Histórico da Página
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Descrição
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Desenvolvimento TCC
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Observações
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Gestão do TCC
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- Trabalho de Conclusão de Curso
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através do Portal Educacional, possibilita agilidade à realização do cadastro do TCC pelo aluno, bem como
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interações entre
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alunos e
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professores (
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Orientadores), seja nas solicitações de orientações,
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acompanhamento e desenvolvimento de trabalhos, envio de arquivos e
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inclusão de agendamentos para reunião entre alunos e professores (
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Orientadores) de forma rápida e prática.
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toc
PARAMETRIZAÇÕES - SERVIÇOS GLOBAIS
Para que as atividades relacionadas ao desenvolvimento de TCC possam ser realizadas através do Portal Educacional, é necessário que previamente sejam configuradas as parametrizações e cadastros permissões de acesso e envio de e-mails, através do no Módulo TOTVS Educacional → Serviços Globais.
Deverão ser configurados os seguintes itens:
- Perfis de acesso para as novas tabelas do processo do TCC: Acesse módulo Global/ Segurança/ Perfil. Disponível em TOTVS Serviços Globais l Aba: Segurança l Perfil
- Envio de e-mails:Acesse Módulo Global/ Administração/ Coligada e, Módulo Global/ Ambiente/ Configuração/ Parâmetros/ Globais/ Disponível em TOTVS Serviços Globais l Administração l Coligada e TOTVS Serviços Globais l Ambiente l Configuração l Parâmetros l Globais l Envio de e-mails.
PARAMETRIZAÇÕES - EDUCACIONAL
A configuração das ações realizadas no "Desenvolvimento do TCC", ou seja, processos realizados entre alunos e professores (orientadores) no Portal Educacional, são realizadas diretamente no Módulo TOTVS Educacional → Educacional
Em "Ambiente", selecione "Parâmetros" e, em seguida "Educacional".
Para que Gestão de TCC siga sua logística corretamente, é necessário que previamente sejam realizados os cadastros e parametrizações essenciais ao processo, através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional
Ambiente l Parâmetros l Educacional
Os Parâmetros Educacionais do TCC deverão ser configurados a partir do Processo: Selecione a etapa " 15.07 - TCC" para configurar os parâmetros, de acordo com os processos definidos pela Unidade Operacional (FiliaFilial) para desenvolvimento do TCC.
Em ": TCC1/1" , configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:
- Permitir aceite do aluno para conclusão de reuniões de acompanhamento: Marcando este parâmetro, o professor irá conseguir finalizar uma reunião de acompanhamento somente depois do aceite do aluno.
- Exibir os participantes da banca para o aluno no portal: Marcando este parâmetro, o aluno poderá visualizar os participantes de sua banca examinadora, ao expandir os <mais> os detalhes de seu TCC.
- Enviar versão final dos trabalhos para os participantes da banca: Marcando este parâmetro, quando o aluno postar a versão final do seu TCC, todos os participantes cadastrados em sua banca examinadora (que possuem e-mail cadastrado) irão receber a versão final do TCC por e-mail.
- Permitir orientações acima do máximo cadastrado para o professor: Marcando este parâmetro, mesmo que no cadastro "Professores/Orientadores por período letivo" esteja definido um número máximo de orientações, o professor poderá ultrapassar esse limite definido.
- Relatório do aceite da publicação do trabalho final: Informando o relatório de aceite de publicação (que deve ser o relatório "EDUREL0071 - Autorização para publicação do TCC" disponibilizado no book de relatórios do TOTVS Educacional), o aluno poderá imprimir essa autorização, depois de cadastrar o seu TCC no portal.
- Situação do TCC (Padrão): Essa situação do TCC deve ser informada, pois quando o aluno cadastrar o seu TCC pelo portal, o sistema irá assumir essa situação padrão. Ou seja, quando um aluno cadastrar o seu TCC pelo portal o sistema irá buscar essa situação e cadastrar em seu TCC.
- Situação de matrícula em disciplina: Essa situação de disciplina deve ser informada, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá alterar a situação de matrícula da disciplina (matrícula em disciplina vinculada ao TCC) para essa informada.
- Motivo de alteração da situação de matrícula em disciplina: Esse motivo de alteração deve ser informado, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá usar esse motivo quando alterar a situação de matrícula da disciplina.
