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Nota
titleAntes de iniciar

Você deve estar se perguntando o que é uma Rota e pra que serve, certo?

A Rota é apenas um Endpoint ou seja o endereço do sistema que vai se comunicar com o TOTVS Protheus.

Esse cadastro de Rota é necessário para que o TOTVS Protheus possa enviar dados ao TOTVS OMNI é necessário que seja informado o endereço HTTP do TOTVS OMNI

Pendente, definir jornada:

Onde posso conseguir a Rota/Endereço do TOTVS OMNI?

Essa informação deve ser solicitada para o time de serviços responsável pelo projeto.

Agora que já sabe o que é uma Rota e esta com ela em mãos, o que deve fazer?

  1. No módulo Configurador(SIGACFG) na opção Ambiente Atualizações\ Schedule\ Cadastro de Rotas EAI, acesse a rotina Cadastro de Rotas EAI
  2. Pressione o botão Incluir para cadastrar a rota do sistema TOTVS OMNI, no vídeo abaixo o exemplo de um cadastro de Rota.

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titleVisualizar o vídeo

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Conector de Widget
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urlhttps://www.youtube.com/watch?v=PHIjk3Wxx0I
height400


Informações
titleOnde:Auxílio no preenchimento dos campos

Produto : Deve conter o nome do Produto com o qual o PROTHEUS irá ser integrado. Deve-se obrigatoriamente usar a palavra: OMNI

Aplicação : Deve ser o nome do Produto utilizado na integração (obs.: Quando recepcionamos uma mensagem da OMNI, o sistema verifica este campo que deve estar de acordo com a TAG <SourceApplication>  ) Deve-se obrigatoriamente usar a palavra: OMNI

Url : É o caminho ou endereço do servidor de destino ex: http://XXXXXXXX/OMNI/.  A URL deve ser solicitada para o time de serviços responsável pela implantação do TOTVS OMNI → Definir Jornada.

Client WS :  É o tipo do cliente utilizado.  Padrão: WSEAISERVICE.

Metodo : É o método do utilizado para a integração. Padrão: receiveMessage.

Usuário : Usuário utilizado caso o destino obrigue a ter um usuário padrão, caso obrigue essa informação deve ser solicitada para o time de serviços responsável pela implantação do TOTVS OMNI → Definir Jornada.

Senha : Palavra chave para a validação e liberação dos acesso no destino , caso este precise de validação deve ser solicitada para o time de serviços responsável pela implantação do TOTVS OMNI → Definir Jornada.

Canal Env : Especificamos o tipo da integração  que para o TOTVS OMNI deve ser  2-REST


Cadastro de

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Agent

Dica
titleAgendamentosDica!

O Cadastro de agendamentos, o que é, e para que serve?

Para que o envio das mensagens assíncronas seja realizado, é necessário efetuar o cadastro de duas rotinas no Schedule Protheus, sendo elas:

  • FWEAISEND : Esta rotina é exclusiva para o envio das mensagens da fila do EAI. O agendamento desta rotina é realizado por Empresa cadastrada no sistema. No envio da mensagem, um canal de comunicação é aberto com o webservice do produto integrado, e esta comunicação é encerrada após o recebimento  da mensagem de retorno (no caso das Mensagens Única Totvs, após o recebimento da  ReceiptMessage, indicando que que o processo ocorreu corretamente) ou por timeout (mensagem com status de falha).
  • FWEAIRECE :   Esta rotina é exclusiva para o recebimento das mensagens do EAI Protheus. Quando configurada esta rotina inicia o processamento das mensagens disponíveis para processamento na fila do EAI Protheus.


Inclusão do Agent:

  1.  No Configurador ( SIGACFG) acesse Schedule / Agent. 
  2. Essa tela lista todos os agentes cadastrados e as tarefas atribuídas a cada um. Aqui é possível inicializar ou parar os agentes (todos ou de cada vez) através da seguinte barra de opções: 
  3. Para criar um novo agenteagent,  clique clique na opção “Cadastro”

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titleVisualizar o vídeo

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Conector de Widget
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urlhttps://www.youtube.com/watch?v=vE_oxK60iEE
height400


Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos
  • Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente;
  • Nome: Nome que identifica o agente. O preenchimento é livre e, sugere-se que indique o tipo de tarefa executada nos agendamentos;

  • IP: Endereço IP do servidor do Protheus no qual o agente se conectará para executar as tarefas agendadas é interessante sempre informar o IP do servidor;

  • Porta: Porta do serviço do Protheus no IP informado. Essas informações são indispensáveis para que o agente consiga se conectar corretamente;

  • Ambiente: Ambiente do Protheus utilizado para a conexão. Automaticamente, o sistema já traz o ambiente em que o usuário que está fazendo a manutenção está autenticado;

  • Empresa: Qual a empresa em que o Agente irá se logar no sistema. Embora exista essa informação no cadastro, nada impede que o desenvolvedor utilize funções específicas para abrir o ambiente de execução da função em outra empresa;

  • Nome da Empresa: Nome da empresa, de acordo com a instalação do Protheus (sigamat.emp – SM0). Valor preenchido automaticamente através do código da empresa informado anteriormente;

  • Número de Threads: Quantidade de instâncias do Protheus que esse agente irá utilizar quando ativado. Esse controle é muito importante pois impacta diretamente na quantidade de licenças que serão consumidas durante a execução;

  • Habilitado:Flag que indica se o Agente está ativo no momento ou não. Lembrando que as rotinas atreladas a um Agente só serão executadas caso ele esteja ativo, não importando o horário e data para o qual estão agendadas. 

Nota
titleImportante!

Após cadastrar corretamente um Agente, não se esqueça de ativá-lo.

Para bases TOTVS CLOUD o IP a ser configurado deve ser o IP interno.

Para mais detalhes, acesse o link A camada do EAI 


Cadastro do Agendamento FWEAISEND:

       Inclusão da rotina de Recebimento das Mensagens do EAI Protheus: FWEAISEND

  1. Para incluir um novo agendamento, clique  no item “Cadastro”  
  2. Essa tela irá apresentar uma listagem dos agendamentos já cadastrados e, na parte inferior, uma área de manutenção dos agendamentos:

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Conector de Widget

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width

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600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=jIHjMS1ykno
height400



Informações

Image Removed

Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos
  • Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente.
  • Usuário: Usuário do Protheus que será utilizado para inicializar o processo.

  • Nome do usuário: Nome do usuário no sistema. É preenchido à partir do Usuário selecionado no campo anterior.

  • Rotina: FWEAISEND( Rotina recebimento de mensagens do EAI Protheus).

  • Data: Qual a data da execução do agendamento.

  • Hora: Qual a hora em que a função será executada.

  • Empresa/Filial: Qual empresa e filial será aberta no momento da execução. Novamente, repare que esses campos não invalidam funcionalidades que abram e utilizem um ambiente diferente.
  • Módulo: Qual o módulo do Protheus que será utilizado na execução do agendamento. Essa informação é importante pois interfere na forma como o Protheus irá consumir as licenças disponíveis para a execução do job.
  • Nome do Módulo: O nome do módulo selecionado no campo anterior e é preenchido automaticamente.
  • Habilitada:Flag que determina se a execução do agendamento está habilitada ou não.
  • Descrição: Descrição livre sobre o agendamento.


Cadastro do Agendamento FWEAIRECE:

             Inclusão da rotina de Recebimento das Mensagens do EAI Protheus: FWEAIRECE

  1. Para incluir um novo agendamento, clique  no item “Cadastro”  
  2. Essa tela irá apresentar uma listagem dos agendamentos já cadastrados e, na parte inferior, uma área de manutenção dos agendamentos:

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titleVisualizar o vídeo

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Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=_jGMA1QG7T0
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Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos
  • Código: Valor sequencial que representa o identificador único desse agente no sistema. Ele é preenchido automaticamente;
  • Usuário: Usuário do Protheus que será utilizado para inicializar o processo;

  • Nome do usuário: Nome do usuário no sistema. É preenchido à partir do Usuário selecionado no campo anterior;

  • Rotina: FWEAIRECE ( Rotina recebimento de mensagens do EAI Protheus).

  • Data: Qual a data da execução do agendamento.

  • Hora: Qual a hora em que a função será executada.

  • Ambiente: Qual o ambiente que será inicializado na execução; 
  • Empresa/Filial: Qual empresa e filial será aberta no momento da execução. Novamente, repare que esses campos não invalidam funcionalidades que abram e utilizem um ambiente diferente;

  • Módulo: Qual o módulo do Protheus que será utilizado na execução do agendamento. Essa informação é importante pois interfere na forma como o Protheus irá consumir as licenças disponíveis para a execução do job;

  • Nome do Módulo: O nome do módulo selecionado no campo anterior e é preenchido automaticamente;

  • Habilitada:Flag que determina se a execução do agendamento está habilitada ou não; 

  • Descrição: Descrição livre sobre o agendamento;   

Inicializando o Schedule:

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Nota
titleImportante!

Após o cadastro da rotina FWEAIRECE é necessário realizar a inicialização do Schedule

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como mostra

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no vídeo acima.


Expandir
titleVisualizar o vídeo

Image Removed

Cadastro de De/Para de Empresas

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  1. No modulo Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Schedule/Emp.Fil.Msg.Unica.
  2. Cadastre o De/Para de Empresas e Filiais de acordo com sua necessidade como mostra o exemplo abaixo:

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titleVisualizar o vídeo

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Conector de Widget
width600
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=30CTXItU_7g
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Informações
titleAuxilio no preenchimento dos campos
  • Referência: OMNI
  • Empresa :  Código da Loja/Empresa OMNI a integrar. Importante caso não tenha essa informação pode ser o código da empresa Protheus, como mostra o vídeo acima.Filial: Código da Filial Loja/Filial OMNI a integrar, Importante caso não tenha essa informação pode ser o código da Filial Protheus, como mostra o vídeo acima.
  • Filial: Código da Filial do OMNI, esta informação pode ser obtida através desta pagina. (.Beatriz irá enviar o link.)
  • Grupo Emp. Protheus: Código da Empresa no Protheus a integrar com o sistema OMNI.
  • Fil. Protheus: Código da Filial no Protheus  a integrar com o sistema  OMNI.

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Parâmetro/PETipoDescriçãoExemplo de Conteúdo

Observação

MV_LJECOMOL

E-commerce CiaShop .T. (Ativo) .F. (Desativado)

  • Integração Antiga
.F.

Colocar obrigatoriamente falso (.F.)

MV_LJECOMML

Identifica que o sistema utiliza E-commerce .T. (Ativo) .F. (Desativado)

  • Integração AntigaOperationCode
.F.

Colocar obrigatoriamente falso (.F.)

MV_TABPADCPreço Padrão para digitação de vendas001Deve possuir o código cadastrado na tabela de preços DA0 para referência. Importante: Esse parâmetro não define regras de preço para o E-commerce, o preço recebido via integração não é modificado, esse parâmetro é necessário por regras do módulo SIGALOJA. 
MV_RESESTLIndica se o estoque deve ser reservado para clientes que possuem bloqueio de credito..T.

Recomenda-se habilitar esse parâmetro com integração VTEX para gerar a liberação do pedido e reservar o estoque mesmo quando o crédito estiver bloqueado (Boleto por exemplo).

MV_LJIFPLIC

Define as formas de pagamento para geração de pedido de venda liberado para faturamento, ou seja, sem nenhum tipo de bloqueio financeiro.

FI|CC|R$

Importante: Somente informar as formas que tem confirmação de pagamento na camada do e-commerce. Exemplo: Caso utilize boleto sem a confirmação de pagamento pela VTEX, não deverá informar o boleto nesse parâmetro, caso isso ocorra, um pedido que ainda não teve o boleto pago, poderá ser liberado para o faturamento após a integração.

MV_LJGERSCN

Se utiliza o conceito de gerar Solicitação de Compras para reserva sem estoque.

SIGALOJA 0357 Qual a finalidade do parâmetro MV_LJGERSC ?

4

Para MarketPlace como o Pedido já vem fechado recomenda-se o uso deste parâmetro = 4 (Permite reserva sem estoque e não gera solicitação de compras) para permitir reservar mesmo sem o estoque.

Obs: As configurações para geração automática de solicitação de compra não são compatíveis para a integração do e-commerce 

MV_LJTESPEC

Define qual o TES será utilizado para a geração do Pedido de Venda por meio da rotina Venda Assistida. O parâmetro pode ser macro-executado.


501

Para utilização da TES Inteligente, esse parâmetro deverá estar em branco.

MV_LJPEDVELDefine a utilização da emissão de Pedidos de Venda através da rotina de Venda Assistida..T.

O parâmetro deve ficar obrigatoriamente .T. para emissão do pedido de venda, essa configuração é padrão para seguir o fluxo de pedido com entrega no módulo de Venda Assistida. (SIGALOJA 0196 Como habilitar a emissão de pedido de venda na Rotina Venda Assistida?)


