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Objetivo

O objetivo deste guia é demonstrar como é realizada a implantação do Analytics, apresentando os passos para habilitar o ambiente e configurar os eventos. 

Quer conhecer ainda mais sobre o Analytics? Assista o treinamento sobre um projeto GoodData disponível no Fluig Academy.


Descrição

O TOTVS Fluig Plataforma possui o Analytics, que permite

 

Aviso
titleAtenção

A partir do Fluig 1.2, a Central de Análises e Processos foi descontinuada e evoluiu para o Fluig Analytics. Para mais informações sobre o Fluig Analytics, clique aqui

O Fluig possui a funcionalidade avançada de Analytics, que habilita a criação de Dashboards e Views Relatórios para acompanhamento de indicadores de informações que acontecem dentro da plataforma Fluig. O serviço está disponível apenas na nuvem, o que garante que todo o grande processamento de novas informações e análise dos dados aconteça com grande escalabilidade.


Pré-requisitos

Informações
titleNota

Como o serviço de Analytics está na nuvem, o servidor deverá estar habilitado para comunicação na porta 443 para na1.analytics.fluig.com, caso não esteja habilitado não será possível enviar os dados.


Habilitar o Analytics na plataforma

Para habilitar o Analytics no seu ambiente, os seguintes passos devem ser seguidos.:

Deck of Cards
historyfalse
idenable-analytics-steps
Card
defaulttrue
id1
labelPasso 1


Obter um projeto Analytics. Nele será possível criar o conjunto de um ou mais dashboards no Analytics.

Abra um ticket Abrir um chamado através do Portal de Clientes em "Chamados > Software > Fluig" utilizando os seguintes parâmetros:Central de Chamados → Nova Solicitação → Suporte Técnico" preenchendo os seguintes campos:

Versão

Fluig

Módulo/Produto

Fluig

Processo ou Rotina

Analytics

Resumo

OrganizaçãoSelecionar a organização/Empresa
Assunto
Criação de projeto Analytics
Incidente
Descrição

Informações para criação do contexto: 

  1. Nome da Empresa;
  2. CNPJ;
  3. Código do cliente TOTVS;
  4. Código do contexto a ser criado (normalmente nome da empresa, pode conter espaço, caracteres sem acentuação e números)
 
  1. ;
  2. Nome e sobrenome do administrador;
  3. E-mail do administrador do ambiente Analytics;
Como resultado do chamado serão liberados dois ambientes,
  1. Release do TOTVS Fluig Plataforma (ex: 1.6.4-180904)
Tipo de SolicitaçãoSuporte Técnico
ImpactoDúvida sobre o produto
PaísBrasil
Agrupador de serviçosfluig
Produtofluig
MóduloAmbiente
Agrupador de RotinaAcesso
Ambiente

fluig Informar o tipo de Ambiente (Produção ou Homologação)

VersãoInformar a release da plataforma TOTVS Fluig
  • Ao receber o ticket com as informações acima, a equipe de atendimento TOTVS Fluig criará o projeto solicitado, podendo ser um para produção e outro para
teste em que o
  • homologação se este também for solicitado.
  • O administrador receberá por e-mail um convite para participar do projeto no Analytics e
no chamado irá receber os códigos dos projetos criados
  • como resposta no ticket, receberá o código do(s) projeto(s) criado(s).
  • Ao receber o e-mail com a resposta do ticket, você poderá seguir para o passo 2 onde poderá configurar a integração do Analytics à plataforma TOTVS Fluig de forma simples e ágil.
  • Para que a integração ocorra o e-mail informado na criação do projeto precisa ser do administrador do Fluig.

Card
id2
labelPasso 2
Nota
titleImportante!

Se você é cliente Cloud, porém não tem acesso à senha do usuário wcmadmin entre em contato com time de suporte Cloud para que a senha seja disponibilizada.

Depois acesse

No ambiente com o Fluig da plataforma que se deseja ligar a integração com o Analytics, será necessário acessar o ambiente do administrador do WCM (usando com o usuário WCMAdmin), nele acesse:

  •  Opção do menu: Painel de controle
  • Clique na aba WCM
  • 'wcmadmin', acionar o menu Painel de controle > agrupador WCM e acionar a opçãoEmpresas

    .


