Histórico da Página
Pickup
Âncora | ||||
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Índice | ||||||||
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1. Contexto de Negócio (Introdução)
Com a crescente demanda por otimização nos processos logísticos de distribuição na busca por um melhor aproveitamento dos veículos, tanto na questão de carregamento quanto na roteirização das entregas, tornou-se necessário proporcionar aos cliente
do OMS Protheus umado TOTVS OMS uma solução para atender essas necessidades.
Visando esta solução foi realizada a integração entre o TOTVS OMS da linha Protheus com a funcionalidade TOTVS
Logística CockpitOtimização Logística por intermédio de arquivos no formato XML, utilizando os
Web Services existentes do CockpitWebServices existentes no TOL, sem transformação de mensagens e sem
a utilizaçãoa utilização de
sistemasSistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, entre outros).
Com esta integração,
,o TOTVS
LogísticaOMS passou a utilizar os recursos
dodo TOTVS Otimização Logística
Cockpit,
oo qual efetuará a roteirização e o arranjo das cargas com base na demanda de transportes enviados pelo TOTVS OMS, devolvendo para este as cargas montadas e roteirizadas.
Para a montagem de carga serão consideradas as configurações das restrições logísticas e as funções-objetivos de otimização registradas
nono TOTVS Otimização Logística
Cockpit.
São exemplos de funções-objetivo:
- Máxima ocupação dos veículos.
- Diminuição dos prazos de entrega.
- Redução da quantidade de viagens.
2. Sistemas Envolvidos
2.1. TOTVS OMS
A sigla OMS significa Order Management System, ou seja, gerenciamento de pedidos Pedidos e serviços que compreende as fases de captação, validação, avaliação, formação de carga e geração de mapa de separação ou, como é também conhecido, lista de separação.
Para obter informações detalhadas, acesse a página TOTVS OMS. no TDN.
TOTVS Logística Cockpit2.2. TOTVS OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA
É um sistema Sistema vertical desenvolvido pela Neolog, empresa do ecossistema TOTVS, que dispõe de módulos para Planejamento da Malha de Distribuição, Programação de Transportes e Monitoramento de Cargas.
Para obter informações detalhadas, acesse o link http://www.neolog.com.br/neolog-site/index.php/cockpit-logistico/
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento).
3. Escopo
O escopo desta integração permitirá o envio dos pedidos de venda liberados (crédito / estoque) no TOTVS OMS para a formação das viagens no
CockpitTOL e o recebimento
dessasdestas viagens geradas no TOTVS Otimização Logística
Cockpit, por meio de um XML no TOTVS OMS, para a geração das cargas.
Para complementar o escopo do envio dos pedidos será necessário enviar os cadastros envolvidos com as informações dos pedidos, como produtos, clientes, fornecedores, filiais, transportadoras e tipos de veículos.
Faz parte do processo de integração o recebimento das mensagens de publicação de viagens, reprogramação e cancelamento de viagens.
draw.io Diagram | ||||||||||||||||||||||
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¹ Para o cadastro de fornecedores existem particularidades que serão detalhadas nos próximos tópicos.
Para as entidades envolvidas na integração, estes são os pontos de integração que farão parte do escopo dessa desta integração:
Entidade | Pontos de Integração |
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Empresas/Filiais |
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Cliente |
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Fornecedor |
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Transportadora |
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Produto |
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Tipo de Veículo |
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Pedidos de Venda |
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Viagens |
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4.
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)Pré-requisitos Instalação / Implantação / Utilização
Cockpit Logístico
4.1. TOTVS Otimização Logística
TOL
TOTVS Logística Cockpitna versão/release 5.6.1.
Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração >
Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística).
Web Services ativos.
4.2. Protheus
Protheus versão 12.1.17 ou superior.
Parâmetros de integração com
o TOTVS Cockpit Logísticoo TOL configurados (acesso pelo menu em
Atualizações > Cockpit Logístico > ParâmetrosAtualizações > TOTVS Otimização Logística > Parâmetros Integração).
Web Service Server para recebimento de mensagens do
TOTVS Logística CockpitTOL.
Informações | ||||
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5. Instalação / Configuração
Configuração Web5.1. Configuração Web Service AppServer Protheus
Para que seja possível receber as viagens
do Cockpit Logísticodo TOTVS Otimização Logística é necessário configurar um Web Service no servidor de aplicação Protheus.
Informações | |||
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A configuração do JOB do Web Service para ser utilizado nesta integração não utiliza os métodos padrão do Framework Protheus, sendo assim as rotinas ONSTART e ONCONNECT são específicas do módulo, portanto, os métodos disponíveis neste WS não são listados no WS do Protheus. |
É recomendado criar um Web Service com as seguintes configurações (modificando o arquivo Appserver.ini):
Bloco de código | ||||||
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| ||||||
;Serviço webserver HTTP [HTTP] ENABLE=1 PATH=<Caminho_Cache_imagens>;C:\TOTVS\Prottheus\data\web PORT=<porta>;8080 INSTANCES=<nInicio>,<nMaximo>;1,10 SESSIONTIMEOUT=60 INSTANCENAME=WS_HTTP ;URL de resposta [<ip ou nome>:<porta>/neolog] ENABLE=1 PATH=<Caminho_Cache_imagens>;C:\TOTVS\Prottheus\data\web ENVIRONMENT=<ambiente> INSTANCENAME=WS_NEOLOG RESPONSEJOB=JOB_WS_NEOLOG DEFAULTPAGE=wsindex.apw ;JOB de resposta [JOB_WS_NEOLOG] TYPE=WEBEX ENVIRONMENT=<ambiente> INSTANCES=<nInicio>,<nMaximo>;1,10 INSTANCENAME=JOB_WS_NEOLOG ONSTART=OMSXStart ONCONNECT=OMSXConnect |
Para testar o serviço, inicie um navegador e digite: http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/PublishReleasedTrip.APW?WSDL.
Um WSDL (descrição do serviço em
xmlXML)
deve serserá exibido no navegador..
Para que seja possível reprogramar/cancelar as viagens
do TOTVSdo TOTVS Otimização Logística
Cockpité necessário configurar as informações de conexão com o DBAccess diretamente na seção [Environment] (modificando o arquivo Appserver.ini), conforme exemplo abaixo:
Bloco de código | ||||||
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| ||||||
;Nome do Ambiente acessado pelo Web Service [Environment] SourcePath=C:\Totvs\Protheus\Apo RootPath=C:\Totvs\Protheus\Data StartPath=\system\ . . . ; outras chaves DBDatabase=MSSQL DBAlias=PLS101 DBServer=192.168.1.20 DBPort=7890 |
Para evitar
errosinconsistências do tipo Failed Handshake
SSL recomendaSSL recomenda-se incluir a seguinte configuração no
appserverAppserver.ini:
Bloco de código | ||||||
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[SSLConfigure] TryProtocols=1 Verbose=1 |
5.2. Parametrização TOTVS Otimização Logística
CockpitPara configurar o envio de viagens do
CockpitTOL para o Web Service Protheus, acesse
o TOTVS Logística Cockpito TOL e execute os seguintes passos:
- Administração > Integração, selecione a pasta Fontes de Dados e clique em Inserir.
- Digite o código, a descrição e o código da base (Sugestãosugestão: PROTHEUS).
- Seção Cancelamento de Viagem Liberada
- No campo URL, digite digite http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/CancelService.APW.
- No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do serviço (recomendado 30000).
4. Seção Execução da Viagem
- No campo URL, digite: NA (Não Atribuído).
- No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do serviço (recomendado 1000).
5. Seção Solicitação de liberação de Viagem
- No campo URL, digite http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/PublishReleasedTrip.APW.
- No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do timeout do serviço (recomendado 30000).
6. Seção Solicitação de Reprogramação de Viagem
- No campo URL, digite: http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/ReprogramService.APW.
- No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do o timeout do serviço (recomendado 30000).
7. Clique em Salvar.
5.3. Parametrização TOTVS
LogísticaOMS
Acesse o menu Atualizações >
CockPit Logístico >TOTVS Otimização Logística > Parâmetros Integração (OMSXCPL1).
Para o correto funcionamento da integração, parametrize o Protheus da seguinte forma:
Campo | Descrição | Parâmetro | Opções | Valor para Integração | Validação |
---|---|---|---|---|---|
Integração Planejamento Viagem? | Indica se a integração com o planejamento de viagens do |
TOL está ativa. | MV_CPLINT | 1 - Sim |
| 1 - Sim | |
Integração Suspensa? | Indica se a integração com o |
TOL está temporariamente suspensa. | MV_CPLSTP | 1 - Sim |
2 - Não | 2 - Não | |
Integrar Clientes On line? | Indica se ao incluir ou alterar um cliente no Protheus |
será replicado automaticamente no |
TOL (Localidades). | MV_CPLCLI | 1 - |
Sim 2 - Não | 1 - Sim | |
Integrar Fornecedores On line? | Indica se ao incluir ou alterar um fornecedor no Protheus |
será replicado automaticamente no |
TOL (Localidades). | MV_CPLFOR | 1 - |
Sim 2 - Não | 1 - Sim | |
Integrar Transportadora On line? | Indica se ao incluir ou alterar um transportador no Protheus |
será replicado automaticamente no |
TOL. | MV_CPLTRA | 1 - |
Sim 2 - Não | 1 - Sim | |
Integrar Produtos On Line? | Indica se ao incluir ou alterar um produto no Protheus |
será replicado automaticamente no |
TOL. | MV_CPLPRO | 1 - |
Sim 2 - Não | 1 - Sim | |
Integrar Tipos de Veículos On line? | Indica se ao incluir ou alterar um tipo de veículo no Protheus |
será replicado automaticamente no |
TOL. | MV_CPLTPV | 1 - |
Sim | 1 - Sim | |
Tipo Veículo Otimização? | Quando for : 1 - Impedir: no vínculo do veículo na carga, se |
for informado um tipo de veículo diferente do que consta na viagem do |
TOL, não |
será permitido, sendo apresentado um Help. 2 - Alertar: o sistema avisa que o tipo informado é diferente do tipo da viagem no |
TOL e o usuário define se permite o |
vínculo ou não.
|
| MV_CPLTVO | 1 - Impedir | 2 - Alertar (padrão) | ||
Endereço Web Service Planejamento Viagem | Endereço do Web Service do módulo de Planejamento |
do TOTVS Otimização Logística |
. | MV_CPLURL | Conforme cliente. Exemplo: | Deve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT == "1" | |
Endereço Web Service de Autenticação | Endereço do Web Service de Autenticação do TOTVS Otimização Logística |
. Este endereço fornecerá um token de autenticação, que deverá ser utilizado nas requisições efetuadas ao |
TOL, quando este estiver parametrizado para solicitar autenticação. | MV_CPLUAUT | Conforme cliente. Exemplo: | ||
Usuário de Autenticação do Web Service | Usuário utilizado para efetuar login |
no TOTVS Otimização Logística, para obtenção do token. | MV_USRCPL | Conforme cliente | Deve ser obrigatoriamente preenchido quando possuir URL de autenticação. | |
Senha de Autenticação do WebService | Senha do usuário utilizado para efetuar login no TOTVS Otimização Logística |
, para obtenção do token. | MV_PSWCPL | Conforme cliente | Deve ser obrigatoriamente preenchido quando possuir URL de autenticação. | ||
Quantidade de Horas para Considerar que o Token Expirou | Indica a quantidade de horas que devem ser consideradas para que um token esteja expirado. Enquanto este limite não for atingido, o mesmo token recebido na primeira solicitação será reutilizado para envio das próximas mensagens. | MV_EXPTOK | Conforme cliente | ||
Regional | Regional enviada para o TOTVS Otimização Logística |
. |
MV_CPLREG | Conforme cliente | Deve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT == "1" | ||
Embarcador | Código de um Embarcador |
do TOL. Todos os produtos integrados do TOTVS |
OMS para |
o TOTVS Otimização Logística |
serão relacionados a um mesmo Embarcador no |
TOL, |
pois no TOTVS OMS a relação variável de produto x cliente é utilizada (opcionalmente) apenas na importação de Notas Fiscais de Cliente pelo EDI. | MV_CPLEMB | Conforme cliente | Deve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT == "1" | |
Categoria de Produto? | Para o TOTVS Otimização Logística |
, categorias de produto são agrupamentos relevantes de produtos com características logísticas semelhantes. Com esse parâmetro é possível determinar se a categoria dos produtos integrados do TOTVS |
OMS para o TOTVS Otimização Logística |
, sendo que: 1 - Grupo Produto: será o código do grupo do produto do TOTVS OMS |
. 2 - Padrão Cockpit: será informada por alteração manual, em cada produto no |
TOL. Com essa opção é necessário cadastrar as Categorias de Produtos no TOTVS Otimização Logística |
. com os mesmos códigos dos Grupos de Produtos do TOTVS |
OMS, pois não há Web Service de integração para essa tabela. | MV_CPLCAT | 1 - Grupo Produto 2 - |
Padrão TOL | 2 |
- Padrão |
TOL | |
Invólucro Padrão | Código de um Invólucro (embalagem) do TOTVS Otimização Logística |
. Todos os itens de Pedidos de Transporte recebidos do TOTVS |
OMS no |
TOL serão associados a esse invólucro, pois não há uma entidade no TOTVS OMS que corresponda exata e obrigatoriamente a esse dado do |
TOL. |
É recomendável informar um invólucro cujas medidas sejam obtidas do item do pedido ( |
esta característica é parametrizada |
no TOTVS Otimização Logística |
. | MV_CPLINV | Conforme cliente | ||
Origem dos Dados | Define o nome do ERP que origina os dados enviados |
ao TOTVS Otimização Logística |
. | MV_CPLIDS | Deve ser informada a fonte de dados criada dentro do |
TOL. Exemplo: | Deve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT |
= "1" | |||||
E-mail do Administrador | E-mail do administrador para notificações de falha de conexão. | MV_CPLMAL | Conforme cliente. | ||
UM a Considerar? | Este parâmetro permite indicar a unidade de medida a ser considerada na integração dos Itens dos Pedidos de Venda com o TOTVS Otimização Logística |
, |
onde:
| MV_CPLUMIT | 1 - 1ª UM 2 - 2ª UM | 1 - 1ª UM (padrão) | |
Geração das Cargas | Quando for: 1 - Automático, para as viagens vindas do Cicjoutm; o OMS gera a carga automaticamente. 2 - Manual,: para as viagens deve ser gerada manualmente a carga.
|
| MV_CPLAUT | 1 - Automático 2 - Manual | 2 - Manual (padrão) | ||||||
Liberação automática da viagem? | O uso deste parâmetro ocorre somente para o TOTVS |
OMS. Quando habilitado, ao realizar a integração da viagem vinda do TOTVS Otimização Logística |
, o sistema realizará o envio da liberação de viagens de forma automática. | MV_CPLLVA | 1 - Sim |
| 2 - Não (padrão) | |
Permite enviar quantidades não liberadas para o |
TOL? | Ao ativar esse parâmetro o Protheus permitirá a integração de pedidos sem liberação de estoque com o |
TOL. Com isso, todas as informações serão integradas com base na tabela SC6 (Itens do Pedido de Venda). | MV_CPLPELB | 1 - Sim |
| 2 - Não (padrão) | |
Permite estorno automático da carga ao cancelar ou reprogramar viagem? | Indica se será permitido efetuar o estorno automático da carga ao cancelar ou reprogramar uma viagem, ou seja, quando o usuário do TOTVS Otimização Logística |
solicitar o cancelamento / reprogramação da viagem, caso exista carga montada no TOTVS |
OMS esta será estornada.
|
|
|
| MV_CPLESCG | 1 - |
Sim |
Não | 2 - Não (padrão) | |
Atualiza viagem no |
TOL ao cancelar a integração do pedido? | Indica se será atualizada a viagem no |
TOL ao cancelar a integração no TOTVS OMS, ou seja, se esse parâmetro estiver definido como |
1 - |
Sim, ao cancelar um item integrado que já encontra-se em uma viagem, será solicitada a alteração da viagem no |
TOL para que reflita os ajustes sofridos no TOTVS OMS. Caso esteja definido |
como 2 - |
Não, a viagem permanecerá intacta, sendo ajustada apenas a carga e os status no TOTVS OMS.
|
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|
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|
| MV_CPLATVG | 1 - Sim |
| 2 - Não (padrão) | |
Tempo máximo (em segundos) de inatividade permitida para a recepção da resposta (Timeout). | Indica o tempo máximo que o TOTVS |
OMS aguardará por uma resposta |
do TOTVS Otimização Logística. Válido para todos as as mensagens. | MV_CPLTIME | 30 (padrão) | ||
Integração Monitoramento? | Indica se a integração com o monitoramento do |
TOL está ativa. Mais detalhes |
no documento: Integração TOTVS OMS |
MV_CPLMON | 1 - Sim |
| ||
Endereço WebService Monitoramento | Endereço do Web Service de Monitoramento do |
TOL. É necessário informar somente quando a integração com o monitoramento encontra-se ativa. Mais detalhes |
no documento: Integração TOTVS OMS |
MV_CPLURL | Conforme cliente. |
Parametrização Adicional Integração
- Algumas parametrizações da integração devem ser realizadas no arquivo de configuração do do servidor Protheus (Appserver.ini), pois são utilizadas antes de iniciar qualquer processo de conexão com o SGDB.
- As configurações abaixo devem ser incluídas no arquivo na seção [NEOLOG]:
Redesp. Cli/Forn (Envio de dados do redespachante do pedido) | O parâmetro MV_CPLRED define se serão enviados os dados do cliente/fornecedor no destinationId e as informações de endereço ao TOL quando o campo C5_REDESP do pedido está preenchido. Seguem as opções: 1-Sim - Quando o campo C5_REDESP está preenchido serão enviados os dados do cliente/fornecedor no elemento destinationId e não serão enviadas as informações de endereço. 2-Não - Valor padrão - Quando o campo C5_REDESP está preenchido serão enviados os dados da transportadora e os elementos de endereço. O parâmetro pode ser acessado via menu Atualizações > Cockpit Logístico > Parâmetros da Integração. No programa de parâmetros, a opção foi inserida em Integração, campo Redesp. Cli/Forn (1-Sim, 2-Não). | MV_CPLRED | 1 - Sim 2 - Não | 2 - Não (padrão) |
5.4. Parametrização Adicional Integração
Algumas parametrizações da integração devem ser realizadas no arquivo de configuração do servidor Protheus (Appserver.ini), pois são utilizadas antes de iniciar qualquer processo de conexão com o SGDB.
As configurações abaixo devem ser incluídas no arquivo na seção [NEOLOG]:
Bloco de código | ||||||
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Configuração integração com o TOTVS Otimização Logística: | ||||||
Bloco de código | ||||||
| ||||||
;Configuração integração com o Cockpit Logístico
[NEOLOG]
DefaultCompany=<empresa>
Debug=1
DebugPath=<caminho relativo> ;logs\neolog |
Onde:
-
DefaultCompany
:
Protheus
Empresa padrão para integração entre o TOTVS OMSe o TOTVS Otimização Logística
Cockpit,.
,
Se não for informado não será considerado, sendo sempre enviada nas mensagens nos campos que identificam os códigos, além do próprio código, a concatenação da empresa e do campo Filial do respectivo cadastro/processo.
Caso esteja parametrizadaserá enviada apenas a concatenação do código com campo Filial do respectivo cadastro/processo. Clique aqui para obter mais detalhes.
Informações title Dados da Filial Protheus Será verificado no cadastro de Filiais Protheus se utiliza o conceito de Gestão de Empresas, será enviado ao invés de Empresa/Filial o modelo Empresa/Unidade/Filial. Exemplo: M SP 01
- Debug
Indicador Debug:
Indicador de que o processo de gravação dos arquivos XML das mensagens trocadas entre o TOTVS OMS Protheus e o Cockpit TOL está ativo.
Caso esteja com o valor 1, será considerado ativo; caso contrário, caso contrário será considerado inativo.
Caso esta configuração não exista esta configuração será assumido, por padrão, que o Debug está ativo por padrão. DebugPath:
Caminho onde deverão ser serão gravados os arquivos de log do XML. Este caminho , o qual deve ser sempre relativo a pasta RootPath, pois o processo de integração pode rodar em modo JOB e, desta forma, não tem acesso a diretórios locais da máquina.
Caso não esteja parametrizado , será considerado o caminho padrão system/neolog.
Informações | |||
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Deverá Deve ser parametrizado via algum processo do sistema operacional do servidor, uma rotina que efetue exclusão programada dos arquivos log da pasta definida no DebugPath, deixando apenas os mais atuais. |
6. Controle de Versão
O
grupoGrupo TOTVS, representado por suas marcas, administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.
Todas as evoluções programadas
deverãodevem ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)7. Suporte
O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim, as equipes de suporte dos produtos BackOffice Protheus estarão aptas a efetuar a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.
Informações | ||||||
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| ||||||
Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS. |
8. Mensagens
Método | Descrição | Origem | Destino | XSD |
---|---|---|---|---|
Cadastros | Empresas/Filiais | Protheus |
TOL | LocalityAcquisitionService |
Cliente | Protheus |
TOL | LocalityAcquisitionService |
Fornecedor | Protheus |
TOL | LocalityAcquisitionService ou CarrierAcquisitionService |
Transportadora | Protheus |
TOL | CarrierAcquisitionService |
Produtos | Protheus |
TOL | ProductAcquisitionService |
Tipo de Veículo |
TOTVS OMS |
TOL | VehicleAcquisitionService |
Processos | Pedido de Vendas |
TOTVS OMS |
TOL | OrderAcquisitionService |
Cancelar Pedido de Vendas |
TOTVS OMS |
TOL | OrderAcquisitionService |
Publicar Viagens |
TOL |
TOTVS OMS | PublishReleasedTrip |
Liberar Viagens |
TOTVS OMS |
TOL | UnblockReleasedTripAcquisitionService |
Cancelar Viagens |
TOL |
TOTVS OMS | CancelService |
Reprogramar Viagens |
TOL |
TOTVS OMS | ReprogramService |
9. Fluxo das Informações
Os cadastros devem ser realizados
nono TOTVS OMS
Protheuse integrados
ao TOTVSao TOTVS Otimização Logística
Cockpit.
A ativação da integração, no entanto, não impede a inclusão, alteração e exclusão de registros no
CockpitTOL, mas esse procedimento não é recomendado, pois as operações realizadas sobre os cadastros no
CockpitTOL não são replicadas para os respectivos cadastros no Protheus.
Apenas as operações de inclusão e alteração são consideradas na integração e são efetuadas sempre que ocorrerem, desde que parametrizadas para serem on-line.
A operação de eliminação sobre os registros de cadastros não é integrada, pois não é possível verificar a integridade referencial no sistema de destino para considerá-la como restrição de eliminação dos registros no Protheus.
O sucesso das operações de inclusão e alteração de registros pode ser verificado acessando o programa de consulta no menu do
CockpitTOL em: Interface - Log.
O sistema de origem dos dados não recebe o status do processamento dos registros enviados, por isso, considera integrado com base apenas na confirmação de recepção da mensagem de integração.
Entidade (s) Protheus | Código (Alías) | Web Service | Método | Entidade Cockpit | Observações |
---|---|---|---|---|---|
Filial | SM0 | LocalityAcquisitionService | updateLocalities | Localidade | As filiais assumem o papel de localidade quando são locais de carga ou descarga. Quando MV_CPLEX == "2" não integrar a filial cuja unidade de federação não faça parte da lista de unidades de federação do Brasil. |
Cliente | SA1 | LocalityAcquisitionService | updateLocalities | Localidade | Quando MV_CPLEX == "2" não integrar cliente com país informado diferente de 105 (Brasil). |
Fornecedor | SA2 | LocalityAcquisitionService ou CarrierAcquisitionService | updateLocalities ou updateCarriers | Localidade | Os fornecedores serão integrados como localidade quando atender os seguintes requisitos:
Caso contrário, o fornecedor será integrado como transportadora. |
Transportadora | SA4 | CarrierAcquisitionService | updateCarriers | Transportador | |
Produto | SB1 e SB5 | ProductAcquisitionService | updateProducts | Produto | |
Tipo de Veículo | DUT | VehicleAcquisitionService | updateVehicles | Veículo | |
Pedido de Venda | SC5 / SC6 / SC9 / SB1 / SB5 | OrderAcquisitionService | createOrders | Pedidos de Transporte | O pedido de venda deve possuir, obrigatoriamente, montagem de carga. |
9.1. Filiais
Tipo de Fluxo: Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística.
Mensagem: LocalityAcquisitionService
O envio de empresas/filiais não O envio de empresas/filiais ou empresas/unidade/filiais não é automático, ou seja, ao cadastrar no Protheus uma nova empresa/filial, para que essas informações sejam replicadas para o Cockpit Logístico TOTVS Otimização Logística é necessário executar a carga de dados disponível em: SIGAOMS > Atualizações > Cockpit Logístico > TOTVS Otimização Logística > Carga de dados, assinalando a opção SM0 - Cadastro de Filiais.
Os dados serão enviados ao Cockpit Logístico ao TOTVS Otimização Logística por meio do método updateLocalities.
Esses dados, por sua vez, serão salvos como localidade e poderão ser visualizados no CPL em: Cadastro > Localidades.
9.2. Clientes
Tipo de Fluxo:
Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística.
Mensagem: LocalityAcquisitionService
Ao cadastrar um cliente no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados
ao Cockpit Logísticoao TOTVS Otimização Logística por meio do método updateLocalities.
Esses dados, por sua vez, serão salvos como localidade e poderão ser visualizados no
CPLTOL em: Cadastro > Localidades.
Fornecedores
Tipo de Fluxo:
Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística.
Mensagem: LocalityAcquisitionService ou CarrierAcquisitionService
Ao cadastrar um fornecedor no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados
ao Cockpit Logísticoao TOTVS Otimização Logística por meio do método updateLocalities (conforme parametrização do cadastro SA2, de acordo com o comentado acima).
Esses dados, por sua vez, serão salvos como localidade e poderão ser visualizados no
CPLTOL em: Cadastro > Localidades.
9.3. Transportadores
Tipo de Fluxo:
Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística.
Mensagem: CarrierAcquisitionService
Ao cadastrar um transportador no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados
ao Cockpit Logísticoao TOTVS Otimização Logística por meio do método CarrierAcquisitionService.
Esses dados, por sua vez, serão salvos como transportadoras e poderão ser visualizados no
CPLTOL em: Cadastro > Transportadoras.
9.4. Produtos
- Tipo de Fluxo: Protheus > Cockpit Logístico Protheus > TOTVS Otimização Logística.
- Mensagem: ProductAcquisitionService
- Ao cadastrar um produto no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados ao Cockpit Logístico por TOTVS Otimização Logística por meio do método ProductAcquisitionService.
- Esses dados, por sua vez, serão salvos como produtos simples e poderão ser visualizados no CPL TOL em: Cadastro > Produtos Simples.
9.5. Tipos de Veículo
Tipo de Fluxo:
Protheus > Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística
Mensagem: VehicleAcquisitionService
Ao cadastrar um tipo de veículono Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados ao
Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística por meio do método VehicleAcquisitionService.
Esses dados, por sua vez, serão salvos como veículos e poderão ser visualizados no
CPLTOL em: Cadastro > Veículos.
9.6. Pedidos de Venda
- Tipo de Fluxo: Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística
- Mensagem: OrderAcquisitionService
9.6.1. Envio de Pedidos
Ao cadastrar um Pedido de venda no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados são enviados ao Cockpit Logístico TOTVS Otimização Logística por meio do método OrderAcquisitionService.
Esses dados, por sua vez, geram no Cockpit Logístico TOTVS Otimização Logística o pedidos de transporte e poderão ser visualizados em: Programação > AnaliseAnálise; deve-se filtrar os dados da cesta geral.
No No TOTVS OMS foi disponibilizado um programa (OMSXCPL6) disponibilizada a rotina OMSXCPL6 (Envio de Pedido de Venda), que permite selecionar uma lista com os pedidos de venda para envio ao Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística, sendo que estes pedidos são filtrados conforme as seguintes premissas:
- O pedido deve montar carga (C5_TPCARGA).
- O pedido não deve encontrar-se estar faturado (C9_NFISCAL).
- O pedido deve respeitar o range de dados dos filtros da rotina.
- Se o sistema estiver parametrizado para não permitir o envio de pedidos sem liberação (MV_CPLPELB = '2'), os pedidos retornados não devem possuir bloqueios de estoque (C9_BLEST) e crédito (C9_BLCRED).
- Se o sistema estiver parametrizado para permitir o envio de pedido sem liberação (MV_CPLPELB = '1'), será permitido o envio de toda a quantidade do pedido (C6_QTDVEN), mesmo que existam bloqueios.
Após os pedidos serem filtrados, a rotina de OMSXCPL6 (Envio de Pedido de Venda) ainda permite alterar as quantidades para a integração pelo botão Alterar Quantidade da Integração - F10. Por intermédio desse botão , sendo que, por seu intermédio é possível informar quais quantidades do pedido serão integradas, sendo que onde cada integração do pedido gera um sequência de integração diferente.
Exemplo:
Empresa | Filial | Seq. Integração | Pedido | Item | Produto | Qtd |
---|
. | Descrição | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|
03 | 01 | 000001 | 000096 | 01 | 001 | 10 | Sequência de envio 01 |
03 | 02 | 000002 | 000096 | 01 | 001 | 5 | Sequência de envio 02 |
Sendo assim, a identificação do pedido será sempre a combinação da empresa+filial+sequência de integração+pedido.
Exemplo: 0301000001000096
Caso os dados da filial protheus seja do tipo Gestão de Empresas, será enviada a concatenação empresa+unidade de negócio+filial+sequência de integração+pedido.
Exemplo:MSP01000001000096
Ao efetivar o envio, as seguintes tabelas sofrem alterações/inclusões:
- DK3 - Tabela de sequência Sequência de integração Integração do pedido:Pedido
Gravará a quantidade enviada ao CockpitTOL, incluindo as informações de pedido e a sequência de integração.
As sequências de integração que encontram-se efetivamente integradas com o Cockpit TOL possuem o status (DK3_STATUS) 1 - Integrado. - SC6 - Itens do pedido Pedido de venda:Venda
Gravará o status (C6_INTROT) 2 - Integrado, para pedidos totalmente integrados e 4 - Integrado Parcial, para pedidos que ainda possuem quantidades a serem integradas.
9.6.2. Cancelamento de Pedidos
O cancelamento de pedidos ocorre apenas ocorre pela rotina de rotina OMSXCPL6 (Envio de Pedidos de Venda (OMSXCPL6), na qual estão disponíveis as seguintes opções:
- Desatualizar pedido posicionado:Pedido Posicionado
Permite selecionar a sequência que terá a integração cancelada.
Também permite efetuar o cancelamento parcial de uma sequência de integração pela digitação da Qtd. Cancelamento. Desatualizar pedidoPedido(s) selecionado Selecionado(s):
Permite efetuar o estorno de todas as sequências de integração, de todos os pedidos selecionados no browse.Informações icon falsetitle IMPORTANTE! Caso o parâmetro MV_CPLATVG (Atualiza viagem no
CockpitTOL ao cancelar a integração do pedido?) estiver ativo
,em conjunto com as devidas parametrizações do
sistema NeologTOTVS Otimização Logística,
todas as viagens das sequências de integração selecionadas serão canceladas automaticamente.
Por este motivo, recomenda-se cautela ao utilizar a opção de cancelamento de todos os pedidos selecionados.
Ao efetivar o cancelamento, as seguintes tabelas sofrerão alterações/inclusões:
- DK3 - Tabela de sequência Sequência de integração Integração do pedido: Pedido
Alterará o status da sequência de integração (DK3_STATUS) para 3 - Cancelado Parcial, quando apenas parte da sequência é estornada, ou então para 2 - Cancelado, quando toda a quantidade da sequência é cancelada do CPLTOL. - SC6 - Itens do pedido Pedido de venda:Venda
Gravará o status (C6_INTROT) igual a 1 - Não Integrado, quando apenas parte do item teve a integração cancelada, ou então, gravará o status igual a 4 - Integrado Parcial, quando parte da quantidade do item permanecerá integrada.
9.7. Viagens
Tipo de Fluxo:
Cockpit Logístico > ProtheusTOTVS Otimização Logística > Protheus
Mensagem: ReleaseTripPublishRequestService
- O Cockpit Logístico
O TOL envia as viagens geradas para o TOTVS OMS, para a formação das cargas, sendo que o envio é realizado pela chamada do Web Service ReleaseTripPublishRequestService.
rotina
Para isso, foi disponibilizada arotina OMSXCPL7 (Monitor de Cargas
(OMSXCPL7),
queque será responsável pelo gerenciamento das cargas em questão.
Ao receber uma viagem com o campo Placa (DK0_PLACA) preenchido é realizada uma busca pela placa no cadastro de veículos (DA3).
à
Se encontrado algum registro, o veículo será associadoa carga. Para que isso ocorra é essencial que a placa recebida do
CPLTOL seja idênticaa placa cadastrada no Protheus.
Ao receber a viagem no TOTVS OMS serão gravadas as tabelas DK0 (Viagem CPL) e DK1(Itens da Viagem CPL) com suas respectivas quantidades recebidas do
Cockpit Logístico e, alémTOL. Além disso, é registrado o código da viagem na tabela auxiliar de Sequência de Integração
CPLTOL (DK3), quando esta existir, mais especificamente no campo DK3_VIAGID.
Já no processo de geração da carga, que pode ocorrer de forma automática no momento da geração da viagem ou posteriormente via rotina OMSXCPL7 (Monitor de Cargas
(OMSXCPL7,serão avaliadas as quantidades liberadas do Pedido (C9_QTDLIB) para a gravação do código da carga, visto que a rotina de OMSXCPL6 (Envio de Pedidos de Venda
(OMSXCPL6), permite a integração de quantidades não liberadas e a montagem da carga necessita, obrigatoriamente, de quantidades liberadas do Pedido.
No próximo tópico são listadas as correspondências entre os campos de cada entidade e a respectiva
tagtag XML da mensagem de integração.
Informações | icon | false|
---|---|---|
| ||
|
10. Detalhamento das Mensagens
10.1. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Filiais
Tag XML | Campo Protheus | Campo |
---|
TOTVS Otimização Logística | Observações | ||
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
identifier | "FIL-" + FWCodFil() | Código | O envio da concatenação de empresa +unidade+ filial permanece condicionado ao fato de não existir uma empresa padrão para integração do TOTVS OMS com o |
TOL. Esta empresa padrão deve ser informada no arquivo de configuração do servidor Protheus (Appserver.ini) na seção [NEOLOG] na chave DefaultCompany.
|
|
| |||
name | M0_FILIAL | Nome | |
description | M0_NOMECOM | Descrição | |
addressStreet | M0_ENDENT | Endereço | Obter o conteúdo utilizando a função LjFiGetEnd sobre o |
campo M0_ENDENT | |||
addressNumber | Nº | Obter o conteúdo utilizando a função LjFiGetEnd sobre o |
campo M0_ENDENT | |||
addressComplement | M0_COMPENT | Complemento | |
addressDistrict | M0_BAIRENT | Bairro | |
addressZipCode | M0_CEPENT | CEP | |
addressCity | M0_CIDENT | Cidade | |
addressStateAcronym | M0_ESTENT | UF | Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras será considerado a mesma |
; caso contrário "EX". | |||
addressCountryAcronym | "BR" ou "EX" | País | Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras, será considerado "BR" |
; caso contrário "EX". | |||
logisticRoleId | "1" | Tipo | 1 |
- Ambos |
10.2. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Clientes
Tag XML | Campo Protheus | Campo |
---|
TOTVS Otimização Logística | Observações | ||
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
identifier | "CLI-" + RTrim(SA1->A1_COD) + "-" + RTrim(SA1->A1_LOJA) + OMSXGETFIL("SA1") ² | Código | |
name | A1_NREDUZ | Nome | |
description | A1_NOME | Descrição | |
addressStreet | A1_END | Endereço | Obter o conteúdo usando a função |
LjFiGetEnd sobre o |
campo A1_END | |||
addressNumber | Nº | Obter o conteúdo usando a função |
LjFiGetEnd sobre o |
campo A1_END | |||
addressComplement | A1_COMPLEM | Complemento | |
addressDistrict | A1_BAIRRO | Bairro | |
addressZipCode | A1_CEP | CEP | |
addressCity | CC2_MUN | Cidade | Acessa a tabela CC2 |
pelos campos A1_ESTE e A1_CODMUNE. | |||
addressStateAcronym | A1_EST | UF | Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras será considerada a mesma |
; caso contrário |
EX |
. | |||
addressCountryAcronym | "BR" ou YA_SIGLA | País | Acessar a tabela SYA pelo campo A1_PAIS. Quando A1_PAIS estiver em branco ou igual a 105 |
será atribuído BR |
. | |||
logisticRoleId | "2" | Tipo | 2 |
- Destino (por orientação |
do TOL, para gerar menos combinações de rota). |
10.3. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Fornecedor Como Localidade
Tag XML | Campo Protheus | Campo Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística | Observações |
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
identifier | " FOR- "+ RTrim(SA2->A2_COD) + "-" + RTrim(SA2->A2_LOJA) + OMSXGETFIL("SA2") ² | Código | Será adicionada a sigla "FOR "para composição do código para identificação que se trata de um fornecedor para uso como uma localidade, devido aos pedidos de beneficiamento do TOTVS OMS. |
name | A2_NREDUZ | Nome | |
description | A2_NOME | Descrição | |
addressStreet | A2_END | Endereço | Obter o conteúdo usando a função LjFiGetEnd sobreLjFiGetEnd sobre o campo A2A2_END |
addressNumber | N° | Obter o conteúdo usando a função LjFiGetEnd sobreLjFiGetEnd sobre o campo A2_END | |
addressComplement | A2_COMPLEM | Complemento | |
addressDistrict | A2_BAIRRO | Bairro | |
addressZipCode | A2_CEP | CEP | |
addressCity | CC2_MUN | Cidade | Acessar a tabela CC2 pelo campo A2_MUN. |
addressStateAcronym | A2_EST | UF | Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras será considerada a mesma ,; caso contrário "EX ". |
addressCountryAcronym | " BR " ouou YA_SIGLA | País | Acessar a tabela SYA pelo campo A2_PAIS. Quando A2_PAIS estiver em branco ou igual a 105, atribuir "BR ". |
logisticRoleId | "2" | Tipo | 2 =- Destino (por orientação da Neologdo TOL, para gerar menos combinações de rota). |
10.4. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Fornecedor Como Transportadora
Tag XML | Campo Protheus | Campo |
---|
TOTVS Otimização Logística | Observações | ||
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
identifier | A2_COD + OMSXGETFIL("SA2") ² | Código | |
name | A2_NREDUZ | Nome da Transportadora | |
description | A2_NOME | Descrição da Transportadora | |
A2_EMAIL | E-mail da Transportadora |
10.5. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro
de Transportadorade Transportadora
Tag XML | Campo Protheus |
---|
Campo TOTVS Otimização Logística | Observações | ||
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
identifier | A4_COD + OMSXGETFIL("SA4") ² | Código | |
name | A4_NREDUZ | Nome da Transportadora | |
description | A4_NOME | Descrição da Transportadora | |
A4_EMAIL | E-mail da Transportadora |
10.6. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Tipos de Veículos
Tag XML | Campo Protheus | Campo |
---|
TOTVS Otimização Logística | Observações | ||
---|---|---|---|
identifier | DUT_TIPVEI+ OMSXGETFIL("DUT") ² | Código | |
name | DUT_DESCRI | Nome | |
description | DUT_DESCRI | Descrição | |
priority | 0 | Prioridade | Valor fixo |
similarity | 0 | Similaridade | Valor fixo |
10.7. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Produto
Tag XML | Campo Protheus | Campo Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística | Observações |
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
shipperId | MV_CPLEMB | Embarcador | |
identifier | B1_COD + OMSXGETFIL("SB1") ² | Código | |
description | B1_DESC | Descrição | |
productCategoryId | B1_GRUPO | Categoria | |
height | B5_ALTURLC | Altura | Pasta Logística |
length | B5_LARGLC | Comprimento | Pasta Logística |
width | B5_COMPRLC | Largura | Pasta Logística |
weight | B1_PESO ou B1_PESBRU | Peso | 1. Quando o parâmetro MV_PESOCAR estiver como "L" será enviado o campo B1_PESO, ; caso contrário, B1_PESBRU. 2. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a primeira unidade de medida, o peso enviado será: Peso → Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG. 3. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a segunda unidade de medida, o peso enviado será: Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Divisor: Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) * Fator de Conversão (B1_CONV) Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Multiplicador: Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) / Fator de Conversão (B1_CONV) |
shape | "1" | Forma | 1 =- Caixa |
10.8. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Pedido de Venda
DefaultCompanyTag XML | Campo Protheus | Campo |
---|
TOTVS Otimização Logística | Observações | ||
---|---|---|---|
regionSourceId | MV_CPLREG | Regional | |
integrationDataSource | MV_CPLIDS | Integração | |
orderTypeSourceId | Nil | Tipo do Pedido | TAG não enviada |
identifier | RTrim( OMSXGETFIL("SC5",.F.)² ) + "-" +RTrim(SC5->C5_NUM) | ||
code | RTrim( OMSXGETFIL("SC5",.F.)² ) + "-" +RTrim(SC5->C5_NUM) | Código do Ped. Transp. | |
priority | "0" | Prioridade | |
erpCreationDt | Date() | Data Corrente | Data de criação do pedido. |
pickupStart | ( C6_DATAEMB ou Data Atual ) + hora fixa "00:01:00" para determinar o início do dia. | Janela Embarque | |
deliveryEnd | ( C5_FECENT ou C6_ENTREG ou Data Atual ) + hora fixa "23:59:59" para determinar o fim do dia. | Janela Entrega | |
orderId | RTrim( OMSXGETFIL("SC5",.F.)² ) + "-" +RTrim(SC5->C5_NUM) | ID do Pedido de Transporte | |
sourceId | orderId + "-" + C6_ITEM | Código do Item Ped. Transp. | Concatenação do campo anterior com o item de sequência do pedido. |
productId | C6_PRODUTO + OMSXGETFIL("SB1") ² | Produto | Conforme o código enviado na mensagem de produtos. |
quantity | C9_QTDLIB ou C9_QTDLIB2 | Quantidade total de unid. | Se o produto possui controle a granel, ou seja, B5_TIPUNIT igual a 0 (zero), a quantidade enviada será fixada como 1 (um). Já para produtos com controle unitário a regra aplicada será: Quando estiver parametrizado para enviar na 2ª UM e o produto possui um fator de conversão (B1_CONV) maior que 0 (zero) será enviado o valor do campo C9_QTDLIB2. Caso contrário, será enviado sempre o campo C9_QTDLIB . |
price | C6_VALOR | Valor Total de unid. |
de prod. | |||
originId | "FIL-" + FWCodFil() ou "FIL-" + FWGrpCompany() + "-" + FWCodFil() | Origem Inicial | Conforme o código enviado na mensagem de localidades para os registros de filiais. |
destinationId | "FOR-" + RTrim(SC5->C5_CLIENT)+ "-" + RTrim(SC5->C5_LOJAENT) + OMSXGETFIL("SA2") ² ou "CLI-" + RTrim(SC5->C5_CLIENT)+ "-" + RTrim(SC5->C5_LOJAENT) + OMSXGETFIL("SA1") ² | ID da Localidade de destino do Pedido | Pode ser enviado o código do cliente ou do fornecedor conforme enviado na mensagem de localidades. Para pedidos do tipo B ou D (C5_TIPO) será enviado o código do fornecedor, para os demais será enviado o código do cliente. |
quantityInShipmentUnits | C9_QTDLIB ou C9_QTDLIB2 | Se o produto possuir controle a granel, ou seja, B5_TIPUNIT igual a 0 (zero), a quantidade enviada será fixada como 1 (um). Já para produtos com controle unitário a regra aplicada será: Depende do parâmetro MV_CPLUMIT Quando estiver parametrizado para enviar na 2ª UM e o produto possui um fator de conversão (B1_CONV) maior que zero, será enviado o valor do campo C9_QTDLIB2. Caso contrário, |
será enviado sempre o campo C9_ |
QTDLIB. | ||||||||
height | B5_ALTURLC | Quando houver relacionamento com o B1_PRODUTO, quando vazio será enviado por padrão o conteúdo = 0.001 | ||||||
width | B5_LARGLC | Quando vazio, por padrão o conteúdo enviado será = 0.001 | ||||||
length | B5_COMPRLC | Quando vazio, por padrão o conteúdo enviado será = 0.001 | ||||||
weight | B1_PESO ou B1_PESBRU | Peso unitário ou, para produtos a granel, o peso total | 1. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a primeira unidade de medida, o peso enviado será: Peso → Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG. 2. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a segunda unidade de medida, o peso enviado será: Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Divisor: Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) * Fator de Conversão (B1_CONV) Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Multiplicador: Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) / Fator de Conversão (B1_CONV)
| |||||
shipperId | MV_CPLEMB | ID do Embarcador | ||||||
modal | "1" | ID do modal do pedido de transporte | Enviar valor fixo 1 - Rodoviário. | |||||
incoterm | C5_TPFRETE | Sendo o conteúdo C = 1 e F = 0 para o |
TOL. Quando o campo for vazio |
será passado sempre 1 (um). | ||
shipmentUnitWrapperCode | MV_CPLINV | Invólucro de embarque |
- |
² Para o combinação da filial para os cadastros serão aplicadas as seguintes regras:
Utilizando a configuração de gestão de empresas e esta possua em sua máscara a empresa:
Será enviado apenas o retorno da função xFilial( <TAB> ), onde TAB representa a tabela do Protheus.
Utilizando a configuração de gestão de empresas, sem possuir a empresa na máscara, ou não utilizando a configuração de gestão de empresas:
Caso exista uma empresa padrão (DefaultCompany) configurada na seção [NEOLOG] do INI do servidor de aplicação será enviado apenas o retorno da função xFilial( <TAB> ), onde TAB representa a tabela do Protheus.
Não existindo a empresa padrão será enviada a concatenação da função FWGrpCompany() + xFilial( <TAB> ), onde TAB representa a tabela do Protheus.
- Sempre que o retorno não for branco,
- este será precedido por um "-" (hífen), caso a função não receba o valor .F. no segundo parâmetro.
* Poderá ocorrer deste valor permanecer em branco, em função de algumas parametrizações e configuração da tabela ser compartilhada.
11. Configurações Complementares
11.1. Configuração Para Envio Automático de Pedidos de Venda (Schedule)
Os pedidos de venda gerados no
módulo OMS Protheusmódulo TOTVS OMS podem ser enviados automaticamente ao TOTVS Otimização Logística
Cockpit.
Para isso, deve ser configurada a execução automática (Schedule) da rotina OMSXCPL6 (Envio de Pedidos de Venda
(OMSXCPL6).
Esta configuração pode ser executada conforme descrito em Schedule Protheus.
No arquivo Appserver.ini é necessário inserir a seguinte configuração:
Bloco de código | ||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||
[OnStart] jobs=FWSCHDMANAG,FWSCHDQUEUE RefreshRate=60 [FWSCHDMANAG] Main=FWSCHDMANAG Environment=<ambiente> [FWSCHDQUEUE] Main=FWSCHDQUEUE Environment=<ambiente> |
11.2. Cadastro de Fator de Conversão Para KG
(OMSA140)O
CockpitTOL possuí como característica o tratamento de peso apenas em KG, portanto, para que o TOTVS OMS
Protheusenvie o valor convertido é necessário cadastrar as unidades de medidas utilizadas e associar seu valor em KG.
Para realizar esse cadastro acesse SIGAOMS > Atualizações >
Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística > Fator de Conversão (OMSA140), sendo necessário realizar esse cadastro para todas as unidades de medidas dos produtos que serão utilizadas na integração, cuja relação de peso não seja em KG.
Exemplo de cadastro:
Unidade de Medida (DK2_CODUM) → TL (tonelada), Peso em KG (DK2_PESOKG) → 1000. Isso significa que a cada uma tonelada são 1000 kg.
Informações | icon | false|
---|---|---|
| ||
Uma explicação detalhada sobre o tipo e o fator de conversão pode ser obtida em: Explicação 1ª e 2ª UM.pdf |
11.3. Modo de Compartilhamento Tabelas Viagem x Carga
Para ambientes que utilizam diversas filiais e/ou empresas é necessário garantir que as tabelas de viagem DK0 e DK1 possuam a
mesma configuraçãomesma configuração de modo de acesso das tabelas de carga DAK e DAI.
Exemplo:
se
Se as tabelas de carga estiverem configuradas com os modos de acesso Ac. Filial = 2-Exclusivo, Ac. Unidade = 2-Exclusivo, Ac. Empresa = 2-Exclusivo, logo, as tabelas de viagem deverão possuir configuração idêntica.Esse detalhe é imprescindível para garantir a adequada ligação entre a viagem do
Cockpit LogísticoTOL e a carga gerada pelo TOTVS OMS.
- Esse
Este ajuste deve ser realizado por meio do configurador do Protheus (SIGACFG).
12. Funcionalidades Não Contempladas
Informações | icon | false|
---|---|---|
| ||
A integração entre o TOTVS OMS Protheus e o TOTVS o TOTVS Otimização Logística Cockpit apresenta as seguintes restrições:
|
¹ É possível que uma viagem no
TOTVS Otimização Logística contenha pedidos de diferentes empresas/filiais, para que este processo seja refletido no lado Protheus, é necessário que o Protheus esteja configurado para ser utilizado no modelo de Gestão de Empresas, parametrizando o TOTVS OMS
para trabalhar no conceito de
Operador Logístico, onde uma empresa/filial
permanece como centralizadora das informações.
Caso contrário poderá ocorrer de uma viagem que possuir pedidos de diferentes empresas/filiais seja quebrada em várias no Protheus, gravando cada parte da respectiva viagem, na empresa/filial dos pedidos, ou seja, uma viagem do
TOL poderá gerar uma ou mais cargas no TOTVS OMS
, não havendo nenhuma interface que permita ao usuário consultar este relacionamento.
13. Informações Complementares
Por uma questão técnica, em função de poderem ser enviadas informações de diversas empresas/filiais do TOTVS OMS
Protheuspara
o TOTVSo TOTVS Otimização Logística
Cockpit, porém, este trata tudo como uma única origem de dados, dependendo de configurações poderá gerar viagens com dados de diferentes empresas/filiais.
Sendo assim foi necessário criar no Protheus, de forma fixa, uma tabela que grave este relacionamento das viagens do
CockpitTOL com as empresas/filiais do TOTVS OMS
Protheus.
Esta tabela será criada automaticamente na primeira integração de viagem recebida.
A estrutura desta tabela (VIAGEM_OMSxCPL) é apresentada a seguir:
Nome | Tipo | Tamanho | Observações |
---|---|---|---|
EMPRESA | Caractere | Len(FWGrpCompany()) | Padrão 2 |
FILIAL | Caractere | FwFilialSize() | |
CPLMSGID | Numérico | 10 | Identificador da Mensagem |
do TOTVS Otimização Logística | |||
VIAGEM | Caractere | TamSx3("DK0_VIAGID")[1] | Identificador da Viagem |
do TOTVS Otimização Logística | |||
RECNOVIAG | Numérico | 10 | Recno() da Viagem do Protheus DK0 |
> (Recno()) | |||
DATAINT | Caractere | 8 | Data da Integração - Date() |
HORAINT | Caractere | 8 | Hora da Integração - Time() |
Não existe uma interface de consulta para esta tabela.
Ela será utilizada em processos internos para busca da empresa/filial em que a viagem está gravada para as solicitações de reprogramação e cancelamento recebidas
do TOTVSdo TOTVS Otimização Logística
Cockpit.
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento) Quebras14. Quebras de Pedidos
A integração encontra-se preparada para tratar a realização de quebras no pedido no TOTVS Otimização Logística
Cockpit, sendo que as quebras de pedidos no
CockpitTOL ocorrem quando um pedido precisa ser dividido em mais de uma viagem e cada quebra gera um identificador único dentro do sistema.
O Protheus é informado dessas quebras no momento do recebimento da viagem, mais especificamente no XML de Publicação de Viagem (publishReleasedTrip) na tag orderBreakParts, conforme o exemplo:
Bloco de código | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||
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O TOTVS Otimização Logística aguarda a aprovação
destas quebras, por conta disso, ao enviar a mensagem de Desbloqueio de Viagem (doUnblockReleasedTrip), o TOTVS OMS
Protheusenvia a
tagtag orderBreakResponses.
Observe que neste momento o identificador do pedido também é alterado para concatenar o ID da quebra,
dessadesta forma, o identificador que antes era 0101-000002-PED169 se torna 0101-000002-PED169-81. No Protheus, o
idID da quebra é armazenado na tabela de Sequência de Integração no campo DK3_QUEBID e na tabela de Itens da Viagem, no campo DK1_QUEBID.
A divisão do Pedido de Venda (SC9), para refletir a quebra ocorrida no
CockpitTOL, será realizada no momento da montagem da carga.
Bloco de código | ||||||
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| ||||||
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/"> <soapenv:Header/> <soapenv:Body> <unb:doUnblockReleasedTrip xmlns:unb="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/unblockRelTrip/" xmlns:erp="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/eRPMessageResponse/" xmlns:ord="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/orderBreakRemovalRequest/" xmlns:ord1="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/orderBreakId/" xmlns:ord2="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/orderBreakResponse/" xmlns:trip="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/tripReleaseResponse/" xmlns:trip1="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/tripLoadsSourceId/"> <unb:unblockReleasedTrips> <unb:unblockReleasedTrips> <unb:unblockReleasedTrip> <unb:identifier>10082</unb:identifier> <unb:regionSourceId>DEFAULT</unb:regionSourceId> <unb:orderBreakResponses> <ord2:orderBreakResponses> <ord2:orderBreakResponse> <ord2:breakId>81</ord2:breakId> <ord2:orderId>0101-000002-PED169-81</ord2:orderId> <ord2:orderItemId>0101-000002-PED169-81-01</ord2:orderItemId> <ord2:regionSourceId>DEFAULT</ord2:regionSourceId> <ord2:status>1</ord2:status> </ord2:orderBreakResponse> </ord2:orderBreakResponses> </unb:orderBreakResponses> <unb:tripReleaseResponses> <trip:tripReleaseResponseList> <trip:tripReleaseResponses> <trip:tripReleaseResponse> <trip:itemId>0101-000002-PED169-01 </trip:itemId> <trip:orderSourceId>0101-000002-PED169 </trip:orderSourceId> <trip:regionSourceId>DEFAULT</trip:regionSourceId> <trip:status>1</trip:status> <trip:tripCode>50316</trip:tripCode> </trip:tripReleaseResponse> </trip:tripReleaseResponses> </trip:tripReleaseResponseList> </unb:tripReleaseResponses> </unb:unblockReleasedTrip> </unb:unblockReleasedTrips> </unb:unblockReleasedTrips> </unb:doUnblockReleasedTrip> </soapenv:Body> </soapenv:Envelope> |
Informações | |||
---|---|---|---|
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15. Pontos de Entrada Relacionados
- Alterar Validações Desatualização Pedidos CPL Inserir Validações Envio Pedido Para Cockpit Manipulação da Carga Gerada Para a Viagem CPL Manipulação Tabelas Viagem OMSXCPL01 Alterar Antes Envio Para Cockpit Pedidos Que Serão Exibidos na Rotina Para o CPL (OMSXCPL6)
16. Teste
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento) Testede Conexão Fora do Protheus
Para verificar se o problema de conexão está no Protheus ou no
Cockpit Logístico, pode-seTOTVS Otimização Logística, é possível realizar uma requisição para o servidor do
Cockpit através deTOL por uma ferramenta externa,
exemplosexemplo: SoapUI, Postman,
etcentre outras.
Para tanto,
podemosé possível utilizar a Endereço WebService de Autenticação, informado no parâmetro MV_CPLUAUT, junto com os usuário e senha de acesso,
exemplo:Exemplo
- Tipo de requisição: POST
- URL: URL Informada no parâmetro MV_CPLUAUT
- Body da requisição:
Bloco de código | ||||
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| ||||
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:aut="http://www.neolog.com.br/cpl/gateway/authentication/"> <soapenv:Header/> <soapenv:Body> <aut:credentials> <username>[email protected]</username> <password>ABC123</password> </aut:credentials> </soapenv:Body> </soapenv:Envelope> |
O
Cockpit deverá retornarTOTVS Otimização Logística retornará com a informação do token de acesso
, exemplo:.
Exemplo
Bloco de código | ||||
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| ||||
<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/"> <SOAP-ENV:Header/> <SOAP-ENV:Body> <ns3:authenticationToken xmlns:ns3="http://www.neolog.com.br/cpl/gateway/authentication/"> <successful>true</successful> <token>f28b0bc763d1481aaa7f714c43660196</token> </ns3:authenticationToken> </SOAP-ENV:Body> </SOAP-ENV:Envelope> |
17. Validação de XMLS
Para impedir que ocorram inconsistência no Protheus por XMLS mal formatados, foi desenvolvida a funcionalidade de validar XMLS, baseadas em XSD.
Ao consumir o WebService do Protheus com as mensagens de Liberação de Viagem (publishReleasedTripService), Reprogramação de Viagem (publishReprogrammingService) e Cancelamento de Viagem (publishCancelService), os XMLS passarão por uma pré-validação de estrutura.
17.1. Estrutura Para Pré-validação
Inclua a pasta xsd dentro da system, com os seguintes arquivos:
17.1. Falhas de Estrutura
As falhas ocorridas durante o processo serão retornadas para o XML de Resposta e/ou Log Appserver:
XXXX-XX-XXT09:39:25.122000-03:00 10084|OMSXWS > OMSValXSD > Verificando as configurações de validação de XML baseada em Schema XSD.
XXXX-XX-XXT09:39:25.123000-03:00 10084|OMSXWS > OMSValXSD > Validação do XML de entrada através de XSD não executada por não existir o diretório \system\xsd com os xsds no servidor.
XXXX-XX-XXT09:39:25.123000-03:00 10084|OMSXWS > OMSValXSD > Análise das configurações de validação de baseada em Schema XSD concluída.
XXXX-XX-XXT09:39:43.890000-03:00 10084|OMSXWS > OMSXConnect > Conteúdo de cErro: Opening and ending tag mismatch: ns2:publishReprogrammingService line 1 and tagParaErro:
Opening and ending tag mismatch: soap:Body line 1 and ns2:publishReprogrammingService
Opening and ending tag mismatch: soap:Envelope line 1 and soap:Body
Extra content at the end of the document
17.2. Falha na Liberação da Viagem
Caso ocorra falha na liberação da viagem, será retornado "N" para a Neolog-TOL e a inconsistência de estrutura estará no log do Protheus:
17.3. Falha de Reprogramação ou Cancelamento
Se forem falhas de reprogramação ou cancelamento será retornada a inconsistência no XML de resposta e também para o log:
17.4. Se Não Estiver Habilitado
Estas mensagens serão exibidas no log e processo de validação será descartado:
- XXXX-XX-XXT10:42:29.347000-03:00 10292|OMSXWS > OMSValXSD > Verificando as configurações de validação de XML baseada em Schema XSD.
- XXXX-XX-XXT10:42:29.347000-03:00 10292|OMSXWS > OMSValXSD > Validação do XML de entrada através de XSD não executada por não existir o diretório \system\xsd com os XSDS no servidor.
- XXXX-XX-XXT10:42:29.347000-03:00 10292|OMSXWS > OMSValXSD > Análise das configurações de validação de baseada em Schema XSD concluída.
18. Geração de Logs
18.1. Função Para Gerar Mensagens Auxiliares Para o Log
Para auxiliar na análise de inconsistências foi desenvolvida uma função para gerar mensagens auxiliares para o log, sendo que ela insere informações como queries e conteúdos de variáveis.
Para habilitar são necessários três parâmetros em todos os ambientes:
Bloco de código | ||||
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LOGCPLOMS=.T.
FWFRAME_TRACELOG=1
LOGTIPOMS=CONSOLE |
- O terceiro parâmetro, LOGTIPOMS, define a forma de saída das mensagens.
- Para separar as mensagens e salvar com o nome de omscpl.log dentro da pasta system, informe ARQUIVO.
- Para salvar no log do Appserver (console.log), não coloque o parâmetro LOGTIPOMS no Appserver.ini ou informe como LOGTIPOMS=CONSOLE