Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Dica
iconfalse

¿Habla Español? Haga clic aquí para ver el Release Notes en Español.

Do you speak English? Click here to view the Release Notes in English.

Avisonote
titleAtenção!

Se você utiliza o recurso multi-idioma de aprendizado e avaliações, clique aqui e fique por dentro das mudanças antes de aplicar essa atualização na sua plataforma!

...

.


Confira abaixo as novidades na atualização 1.6.1 do fluig:

Índice
 


BPM

FLUIGINV-31206

SLA de Processos: Fase 1 Acordos de Níveis de serviços (ANS/SLA) e muitas novidades!

SLA - Service Level Agreement - Acordo de Nível de Serviço, consiste em um acordo entre duas partes a fim de monitorar e definir meios para que os resultados sejam obtidos em tempo hábil, dentro das definições exigidas e com responsáveis pelas atividades.

A primeira etapa da implementação de SLA/ANS em processos do fluig tem como objetivo fornecer ferramentas que auxiliem no controle de prazos de processos sem que para isso seja necessário parar a execução de seus processos em sua empresa. Essas funcionalidades cobrem desde a etapa de modelagem até geração de dashboards de gestão e tudo isso sem escrever uma única linha de código e sem a necessidade do uso do fluig Studio independente da complexidade do processo. As funcionalidades disponibilizadas para isso são: Configuração de processos web, Notas tarefas de notificação, Central de filtros, Filtros adaptáveis, Melhor performance na central de tarefas, Gráficos de solicitações e APIs públicas.

 

Image Removed

FLUIGINV-3333

Atividades de processos web de cara nova!

Nos processos BPM 1.1 ou 2.0 agora é possível definir prazos para as solicitações. Sendo possível também definir os campos do formulário que poderão ser utilizados nos filtros da central tarefas. A imagem do processo criado através do Studio, poderá ser visualizada na aba Processo, assim como os detalhes do processo serão mostrados ao clicar na imagem.

Image Removed

Novas tarefas de notificação

Ao definir prazos para sua solicitação workflow também é possível receber notificações quando determinada solicitação workflow estiver expirando ou atrasando. Essas notificações poderão ser recebidas tanto pela central de notificações do fluig como por e-mail ou pelo aplicativo mobile.

 

 

FLUIGINV-1328

Novidade: Filtros globais para central de tarefas

Os filtros globais estão agora com um novo recurso que possibilita criar e buscar filtros de acordo com sua necessidade. O recurso Filtros de processo tem como objetivo a manipulação e compartilhamento desses filtros. Para maiores detalhes do funcionamento e utilização deste recurso, consulte a documentação Filtros de processos.

 

Image Removed

FLUIGINV-31206

Melhor performance na Central de Tarefas.

Com significativa melhoria de desempenho, a Central de Tarefas ficou muito mais ágil e trouxe muito mais facilidade para o monitoramento das tarefas. Os ganhos de performance podem chegar em até 600% dependendo da configuração dos mecanismos de atribuição.

Image Removed

FLUIGINV-32504

Gráficos para gerenciar solicitações.

O novo widget "Gráfico de Solicitações", permite o usuário visualizar na home o gráfico dos processos existentes por tipo de tarefa e as solicitações que estão em andamento, em alerta e em atraso. Isso torna muito mais prático e assertivo o manuseio dos processos através da configuração dos prazos das solicitações.

 

Image Removed

 

FLUIGINV-33242

Novas APIs de SLA disponíveis.

As APIs próprias do SLA foram criadas para auxiliar o usuário desenvolvedor nas possíveis customizações do produto. Para maiores informações sobre API acesse Fluig API e para acessá-las diretamente confira a página api.fluig.com.

 

Image Removed

ECM 

RFLUIG-2858

Versionamento de documentos de cara nova!

Agora com o novo recurso do fluig, ficou muito mais fácil, ágil e organizado restaurar as versões de um documento. No momento da restauração da versão/revisão, será possível alterar da versão 2000 para a versão 2.001 ou para 3.000 do documento e ainda poderá ser incluso uma descrição do que foi alterado no documento, no campo Descrição versão/revisão.

Image RemovedImage RemovedImage RemovedImage Removed

 

Chamado JIRA

Zoom mais fácil e fluido!

O Zoom agora está muito mais ágil e funcional para seus formulários. Foram feitas melhorias em todo o zoom para garantir o funcionamento fuido e correto. Dois novos parâmetros foram criados para facilitar o desenvolvimento, sendo eles:

maximumSelectionLength - limite de registros selecionáveis, sendo possível incluir mais de um valor.

placeholder - texto que aparecerá no campo de zoom podendo ser usado para instrução por exemplo "Digite sua cidade"

Confira a documentação completa aqui

(Falta incluir imagem e número do chamado)

LMS

FLUIGINV-33179

Conheça o novo menu de aprendizado e avaliações!

Pensando em melhorar a usabilidade, agilizar as tarefas cotidianas e deixar o LMS ainda mais bonito, estamos liberando o novo menu de aprendizado e avaliações. Agora é possível acessar alguns recursos diretamente do menu principal, tornando seu dia a dia mais rápido e mais fluído. Conheça!

...

idmenu
effectTypeslide

...

id1
labelAprendizado

 

Image Removed

Itens de aprendizado

 

Image Removed

Submenu de itens de aprendizado

...

id2
labelAvaliações

 

Image Removed

Itens de avaliações

Image Removed

Submenu de itens de avaliações

 

FLUIGINV-2434 e FLUIGINV-30053

Catálogo de trilhas e treinamentos de cara nova

O novo catálogo de trilhas e treinamentos está pronto para tornar o gerenciamento desses itens muito mais ágil, prático e fácil, contribuindo para que o seu dia a dia seja muito mais fluído, além de ter uma aparência muito mais bonita e intuitiva. Acesse e confira!

Dica
titleFique tranquilo!

As informações e recursos existente no catálogo antigo estão presentes no novo catálogo – com exceção do multi-idioma.

Você pode acessar o help.fluig.com e conferir mais informações sobre o catálogo de trilhas e treinamentos e seus recursos.

...

idcatálogo
effectTypeslide

Transparência e segurança são aspectos fundamentais para o bom relacionamento entre clientes e fornecedores em qualquer tipo de processo de negócio. Visando facilitar o entendimento entre ambos os lados. Os Acordos de nível de serviço (ANS ou SLA em inglês) vieram para ajudar a definir o os serviços prestados e os prazos que deverão ser atendidos, para isso, eliminando possíveis desentendimentos entre o cliente e o fornecedor. Nesta atualização o fluig está levando até você o conceito de Service Level Management - que é um conjunto de recursos que lhe auxiliarão em todas as etapas para obtenção do mais alto desempenho dentro da sua empresa. Esses recursos estarão presentes desde a etapa de planejamento dos prazos até a montagem de dashboards de gestão. Tudo isso agora está ao seu alcance com apenas alguns cliques.


Conector de Widget
width800
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=DgBepws4Yy0&feature=youtu.be
height500


Dashboards e Gráficos para gerenciar solicitações

Com os novos dashboards do fluig a gestão fica a olhos vistos em cada processo do seu negócio. Com o novo gráfico de solicitações você poderá criar sofisticados dashboards de gestão que estarão disponíveis para quem precisa e aonde precisa, exibindo informações sobre a saúde dos seus processos nas suas páginas no seu celular e até em painéis de gestão.


Conector de Widget
width800
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=o4UV0hhGdaw
height500


Novos campos de controle de prazos para a sua central de tarefas

Criamos novos campos para ajudar você a controlar suas solicitações no dia a dia facilitando a execução e controle de suas tarefas de forma ordenada permitindo criar uma lista de prioridades dentro da execução do seu trabalho. Estes campos são:

  • Prazo da Solicitação - Traz a data e hora previstas para o encerramento da solicitação como um todo.
  • Tempo em Execução - Mostra o tempo em horas em que a solicitação está aberta.
  • Situação da Solicitação - Indica a situação da solicitação em relação ao prazo indicando se a mesma está "Expirada", "Em Alerta" ou "No prazo".

Ressaltando que esses campos só estarão disponíveis após a criação do filtro com os campos configurados, utilizando o novo recurso "Filtros de Processos". Maiores detalhes você poderá conferir aqui na documentação.


Filtrando pelo campo "Situação da Solicitação" é possível filtrar solicitações e ordena-las de forma que seja possível executar as solicitações de forma cadenciada de acordo com o nível de prioridade.

Image Added


Filtros favoritos - Defina um filtro padrão para cada aba de processo na sua central

Definir um filtro padrão para as suas abas de processos trará mais agilidade para o seu dia a dia. Toda vez que você entrar por exemplo na aba "Tarefas a concluir" da Central de Tarefas ela virá pré-selecionada com o filtro mais adequado para as suas atividades trazendo os campos e solicitações que são mais relevantes para você.


Conector de Widget
width800
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=RRCLTD2OCOY&feature=youtu.be
height500


Novidade: Central de Filtros para processos

Crie e gerencie filtros para você e para sua equipe de maneira rápida e dinâmica. A nova central de filtros irá permitir você criar ou manutenir os filtros da central de tarefas de forma mais organizada facilitando a melhoria contínua. Os novos recursos de compartilhamento de filtros trarão muito mais agilidade na implantação dos filtros nas diferentes equipes de trabalho da sua organização.

Informações
titleSaiba mais

Confira também nossa documentação sobre Filtros de processos para mais informações.


Conector de Widget
width800
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=CQaS3LvzGXk
height500


Novas tarefas de notificação

Ao definir prazos para sua solicitação também é possível receber notificações quando determinada solicitação tiver expirada ou atrasada. Essas notificações poderão ser recebidas tanto pela Central de Notificações como por e-mail ou pelo fluig Mobile.

Image Added

Atividades de processos web de cara nova!

Não importa a complexidade do seus processos . Agora é possível redefinir seus prazos e outras informações gerenciais de processos pela Web de forma prática e dinâmica. Além disso agora você poderá definir quais são os campos do formulário que poderão ser utilizados nos filtros da Central de Tarefas.  


Image Added


Central de Tarefas 6x mais rápida.

Com significativa melhora em desempenho, a Central de Tarefas ficou muito mais ágil e trouxe muito mais facilidade para o monitoramento das tarefas. Os ganhos de desempenho podem chegar em até 600% dependendo da configuração dos mecanismos de atribuição.


Image Added


Novas APIs de SLA disponíveis

Novos métodos das APIs públicas permitem levar as informações de processos para outros sistemas de forma facilitada. Agora forneceremos informações sobre status, horas em execução e prazos sem que você precise realizar nenhum cálculo extra para isso. Para maiores informações sobre API acesse Fluig API e para acessá-las confira api.fluig.com.


LMS

Conheça o novo menu de aprendizado e avaliações!

Pensando em melhorar a usabilidade, agilizar as tarefas cotidianas e deixar o LMS ainda mais bonito, estamos lançando o novo menu de aprendizado e avaliações. Agora é possível acessar alguns recursos diretamente do menu principal, tornando seu dia a dia mais rápido e mais fluído. Conheça!

Painel
titleLegal! Mas, onde encontro os catálogos agora?

Não se preocupe, é super fácil encontrá-los. Veja:

  1. Os catálogos de aprendizado, que antes pertenciam à aba Catálogo, agora são itens do menu Aprendizado. Você os encontra em:
    • AprendizadoDisciplinas e turmas;
    • AprendizadoTrilhas e treinamentos.

  2. O catálogo de questões está disponível em:
    • AvaliaçõesTópicos e questões.
Dica
titleE tem mais!

Também tem recurso novo no menu Aprendizado! Agora, o recurso Plataforma ❙ Certificados, que pertencia ao Painel de Controle, foi movido para o item Administrar do menu Aprendizado. Clique aqui e confira a novidade!

Deck of Cards
idmenu
effectTypeslide
Card
id1
labelAprendizado


Image Added

Itens de aprendizado


Image Added

Submenu de itens de aprendizado


Card
id2
labelAvaliações


Image Added

Itens de avaliações


Image Added

Submenu de itens de avaliações



Catálogo de trilhas e treinamentos de cara nova

O novo catálogo de trilhas e treinamentos está pronto para tornar o gerenciamento desses itens muito mais ágil, prático e fácil, contribuindo para que o seu dia a dia seja muito mais fluído, além de ter uma aparência muito mais bonita e intuitiva. Acesse e confira!

Dica
titleFique tranquilo!

As informações e recursos existente no catálogo antigo estão presentes no novo catálogo.

Você pode acessar o help.fluig.com e conferir mais informações sobre o catálogo de trilhas e treinamentos e seus recursos.

Deck of Cards
idcatálogo
effectTypeslide
Card
id1
labelCatálogo


Image Added

Catálogo completo de trilhas e treinamentos


Card
id2
labelPasta


Image Added

Cadastro de uma pasta


Image Added

Visualização de uma pasta agrupando itens de um conhecimento específico


Card
id3
labelTrilha


Image Added

Cadastro de uma trilha


Image Added

Visualização de uma trilha e seus itens


Card
id4
labelTreinamento


Image Added

Cadastro de um treinamento


Image Added

Visualização de um treinamento e seu conteúdo


Card
id5
labelLink


Image Added

Cadastro de um link



Visualize trilhas e treinamentos arquivados ou em encerramento no catálogo

Gostaria que as trilhas ou os treinamentos que estão com a situação "Arquivado" ou "Em encerramento" continuassem aparecendo no catálogo? Bom, agora isso é possível!

As novas opções Permite visualizar treinamentos e trilhas arquivados e Permite visualizar treinamentos e trilhas em encerramento do recurso Configurações de trilhas e treinamentos do Painel de Controle permitem definir se esses itens devem ou não continuar sendo exibidos no catálogo para quem tem, pelo menos, permissão de leitura para eles.


Image Added


Administração de habilidades mais moderna

A administração das habilidades que os alunos adquirem quando concluem um item de aprendizado – trilha, treinamento ou disciplina – está mais bonita e moderna. Cadastre as habilidades, engaje seu time a aprimorar seus conhecimentos e adquiri-las!

Dica
titleDica!

Você pode exibir as habilidades adquiridas pelo seu time utilizando os widgets Conquistas e Detalhes das conquistas em suas páginas.

Deck of Cards
idhabilidades
effectTypeslide
Card
id1
labelCadastro de habilidades


Image Added

Cadastro de habilidades


Card
id2
labelVisualização de habilidades


Image Added

Visualização de habilidades


Card
id3
labelExibição de habilidades na página


Image Added

Exibição de habilidades na página



Crie certificados personalizados com muito mais praticidade

Âncora
certificado
certificado

A gestão dos certificados que são relacionados aos treinamentos, trilhas e disciplinas foi remodelada para tornar a experiência muito mais agradável. O cadastro e a configuração do conteúdo do certificado estão mais fáceis e práticos: agora tudo é feito no mesmo local!

Dica
titleFique por dentro!

Além de tudo isso, o recurso Plataforma ❙ Certificados foi movido para um novo local do menu. Agora você encontra ele em Aprendizado → Administrar → Certificados. Muito mais prático, não é mesmo?

Painel
titleE os tokens? Onde estão?

Para melhorar a visualização de todos os tokens que podem ser utilizados nos certificados, criamos uma página específica para eles.

E o melhor: tem tokens novos disponíveis para uso! Coordenador da disciplina é um deles: ${discipline.coordinator.fullName}.

Acesse a página Tokens em certificados e confira os demais!

Deck of Cards
idcertificados

...

id1
labelCatálogo

 

Image Removed

Catálogo completo de trilhas e treinamentos

...

id2
labelPasta

 

Image Removed

Cadastro de uma pasta

 

Image Removed

Visualização de uma pasta agrupando itens de um conhecimento específico

...

id3
labelTrilha

 

Image Removed

Cadastro de uma trilha

 

Image Removed

Visualização de uma trilha e seus itens

...

id4
labelTreinamento

 

Image Removed

Cadastro de um treinamento

 

Image Removed

Visualização de um treinamento e seu conteúdo

...

id5
labelLink

 

Image Removed

Cadastro de um link

 

FLUIGENG-554

Visualize trilhas e treinamentos arquivados ou em encerramento no catálogo

Gostaria que as trilhas ou os treinamentos que estão com a situação Arquivado ou Em encerramento continuassem aparecendo no catálogo? Bom, agora isso é possível!

As novas opções Permite visualizar treinamentos e trilhas arquivados e Permite visualizar treinamentos e trilhas em encerramento do recurso Configurações de trilhas e treinamentos do Painel de Controle permitem definir se esses itens devem ou não continuar sendo exibidos no catálogo para quem tem, pelo menos, permissão de leitura para eles.

 

Image Removed

FLUIGINV-33508

Administração de habilidades mais moderna

A administração das habilidades que os alunos adquirem quando concluem um item de aprendizado – trilha, treinamento ou disciplina – está mais bonita e moderna. Cadastre as habilidades, engaje seu time a aprimorar seus conhecimentos e adquiri-las!

Dica
titleDica!

Você pode exibir as habilidades adquiridas pelo seu time utilizando os widgets Conquistas e Detalhes das conquistas em suas páginas.

...

idhabilidades
effectTypeslide

...

id1
labelCadastro de habilidades

 

Image Removed

Cadastro de habilidades

...

id2
labelVisualização de habilidades

 

Image Removed

Visualização de habilidades

...

id3
labelExibição de habilidades na página

 

Image Removed

Exibição de habilidades na página

 

FLUIGINV-32818

Crie certificados personalizados com muito mais praticidade

A gestão dos certificados que são relacionados aos treinamentos, trilhas e disciplinas foi remodelada para tornar a experiência muito mais agradável. O cadastro e a configuração do conteúdo do certificado estão mais fáceis e práticos: agora tudo é feito no mesmo local.

Além disso, agora o recurso está disponível no item Administrar do menu Aprendizado. Muito mais prático, não é mesmo?

Dica
titleFique por dentro!

Confira informações mais detalhadas em Certificados.

Conheça todos os tokens que podem ser utilizados para personalizar os seus certificados em Tokens em certificados.

...

idcertificados
effectTypeslide

...

id1
labelNovo local no menu

 

Image Removed

Novo local do recurso Certificados no menu

...

id2
labelCadastro de certificados

 

Image Removed

Cadastro de certificados

...

id3
labelVisualização de certificados

 

Image Removed

Visualização de certificados

...

id4
labelCertificado emitido

 

Image Removed

Certificado emitido

FLUIGINV-31948 / FLUIGINV-32820 / FLUIGINV-31870

Mais usabilidade na administração de avaliações e suas questões

A criação e a edição de avaliações e blocos de questões foram remodeladas para oferecer mais usabilidade e facilidade para o responsável pelas avaliações da empresa. As telas estão visualmente mais bonitas e intuitivas. Além disso, a navegação no catálogo de tópicos e questões também foi modernizada, permitindo efetuar ações mais rápidas e com menos cliques. Dê uma olhada!

Dica
titleConheça mais!

Confira a documentação completa de utilização em Avaliações., Blocos e Tópicos e questões.

Deck of Cards
idavaliacoes
effectTypeslide
Card
id1
labelAvaliaçãoNovo local no menu


Image Added

Novo local do recurso Certificados no menu

 

Image Removed

Cadastro de avaliações


Card
id2
labelBlocosCadastro de certificados


Image Added

 

Image Removed

Cadastro de blocoscertificados


Card
id3
labelCatálogo Visualização de tópicos e questõescertificados


 

Image Added

Image Removed

Catálogo de tópicos e questões

MFLUIG-1357

Continue respondendo a avaliação do ponto no qual ela foi fechada

Agora é possível definir como será a contagem de tempo de execução de uma avaliação quando o aluno iniciar e, por algum motivo, fechar a janela da avaliação. A nova opção Permitir reiniciar do último ponto, presente no cadastro da avaliação, quando assinalada vai permitir que o aluno continue respondendo a avaliação a partir do ponto em que ele parou, ou seja, o tempo restante para responder a avaliação descontará o tempo no qual ela permaneceu fechada.

Painel
titleExemplo:

Uma avaliação possui um tempo máximo para execução de 60 minutos e a nova opção está assinalada. Um aluno a respondeu durante 20 minutos e a fechou. Depois de duas horas ele abriu-a novamente para continuar a responder. Nesse caso, o tempo restante que ele terá para terminar a avaliação será de 40 minutos.

Dica
titleFique por dentro!

Quando essa opção não for marcada, o tempo para finalizar a avaliação será corrido, ou seja, continuará sendo contado mesmo se a janela de execução da avaliação estiver fechada.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas em Criar avaliação.

 

Image Removed

 

FLUIGINV-31613

...

Visualização de certificados


Card
id4
labelCertificado emitido


Image Added

Certificado emitido



Mais usabilidade na administração de avaliações e suas questões

A criação e a edição de avaliações e blocos de questões foram remodeladas para oferecer mais usabilidade e facilidade para o responsável pelas avaliações da empresa. As páginas estão visualmente mais bonitas e intuitivas. Além disso, a navegação no catálogo de tópicos e questões também foi modernizada, permitindo efetuar ações mais rápidas e com menos cliques. Dê uma olhada!

Dica
titleConheça mais!

Confira a documentação completa de utilização em Avaliações, Plataforma ❙ Blocos e Tópicos e questões.

Deck of Cards
idavaliacoes
effectTypeslide
Card
id1
labelAvaliação


Image Added

Cadastro de avaliações


Card
id2
labelBlocos


Image Added

Cadastro de blocos


Card
id3
labelCatálogo de tópicos e questões


Image Added

Catálogo de tópicos e questões



Continue respondendo a avaliação do ponto no qual ela foi fechada

Agora é possível definir como será a contagem de tempo de execução de uma avaliação quando o aluno iniciar e, por algum motivo, fechar a janela da avaliação. A nova opção Permitir reiniciar do último ponto, presente no cadastro da avaliação, quando assinalada vai permitir que o aluno continue respondendo a avaliação a partir do ponto em que ele parou, ou seja, o tempo restante para responder a avaliação descontará o tempo no qual ela permaneceu fechada.

Painel
titleExemplo:

Uma avaliação possui um tempo máximo para execução de 60 minutos e a nova opção está assinalada. Um aluno a respondeu durante 20 minutos e a fechou. Depois de duas horas ele abriu-a novamente para continuar a responder. Nesse caso, o tempo restante que ele terá para terminar a avaliação será de 40 minutos.

Dica
titleFique por dentro!

Quando essa opção não for marcada, o tempo para finalizar a avaliação será corrido, ou seja, continuará sendo contado mesmo se a janela de execução da avaliação estiver fechada.

Informações mais detalhadas podem ser obtidas em Criar avaliação.


Image Added


Simplificação do multi-idioma

Âncora
idioma
idioma

O recurso multi-idioma que existia no cadastro de itens de aprendizado e avaliações foi simplificado. O grande motivador para essa mudança é o aumento do desempenho da plataforma, principalmente nos catálogos (trilhas e treinamentos, turmas e disciplinas e tópicos e questões). Agora a disponibilização de conteúdo traduzido segue o mesmo conceito dos demais cards da plataforma.

Painel
titleEntenda o que muda:

Para ficar mais clara essa mudança, criamos uma documentação com todos os detalhes para você entender tudo o que precisa. Acesse: Quais são as mudanças no multi-idioma a partir da atualização 1.6.1?


ECM 

Office Store, chegamos!

Agora o fluig também está presente na Office Store, com o fluig Connect para Outlook. Com ele, você pode publicar e-mails rapidamente através do Office 365 e do seu Outlook para Mac (sim, você pediu e nós atendemos! )


Veja como ficou o fluig Connect para Outlook: 

Conector de Widget
width800
urlhttps://www.youtube.com/watch?v=8uc7WBy_azM
height600

O fluig Connect para Outlook é compatível com o Outlook 2013 ou posterior, Outlook 2016 for Mac, Outlook na Web. Para mais informações, clique aqui.

Acesse a Office Store e baixe agora: http://bit.ly/fluigConnectOutlook .

Em breve lançaremos mais recursos, fique ligado!


Modernize o campo "Pesquisa" de seus formulários!

Nos seus formulários, você utiliza o campo “Pesquisa” (também conhecido como “Zoom”), onde é aberto um popup que exibe as informações desejadas? Deixe o seu formulário moderno e substitua esse popup pelo o nosso novo componente de zoom, que agora contempla todos os recursos que você utilizava no popup! Aqui você encontra a documentação completa, com as novas opções disponíveis:

  • maximumSelectionLength - limite de registros selecionáveis, sendo possível incluir mais de um valor.

  • placeholder - texto que aparecerá no campo de zoom podendo ser usado para instrução, por exemplo "Digite sua cidade"


Defina responsáveis por campo de formulário no gerador web!

Agora, no gerador de formulários, ao utilizar o componente “Pesquisa”, você pode definir qual será o campo valor que será salvo - além do tradicional campo “Descrição”.

Image Added


Com isso, você pode criar um grupo onde será selecionado o responsável por uma atividade de um processo no fluig. Tudo isso com apenas alguns cliques... Bacana não?


Nova revisão ou nova versão: você escolhe!

Ficou mais fácil ao restaurar uma revisão de um documento: você pode escolher se deseja criar uma nova versão (2.000, 3.000) ou uma nova revisão (2.001, 2.002)!

Além disso, você pode detalhar o motivo de restaurar uma versão, para enriquecer o histórico do documento.


Image Added


Assinatura Digital nativa

Você não precisa mais se preocupar para instalar ou atualizar o componente de Assinatura Digital do fluig! No fluig 1.6.1, o mashup de Assinatura Digital passa a ser nativo, facilitando o processo de atualização e instalação!

Se você já utiliza a Assinatura Digital, fique tranquilo. Ao atualizar para o fluig 1.6.1, você não precisará fazer nada - e ainda terá à disposição a versão mais recente disponível. Se você ainda não utilizava Assinatura Digital no fluig, acesse a fluig Store e solicite hoje mesmo!

 


Webdav e navegadores modernos!

Para acompanhar a evolução do Webdav (protocolo que você utiliza para editar documentos sem fazer o download do arquivo) fizemos algumas atualizações para você ter uma boa experiência, independente do navegador utilizado.

Social

Faça publicações mais ricas com o recurso de múltiplas imagens

Para tornar o compartilhamento de imagens mais ágil e enriquecer as publicações em comunidades, a partir de agora é possível adicionar várias imagens em uma mesma publicação. As imagens poderão ser selecionadas a partir da estação de trabalho do usuário e serão exibidas em formato de carrossel, para valorizar ainda mais o visual da sua publicação.

Por enquanto, a exibição e publicação de múltiplas imagens estará disponível apenas na web. O aplicativo fluig Mobile exibirá somente a primeira imagem publicada, mas não se preocupe! Em breve teremos novidades sobre esse recurso em nosso aplicativo móvel. (piscar o olho)

Image Added

Dica

Saiba como habilitar a publicação de imagens em uma comunidade através da documentação disponível no Help fluig!


Conversas a um clique de distância com os novos atalhos do fluig Messaging

Para tornar a comunicação na sua empresa mais dinâmica, o fluig agora conta com atalhos para iniciar uma conversa do fluig Messaging diretamente do perfil ou do cartão de visitas de um contato. Mantendo o cursor do mouse sobre o nome do usuário com o qual deseja conversar, o cartão de visitas será apresentado com o novo botão Mensagem. Basta um clique sobre ele para ser direcionado à conversa no fluig Messaging.

Além disso, o botão Mensagem também foi incluído na página de perfil dos usuários, disponibilizando ainda mais uma maneira de se comunicar com seus contatos na plataforma.

Deck of Cards
idmensagem
Card
labelCartão de Visitas

Image Added

Inicie uma conversa através do botão Mensagem no cartão de visitas.

Card
labelPerfil do Usuário

Image Added

Inicie uma conversa através do botão Mensagem no perfil dos usuários.


Arquitetura

Novo envio de dados para Analytics

Para ajudar na identificação de problemas e sermos mais ágeis no atendimento, enviamos novos dados de seu ambiente para o serviço do fluig Analytics. Tudo continua funcionando como sempre, entretanto a partir de 31/03/2018 não serão mais aceitos envios para o fluig Analytics com o formato anterior. Garanta que exista uma agenda de atualização da plataforma até essa data para uma atualização 1.6.1 ou superior para que tudo continue fluindo bem.


Instalação do fluig em módulos: Confira esta novidade!

Pensando em diferentes tipos de ambientes e seus dimensionamentos, disponibilizamos a instalação da plataforma de forma modularizada. Agora você pode instalar em servidores diferentes apenas o Servidor de Indexação e/ou serviço de RealTime de forma rápida executando comandos em modo caractere. 
Para maiores detalhes do procedimento, consulte a documentação Guia de Instalação fluig.

Novidades em Documentação

...

O recurso multi-idioma que existia no cadastro de itens de aprendizado e avaliações foi descontinuado. O grande motivador para essa descontinuação é o aumento do desempenho da plataforma, principalmente nos catálogos (trilhas e treinamentos, turmas e disciplinas e tópicos e questões).

Painel
titleO que muda?
  1. Na atualização da plataforma:
    Você não precisará fazer nada diferente por conta dessa descontinuação. Basta aplicar essa atualização na sua plataforma como de costume.

    Dica
    titleFique tranquilo!

    A tradução padrão da plataforma, ou seja, dos recursos em si não será afetada. A plataforma continua podendo ser utilizada nos idiomas Português, Inglês e Espanhol. O recurso de idiomas que foi retirado impacta apenas em dados, ou seja, o conteúdo cadastrado e não na tradução da plataforma em si.

  2. Nos itens existentes utilizando esse recurso:
    Ao aplicar essa atualização será mantido apenas o item com o conteúdo existente para o idioma definido como padrão.
    Exemplo: se existe um treinamento para o qual foram incluídos conteúdos nos idiomas Português e Inglês, sendo que o idioma Português foi definido como padrão, será mantido apenas o conteúdo do idioma Português para esse treinamento, ou seja, o conteúdo do idioma Inglês será excluído da plataforma.
    As informações de quem já fez o treinamento em Inglês serão mantidas, ou seja, as matrículas já finalizadas não sofrerão nenhum impacto. Porém, os alunos que possuem matrícula em andamento passarão a visualizar os conteúdos no idioma definido como padrão, que nesse exemplo é o Português.

    Nota
    titleE se for necessário manter o conteúdo nos dois idiomas?

    Utilizando o mesmo exemplo, se for necessário manter o treinamento nos dois idiomas (Português e Inglês), basta fazer uma cópia do treinamento existente (que possui o idioma Português como padrão) e, nessa cópia, definir o idioma Inglês como padrão (editar a cópia, selecionar o idioma Inglês e assinalar "Definir como idioma padrão").

    Salientamos que esse procedimento deve ser feito antes de atualizar a plataforma. Assim, quando a atualização 1.6.1 for aplicada, serão mantidos os dois cadastros do mesmo treinamento, um para cada idioma.

  3. No cadastro de novos itens:
    Depois de aplicar a atualização 1.6.1 na sua plataforma, a única diferença que você perceberá é que os campos “Idioma” e “Definir como idioma padrão” não serão mais exibidos no cadastro dos itens onde eles existiam.
Dica
titleO que fazer para ter o mesmo item em mais de um idioma a partir de agora?

Se você tem a necessidade de ter um mesmo item (treinamento, por exemplo) em mais de um idioma no catálogo, a partir de agora você deve cadastrá-lo em cada idioma desejado. Ou seja, serão itens independentes – cada um terá o seu próprio cadastro – com o mesmo conteúdo em idiomas distintos.

Social

FLUIGINV-3469

Faça publicações mais ricas com o recurso de múltiplas imagens

Para tornar o compartilhamento de imagens mais ágil e enriquecer as publicações em comunidades, a partir de agora é possível adicionar várias imagens em uma mesma publicação. As imagens poderão ser selecionadas a partir da estação de trabalho do usuário e serão apresentadas em formato de carrossel, para valorizar ainda mais o visual da sua publicação.

Image Removed

Dica

Saiba como habilitar a publicação de imagens em uma comunidade através da documentação disponível no Help fluig!

 

FIS-112 e FIS-152

Conversas a um clique de distância com os novos atalhos do fluig Messaging

Para tornar a comunicação na sua empresa mais dinâmica, o fluig agora conta com atalhos para iniciar uma conversa do fluig Messaging diretamente do perfil ou do cartão de visitas de um usuário. Mantendo o cursor do mouse sobre o nome do usuário com o qual deseja conversar, o cartão de visitas será apresentado com o novo botão Mensagem. Basta um clique sobre ele para ser direcionado à conversa no fluig Messaging.

Além disso, o botão Mensagem também foi incluído na página de perfil dos usuários, disponibilizando ainda mais uma maneira de se comunicar com seus contatos na plataforma.

Deck of Cards
idmensagem
Card
labelCartão de Visitas

Image Removed

Inicie uma conversa através do botão Mensagem no cartão de visitas.

Card
labelPerfil do Usuário

Image Removed

Inicie uma conversa através do botão Mensagem no perfil dos usuários.

 

Novidades em Documentação

...

  • A documentação de Sincronização de Datasets foi atualizada com informações sobre o tipo de campo TEXT, desenvolvido para ambientes que utilizam o banco de dados Oracle.

...

  • Está com problemas de conexão ao servidor de licenças? Acesse a documentação sobre arquivos de emergência e saiba como proceder para aplicar uma chave emergencial na plataforma.

MFLUIG-477

  • Cadastrou Criou um usuário com e-mail errado no fluig e o ambiente está integrado ao fluig Identity? Confira nessa FAQ como corrigir essa situação.

...

...

  • Veja como usar o novo parâmetro onlyActiveUsers para listar apenas usuários ativos ao utilizar componente de Seleção de usuários em uma página ou widget.

...


Correções

ECMMFLUIG-1495

  • Ao visualizar um documento era gerada a mensagem informando que o documento foi modificado externamente, porém o mesmo estava como o usuário publicou. Tratamento realizado para que documentos que tenham suas propriedades de cópia controlada atualizadas sejam visualizados corretamente.

...

  • Utilizando a rede de dados móveis, ao tentar incluir arquivos ao processo workflow era apresentada exibida uma mensagem trazendo uma inconsistência em telaincorreta. Melhorada a mensagem para ela seja apresentada de forma deixá-la mais amigável e mais clara.

...

  • A propriedade do do title que  que exibe se o documento está expirado ou não, estava apontando para uma propriedade inexistente. É necessário alterar a propriedade de expiredDocument para expired.

MFLUIG-1662

  • . Atualize para versão 1.6.0 ou superior para que a situação seja corrigida.

  • Ao remover Ao deletar um documento, não era apresentada exibida nenhuma mensagem confirmando a ação. Criação da mensagem Adicionada confirmação para que ao excluir um documento, o usuário seja informado que a ação foi concluída.

...

  • usuário não remova documentos acidentalmente.
  • Ao atualizar a versão para o fluig 1.5.13 os formulários do ecm buscam buscavam sempre os anexos da ultima primeira versão. Tratamento realizado no servlet StreamControlWCM para fazer a busca da versão especifica do formulário pai quando buscar um anexo. 

...

  • Alteramos para que o fluig busque a versão correta dos anexos do formulário entre as atualizações 
  • Ao tentar imprimir documento de protocolo com impressão controlada, o mesmo não é impresso. Realizada correção para efetuar corretamente a impressão de documentos com cópia controlada.

...

  • Inconsistência na versão no fluig 1.6.0 ao tentar imprimir documentos office com cópia controlada. Ajustes para que ao tentar imprimir documentos, sua impressão seja feita corretamente.

...

  • O Jar externo possui a condição no qual apenas "documentos" com palavras-chaves são exportados do ECM 3.0 para o fluig. Ajustes realizados Realizado ajuste para que que formulários e outros tipos de documentos possam registros de formulários, formulários ou qualquer outro tipo de documento possa ter suas palavras-chaves exportadas para o fluig corretamente.

...

  • .

  • Ao carregar um formulário com campo zoom o mesmo está muito lento pois a quantidade de logs exibidos no console é extensa. Ajuste realizado para remoção dos logs no console.

...

  • Realizada correção das opções de criação da lista mestra, pois algumas opções não funcionavam em pastas localizadas na raiz do ECM. 