Em ": TCC 2/2" , configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:
- Tipo de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se configurar o tipo de armazenamento que a Instituição de Ensino irá usar, podendo ser: Arquivo da base de dados, Arquivo de algum diretório ou Arquivo no ECM.
- Diretório de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se informar o diretório que os arquivos serão armazenados, quando o tipo de armazenamento for de Arquivo de algum diretório.
- Tamanho máximo de armazenamento: Nesse parâmetro podemos informar o tamanho máximo dos arquivos que irão ser postados, pois é de extrema importância limitar os arquivos para economizar espaço, seja em disco ou no banco de dados.
- Extensões de arquivos permitidas (Exemplo: "pdf;ppt"): Neste parâmetro podemos informar as extensões permitidas para postar arquivos referentes ao TCC.
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CONFIGURAÇÃO DE DISCIPLINAS
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DA MATRIZ CURRICULAR
Para que as "Disciplinas/Unidades curriculares" Disciplinas que estejam relacionadas ao TCC e nas quais os alunos possuem vínculo de matrícula sejam apresentadas no Portal Educacional aos alunos e professores (conforme plano de curso) sejam apresentadas nos Portais dos Alunos e Professores (orientadores), é necessário que estejam associadas aos seus cadastros, a seleção da flag: "ao vínculo da disciplina ao Período da Matriz Curricular esteja selecionado o parâmetro: Indica se a disciplina Disciplina é de TCC".
Assim, através Através da aba ": Currículo e ofertaOferta", selecione "Matrizes curriculares". Após Matrizes Curriculares e após selecionar a matriz curricular Matriz Curricular desejada e, em ": Anexos", clique em ": Período".
Em 'Período", através da "Disciplina/unidade curricular" alvo do TCC e selecione a flag: "Indica se a disciplina é de TCC".
TCC - CADASTROS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Todos os cadastros relacionados às ações e desenvolvimento do "TCC" como: Professores (orientadores), "Linhas de pesquisa", Status do TCC", "Tipos de participantes da banca", "Tipos de TCC" bem como o "TCC" são realizados através do item "Trabalho de conclusão de curso", localizado na aba "Atividades acadêmicas".
A partir do Período, em: Anexos, selecione: Disciplinas da Matriz Curricular
Selecione o Parâmetro: Indica se a Disciplina é de TCC
CADASTROS RELACIONADOS À GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO TCC
Em Atividades Acadêmicas, estão relacionados os cadastros/dados referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
PROFESSORES/ORIENTADORES POR PERÍODO LETIVO
O cadastro de " Professores/orientadores por período letivo" Orientadores por Período Letivo deve estar relacionado ao "Período letivo" e ao "Número máximo de orientações permitidas".Período Letivo de oferta de curso vinculado ao Número Máximo de Orientações Permitidas
LINHAS DE PESQUISA
O cadastro de "das Linhas de pesquisa" deve estar Pesquisa deverá conter o tema e sua descrição, além de estar selecionada a flag "Ativa".
Ainda à "Linha de pesquisa", através dos "Anexos", devem ser vinculadas as "Matrizes aplicadas da linha de pesquisa" e os "Professores orientadores da linha de pesquisa".
Tema e Descrição da mesma.
Para que esteja disponível aos alunos, é necessário que o parâmetro: Ativa esteja selecionado
Através dos Anexos da Linha de Pesquisa, deverão ser vinculadas as Matrizes Aplicadas e os Professores Orientadores da Linha Pesquisa
STATUS DOS TCC
O cadastro de " Status do TCC " deve estar associado relacionado à sua indicação, selecionada a flag que indique um status final ou status de desistência do TCC.
para a qual deverá estar selecionado o parâmetro correspondente, sendo:
- Indica Status Final do TCC
- Indica Desistência
Aviso |
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O cadastro de Status do TCC devem ser previamente realizados e não deverão ser posteriormente alterados, uma vez que |
Aviso |
Os status previamente cadastrados não devem ser alterados, pois os mesmos foram parametrizados na Base base Template para todos os Departamentos Departamento Regionais .SENAI |
TIPOS DE PARTICIPANTES DA BANCA
O cadastro dos " Tipos de participantes Participantes da banca" Banca deve estar relacionado ao papel de atuação de cada participante que componha a banca avaliadora/examinadora do TCC.irá compor a Banca examinador/avaliadora
TIPOS DE TCC
O cadastro dos " Tipos de TCC " deve estar relacionado aos tipos de trabalho compreendidos pelo TCC.devem compreender as atividades determinadas para desenvolvimento e apresentação dos mesmos
ENDEREÇO DE E-MAIL PARA ASSUNTOS DO TCC (MATRIZ APLICADA)
Em "Currículo e Oferta", deve-se acessar a "Matriz aplicada" e vincular o "À Matriz Aplicada l Aba: TCC, deverá estar associado o endereço de e-mail para tratar dos assuntos relacionados ao TCC". Geralmente vincula-se o e-mail da coordenação escolar.
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o qual os e-mails relacionados à oferta e desenvolvimento de TCC deverão ser direcionados para atendimento
REGISTRO TCC - PORTAL DO ALUNO
O registro do TCC pode ser realizado por um aluno que tenha vínculo de matrícula (ativa)
TCC - CADASTRO VIA PORTAL DO ALUNO
Considerando um aluno com matrícula válida/vigente, em período letivo e disciplina /unidade curricular associados a um TCCexclusiva de TCC.
Para se inscrever, através do Portal Educacional, o aluno poderá cadastrar o "TCC, incluindo o "Tema" e "Linha de pesquisa".
Em "TCC", selecione "cadastrar TCC". Lembrando que este cadastro poderá ser feito também pela Secretaria via sistema;
Após, vincule o "Tema", "Linha de Pesquisa" e o "Tipo de TCC". Selecione a flag "Autoriza publicação de TCC", caso desejar a sua publicação.
Após cadastrar o "TCC" seu status é apresentado como: "Aberto".
Para vincular o "Professor/orientador", após selecioná-lo, clique em "Convidar". (Neste momento, serão disponibilizados apenas os professores/orientadores que foram associados à "Linha de pesquisa").
O aluno poderá visualizar a "Banca" cadastrada e seus participantes, os "Arquivos anexos" cmo também vincular outros alunos para o "TCC em grupo" (se parametrizada a funcionalidade).
Ao selecionar “Convidar professor”, este aparecerá na lista de orientadores cadastrados para o TCC com a situação de “Convite pendente”, até que este o visualize realize
TCC - ACEITE DO CONVITE PELO PROFESSOR / ORIENTADOR DO TCC
do Aluno, no menu: TCC, ao clicar em: Cadastrar TCC, deverão ser adicionadas as demais informações:
- Tema do TCC
- Matrícula vinculada ao TCC
- Linha de Pesquisa
- Tipo
- Autoriza Publicação de TCC
Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE)
Após, em: Identificador do TCC l Aba: Orientador(es), o aluno deverá associar o Professor orientador desejado e, e, seguida, clicar em: Convidar Orientador.
ACESSO E ACEITE AO CONVITE DE ORIENTAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR
Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Convites para Orientação de TCC, o Professor orientador terá acesso ao convite de orientação do TCCApós acessar o "Portal Educacional", clique em "Convites para TCC".
Tratando-se de um novo convite, este será apresentado com status de “Não aceito”. Selecione “Editar” para aceite ou recusa do convite.: Não Aceito.
Para realizar o Aceite ou recusa de um convite de orientação, o Professor orientador deverá clicar em: Editar
Para registrar o Aceite, o Professor orientador deverá clicar em: Convite Aceito.
Para registrar a Recusa, será Após aceite, o mesmo apresentará status "Sim" em "Convite aceito" e será encaminhado ao aluno solicitante. Nas situações de recusa, é obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa”: Justificativa.
AGENDAMENTO E ACOMPANHAMENTO
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DE REUNIÕES - PORTAL DO
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PROFESSOR
O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.
Neste menu, o professor orientador Em "TCC" "Acompanhamento" , o "Professor/orientador" poderá incluir, editar ou excluir "Agendamentos" agendamentos (reuniões) .Os "Agendamentos" para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor / orientador acerca do desenvolvimento do TCC, inclusive permitindo o , incluindo permissão para envio e recebimento de arquivos.
Ao acessar o "Portal Educacional", em "Acompanhamento", o aluno visualiza os "Agendamentos" realizados pelo professor/orientador.
O aluno poderá incluir "Observações" e "Enviar arquivos", além de registrar ou não o "Aceite para o acompanhamento.
Quando do registro de interação do aluno ao agendamento realizado pelo professor orientador, o mesmo terá acesso às observações registradas e aos anexo(s) inserido(s) Após, no "Portal Educacional", em "Acompanhamento" / "Agendamentos" o professor/orientador visualiza as observações e anexos inseridos pelo aluno.
Ao clicar em ": Baixar arquivoArquivo, o professor / orientador terá acesso ao documento(s) arquivo(s) anexado(s).
Para concluir Finalizada a interação , deve-se selecionar a flag "Reunião encerrada" e "Salvar".
TCC - INCLUSÃO DE BANCA AVALIADORA
relacionada ao agendamento, o parâmetro: Reunião Encerrada deverá ser selecionado para sua conclusão.
ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO ALUNO
O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.
Neste menu, o aluno poderá visualizar agendamentos (reuniões) registradas pelo Professor orientador para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo registro do aceite, registro de observações e permissão para envio e recebimento de arquivos.
BANCA AVALIADORA - PORTAL DO PROFESSOR
Concluídas as interações relacionadas ao desenvolvimento de TCC, ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Banca, o Professor orientador deverá selecionar/cadastrar a Banca Concluídas as interações entre professor/orientador e aluno, o professor/orientador deverá selecionar a "Banca" que irá compor a análise do " TCC " a ser apresentado pelo aluno.
Em "Banca", selecione "Incluir banca". Associe o "TCC" a ser apresentado, "Data/horário" e "Local" da apresentação. Após, clique em "Salvar".
Ao clicar em: Incluir Banca. vincule as informações:
- TCC
- Data e Horário
- Local da Banca
Após, ao clicar em "Incluir participante", informe os dados relacionados à pessoa e sua participação. Clique em "Salvar".
Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE).
Aviso |
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É importante registrar se a pessoa convidada a ser convidada para compor a banca é um "Professor da instituição" ou uma "Pessoa externa"Banca é uma Pessoa Externa ou Professor da Instituição. Neste primeiro momento, deve ser realizado o cadastro vínculo de um Professor da instituição"Instituição. |
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RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO
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- PORTAL DO ALUNO
Finalizado o cadastro e Após a composição da " Banca", o aluno deve acessar o Portal Educacional, para deverá realizar o envio do arquivo final Arquivo Final do " TCC".
Em "TCC", na aba “Arquivo final”, selecione “Enviar arquivo final”, Insira o documento e, após, clique em "Enviar arquivo".
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Através do Portal do Aluno, através do menu: TCC l Aba: Arquivo Final, ao clicar em: Enviar Arquivo Final, o relatório deverá ser anexado. Após, ao clicar em: Enviar Arquivo, o mesmo será disponibilizado ao Professor orientador..
RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR
Realizado o envio do "Arquivo final", o orientador receberá via e-mail a notificação de envio, juntamente com o arquivo anexado.
Após Considerando a apresentação e considerando a conclusão de todas as etapas de avaliação do " TCC "e a sua apresentação, o professor Professor orientador deverá registrar a nota final no "Portal Educacional.
Em "Diário de classe", selecione a "Disciplina" correspondente ao "TCC". Após, clique em "Notas/faltas etapa".
obtida pelo aluno.
Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: Diário de Classe l Seleção de Disciplina l Notas/Faltas de Etapas, será apresentada a tela de registro de nota
Após selecionar, na coluna: Nota deverá ser registrada No campo "Nota" registre a pontuação obtida pelo aluno e, após, selecione "Salvar".
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Aplicado o registro, clique em: Salvar
Aviso |
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Após registro de nota, |
Aviso |
Neste momento é possível a equipe de Secretaria Escolar poderá executar a apuração Apuração de resultado final Resultado Final para a disciplinaDisciplina (TCC), conforme orientações do Material Manual de Capacitação de Processos Educacionais (Módulo 2II), no item: Rendimento Escolar. |
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CONCLUSÃO -
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PORTAL DO
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ALUNO
Realizado o processo de apuração de resultados, o aluno poderá consultar no Portal Educacional o status de aprovação final da disciplina " TCC".