MV_LJCONDPC

Determina a Condição de Pagamento que será utilizada para a emissão do Pedido de Venda através da rotina de Venda Assistida. Esta condição de pagamento é meramente informativa pois o TES utilizado não pode gerar movimento financeiro.

001

Importante: É necessário verificar se existe Condição de Pagamento cadastrada na tabela SE4 - Condições de Pagamento, para informar no parâmetro.

(SIGALOJA 0196 Como habilitar a emissão de pedido de venda na Rotina Venda Assistida?)

Obs: Os pagamentos contidos no XML  enviado a SEFAZ são com base os pagamentos do orçamento (Tabela SL4 ), sendo assim, a condição de pagamentos contida no pedido de venda está presente apenas para preencher uma obrigatoriedade do pedido de venda, não sendo utilizada para a geração do XML.

MV_LJTPFRE CTipo de frete para o processo de integração de venda via mensagem padronizada RetailSales.F

O parâmetro pode ser macro-executado. Para isso, ele deve iniciar com & e em seguida com a função a ser chamada. Exemplo: &U_EXEMPLO().

Caso não seja eleito um Tipo de Frete diferente do permite no campo será informado uma critica e não integrará a orçamento/venda. 


Para maiores informações acesse: https://tdn.engpro.totvs.com.br/display/public/PROT/MV_LJTPFRE

MV_VALCNPJCParâmetro do módulo de Faturamento, define se permite ter mais de um cliente com o mesmo CNPJ1

Esse parâmetro é importante para a integração VTEX para permitir múltiplos endereços, mais informações no link:

https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/DSERFAT-20178+DT+EAI+Adapter+CustomerVendor+-+Clientes

MV_VALCPFCParâmetro do módulo de Faturamento, define se permite ter mais de um cliente com o mesmo CPF1

Esse parâmetro é importante para a integração VTEX para permitir múltiplos endereços, mais informações no link:

https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/DSERFAT-20178+DT+EAI+Adapter+CustomerVendor+-+Clientes

MV_LJE1NUMCDefine padrão de número na geração do título financeiro1Para mais informações: DT_MV_LJE1NUM
MV_LJTDESINPara controlar o tipo de desconto na integração RetailSales 0 = desligado padrão, 1 = desconto no campo Indenização.0Parâmetro usado para desconto no total da venda, onde muda o desconto no pedido de venda para o campo Indenização (C5_DESCONT).
MV_LJCTRESLVerifica se controla quantidade reservada para o cliente que efetuou a compra..T.Na criação da reserva a quantidade é empenhada no estoque, caso houver necessidade de cancelamento o empenho é retornado ao estoque.
LJI701O1PE

Ponto de entrada para customizar os dados recebidos na integração.

Seu uso não é obrigatório e o conteúdo customizado não é avaliado pelo time de produto, conforme ocorre com demais pontos de entrada do Protheus. Somente deverá ser utilizado se houver a necessidade de customizar algum dado recebido pela camada da VTEX. Ele permite alterar o valor das tags dos itens que foram recebidas pela mensagem única RetailSales.


Documentação: Ponto de entrada LJI701O1
LJI701O2PE

Ponto de entrada para liberação da alteração do pedido de venda, gerados pela mensagem única RetailSales


Documentação: Ponto de entrada LJI701O2
LJDEPSE1PE

Este Ponto de Entrada é acionado na finalização do Venda Assistida após a gravação do título a receber na tabela SE1, possibilitando que sejam realizadas gravações complementares no titulo inserido.

O registro inserido fica posicionado para uso no Ponto de Entrada.


Documentação: LJDEPSE1 - Ponto de entrada após a gravação do título a receber (SE1)
MV_DTLIMITNParâmetro para determinar a validade de um orçamento com ou sem reserva.
Documentação: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/115015439487-MP-SIGALOJA-Como-determinar-a-validade-de-um-or%C3%A7amento-com-ou-sem-reserva
MV_LJCFPDPN

Determina se a funcionalidade de Confirmar Pedido Pendente esta ativa:

0 = Desabilitado

1 = Habilitado

2 = Automático

0Documentação: DT Venda Assistida com opção Confirma Pedido Pendente 
Para pedidos tipo retira posterior deverá habilitar o parâmetro.
1 = Habilitado


Próximo passo

Dica
titleVamos lá!

Após realizar os procedimentos acima no configurador do Protheus, vamos para o próximo passo, iniciando a integração