP1 somente enviará o ITEM se este estiver em uma das famílias cadastradas no parâmetro FAMILIA_INTEGRACAO.
Se o tipo de valorização do estoque for FIFO.
- ERP2 envia PEDIDO cadastrado para o ERP1
O pedido recebido no ERP1 vindo do ERP2 estará bloqueado para alteração.
Como fazer (opcional)
Descreva os passos que viabilizem a integração.
Exemplo:
Os passos para viabilizar a integração são:
- No Logix ou no Protheus efetue o cadastro das seguintes informações: Clientes, fornecedores, transportadores, cidades, cotação de moeda e unidades de medida.
- No Logix cadastrar um novo depositante e efetuar toda a parametrização necessária para a operação de WMS.
- No Logix cadastrar um novo produto que seja controlado pelo WMS, para o depositante cadastrado anteriormente.
- No Logix efetuar um processo de recebimento para o produto cadastrado anteriormente, utilizando uma nota fiscal provisória (tipo “A”).
- No Protheus consultar a nota fiscal de recebimento que foi registrada no Logix, validando as informações recebidas.
- No Logix efetuar um processamento de regularização fiscal, efetuando a cobertura dos produtos recebidos anteriormente.
- No Protheus verificar se foi efetuado corretamente o relacionamento entre os dois documentos.
- No Logix efetuar um processo de expedição para o novo produto cadastrado, até o momento do envio da mensagem de integração de pedido de venda.
- No Protheus efetuar o faturamento do pedido de venda recebido.
- No Protheus verificar se a nota fiscal gerada contém todas as informações necessárias para o segmento de operador logístico (armazém geral).
- No Protheus efetuar a escrituração fiscal das notas fiscais, verificando se as regras da legislação deste segmento foram respeitadas.
- No Logix é possível consultar o número do pedido de venda gerado para as notas fiscais de retorno simbólico e conta/ordem no programa WMS6333 (Consulta de Documentos). Para os processos de faturamento de serviço o número do pedido está disponível no programa WMS6411 (Movimentos a Faturar).
Situações comuns (opcional)
Descreva situações problemáticas comuns que podem ocorrer durante o funcionamento da integração e como solucioná-los. Neste ponto também é importante dar instruções de como reconhecer e investigar problemas que podem vir a ocorrer durante a integração. Se houver, apresente tabelas de códigos e descrições de erros que a integração poderá apresentar.
Este tópico possivelmente será alimentado com as experiências durante o desenvolvimento da integração e poderá ser realimentado durante o uso da integração no cliente.
Exemplo 1:
Tratamento de erros de integração (Produto A)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Tratamento de erros de integração (Produto B)
Erro | Mensagem | Solução |
Código do erro | Mensagem exibida | Ação a ser tomada para resolução do erro. |
Exemplo 2:
Quando uma mensagem é enviada do Logix para o Protheus, podem ocorrer situações em que o WebService não estará totalmente funcional. Nestes casos uma mensagem de erro genérica irá aparecer na tela:
Exemplo:
Erro ao enviar a mensagem de Cidade via Integração
Se o arquivo de log for analisado, poderemos ver a falha na comunicação com o sistema destino:
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WSCERR044 / Não foi possível POST : URL http://172.16.31.57:8011/ws/FWWSEAI.apw
ADVPL WSDL Client 1.080707 / tst on 20120315 08:49:51
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Para resolver este problema, verifique as configurações do sistema de destino, analisando o funcionamento do servidor utilizado para esta comunicação e a habilitação do endereço do WebService.
Checklist de suporte da aplicação
Crie um check-list de verificação de alguns pontos importantes para o funcionamento e atendimento da integração.
Instalação/Configuração
Relacione itens de verificação para garantir que a integração está corretamente instalada e configurada. Isto não pode ser uma cópia do procedimento de instalação/configuração, mas verificações pontuais que podem remeter aos itens da instalação.
Checklist de Verificações:
Relacione itens de verificações para que o atendente possa:
- Identificar o funcionamento da integração;
- Identificar a ocorrências de problemas;
- Coletar evidências do mau funcionamento relatado pelo cliente;
- Realizar possíveis ajustes na integração quanto à configuração ou negócio.