Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

A representação de um vínculo é definida a partir de um conjunto de configurações que se encontram na tela de Mapeamentos, disponível no menu (nome_do_menu). Essa representação é dividida em Mapeamentos, Informações de Titular e Base Legal. 

Mapeamentos

Essa configuração indica o que será utilizado para chegar em determinado valor em determinada tabela utilizando os relacionamentos que se encontram na SX9, o mecanismo gerado nessa configuração funciona a partir de um sistema de rastro a partir de uma linha 'Pai'.

O mecanismo possui duas maneiras de localizar um dado de titular, através de campos chaves ou através de relacionamentos com esses campos chaves.

Campos Chaves

Na configuração de um mapeamento, estamos abstraindo que, essas informações serão utilizadas como um 'mapa' para chegar em registros de tabelas apontadas na Informações de Titular ou em uma tabela de Base Legal.

Sabendo que a partir do portal do sgdpTotvs Privacidade, somente dados de titular serão enviados a ideia é mapear informações que estejam relacionadas diretamente com esse dado.

Um exemplo simples que podemos utilizar é quando um titular se utiliza de um CPF no portal do sgdp Totvs Privacidade para ser esquecido ou rastreado. Para efeito de explicação vamos dizer que esse titular seja um Cliente, ou seja, o vínculo de Cliente e toda a sua representação será utilizada para atender essa solicitação.

Sabemos que uma tabela que pode representar o cliente no Protheus é a SA1, que por sua vez possui um campo que pode possuir um CPF (A1_CGC), logo, entende-se que a partir dessa informação conseguimos chegar um registro do titular que enviou o CPF diretamente na SA1, com isso, podemos definir que para chegar em um registro relacionado ao titular que se encontra na SA1 podemos utilizar o campo A1_CGC como possibilidade de mapeamento, e para isso chamamos de um campo chave, onde a partir dele conseguimos atender uma solicitação diretamente.

Relacionamentos 

Para exemplificar vamos seguir um rastro simples que demonstra a ideia dessa configuração.

No exemplo de campos chave indicamos que para um localizar um valor de cliente na SA1 a própria tabela já possui informações para localizar esse valor, mas existem situações em que é preciso localizar um registro associado ao titular que não possuímos um campos que conseguimos associar diretamente na própria tabela, como exemplo para essa situação, vamos utilizar a tabela SD1 como informação em que o mecanismo precisa encontrar um valor vindo do SGDPTotvs Privacidade, que por sua vez é um dado de um titular que precisamos localizar. 

Os dados de um titular são indicados por chaves únicas de uma pessoa física, ou seja, um documento de CPF, RG, entre outros, no exemplo, como devemos localizar um dado em uma tabela que não possui uma informação de chave que se comunica diretamente com um dado de um titular devemos indicar ao mecanismo de busca, através do mapeamento, como chegar em determinada informação que é relacionada ao titular, e para isso indicamos os relacionamentos da tabela SX9 para associar os valores até determinado valor a ser localizado.

...

Seguindo essa configuração o CPF enviado através do SGDP Totvs Privacidade será utilizado para localizar o registro na SA1 e seguindo o rastro através dos relacionamentos até a tabela SD1 temos como chegar na informação relacionada ao titular dos dados.

Informações do Titular

Essas são as informações consideradas em um vínculo que serão utilizadas para efetivar a solicitação, ou seja, os dados que representam um vínculo são os informados nessa configuração. Quando uma solicitação de consulta de dados, anonimização ou registros de tratamentos é feita, é utilizado o mapeamento configurado para chegar nas tabelas apontadas e serão elas que irão sofrer o impacto do tipo da solicitação, se uma consulta de dados ou uma solicitação dos registros de tratamento for realizada serão os dados dessa tabela que serão retornados assim como se uma solicitação de anonimização for realizada serão essas tabelas que sofrerão as anonimizações.

Base Legal

A configuração de base legal se refere as validações que serão realizadas para permitir ou não uma anonimização, essas informações se referem a algum tipo de regra de tempo de guarda ou algo específico que será um impeditivo para a anonimização do vínculo que está sendo consultado, ou seja, se uma dessas regras não for atendida o vínculo inteiro não sofrerá nenhuma anonimização, utilizando a justificativa informada na configuração como motivo para a não realização do processo.

...