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Visão Geral do Processo
A concessão de crédito é um pedido de análise de crédito que será feita para a Supplier, onde a mesma irá verificar através dos os históricos de crédito do cliente, a possibilidade de liberar valores pré-aprovados de linha de crédito pra os clientes cadastrados no Datasul.
O processo de concessão de crédito inicia no envio dos clientes para a Supplier através por meio da Carol, todos os clientes serão enviados. Com os os clientes já disponíveis na Carol, é possível fazer uma concessão de crédito para um cliente, pedindo um determinado valor que será analisado pela Supplier podendo ser aprovado ou não.
A concessão de crédito junto a Supplier não adiciona ao crédito interno do Datasul (CM0102), são linhas de créditos separadas podendo ser escolhidas no momento da implantação do pedido de acordo com a condição de pagamento selecionada.
Pedido de Concessão de Crédito
Através Por meio da tela "Carteira de Clientes" é possível solicitar um pedido de concessão de crédito para um determinado cliente.
Filtre pelo cliente desejado, selecione o mesmo e em outras ações clique em: "Posição Mais Negócios":
Abrirá uma modal onde apresentará todas as informações desse cliente junto a Supplier. Para um novo pedido de concessão, informar o valor desejado no campo: "Limite Desejado" e clicar no botão: "Conceder Crédito".
Após o pedido, o grid de "Concessões de Crédito" é atualizado com a situação do pedido de crédito. A análise junto a Supplier pode demorar alguns dias, visto que terá toda uma análise financeira do cliente.
Para a atualização automática das concessões, deve ser configurado um agendamento em um RPW. Esse agendamento deve ser feito na tela de: Parámetros TOTVS Techfin:
No Menu lateral acessar: +Negócios → Parâmetros de Vendas.
Na aba Parâmetros, existe o parâmetro: "Tempo de Atualização Clientes (Em horas)", nesse campo deve ser informado a cada quantas horas deve ser feita a atualização dos dados de crédito dos clientes junto a Supplier, esse parâmetro existe para não onerar os demais processos de integração que rodaram no mesmo RPW. A atualização dos dados do cliente ocorrem esporadicamente, então não é necessário que exista um RPW que rode de minutos em minutos essa atualização, gerando processos e tráficos desnecessários. O parâmetro tem o valor mínimo de 1 hora e o máximo de 168 (7 dias).
Na aba "Agendamentos", deve ser configurado o servidor RPW que irá fazer a atualização automática das concessões de crédito e dos tickets gerados. Configure um processo que seja executado algumas vezes no dia e em todos os dias da semana (conforme a necessidade). Para as concessões será respeitado o parâmetro "Tempo de Atualização Clientes", exemplo, informado 1 no campo e o RPW foi configurado para executar a cada 30 min, os clientes serão atualizados conforme a cada 1 hora e os tickets a cada 30 min.
No grid "Lista de agendamentos" é possível verificar se já tem algum processo rodando.
Parâmetros TOTVS Techfin. Clique aqui e acesse a documentação de parâmetros.
O botão atualizar em tela faz uma consulta direta com a Supplier atualizando os dados em tela. Lembrando, as concessões podem demorar alguns dias para serem aprovadas.
Após a atualização, é possível consultar o valor liberado ou o motivo da não liberação do crédito.
No detalhe do cliente também é possível fazer todo o processo de pedido e consulta da concessão.
Status das situações da Concessão
Aprovada - Concessão foi aprovada e está disponível para uso.
Em Análise - O pedido de concessão está em análise na Supplier.
Negada - O pedido de concessão foi negado e não estará disponível para uso. A próxima solicitação de reanálise só poderá ocorrer após o vencimento do prazo estipulado em acordo com a Supplier.
Rejeitada - O pedido de concessão foi rejeitado porque o Cliente da solicitação possui algum dado inválido. Neste caso é possível corrigir o dado e realizar o envio (sem restrições de prazo).
Cancelada - Solicitação cancelada na Supplier. Deverá verificar o motivo do cancelamento nos detalhes da solicitação.
Pendente - Cliente tem informação ou documentação pendente de envio. Deverá verificar o motivo da pendência nos detalhes da solicitação.
Monitor de Integração
É possível verificar as integrações efetuadas com a Supplier por meio do monitor de integração, busque por "Monitor de Integração TOTVS Techfin" no menu Datasul:
No Menu lateral acessar: TOTVS Mais Negócios → Crédito
Nesse monitor é possível acompanhar toda a transação dos tickets e concessões de crédito, podendo verificar os status dos mesmos e problemas que podem ter ocorrido na integração. Caso ocorrer um problema o status fica como "ERRO" e na coluna "Log" é possível detalhar problema ocorrido.
Na busca avançada é possível filtrar o monitor: