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ÍNDICE
Índice | |
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Informações | ||
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Essa rotina foi ajustada para atender a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei n° 13.70), sendo que alguns campos que apresentam informações consideradas como dados sensíveis e/ou pessoais, serão ofuscados deixando de ser legíveis. |
01. VISÃO GERAL
Esse processo visa disponibilizar o envio de cartas de cobrança para os clientes que possuam títulos em atraso, a vencer ou em situações personalizadas.
A rotina de envio de carta de cobrança permite que os títulos que estejam em atraso, ou a vencer, possam ser devidamente cobrados através do envio de cartas de cobrança eletrônica (e-mail) e/ou física.
Para que as cartas possam ser geradas e envidas, primeiramente deve-se definir os tipos de situação de cobrança que serão considerados, o período no qual as cobranças se encontram (referente ao tempo de atraso e/ou período a vencer), além de definir o teor do texto de cobrança que será apresentado.
As cartas enviadas vão conter os juros e multas calculados até uma data pré definida (em parâmetro), possibilitando aos destinatários saber o valor atualizado de cobrança.
É possível o envio da carta de diferentes tipos de texto bem como é permitido complementar as validações, de forma específica, dos clientes que receberão as cartas de cobrança.
Um relatório de cobranças já efetuadas está disponível para facilitar o acompanhamento das cartas de cobrança enviadas e os seus respectivos destinatários e títulos cobrados.
02. REGRAS E DEFINIÇÕES
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Rotina: FINA810 - Layouts de Carta de Cobrança Cada carta enviada será definida conforme o teor de cobrança, ou seja, será possível incluir um texto de um determinado teor para diferentes tipos de cobrança. Para tanto, serão disponibilizadas formas de configurar os textos das cartas e associá-las a determinadas regras via cadastro. Estarão disponíveis somente características do cliente para validação combinada com o filtro de/até. Não sendo necessário, o mesmo poderá ser mantido em branco, para que as cartas sejam enviados para qualquer cliente. As cartas obedecem aos filtros informados na rotina de envio, validando os dados do cliente associado, ao teor da carta. Esta configuração poderá utilizar campos customizados para sua composição. Já na listagem de títulos, as colunas consideradas como padrão estão abaixo:
Haverá a possibilidade de adição/retirada de novas colunas, desde que as mesmas façam parte do título a receber (SE1), considerando que, por se tratar de um envio de e-mail e/ou carta física, poderá haver algum tipo de restrição quanto a quantidade de informação contida na carta/folha. Quando o Independente do método de envio selecionado for físico ou ambos, , e-mail, físico ou ambos, a carta deverá irá conter no topo , os dados de envio , contendo como o nome e endereço do cliente. O endereço utilizado será o endereço de cobrança contido no cadastro do cliente. Caso esse endereço esteja em branco, o envio será feito para o endereço do cliente. No layout da carta, será possível definir o alinhamento do endereço do cliente no topo da carta. - Digitação do cabeçalho do cadastro onde é definido o método de envio, os textos (principal da carta, saudação e conclusão), bem como a posição do endereço (para cartas impressas). - No rodapé existem 2 abas onde são definidos os campos do contas a receber (tabela SE1) que irão ser apresentados na carta (nro do título, valor, data de vencimento, etc), bem como são definidas as regras personalizadas de envio. Nesse campo deve ser informado uma expressão como as de filtros de tela (browse) do Protheus. Está posicionada a tabela de Clientes (SA1). |
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Rotina: FINA811 - Envio das Cartas de Cobrança Para o envio das cartas, deve ser respondida cada etapa do wizard, conforme explicação a seguir. - Tela inicial do wizard. - Definição dos parâmetros para busca e filtragem das informações.
