Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.


01. PARÂMETRO MV_ORGCFG

Esse parâmetro é responsável pelo informação do tipo de estrutura a ser utilizada na montagem do workflow utilizado durante as solicitações disponíveis no app MeuRH que permitem esse processo, como por exemplo, solicitação de abono e férias.

Para ser utilizado o workflow baseado na estrutura de relacionamento entre Funcionários(SRA) e Departamentos(SQB) o seu conteúdo deve ser 0 (zero). Todavia, dentro da necessidade de cada organização, poderá ser utilizado o módulo SIGAORG para a criação de novas visões de workflow baseadas em departamentos ou postos. 


02. CONFIGURAÇÃO DO WORKFLOW

Dentro do App MeuRH algumas solicitações permitem a utilização do workflow de avaliação, entre elas a solicitação de abono que servirá de base para construção dos cenários de exemplo.

Essa configuração é feita dentro da funcionalidade Menu dos Portais no módulo SIGATCF (Atualizações / Configurações / Menus) funcionalidade FATA240, onde devemos selecionar a item '000006' (Portal RH) clicar no botão "Outras Ações / Menu".

Em Seguida, selecionar na lista carregada o item "Justificativas pré-abono" e clicar no botão "Editar".

Nessa tela existem campos importantes para entendimento:

  • "Visão aprovac (AI8_VISAPV)": determina se o item do menu deverá seguir obrigatoriamente uma determinada visão organizacional, em detrimento ao conteúdo do parâmetro MV_ORGCFG. Ou seja, caso esse campo esteja informado ele prevalece sobre o workflow da estrutura de departamentos(SQB). Exemplos:
    • Supondo que o param. MV_ORGCFG seja igual a "0", e exista uma informação cadastrada nesse campo, o sistema buscará essa visão no módulo SIGAORG para montar a estrutura do workflow.
    • Supondo que o param. MV_ORGCFG seja igual a "2", e não exista uma informação cadastrada nesse campo, o sistema irá montar a estrutura do workflow baseada no cadastro de departamentos(SQB).
  • "Nível Inicial (AI8_INIAPV)": quando informado o valor "0" ou "1" indica que o workflow irá submeter a avaliação ao superior imediato para avaliação, todavia caso seja informado algum valor superior a "1" indicará qual o nível da sua estrutura hierárquica em que o workflow deverá ser iniciado.
  • "Níveis de Aprovac (AI8_APRVLV)": quando utilizado a estrutura de workflow baseada no cadastro de departamentos(SQB), esse campo determina a quantidade de aprovações necessárias para o tipo de solicitação(no exemplo, justificativa pré-abono), até que a mesma seja disponibilizada para a apreciação do RH.
    • Caso o parâmetro MV_NVLAPR estiver habilitado como ".T." e o campo Nível de Aprovação estiver com o conteúdo "0", informa que essa solicitação não possui workflow, ou seja, qualquer requisição realizada será direcionada automaticamente para a avaliação final do RH. Avalie mais detalhes sobre esse contexto acessando o Cenário 06
    • Caso o parâmetro MV_NVLAPR estiver habilitado como ".F." ou mesmo não existir em sua base de dados, e o campo Nível de Aprovação estiver com o conteúdo "0", o workflow de aprovação irá submeter as avaliações para todos os níveis da sua arvore/estrutura organizacional. 


           



03. CADASTRO DE DEPARTAMENTOS

Dentro desse importante cadastro do módulo SIGAGPE (Atualizações / Configurações / Menus) funcionalidade CSAA100, encontramos campos importantes na montagem da hierarquia por departamentos, que será utilizada quando o parâmetro "MV_ORGCFG" for igual a 0(zero) ou o campo de visão ("Níveis de Aprovac") não estiver preenchido, estes campos são:

  • "Emp Resp.", "Filial Resp"  e "Matric Resp": Esses campos determinarão o gestor que receberá a demanda no fluxo de workflow para a avaliação da solicitação, podendo aprova-la ou reprova-la.
  • "Depto Superior": Esse campo determina o departamento superior dentro da estrutura organizacional, vale ressaltar que caso este campo não seja informado, o departamento selecionado passa a ser o início/raiz de uma nova árvore de hierarquia.
    • exemplo: em um ambiente organizacional nada impede que tenhamos mais de um presidente, sendo assim, poderemos ter vários departamentos, sem o preenchimento desse campo dando inicio a uma nova arquitetura de workflow para aprovações seguindo diferentes fluxos, como por exemplo uma diretoria comercial está em uma estrutura diferente de uma diretoria de tecnologia.
  • "Chave de Busca": Esse campo é calculado e remontado automaticamente pelo sistema a cada atualização da estrutura de departamentos, sendo fundamental para que o workflow funcione adequadamente, possuindo as seguintes características:  
    • Ele é composto por agrupamento de 3 caracteres, ou seja, de acordo com exemplo abaixo "017001001",  teríamos as informações da estrutura "017" / "001 / "001".
    • Assim, de acordo com o organograma, o departamento 12 está posicionado no terceiro nível dessa arvore hierárquica "017".
    • Caso tivéssemos um valor "017001001002" nesse campo, significaria que o departamento selecionado está posicionado no quarto nível, na segunda posição do organograma, na arvore hierárquica "017".
    • Importante ressaltar que dentro de um fluxo de workflow não é possível sair de uma chave raiz para outra.
      • exemplo: se o departamento em questão está na raiz "017", o fluxo do workflow seguirá apenas nessa sequencia. Caso exista necessidade de mudanças para outra arvore na estrutura organizacional que se inicie em "016", será preciso criar uma visão especifica no módulo do SIGAORG.       



  • Aviso
    titlequebra do workflow


    É importante observar que se o cadastro de departamento estiver sem a informação de filial e matrícula do responsável, e o mesmo estiver contido em um estrutura hierárquica de workflow, o fluxo de aprovação é quebrado levando todas as requisições a serem enviadas diretamente para o RH, pois durante o processo de avaliação a solicitação não poderá ficar perdida sem algum responsável.

    Por exemplo, caso supormos na estrutura abaixo que o departamento 12 estiver sem responsável, quaisquer solicitações realizadas pelos funcionários "MRH_FUNC_A", "MRH_FUNC_B" ou  "MRH_FUNC_C" serão automaticamente direcionadas para a avaliação final do RH. 

    Caso isso possa estar acontecendo em seu ambiente, avalie a sua estrutura organizacional de departamentos!



04. INFORMAÇÕES GERAIS

Para a simulação dos cenários referentes a esse tipo de workflow será utilizado como base a seguinte estrutura organizacional de departamentos (SQB).

Todavia os departamentos podem sofrer modificações para atender as especificações, observe os itens de configuração de cada cenário para as devidas particularidades.