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CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Tela Criar Simular Cenário
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
  4. Tela Criar Simular Cenário
    1. Principais Campos e Parâmetros
  5. Tabelas utilizadas
  6. Tecnologias Homologadas

01. VISÃO GERAL

O objetivo A finalidade da Criação Simulação de Cenário é selecionar produtos que terão seus facilitar a gestão de preços, permitindo a inserção ou modificação dos valores de venda inseridos ou alterados de uma só vez e posteriormente aplicar esses valores, enviando-os de diversos produtos simultaneamente. Após essa definição, os novos valores são aplicados ao ERP.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Caminho

Cenários > Criar CenárioPrecificação > Simular novo cenário

Pré-Requisito

Possuir acesso ao Pricing Insights

Passo a Passo

...

Simular Cenário 

Na tela Cenários, clique no botão Criar Cenários Simular novo cenário para exibir uma lista de possibilidades para a criação de cenárioso grid vazio, para filtrar o cenário, conforme abaixo:

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Imagem 1 - Criar cenários

No primeiro bloco, selecione as colunas do cenário.

...

Simular Novo Cenário



Nas abas Filtros, Filtros avançados e Regras, defina como deverá ser o cenário

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Imagem 2 - Filtros e Regras



Por padrão, algumas opções iniciam selecionadas e podem ser alteradas.

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Imagem 3 - Configuração inicial



Após configuração dos filtros e regras, clique no botão Aplicar.

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Imagem 4 - Aplicar Filtros e Regras


Limpar

Para retornar às configurações pré-definidas, clique no botão Limpar.

Irá aparecer a mensagem de confirmação Tem certeza que deseja limpar o filtro?

Para concluir a ação, clique no botão Confirmar

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Imagem 5 - Limpar Filtros


O grid será carregado com os resultados filtrados em colunas padrão.

Para alterar as colunas exibidas, clique no botão de engrenagem

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Imagem 6 - Gerenciador de Colunas


Cada opção do gerenciador pode ser expandida para visualizar as opções disponíveis, conforme abaixo:

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Image AddedImagem 2 - Selecionar colunas7 - Sub menu Gerenciador de Colunas


Colunas obrigatórias (coloração cinza) não podem ser desmarcadas

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3 8 - Colunas obrigatóriasObrigatórias

Algumas colunas iniciam selecionadas (coloração azul).

...

Para alterar a seleção inicial, clique na opção desejada.

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Image RemovedImagem 4 9 - Selecionar Alterar colunas

Abaixo do bloco de colunas, se encontram os blocos para as definições de:

  • Deseja precificar por níveis? Se sim, selecione quais

O nível determina como os produtos serão agrupados

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Imagem 5 - Deseja precificar por níveis? Se sim, selecione quais

  • Configure as regras que deseja aplicar para a sugestão de preço:

Tipo de Custo

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Imagem 6 - Tipos de custo

Tipo de Precificação

Para configurar o tipo de precificação, como Pesquisa na Concorrência, clique aqui

Image RemovedImagem 7 - Tipo de Precificação

  • Replicar preços para:

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Imagem 8 - Replicar preço para

  • Aplicar regra de arredondamento de preços
  • Aplicar preço como promoção para todos os produtos deste cenário

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Imagem 9 - Arredondamento e Promoção

Restaurar Padrão

Para retornar às configurações pré-definidas, na parte superior clique no botão Restaurar Padrão.

Irá aparecer a mensagem de confirmação: tem, certeza que deseja restaurar padrão pré-definido.

Para concluir a ação, clique no botão Confirmar

...

Sair

Para sair do menu Criar Cenário, clique no botão Sair.

As configurações realizadas serão mantidas durante o acesso

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Imagem 11 - Sair

Após configurar o cenário, clique no botão Criar cenário, para avançar à tela de filtro de produtos.