...

  • Inconsistência na visualização do formulário ao atualizar no adhoc como um subprocesso, pois estava com o separador errado. Realizado update de base para normalizar a situação. 

...


  • Ajuste realizado para normalizar rotina de aprovação, pois usuários que já foram aprovadores e hoje não são mais, ainda estavam conseguindo aprovar documentos.  

...

  • Ajuste realizado para que a notificação de aprovação seja enviada apenas quando o documento for realmente aprovado e não no momento que for enviado para a aprovação.

...


  • Realizada correção no comentário de checkout, pois ao enviar um documento para checkout e inserir um comentário o mesmo não era exibido nas propriedades do documento.

...

  • Ajustes feitos pois o setValue do evento validateCustomMetadata não estava setando definindo os valores conforme esperado.

MFLUIG-479

  • Realizado ajustes Exclusão da tabela hibernate_sequence que foi criada indevidamente e ajuste realizado para que a edição colaborativa via google via Google drive funcione  funcione corretamente.

...

  • Tratamento realizado para que os campos do tipo textarea e text possam ser salvos em bancos que não são Oracle pois, valores acima de 4000 caracteres impediam que o formulário fosse salvo.

...


  • Ajuste realizado para que index não aceite caracteres não numéricos em formulários com campos de item pai e filho.

...


  • Aplicada validação do tipo de documento ao executar o método updateFolder pois, o mesmo não validava o tipo de documento ao atualizar uma pasta.

...


  • Correção no componente zoom e no web service pois, o componente zoom de formulário apresentava mau funcionamento.

...


  • Correção da inconsistência em relatórios que usam datasets customizados.

...

  • em relatórios que usam datasets customizados, pois a dependência que se utiliza para os relatórios BIRT, a partir da versão 1.6 mudou.
  • Melhorada a validação de campos para que bloqueie somente o uso de eventos JS pois, o fluig estava bloqueando a palavra "on" nos inputs.

...

  • Incluída validação de confirmação na lixeira, ao selecionar opção restaurar "Restaurar todos os documentos.

...

  • "
  • Correção nos serviços da API, pois a mesma não estava considerando o parâmetro downloadEnabled na criação do documento.

...


  • Correção da URL do relatório para que permita recuperar em tempo de execução a URL do mesmo.

...


  • Corrigido valor do campo armazenamento do formulário para apresentar o valor correto, pois estava considerando somente a opção "Tabela unica única de banco de dados".  

...


  • Permissões específicas de documentos estão sendo perdidas ao realizar checkincheck-in. Alterada as permissões para buscar as permissões do documento antigo.

...

  • Efetuado tratamento do elemento radiobox para que procure pelo atributo checked, pois formulários estavam carregando em branco.

...


  • Realizado tratamento na função no método que carrega os dados do formulário pois, wdkAddChild não funcionava quando era chamado no ready do documento.

...


  • Realizado tratamento para que plugin do Outlook autentique-se perfeitamente ao Identity em ambientes que não são multi-empresa.

...


  • Ajuste realizado para que o Connect autentique perfeitamente ao Identity em ambientes que não são multi-empresa.

...

  • Realizado tratamento pois FTP apresentava inconsistência na autenticação com senha do LDAP.

...

  • Melhoria na performance da rotina de download de pasta que contenham muitas subpastas. 

...

  • Adicionada clausula validação impedindo a inclusão de documentos com a versão menor do que 1(um).

...


  • Ajuste de atualização da versão pois era gerada a inconsistência ao aprovar documentos retornando um valor maior que a quantidade de registros.

...


  • Ajustada a inconsistência com as datas que estavam sendo exibidas incorretamente no formulário, quando acessado via mobile.

...

  • Tratamento realizado para verificar se existem logos para serem adaptados para nova estrutura, pois formulários perdiam referência para logo da empresa ao atualizar a versão.

...

  • Remoção do anexo da pasta upload volume pois não estava removendo o arquivo da pasta ao publicar o anexo.

MFLUIG-855

  • Corrigido o parâmetro que valida o download de documentos para que consiga imprimir documentos da pasta "Meus documentos"

MFLUIG-1130

  • Essa inconsistência foi resolvida com a inovação (FLUIGINV-31657) atualizando a biblioteca ITHitWebDAVClient e fazendo os updates necessários para funcionar corretamente nova versão.

MFLUIG-1686

  • Inconsistência foi corrigida com a inovação (FLUIGINV-31657) atualizar a biblioteca ITHitWebDAVClient e fazer updates necessários para nova versão funcionar corretamente.

...

  • o arquivo da pasta ao publicar o anexo.
  • Corrigido o parâmetro que valida o download de documentos para que consiga imprimir documentos da pasta "Meus documentos"
  • Corrigida impressão de cópia controlada para que considere a utilização do Microsoft Excel quando o mesmo está instalado ao server fluig.

...


  • Corrigida na versão 1.6.1 inconsistência onde ao publicar um documento em pasta com aprovação era disparado e-mails notificando os usuários que acompanham aquele documento porém o mesmo ainda se encontrava em aprovação e não publicado na pasta.

...

  • Realizado ajustes na visualização de documentos, em situações onde não era possível abrir vários formulários diferentes em várias abas, tornando este comportamento possível. 

...

  • Realizado tratamento para que log de cópia controlada exiba todas as impressões feitas no dia, pois quando o banco era Oracle esse comportamento não era respeitado. 

...


  • Ajuste realizado para permitir imprimir documentos utilizando cópia controlada em formatos jpg, png, ppt e txt.

...


  • Ajuste aplicado para normalizar situações onde ao utilizar método updateSimpleDocument o valor da propriedade "Utiliza visualizador interno" era desabilitado.

MFLUIG-2028

  • Aplicado tratamento

    Tratamento feito em situações onde controle de cotas, se ativo,

    rejeita

    rejeitava o

    ulpoad

    upload de

    diversos arquivos em diversas situações distintas. 

...

  • arquivos. Foram necessários ajustes na configuração de cache local do WildFly (servidor de aplicações).

  • Ajuste realizado para que exclusão de documentos espelho funcione perfeitamente sendo apagado da pasta em questão.

...


  • Alterações efetuadas para aumentar a segurança dos campos protegidos em formulários. 

...


  • Corrigida inconsistência para que seja possível baixar relatório de acessos a documentos nas situações onde era solicitado e não gerado.

...


  • Realizado ajuste para que a busca avançada respeite o intervalo de data cadastrado em parâmetros gerais.

...

  • Ajuste realizado no plugin Outlook para que em algumas configurações seu funcionamento continue correto.

MOBILE

MFLUIG-1185

  • Realizada correção na rotina de usuário substituto no iOS pois, quando se cadastrava um usuário como substituto para o mesmo conseguir visualizar as pendências no mobile era necessário sair e acessar novamente o aplicativo.

MFLUIG-1835

  • Realizada correção para normalizar o funcionamento pois, ao incluir uma segunda conta no aplicativo fluig ou alterar a cor do tema e alterar algumas vezes a empresa, chega um determinado momento em que a empresa não mudava mais.

MFLUIG-1653

  • Ao tentar buscar um usuário para selecionar para uma próxima atividade de um processo ele não era encontrado se não estivesse visível na listagem, esta situação foi normalizada, agora é possível filtrar os usuários corretamente.

MFLUIG-1577

  • Corrigida situação onde componente de download de imagem não apresentava as imagens do diagrama do processo.

 

BPM

  • Realizado ajustes, para que o comentário de checkin não seja mais obrigatório através da edição colaborativa.
  • Tratamento realizado para que ao rotacionar o dispositivo Android e voltar na posição original, os campos de zoom fiquem configurados de forma correta, pois antes ao fazer essa ação os mesmos ficavam desconfigurados.
  • Alterada as literais de Assinatura Digital para o idioma correto, pois não estavam traduzidas. 
  • Correção da inconsistência ao efetuar download de um documento que não possuía configuração para utilizar o visualizador interno.

  • Tratada situação em que aspas simples afetavam a atribuição de segurança para pasta e documento.
  • Correção realizada no fluig para funcionar corretamente o zoom, quando dispositivos mobile estiverem offline.
  • Realizada melhoria na publicação de documentos, para que ao indexá-los não cause NPE em formulários que possuem registros e que foram removidos via comunidade. E para que não cause stackOverflow ao ter loop de pastas na base.



BPMMFLUIG-1339

  • Corrigida inconsistência apresentada ao inserir texto com mais de 255 caracteres no campo conteúdo na atividade de envio de e-mail. Sendo possível agora incluir até 4000 caracteres.

...

  • Link da tela página de iniciar uma solicitação encontrava-se sem acesso, devido a uma alteração. Essa inconsistência foi corrigida para que a solicitação com a URL antiga seja redirecionada para a URL correta.

...

  • Realizado tratamento para solucionar a inconsistência ao selecionar responsáveis de uma atividade. Ao iniciar uma nova Solicitação, a lista com os responsáveis é zerada, exibindo novamente a tela para selecionar o usuário responsável pela solicitação.

...

  • As inconsistências geradas ao deletar excluir um filtro foram solucionadas. Quando um arquivo em edição for deletado, o recurso "Atualizar" será ocultado e também o filtro será removido da sessão do usuário sempre que algum erro for gerado na busca.

...

  • Ajuste realizado para que seja possível visualizar os detalhes da solicitação quando o processo possui barra "/".

...

  • Corrigida inconsistência que ocultava o ícone de "Ajuda" ao acessar a configuração de processos.

...

  • A visualização dos anexos do GED ECM pode ocorrer mesmo antes de iniciar ou salvar uma solicitação, ajudando a identificar possíveis erros ao anexar arquivos.

...

  • A transferência de solicitação através da tela de transferência foi ajustada permitindo que sejam realizadas corretamente sem atrasar o andamento das atividades.

...

  • A data inicial de um processo agora é considerada a partir do momento que ele for salvo e quando ele for movimentado e não salvo a rotina permanece a mesma.

...

  • Solucionada inconsistência gerada nos valores setados no campo de formulário.

...

  • Realizado ajuste para que seja possível transferir solicitações com mecanismo de atribuição por campo de formulário.

...

  • Quando uma atividade é configurada por um executor e o processo possui um gestor, sendo essa a primeira atividade, o processo movimenta essa atividade para o gestor e não para o seu executor. Esta inconsistência foi corrigida.

...

  • Solucionada a inconsistência que não permitia a passagem de valores de formulário entro o processo e subprocesso.

...

  • Corrigida mensagem de inconsistência na geração do site de documentação de processos que não permitia exportar o projeto para o formato de site.

...

  • Mensagem de alerta ao movimentar uma solicitação, apresentava o texto desconfigurado no idioma Espanhol.

...

  • Ajustada inconsistência do sub processo com a flag de movimentar para próxima tarefa marcada, acessando pela central de tarefas.

...

  • Inconsistência ao validar anexo no processo e enviar, foi ajustada.

...

  • Ajustado lógica para validar o cenário de atividade automática configurada com um mecanismo de atribuição seguida de outra atividade configurada com mecanismo em Pool.

...

  • .
  • Ajustada a ordenação para que campos vazios sejam validados na base de dados Oracle.

...

  • Quando uma atividade é configurada por um executor e o processo possui um gestor, sendo essa a primeira atividade, o processo movimenta essa atividade para o gestor e não para o seu executor. Esta inconsistência foi corrigida.

...

  • Solucionada a inconsistência que não permitia a passagem de valores de formulário entro o processo e subprocesso.

...

  • Realizado ajustes com controles das abas da abertura e controle de processo, permitindo a visualização dos dados sem desaparecer o formulário.

MFLUIG-1649

  • Parametro Parâmetro setAutomaticDecision lista todos os usuários do sistema e não somente os do grupo atribuído a atividade. Esta inconsistência foi corrigida.

...


  • Adicionada validação para que seja possível, dentro de um processo, uma atividade de serviço ser movimentada para uma intermediária e não retornar para o status anterior.

MFLUIG-1630

  • Corrigida inconsistência da função Corrigido inconsistência do método setAutomaticDecision que atribuía o usuário incorreto na atividade.

...


  • Lentidão na central de tarefas ao ordenar solicitações que necessitam estar em vermelho(expirado) e negrito(ainda não visualizado), foi corrigida.

...


  • Corrigida inconsistência que gerava looping pra verificar as permissões do anexo ao utilizar um mecanismo customizado na segurança dos anexos.

...

  • Na aba "visualização de mecanismos customizados" ao tentar remover o mecanismo a tela fica carregando e não fecha. Esta inconsistência foi corrigida.

...


  • Ajustada a inconsistência da mensagem "solicitação convertida com sucesso" que era mostrada de forma desconfigurada ao converter uma solicitação.

...

  • Devido a versão release 1.5.8 algumas atividades ainda aparecem como ativas no desenho do processo. Realizada atualização para que o desenho não mostre mais as tarefas com esse status.

...


  • Tratamento realizado para que atividades intermediárias que não adicionavam uma observação quando movimentadas pelo gestor do processo, agora possam ser adicionaadas.

...

  • Quando o usuário possui um processo com uma atividade de e-mail seguida de duas automáticas e uma tarefa configurada por grupo, ocorre a inconsistência pois não é possível resolver o usuário destino. Inconsistência corrigida com a validação que permite utilizar o primeiro usuário da lista.

...

  • O método 'startProcess' do Webservice 'ECMWorkflowEngineService' foi melhorado com validações de campos obrigatórios.

...

  • Corrigida a situção das atividades paralelas e atividade automática, para que não avancem incorretamente pelo join.

...

  • Central de tarefas quando ordenda, disparava duas vezes o mesmo método ocasionando perda de perfomance. Realizado tratamento para ajustar a ordenação dos métodos na central, deixando-a mais performática.

...

  • Corrigida a inconsistência onde ao utilizar mecanismo de atribuição por campo de formulário em uma atividade automática, a tela de filtro de usuários não mostrava nenhum usuário.

...

  • Corrigida a inconsistência que ocorria no mecanismo de atribuição por associação com mecanismo grupos de colaborador.

...

  • Inconsistência corrigida ao inicializar solicitações através do navegador Internet Explorer quando com o código do processo possuía acentuação e espaço.

...

  • Campo "Sobrepor atividades e fluxos" retirado da exportação de processo pelo plugin.

...

  • Realizado tratamento para que as notificações de tarefas canceladas sejam enviadas corretamente para o requisitante e responsável das atividades.

...

  • Descrição da versão de um processo com mais de 200 caracteres alertará o usuário sobre o excesso.

...

  • Notificações de cancelamento estão sendo enviadas corretamente ao requisitante quando uma solicitação é cancelada pelo gestor.

...

  • Mecanismo de atribuição para um grupo apresentava inconsistência quando o processo era movimentado para um subprocesso. Esta situação foi corrigida.

...

  • Corrigida inconsistência que era apresentada ao criar um novo filtro com base em um já cadastrado e que possuía campos de formulário.

...

  • Ao movimentar manualmente uma atividade intermediária, o agendador de tarefas executava a próxima atividade automaticamente. Esta inconsistência foi corrigida.

...

  • Corrigida inconsistência que gerava o recebimento de e-mails duplicados para as atividades com fluxo automático de entrada e saída.

...

  • Corrigida inconsistência que ocorria ao escolher campos descritores do formulário em uma nova versão do processo, onde os valores dos campos das solicitações não atualizavam nas versões anteriores.

...

  • Uma solicitação que contenha acentuação no seu código do processo, não deixa exibir o seu diagrama nas telas de "Detalhes" e "Próxima atividade". Essa situação foi corrigida para esta versão.

...

  • Corrigida a inconsistência que enviava e-mail para o usuário que era responsável pela tarefa cuja solicitação possui prazo de conclusão e fluxo automático , mesmo com a opção "notifica responsável" desmarcada.

...

  • Após exportar uma nova versão do processo, não era possível converter as solicitações antigas. Essa inconsistência foi corrigida nesta nova versão.

...

  • Ao eliminar um anexo de um subprocesso que foi transferido do processo pai, estava removendo o documento (anexo) fisicamente, não permitindo ser mais visualizado no processo pai. Essa inconsistência foi corrigida.

...

  • Datas não assumiam o formato correto na aba de complementos, onde o histórico da solicitação é exibido. Corrigida inconsistência com a utilização do componente "Calendar".

...

  • Nome do responsável pela tarefa é divergente ao nome que contém no desenho da atividade, na central de tarefas.  Essa inconsistência foi corrigida.

...


  • Solucionada inconsistência que impedia de liberar a versão de um novo processo e gerava timeout no navegador.

...

  • Realizado tratamento para sanar a inconsistência gerada ao configurar uma atividade que utiliza mecanismo de atribuição por campo de formulário, onde as verificaçoes de permissoes de usuário se perdiam, impossibilitando de assumir a tarefa.

...

  • Componente do style guide utiliza um parametro que conflita com arquivos de processos. Inconsistencia corrigida de forma com que parametro possa ser utilizado sem gerar conflitos visuais.

...

  • Removido o requisito que impedia um usuário comum de assumir tarefas em nome de outros usuários através do método takeprocess.

...

  • Ajustado mecanismo de atribuição para que o sub-processo atribua o usuário por executor de atividade sem causar inconsistência.

...

  • Incluídas linhas de registros de log de info no início e fim de cada método para reparar as inconsistências que eram geradas ao chamar os métodos de inicialização de solicitação no webservice.

...

  • Criados templates de e-mail para o usuário requisitante e gestor receber notificações em atividades finais.

...

  • Criada nova configuração para ser inserida na tag system.properties a qual permite alterar o tempo de resposta de uma atividade de serviço.

...


  • Corrigida a palavra "Responsabilidade" nas notificações.

...


  • Validação realizada para que ao trocar de formulário de um processo no Studio com campos descritores diferentes fiquem selecionados ,quando o usuário trocar de um formulário para outro.

...

  • .


  • Corrigida inconsistência que impedia o usuário de publicar um anexo pelo método publishWorkflowAttachment da hAPI, informando que não possuía permissão para publicação, mesmo contendo permissão total nas pastas.

...

  • Removidas as opções de mecanismo de atribuição por associação para um Grupo e para um Papel do Studio.

...


  • A segurança ao consultar solicitações foi aumentada e agora o usuário que tentar verificar informações de outro usuário, o sistema informará se ele é substituto do usuário logado, somente assim será permitido fazer consultas de tarefas de outros usuários.


  • Corrigida inconsistência que apresentava a solicitação como finalizada quando havia sido cancelada.
  • Realizada correção no usuário substituto no iOS pois, quando era definido um usuário como substituto para o mesmo conseguir visualizar as pendências no mobile era necessário sair e acessar novamente o usuário que tentar verificar informações de outro usuário, o sistema informará se ele é substituto do usuário logado, somente assim será permitido fazer consultas de tarefas de outros usuários.

MFLUIG-2150

  • Corrigida inconsistência que apresentava a solicitação como finalizada quando havia sido cancelada.

 

LMS

  • aplicativo.


  • Ao tentar buscar um usuário para selecionar para uma próxima atividade de um processo ele não era encontrado se não estivesse visível na listagem, esta situação foi normalizada, agora é possível filtrar os usuários corretamente.
  • Corrigida situação onde componente de download de imagem não apresentava as imagens do diagrama do processo.


LMSMFLUIG-1722

...

  • Alterado o recurso “Aprendizado – Exportar/Importar trilhas e treinamentos” para “Aprendizado – Exportar/Importar treinamentos” nas Permissões do Painel de Controle, pois atualmente as ações Importar e Exportar estão disponíveis apenas para treinamentos.

...

  • .
  • Foram efetuados ajustes para que a comunidade de disciplinas ou turmas seja criada corretamente ao migrar o fluig de atualizações antigas – 1.5.4 por exemplo – para a atualização 1.6.0.

...

  • Efetuado ajuste para atualizar o campo ID Externo do cadastro do usuário do fluig quando houver atualização do identificador único de integrações (IDP_ID) em um cenário onde há integração do fluig LMS com TOTVS RM e com fluig Identity.

...

  • Foi aplicada tradução no template de e-mail de notificação que é enviado ao usuário quando ele se matricula em treinamentos, trilhas ou turmas utilizando o idioma espanhol.

...

  • Ajustada a exibição do horário de uma sessão on-line de evento, pois estava sendo exibido um horário para o criador da sessão e outro horário para os convidados.

...

  • Corrigido o agendamento de avaliações para não permitir que a avaliação seja iniciada – a partir da Central de Tarefas – após a data ou o horário definido no agendamento.

...

  • Corrigida a consulta de comentários das questões de uma avaliação anônima, pois não estavam sendo exibidos.

...

  • Foi diminuído o nome de uma coluna da tabela AMS_ASSESSMENT que tinha mais de 30 caracteres, o que causava inconsistências ao iniciar a plataforma quando utilizado o banco de dados Oracle.

...

  • Foi alterado o recurso de correção de questões dissertativas para permitir efetuar o processo corretamente quando utilizado o banco de dados Oracle e, também, para exibir as inconsistências – caso ocorram – ao efetuar uma correção.

...

  • Efetuadas alterações para não ocorrer lock ao consultar o serviço de tarefas do LMS (/api/public/lms/tasks).
    Também foi definido o valor máximo de 9999 para o campo “Dias de validade da matrícula na turma” para não ocorrer inconsistências ao consultar o serviço /api/public/lms/tasks/count quando utilizado o banco de dados SQL Server.

...

  • Efetuados ajustes para atualizar somente a segurança da turma quando um usuário a ser matriculado nela não possui permissão de execução, em um cenário onde há a integração fluig LMS x TOTVS Educacional.

...

  • Incluída uma validação no recurso Plataforma ❙ Certificados para avisar ao usuário quando a frase de um token incluído está nula, evitando inconsistências no momento da emissão do certificado pelo aluno.

...

MFLUIG-2201

  • Efetuados ajustes nos processos de requisição e efetivação de matrículas para não ocorrer inconsistências ao matricular um grupo que possui vários usuários – 196 por exemplo – em uma turma.

MFLUIG-2229

  • Alteradas transações de métodos de dataset e tarefas de aprendizado para permitir utilizar o webservice /api/public/lms/tasks em um widget desenvolvido sobre a plataforma.

MFLUIG-2221

  • Corrigidos os serviços da API pública para permitir o cancelamento de requisições e matrículas, pois estavam apresentando inconsistências e, consequentemente, era possível efetuar esses cancelamentos somente a partir da interface gráfica.

 

Arquitetura

MFLUIG-1596

  • Habilitada a exibição de mensagens throw, incluídas nos desenvolvimentos em JavaScript, na tela de status de sincronização dos Datasets. Essa mudança visa facilitar a identificação de problemas ou indisponibilidades na execução da sincronização. Anteriormente a mensagem era exibida apenas no log da plataforma.

MFLUIG-1625

  • Incluído o gesto de puxar para atualizar na Central de Tarefas do aplicativo fluig Mobile para sistema operacional Android. Desta forma, ao ser realizada uma alteração na Central de tarefas como, por exemplo, a troca de substituto, o usuário poderá agilizar a atualização no aplicativo móvel deslizando o dedo para baixo na tela.

MFLUIG-1732

  • Exibição do alerta "Usuário ou senha inválida" ao tentar acessar a plataforma informando um usuário válido e a senha incorreta.

MFLUIG-1783

  • Corrigida inconsistência de permissão e incluído o ID da empresa nos parâmetros enviados pelo recurso de Sincronização de datasets.

MFLUIG-1376

  • Incluída mensagem informando ao usuário que o horário configurado no dispositivo móvel em que o aplicativo fluig Mobile está instalado é diferente do horário definido no servidor de aplicação.

MFLUIG-1755

  • Ajuste na tarefa de indexação realizada via agendamento para que o procedimento seja finalizado corretamente em empresas que possuem anexos de processos cadastrados.

MFLUIG-1278

  • Remoção de usuários aplicativo (por exemplo, usuário OAuth) das páginas de seleção de usuários para inclusão em grupos e papéis.

MFLUIG-468

  • Ocultação do papel user durante a edição do cadastro de um usuário, pois este papel é padrão para todos os usuários e não pode ser removido ou editado.

MFLUIG-459

  • Aprimorada a mensagem exibida pela plataforma quando o slot de licenciamento 4012 não é encontrado no License Server para tornar o motivo do problema mais claro para o usuário .

MFLUIG-1840

  • Tratamento para garantir a criação e inicialização do serviço "fluig" em ambientes cuja variável de ambiente JBOSS_HOME referencie o JBoss/WildFly de outra aplicação instalada no mesmo servidor.

MFLUIG-477

  • Habilitada a edição do cadastro de usuários do fluig que não sejam registrados com o mesmo endereço de e-mail no contexto da empresa no fluig Identity. Esta situação vale apenas para empresas que possuem integração com o fluig Identity.

MFLUIG-1678

  • Inclusão de suporte para proxy autenticado com usuário e senha no envio de dados para o fluig Analytics.

MFLUIG-1946

  • Corrigido as configurações do datasource específico do fluig que impedia a mídia de detectar o banco de dados utilizado.

MFLUIG-1912

  • Adicionado o tratamento para a exibição de informação em branco de uma tabela do banco de dados que causava travamento na tela de Dados Adicionais da Empresa.

MFLUIG-2014

  • Adicionado uma nova formatação de data (yyyy-MM-dd) na definição de estrutura do dataset offline para o tipo Date.

MFLUIG-2085

  • Adicionando o tratamento na exclusão de templates de idiomas na plataforma. Desta maneira o template com o idioma não utilizado poderá ser excluído sem afetar os demais.

MFLUIG-23

  • Implementado a ordenação na tabela de cadastro de templates de e-mail por coluna.

MFLUIG-2025

  •  Adicionado o tratamento para a migração de configuração do WSDL entre versões da plataforma.

MFLUIG-2056

  • Corrigido as informações geradas da manipulação de datasets apresentadas em log resultando na eficiência da sua rastreabilidade.

MFLUIG-1898

  • Aplicado o tratamento para realizar o cálculo com port-offset nas portas de gerenciamento interno do serviço fluig em modo domain.

MFLUIG-2057

  • Adicionado o tratamento permitindo o acesso as páginas de administração da plataforma utilizando autenticação LDAP sem login combinado.

MFLUIG-1575

  • Corrigido o controle de sessão quando houver cabeçalhos OAuth indevidos.

MFLUIG-2060

  • Corrigida a mensagem de versão mínima da plataforma quando o fluig é atualizado em modo caractere.

MFLUIG-1926

  • Adicionado tratamento de limpeza do cache interno da plataforma no momento em que a sessão for encerrada.

MFLUIG-2200

  • Corrigida a tela da wizard que impedia o progresso da instalação e atualização da plataforma.

 

WCM

  • Efetuados ajustes nos processos de requisição e efetivação de matrículas para não ocorrer inconsistências ao matricular um grupo que possui vários usuários – 196 por exemplo – em uma turma.
  • Alteradas transações de métodos de dataset e tarefas de aprendizado para permitir utilizar o webservice /api/public/lms/tasks em um widget desenvolvido sobre a plataforma.
  • Corrigidos os serviços da API pública para permitir o cancelamento de requisições e matrículas, pois estavam apresentando inconsistências e, consequentemente, era possível efetuar esses cancelamentos somente a partir da interface gráfica.
  • Alterada a forma de efetuar upload de um arquivo que será cadastrado como um conteúdo de aprendizado para otimizar o processo e evitar inconsistências nas quais o arquivo não é salvo corretamente.


Arquitetura

  • Habilitada a exibição de mensagens throw, incluídas nos desenvolvimentos em JavaScript, na tela de status de sincronização dos Datasets. Essa mudança visa facilitar a identificação de problemas ou indisponibilidades na execução da sincronização. Anteriormente a mensagem era exibida apenas no log da plataforma.
  • Incluído o gesto de puxar para atualizar na Central de Tarefas do aplicativo fluig Mobile para sistema operacional Android. Desta forma, ao ser realizada uma alteração na Central de tarefas como, por exemplo, a troca de substituto, o usuário poderá agilizar a atualização no aplicativo móvel deslizando o dedo para baixo na tela.
  • Exibição do alerta "Usuário ou senha inválida" ao tentar acessar a plataforma informando um usuário válido e a senha incorreta.
  • Corrigida inconsistência de permissão e incluído o ID da empresa nos parâmetros enviados pelo recurso de Sincronização de datasets.
  • Incluída mensagem informando ao usuário que o horário configurado no dispositivo móvel em que o aplicativo fluig Mobile está instalado é diferente do horário definido no servidor de aplicação.
  • Ajuste na tarefa de indexação realizada via agendamento para que o procedimento seja finalizado corretamente em empresas que possuem anexos de processos cadastrados.
  • Remoção de usuários aplicativo (por exemplo, usuário OAuth) das páginas de seleção de usuários para inclusão em grupos e papéis.
  • Ocultação do papel user durante a edição do cadastro de um usuário, pois este papel é padrão para todos os usuários e não pode ser removido ou editado.
  • Aprimorada a mensagem exibida pela plataforma quando o slot de licenciamento 4012 não é encontrado no License Server para tornar o motivo do problema mais claro para o usuário .
  • Tratamento para garantir a criação e inicialização do serviço "fluig" em ambientes cuja variável de ambiente JBOSS_HOME referencie o JBoss/WildFly de outra aplicação instalada no mesmo servidor.
  • Habilitada a edição do cadastro de usuários do fluig que não sejam registrados com o mesmo endereço de e-mail no contexto da empresa no fluig Identity. Esta situação vale apenas para empresas que possuem integração com o fluig Identity.
  • Inclusão de suporte para proxy autenticado com usuário e senha no envio de dados para o fluig Analytics.
  • Corrigido as configurações do datasource específico do fluig que impedia a mídia de detectar o banco de dados utilizado.
  • Adicionado o tratamento para a exibição de informação em branco de uma tabela do banco de dados que causava travamento na tela de Dados Adicionais da Empresa.
  • Adicionado uma nova formatação de data (yyyy-MM-dd) na definição de estrutura do dataset offline para o tipo Date.
  • Adicionando o tratamento na exclusão de templates de idiomas na plataforma. Desta maneira o template com o idioma não utilizado poderá ser excluído sem afetar os demais.
  • Implementado a ordenação na tabela de cadastro de templates de e-mail por coluna.
  •  Adicionado o tratamento para a migração de configuração do WSDL entre versões da plataforma.
  • Corrigido as informações geradas da manipulação de datasets apresentadas em log resultando na eficiência da sua rastreabilidade.
  • Aplicado o tratamento para realizar o cálculo com port-offset nas portas de gerenciamento interno do serviço fluig em modo domain.
  • Adicionado o tratamento permitindo o acesso as páginas de administração da plataforma utilizando autenticação LDAP sem login combinado.
  • Corrigido o controle de sessão quando houver cabeçalhos OAuth indevidos.
  • Corrigida a mensagem de versão mínima da plataforma quando o fluig é atualizado em modo caractere.
  • Adicionado tratamento de limpeza do cache interno da plataforma no momento em que a sessão for encerrada.
  • Corrigida a tela da wizard que impedia o progresso da instalação e atualização da plataforma.
  • Reparado a validação que gerava mensagem em tela impossibilitando desativar empresas que possuíam substitutos e/ou documentos pendentes no fluig.

  • Corrigida a inconsistência que desabilitava o componente calendário de Listas. Desta forma, ao adicionar uma coluna do tipo Data, incluindo ou editando um novo registro, o botão calendário será habilitado para seleção e finalização do procedimento.
  • Realizada correção para normalizar o funcionamento pois, ao incluir uma segunda conta no aplicativo fluig ou alterar a cor do tema e alterar algumas vezes a empresa, chega um determinado momento em que a conta não mudava mais.
  • Tratamento realizado no método getValue("WKUser") para retornar o valor correto (usuário logado) no evento global afterCreateUser. Desta forma retornará como valor o login do usuário responsável pela criação do usuário logado.
  • Correção realizada na consulta de permissões por grupo que não apresentava resultados quando o banco de dados foi convertido do TOTVS ECM para o fluig.
  • Tratamento realizado na requisição REST permitindo alterar o valor do tempo de espera (timeout) na chamada de serviços externos.


WCMMFLUIG-1679 e MFLUIG-1693

  • Correção no mecanismo de troca de contas do fluig quando realizada através do aplicativo fluig Mobile para iPhone/iPad.

...

  • Configuração automática do serviço OAuth 2.0 no deploy do widget Slideshow do Kit Intranet para garantir o funcionamento da integração deste widget com o Instagram.

...

  •  Ajustada a edição de páginas que contenham widgets do tipo Editor de Conteúdo incluídas, mas que não tenham a descrição preenchida, para que não ocorram mais inconsistências ao editá-las.

...

  • Restabelecida a visualização de artigos publicados em comunidades através do aplicativo fluig Mobile para iOS, quando a URL do servidor fluig não usar a porta 80.

...

  •  Ajuste na página Chart do fluig Style Guide para que os exemplos dos gráficos disponíveis sejam apresentados.

...

  • Exibição do código da página ao lado do título no recurso de Permissões do Painel de Controle para facilitar a identificação das páginas e comunidades.
Informações
O código é definido durante a criação de uma página (Identificador único) ou comunidade (alias).

...

  • O mecanismo de ordenação de widgets foi ajustado para corrigir situações onde a alteração manual do posicionamento dos widgets nos slots não estava sendo respeitada após a publicação da página.

 

Social

  • após a publicação da página.
  • Aplicação das opções "Redimensionar" e "Estender" do widget SlideShow na renderização de imagens no aplicativo fluig Mobile.
  • Implementada paginação na listagem de aniversariantes  no widget Aniversariantes do Kit Intranet. Saiba mais no Help fluig.


SocialMFLUIG-2019

  • Ajuste na seleção de administrador de comunidade para que sejam listados apenas os usuários ativos na empresa.

...

  • Corrigida a inconsistência "Invalid ID", que impedia a criação de uma nova conta após a desativação da configuração anterior.

...

  • Ajustada a relevância e ordenação dos resultados na pesquisa por usuários durante a criação de uma conversa no fluig Messaging.

...

  • Corrigida a inclusão de usuários com nomes idênticos em uma mesma conversa em grupo no fluig Messaging.

...

  • Aplicativos móveis do fluig Messaging (iPhone/iPad e Android) ajustados para sempre exibir o nome do contato no título da conversa.

...

  • Corrigido o carregamento da imagem de exibição de uma nova conversa em grupo no aplicativo do fluig Messaging para iPhone/iPad, para que não seja apresentada a imagem da conversa listada logo abaixo do novo grupo.

...

  • Para tornar a pesquisa por usuários mais eficiente no aplicativo do fluig Messaging para dispositivos Android, os resultados serão carregados em lotes de 50 usuários. Ao atingir o último resultado da lista, um novo lote de usuários será apresentado.

...

  • A mensagem exibida ao usuário quando este informa o usuário e/ou senha incorretos no aplicativo fluig Messaging para Android foi ajustada para ficar mais clara.

...

  • Além de verificar a data de expiração da sessão, o fluig Messaging agora também verifica a validez do token junto ao fornecedor, mesmo que este ainda esteja dentro do período de validade. Essa ação visa garantir o acesso ininterrupto dos usuários às suas conversas no Messaging.

...

  • Em dispositivos iOS, ao tocar em uma notificação de nova conversa, enviada pelo aplicativo fluig, o usuário será redirecionado para o aplicativo fluig Messaging.

...

  • Aumento do espaço reservado em banco de dados para o armazenamento do token de sessão no fluig Messaging para evitar perda de sessão.

...

  • Correção no ícone que exibe o número de mensagens não lidas exibidas nas conversas para refletir corretamente a quantidade de mensagens (iPhone/iPad).

...

  • Criados filtros no CommunityDataset para que sejam retornados apenas os valores correspondentes à coluna selecionada, como a coluna name, sem que sejam retornados também os participantes da comunidade.

...

  • Implementada a rolagem automática para o final da conversa ao enviar uma nova mensagem através do fluig Messaging (Web).

...

  • Adicionadas miniaturas (thumbnails) à lista de conversas do fluig Messaging (Web) para garantir o carregamento de todas as conversas iniciadas.
  • Melhorada a extração de relatórios de formulários em comunidades para tornar a recuperação dos resultados mais ágil.