- Seleção do layout da carta (apenas 1 layout poderá ser selecionado). - Seleção do(s) cliente(s). - Seleção do(s) título(s). É importante ressaltar que a seleção de títulos deve considerar o bloqueio de situação de cobrança configurado (conforme já citado anteriormente). - Envio ou impressão das cartas. - Consulta de log dos envios e conclusão do processo. - Consulta do log - Modelo do e-mail enviado ao cliente. IMPORTANTE: Nesta tela do wizard existe um botão para realização de filtros na lista de clientes ("Filtrar"), porém somente os campos apresentados em tela estão disponíveis para filtro. Para incluir outros campos, inclusive campos personalizados, pode-se utilizar os pontos de entrada abaixo: F811FL3 - Permite incluir campos na janela de filtro da página 3 F811FL4 - Permite incluir campos na janela de filtro da página 4 F811FL5 - Permite incluir campos na janela de filtro da página 5 - Seleção do(s) título(s). É importante ressaltar que a seleção de títulos deve considerar o bloqueio de situação de cobrança configurado (conforme já citado anteriormente). - Envio ou impressão das cartas. - Consulta de log dos envios e conclusão do processo. - Consulta do log - Modelo do e-mail enviado ao cliente.
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Rotina: FINR811 - Relatório das Cartas de Cobrança O relatório permite a execução de 2 formas (analítica ou sintética). Na forma analítica é exibida a carta completa, contendo os textos e demais detalhes. Na forma sintética, são exibidos apenas as cartas que foram enviados, porém sem os textos, ou seja, apenas um resumo. Além do tipo de impressão (sintético ou analítico), o relatório permite as seguintes parametrizações: - Impressão no modelo analítico Haverá um salto de página a cada impressão de carta e as colunas dos títulos não seguirão o configurado no layout, uma vez que o relatório exige uma estrutura fixa. - Impressão no modelo sintético Outros campos da tabela SE1 estarão disponíveis para adição no relatório, considerando a limitação da área de impressão x tamanho da página. Lembrando que o modelo do relatório deve ser o mesmo do e-mail enviado, remontado em tempo de impressão com os dados armazenados. |
03. PARÂMETROS UTILIZADOS
Para envio das cartas por e-mail por e-mail são utilizados os parâmetros já existentesseguintes parâmetros:
Parâmetro | Definição | |
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FINA811 <= 23/08/2022 | FINA811 > 23/08/2022 | |
MV_RELSERV | Nome do servidor de envio de e-mail | |
MV_RELACNT | MV_FINACNT |
Conta a ser utilizada no envio de e-mail |
MV_RELPSW |
MV_FINPSW | Senha da conta de e-mail |
MV_RELFROM |
MV_FINFROM | E-mail utilizado no campo FROM no envio do e-mail |
MV_RELBODY |
Determina o assunto padrão no envio do e-mail. |
As rotinas referentes aos processo de Carta de Cobrança não cria novos parâmetros.
04. PONTOS DE ENTRADA
F811PAR: Ponto de entrada para inicializar as variáveis private da segunda janela do wizard (parâmetros) de envio das cartas de cobrança. As variáveis disponíveis são:
cCliDe: Cliente de
cLojaDe: Loja do cliente de
cCliAte: Cliente até
cLojaAte: Loja do cliente até
dDataDe: Data de emissão de
dDataAte: Data de emissão até
nValDe: Valor de
nValAte: Valor até
cComboFil: Seleciona filial ("1"=Sim ; "2" = Não)
cSitCob: Seleciona situação de cobrança ("1"=Sim ; "2" = Não)
cComboVenc: Titulo a vencer ("1"=Sim ; "2" = Não)
dDtRef: Data de referência
cComboConVl: Considera Valor ("1"=Sim ; "2" = Não)
- F811QRY: Ponto de entrada que permite complementar a query que considera os parâmetros informados para listas os clientes disponíveis. Esse ponto de entrada é executado na terceira janela do wizard (Seleção de Clientes) de envio das cartas de cobrança.
- F811MAILTO: Ponto de entrada que permite modificar a variável cTo, que contém o endereço de e-mail ao qual será enviada a carta de cobrança de forma eletrônica.
05. DICIONÁRIOS UTILIZADOS
Arquivo: FWP – Carta de Cobrança
Tabela
Descrição
Sigla
FWP
Nome
Cartas de Cobrança
Mod. Ac. Filial
Exclusivo
Índice
Chave
01
FWP_FILIAL+FWP_CODCRT
Campo
FWP_FILIAL
Tipo
Caractere
Tamanho
8
Descrição
Filial do sistema
Título
Filial
Picture
@!
Help de Campo
Filial do sistema
Campo
FWP_CODCRT
Tipo
Caractere
Tamanho
6
Descrição
Código do Layout
Título
Cód. Layout
Picture
@!
Help de Campo
Defina o código do layout da Carta de Cobrança.
Campo | FWP_DESCRI |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 40 |
Descrição | Descrição do layout |
Título | Descrição |
Picture | @! |
Help de Campo | Defina a descrição do layout da Carta de Cobrança. Essa descrição será exibida na rotina de envio de cartas de cobrança e no relatório de cobranças enviadas. |
Campo | FWP_STATUS |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Descrição | Status do layout |
Título | Status |
Picture | @! |
Validação | Pertence("12") |
Lista de Opções | 1=Ativo;2=Inativo |
Help de Campo | Define se o layout da carta de cobrança está ativo ou inativo. Somente layouts ativos poderão ser enviados em cobrança. |
Campo | FWP_TXTSAU |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 60 |
Descrição | Texto da Saudação |
Título | Saudação |
Help de Campo | Texto de saudação que será enviado na carta de cobrança. O texto de saudação representa o início da carta. Exemplo: "Prezado Cliente". |
Campo | FWP_TXTCRT |
Tipo | Memo |
Tamanho | 500 |
Descrição | Texto da Carta |
Título | Txt Carta |
Help de Campo | O texto inserido neste campo é o texto que será enviado no corpo da carta contendo o teor da cobrança. |
Campo | FWP_TXTCON |
Tipo | Memo |
Tamanho | 500 |
Descrição | Texto de Conclusão |
Título | Conclusão |
Help de Campo | O texto de conclusão, caso informado, será enviado ao final da carta, como complemento da cobrança efetuada ou com informações adicionais. |
Campo | FWP_ENVIO |
Tipo | Caractere |
Tamanho | 1 |
Descrição | Tipo de Envio |
Título | Tp Envio |
Picture | @! |
Lista de Opções | 1=E-mail;2=Carta Física;3=Ambos |
Validação | Pertence("123") |
Help de Campo | Tipo de envio da carta de cobrança, sendo: E-mail - as cartas serão enviadas para o e-mail contido no cadastro de clientes; Carta Física - o envio da carta será feito de forma física, ou seja, a carta impressa será enviada diretamente ao cliente; Ambos - o envio será efetuado das duas formas. |
Campo
FWP_POSVER
Tipo
Numérico
Tamanho
4
Descrição
Pos vertical do endereço
Título
Pos Vertical
Picture
@E 9999
Help de Campo
Será usado quando o campo FWP_TXTASS não for preenchido | ||
MV_RELAUTH | Determina se o servidor exige autenticação | |
MV_RELAUSR | MV_FINACNT | Usuário para autenticação no servidor de e-mail (caso servidor assim exigir) |
MV_RELAPSW | MV_FINPSW | Senha para autenticação no servidor de e-mail (caso servidor assim exigir) |
Para mais informações acesse Utilização dos parâmetros MV_FINACNT, MV_FINPSW e MV_FINFROM.
04. PONTOS DE ENTRADA
Para informações sobre os pontos de entrada dessa rotina acesse Envio de carta de cobrança - FINA811.
05. DADOS TÉCNICOS
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Arquivo: FWP – Carta de Cobrança
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Arquivo: FWQ – Regras de Envio
Tabela
Descrição
Sigla
FWQ
Nome
Regras de Envio
Mod. Ac. Filial
Exclusivo
Índice | Chave |
01 | FWQ_FILIAL+FWQ_LAYOUT |
Campo
FWQ_FILIAL
Tipo
|
Campo
FWP_POSHOR
Tipo
Numérico
Tamanho
4
Descrição
P Horizontal do Endereço
Título
P Horizontal
Picture
@E 9999
Help de Campo
Posição inicial horizontal do endereço em pixels. Esse campo só será habilitado quando o layout estiver com a forma de envio definida como "Carta Física" ou "Ambos".
Arquivo: FWQ – Regras de Envio
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Arquivo: FWS – Dados dos Títulos
Arquivo: FWT – Cartas Enviadas
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Filial do sistema
Campo
FWT_LAYOUT
Tipo
Caractere
Tamanho
6
Descrição
Código do Layout
Título
Cód. Layout
Picture
@!
Help de Campo
Grupo de |
Perguntoas (SX1) |
: FINR810
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Consulta Padrão (SXB) |
: FWP
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Para a correta execução automática da rotina FINA811, é necessário informar os parâmetros da função conforme abaixo:
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