    Card
    id3
    labelPasso 3


    Selecione Nele selecione a empresa que se deseja habilitar o Analytics e acione editar.

    Nota

    É permitido integrar apenas uma empresa (tenant) por projeto no Analytics.

    Card
    id4
    labelPasso 4


    Clique em , clique em editar. Nele acesse Cadastrar dados adicionais e na tela adicione as seguintes chaves e valores:

    Chave

    Valor

    analytics.gd.project.id

    <seu código de projeto retornado pelo suporte>

    analytics.gd.user

    <email

    <e-mail que recebeu o convite do suporte>

    analytics.gd.pass

    <senha cadastrada após o convite>

    analytics.gd.active

    true

    Image Modified


    Nota
    titleImportante!

    Se utilizar um valor do tipo senha recomendamos clicar no botão Esconder Senha (hide password) levando em consideração a Segurança da Informação.


    Image Added

    Image Added

    Utilizando este recurso, mesmo logado com usuário administrador e acessando os Dados Adicionais ou executando uma requisição REST a senha apresentada permanecerá em segredo.

    Image Added

    Card
    id35
    labelPasso 35


    Com o convite recebido por e-mail, faça seu cadastro no Fluig Analytics. Com esse usuário e senha será possível acompanhar os dados enviados ao Analytics.

    Image Added


    Card
    id6
    labelVídeo

    Conector de Widget
    urlhttps://www.youtube.com/watch?v=3ueQE76MPak&feature=youtu.be

    Aviso
    titleAviso

    Não divulgue seu código de projeto, esse é a chave para acesso ao seu projeto.

     


    Envio dos Dados

    Os dados são enviados em intervalos regulares de 15 30 minutos, sendo que são enviados apenas dados alterados durante o período. A comunicação sempre é feita do servidor da plataforma para o Analytics, sendo necessária a liberação do firewall para acesso aos endereços abaixo:

    Para enviar dados específicos de processos Workflow o evento beforeSendData deve Workflow, o evento beforeSendData deve ser utilizado para configuração dos dados que são enviados para o Analytics

    A função para tratar esse evento do processo possui dois parâmetros customField e customFact. O primeiro parâmetro é customField, é um array de strings String já instanciado contendo 10 30 posições (de 0 a 929) . O segundo parâmetrocustomFact, também é um array com mais de 10 posições porém onde os dados devem ser do tipo double e o seu seu conteúdo  sera será tratado como um "fato".

    A grande diferença entre um campo customField e customFact é que um campo fato fato (customFact), por se tratar de um número, pode realizar operações como soma, média, máximo e mínimo portanto, poderá ser calculado, . segue alguns exemplos de tipos de campos e em qual valor deveria ficar:

    CampoCampo a ser enviadoJustificativa
    Região do pedido de compracustomFieldComo só se deseja contar em que regiões foram solicitados os pedidos, não é necessário ser um campo fato.
    Nome do solicitantecustomFieldApenas será usado como agrupador.
    Valor total do pedidocustomFactPara tirar informações como valor de pedido médio de uma região.
    Número de itens no pedidocustomFactSomar quantos itens foram solicitados por um solicitante
     
    .


    Abaixo um exemplo de implementação do evento preenchendo dois campos:

    Nota
    titleAtenção

    Note a conversão do campo customFact para Double. Além disso, deve-se ressaltar que campos do tipo "fato" não suportam a utilização de máscaras.

    Bloco de código
    languagejavascript
    titleExemplo de Evento do Workflows
    function beforeSendData(customFieldcustomFields, customFactcustomFacts) {
        customFieldcustomFields[0] ="1";
        customFieldcustomFields[1] =hAPI.getCardValue("campo_do_formulario");
    
        customFactcustomFacts[0]=10.53;
        customFactcustomFacts[1]=java.lang.Double.parseDouble(hAPI.getCardValue("campo_valor"));
    }


    Dica
    titleAtenção

    Para obter mais informações acesse Criação de Relatórios no Analytics. Nesta página são apresentadas definições e um passo a passo para criação de relatórios.


    Âncora
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