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CONTEÚDO
- Check-list
- Ambiente de Homologação Ambiente de ProduçãoFluxo de Processo eSocial
- FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
- Sincronização TAF X HCM
- Ativar Middleware
- Configurar Middleware
- Identificador Tabela de Rubricas
01.
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1a. Ambiente de Homologação
Para os testes de sincronização/ativação do Middleware, recomendamos seguir os seguintes passos:
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Nota: Não é necessário restaurar o backup do TSS na base de homologação, pois não será utilizado no ajuste do status das mensagens no HCM.
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CHECK-LIST
Para orientações sobre o fluxo do processo para ativação do middleware: https://tdn
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Nota: será necessário configurar o TSS, conforme o último passo da FAQ acima, apontando para o ambiente de Produção Restrita e para o TSS de homologação.
LDT/Fluxo+de+Processo+eSocial+-+Middleware
02. FP9895 - SINCRONIZAÇÃO DAS MENSAGENS E ATIVAÇÃO DO MIDDLEWARE
Antes de executar o programa FP9895 fechar os demais programas. Ex: FP9850, FP9860, FP9890.
Orientações sobre o programa: FP9895 - Sincronização das mensagens e Ativação do Middleware.
03. CONFIGURAR MIDDLEWARE
Orientações sobre a configuração do middleware: FP0560 – Manutenção Estabelecimento
Verificar na pasta Config Mid.
04. IDENTIFICADOR TABELA DE RUBRICAS
Orientações sobre o identificador tabela de rubricas: FP9810 Identificador Tabela de Rubricas
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Nota: Antes de executar a sincronização o usuário pode exportar as mensagens do FP9850-Monitor eSocial para planilhas utilizando o CTRL+ALT+E para analisar as alterações de status realizadas pelo programa após sua execução.
Mais detalhes sobre a rotina, ver documentação nessa página em conteúdo 2 - FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
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- Nota: Caso haja mensagens com status 9 ou 10, por exemplo, para ajustar as pendências recomendamos o envio ao governo, nesse caso, após transmitir pelo TAF ao governo, pode-se efetuar a sincronização para buscar o recibo e atualizar no HCM (pela Sincronização do FP9895).
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- Nota: A opção Exporta Mensagens Sem Recibo no FP9895 está em desenvolvimento.
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- Nota: A opção Importar Recibos no FP9895 está em desenvolvimento.
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- Nota: Para correta transmissão das mensagens no ambiente restrito recomenda-se configurar as datas seguindo a orientação do governo: http://portal.esocial.gov.br/noticias/testes-com-o-faseamento-na-producao-restrita-terao-ano-base-2017
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2b. Ambiente de Produção
Para a implantação do Middleware no ambiente de produção, recomendamos seguir os passos descritos no Check-list do Ambiente de Homologação com exceção dos itens 2, 3, 4, 13, 14, 15 e 16.
02. FP9895 - Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware
O FP9895 – Sincronização das Mensagens e Ativação do Middleware é o programa responsável por avaliar as mensagens na base de dados do HCM x TAF, verificando a existência de pendências para ativação do serviço do middleware.
Na tela de Parâmetros será exibido o código da Empresa e do Estabelecimento Empregador para o eSocial da empresa que está logada.
Será permitido ao usuário selecionar as opções:
- Sincronizar TAF x HCM
- Ativar Middleware
- Exportar Msg Sem Recibo (*)
- Importar Recibo (*)
(*) em desenvolvimento
No campo Seq Mensagem será possível informar a faixa de mensagens que serão sincronizadas.
O campo Desconsiderar Status 15 Sem Recibo somente será habilitado na opção Ativar Middleware.
Somente poderá ser ativado o middleware se o usuário for Admin ou Super.
2a. Sincronizar TAF X HCM
Ao executar o FP9895, com a opção Sincronizar TAF x HCM, será verificado o retorno no TAF de para todas as mensagens da faixa informada no campo Seq Mensagem que estejam com os seguintes status e possuírem Ticket Code:
- 9-Aguardando Processamento TAF
- 10-Processada TAF
- 12-Rejeitada TAF
- 13-Rejeitada Governo
- 14-Erro Conexão Retorno
- 15-Processado Governo sem Recibo no TAF
FP9895-Sincronização das mensagens e Ativação Middleware - opção Sincronizar TAF x HCM
As mensagens que permanecerem com os status acima serão listados como pendências, sendo necessário ajustar as mensagens antes da ativação. Para cada status de mensagem haverá uma observação com orientação para correção da mensagem, conforme exemplo abaixo:
Exemplo Relatório de Pendências após a sincronização
Importante: Este processo pode demorar. Recomendamos a utilização da faixa de sequência da mensagem, informando em algumas máquinas sequências de mensagens diferentes para agilizar o processo.
Com a sincronização algumas mensagens poderão ter os status alterados. Antes de efetuar esse procedimento o usuário pode exportar as mensagens no FP9850-Monitor eSocial com a opção CTRL+ALT+E para conferência dos status antes de após a sincronização.
As mensagens com status 13-Rejeitadas Governo serão alteradas para o status 20-Mensagem Substituída quando possuírem uma mensagem posterior a ela com a mesma chave (Exemplo: S-1200 de alteração do mesmo funcionário e para o mesmo período). Esse processo é necessário para ajustar as mensagens antigas onde ainda não havia o conceito de mensagem substituída.
As mensagens com status 15-Processado Governo que possuírem uma mensagem posterior de exclusão (S-3000) também com status 15-Processada Governo, terão o recibo do S-3000 armazenados no registro original (mensagem que foi eliminada). O status da mensagem original não será alterado. (Exemplo: S-1200 com status 15 que possui um S-3000 também com status 15).
As mensagens com status 15-Processda Governo, mesmo que não possuam recibo no TAF ou estejam com status diferente, não terão o status alterado pela sincronização/ativação do middleware pois entende-se que tiveram o status alterado por programa de acerto. Na ativação do Middleware serão listados todas as mensagens com status 15 sem recibo, quando a opção Desconsiderar Status 15 sem Recibo estiver desmarcado, permitindo assim que sejam avaliados esses casos antes da ativação do Middleware.
Nota: Em testes realizados internamente verificamos casos em que na sincronização das se verificar se:
- a conexão com o TAF está ativa.
- na listagem de pendências emitidas pelo sincronizador há alguma mensagem S-1200/S-1210 que não conste no FP9850. Caso afirmativo, execute o programa de acerto prghur/spp/eSocial_acerto_S-1200_e_S-1210.p para ajustar o registro e refaça a sincronização da mensagem.
- Link da documentação do programa de acerto está disponível em: https://tdn.totvs.com/display/public/LDT/eSocial_acerto_S-1200_e_S-1210.r
- caso não tenham muitas mensagens com status 14, poderá ser sincronizada uma faixa menor a fim de facilitar a identificação a mensagem com erro.
03. TELA XXXXX
Outras Ações / Ações relacionadas
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04. TELA XXXXX
Principais Campos e Parâmetros
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