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Imagem 12 - Criar Cenário

Filtrar Produtos

Para selecionar os produtos, clique no botão Filtrar Cenário:

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Imagem 13 - Filtrar Cenário

Nesta tela, apenas a opção Considerar Produtos sem Estoque e Negativos inicia selecionada.

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Imagem 14 - Considerar Produtos sem Estoque e Negativos

As demais opções iniciam limpas, podendo ser mesclados entre si para a composição de filtros mais específicos.

Nos filtros onde a pesquisa é digitada, clique na lupa no canto direito para abrir uma lista com as opções e um campo de busca por nome ou código.

Clique sobre as opções desejadas. Após selecionar todas, clique no botão Selecionar. Image Removed

Imagem 15 - Busca

Ou no próprio campo ao informar os códigos desejados (separados por vírgula, caso haja mais de um).

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Imagem 16 - Busca por código

Nos filtros onde as opções já vêm pré-definidas, clique sobre os filtros que deseja incluir

Image Removed Imagem 17 - Filtro selecionável

Caso haja mais de uma Divisão cadastrada, a opção Estrutura Mercadológica iniciará indisponível para a seleção.

Para liberar esta opção, selecione as opções lojas, portes ou segmentos de uma mesma divisão.

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Imagem 18 - Estrutura Mercadológica

Os filtros: Período da Entrada dos Produtos e Período Comparativo, são datas.

Para filtrar, clique no calendário e selecione o período desejado.

Ou, digite: data inicial e data final, no formato DD/MM/AAAA.

As datas não podem ser:

  1. Maior que a data atual.
  2. Data inicial, maior que a data final.

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Imagem 19 - Período da Entrada dos Produtos

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Imagem 20 - Período Comparativo

Após configurar os filtros desejados, clique no botão aplicar filtro para gerar a tabela.

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Imagem 21 - Aplicar Filtro

Para concluir a criação do Cenário, clique no botão Salvar.

Será exibida uma tela onde deverá ser digitado o Nome do cenário.

Se desejar, clique no botão Definir como cenário Modelo para que ele também seja utilizado como modelo a outros cenários.

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Imagem 22 - Salvar Cenário


As colunas: Divisão, Porte, Segmento, Loja, Embalagem, Nível de Preço e Tipo de Preço, aparecem no Gerenciador de Colunas, porém, não podem ser selecionadas no gerenciador, pois definem agrupamentos. 

Devem ser selecionadas na aba Regras opção Agrupado por.

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Imagem 10 - Colunas de Agrupamento


Reordenar Colunas

Para reorganizar a ordem das colunas, clique no botão Gerenciador de Colunas, Clique no sub menu Selecionadas, abrirá uma lista com os nomes das colunas presentes.

Clique nas setas para reorganizar as colunas.

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Imagem 11 - Reordenar Colunas

Busca Avançada

Após aplicar filtro, para refinar a busca por:

  • Margem do Preço Atual
    • A busca avançada: Margem do Preço Atual, é utilizada após filtrar o cenário. Na opção: Produtos com a margem do preço atual entre, informe o percentual inicial e final desejado e clique no botão: Aplicar Filtro.

  • Dias de Estoque
    • A busca avançada: Dias de Estoque, é utilizada após filtrar o cenário. Na opção: Produtos com dias de estoque entre, informe o intervalo de dias desejado e clique no botão: Aplicar Filtro. Iniciando com a quantidade menor para a maior. 


Clique no botão Busca Avançada, selecione a(s) opção(ões) desejada(s), em seguida clique no botão Aplicar Filtros.

A busca é limitada aos itens exibidos no grid. Para carregar mais produtos, verifique a opção Buscar mais registros.

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Imagem 12 - Busca Avançada


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Imagem 13 - Refinar busca


A Busca Avançada é apenas para a visualização, não permanecendo após salvar o cenário. 


Expanda a tabela de produtos clicando no botão Expandir Grid.

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Imagem 14 - Expandir grid


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Imagem 15 - Expandir grid


Buscar Mais Registros

O resultado dos produtos exibidos é paginado.

Para exibir mais resultados, após os produtos em tela, clique no botão Buscar mais Registros.

A cada clique, caso haja mais páginas para o filtro realizado, será acrescido de mais uma página de resultados. 

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Imagem 16 - Buscar Mais Registros

Salvar

Existem três tipos de cenário: Salvo, Modelo e Aplicado.

Salvo

  • Cenário Salvo: Salva as alterações dos campos Preço Novo, Margem (valor e percentual), Promoção e Preço a Partir de (desde que a data seja maior ou igual à data atual) dos produtos selecionados para envio ao ERP. Pode ser aplicado.
  • Cenário Modelo: Atualiza com os dados atuais os campos Preço Novo, Margem (valor e percentual) e Preço a Partir de. Pode ser aplicado.
  • Cenário Aplicado: Se refere a um código de cenário onde os preços já foram aplicados no ERP. Ao abrir novamente esse tipo de cenário, traz as informações aplicadas aos produto. Existe uma exceção apenas para o campo Preço a partir de. Se abrir um cenário antigo onde a data de aplicação do preço já ocorreu, essa data é exibida como D+1. Isso ocorre porque um cenário aplicado pode ser reaplicado e sua data dever ser maior ou igual à data atual. Para mais detalhes sobre como aplicar cenário, clique aqui


Para concluir a criação do Cenário, clique no botão Salvar cenário.

Será exibida a tela Salvar Cenário. Digite o nome do cenário no campo Nome do Cenário 

Clique no botão Salvar.

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Imagem 17 - Salvar Cenário


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Imagem 18 - Salvar Cenário


Modelo

Para criar cenário do tipo Modelo, clique no botão Salvar

Será exibida a tela Salvar Cenário. Digite o nome do cenário no campo Nome do Cenário.

Clique na opção Definir como cenário modelo.

É possível também atribuir o cenário modelo a outros usuários clicando na opção Atribuir para o usuário. Quando essa ação é realizada, o cenário é exibido na tela Meus Cenários de quem recebeu a atribuição.

Clique no botão Salvar.

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Imagem 19 - Salvar Cenário Modelo


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Imagem 20 - Salvar Cenário Modelo


Exportar Cenário para Excel

É possível exportar cenários dos tipos: Salvo e Aplicado, quando ao salvar existir produtos selecionados.

Abra o cenário, selecione os produtos e salve. Na tela inicial, coluna Ações, clique no ícone de exportação e confirme.

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Imagem 21 - Coluna Ações


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Imagem 22 - Confirmar Exportação


Selecione o nome do arquivo (por sugestão o nome será igual ao nome do cenário) e o local. Clique em Salvar

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Imagem 23 - Salvar arquivo


Os produtos serão exportados para planilha Excel com as colunas presentes ao salvar, respeitando a ordem e valores.



03. TELA Simular

...

Cenário

Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Filtros AvançadosDescrição de cada filtro Avançado
RegrasDescrição de cada regra
Aplicar CenárioEnviar os preços definidos ao ERP
Pesquisa na ConcorrênciaCalcular sugestão de preço com base na pesquisa na concorrência 
Simular a Recomposição da MargemSimular a quantidade e valor da saída para os próximos dias

04. TELA

...

Simular Cenário

Principais Campos e Parâmetros

Não há.

05. TABELAS UTILIZADAS

Não há.

06. TECNOLOGIAS HOMOLOGADAS

Informações
O uso do Tipo de Produto em diferentes tecnologias não homologadas, como em Sistema Operacional, Plataforma, Navegadores e outros dispositivos, pode comprometer a segurança dos sistemas e está sujeito a situações não previstas, sem cobertura de suporte.
Tipo de produtoERP Web
Sistema OperacionalWindows Desktop
PlataformaDesktop
Navegador

Google Chrome

Utilização/Experiência

Aplicações Web em geral