irá contar com diversas mudanças em comparação com a versão 12.1.29. No documento serão abordadas as principais diferenças para guiar o usuário pela migração da versão 12.1.29 para a "Nova Versão".
A instalação da nova versão conta com uma nova configuração de Provedor de Segurança, responsável pelo gerenciamento de acesso de usuários ao TReports, uma vez que o RAC não é mais instalado junto ao TReports.
Autenticação pelo Produto:
O Provedor de Segurança configurado servirá como o autenticador de usuários do Produto para uso no TReports, então uma vez que o gerenciamento de acesso passa a ser integrado ao produto, os usuários passam a ter acesso ao TReports da seguinte forma:
Ao configurar um Provedor de
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Segurança, o login informado na configuração atribui um "Usuário Administrador" para o TReports. Esse será o único usuário com uma permissão diferente dos usuários que possam a vir acessar a aplicação, sendo o único com acesso aos menus de Administração do TReports.
Sendo assim, todo usuário possui acesso "mínimo" ao TReports. Isso significa que desde que o usuário possa logar na aplicação, ele pode criar e gerenciar os próprios recursos. O acesso a recursos criados por outros usuários passa a ser gerenciado pelos próprios usuários criadores, com o permissionamento estabelecido pelo DAC, onde um proprietário concede aos outros a permissão de Editor ou Visualizador no compartilhamento do recurso. Dessa forma, o conceito anteriormente usado pelo RAC não é mais aplicado, onde o acesso a menus e recursos criados por outros usuários era estabelecido com base nos "Perfis" aos quais um usuário era associado.
Migração dos Relatórios:
Apesar de atualmente não ser possível configurar um RAC anteriormente utilizado na versão 12.1.29 como um Provedor de Segurança, o banco de dados usado pelo TReports poderá ser migrado para a nova versão, trazendo todos os relatórios.
A migração de um banco de dados para a nova versão
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irá ocasionar diferenças no permissionamento anteriormente gerenciado por Perfis do RAC
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Visualização dos Relatórios:
e associação a grupos.
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Após a migração, todos os relatórios passam a ser pertencentes a um único usuário, que foi definido como "Administrador" durante as configurações do Provedor de Segurança. O usuário Administrador será definido como "proprietário" dos relatórios migrados, sendo que o compartilhamento e definição de permissões para outros usuários
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poderá realizado a partir dele. Também é possível alterar o proprietário dos recursos com o usuário Administrador, isso pode ser feito através do menu de Administração do DAC.
Passo a passo:
Para realizar o processo de migração dos Relatórios do TReports 12.1.29 para a nova versão, é necessário:
1 - Fazer o backup dos diretórios locais (totvs.tac e treports) e de suas respectivas data bases no banco de dados;
4 - Depois da instalação, o próximo passo é fazer as Configurações do Sistema, onde na Aba do Provedor de Dados, deve ser informado a data base do TReports da 12.1.29: