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  • Integração TOTVS OMS x TOTVS Otimização Logística (Planejamento)

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Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)

Image Added 1. Contexto de Negócio (Introdução)

Com a crescente demanda por otimização nos processos logísticos de distribuição na busca por um melhor aproveitamento dos veículos, tanto na questão de carregamento quanto na roteirização das entregas, tornou-se necessário proporcionar aos cliente

do OMS Protheus uma

do TOTVS OMS uma solução para atender essas necessidades.

Visando esta solução foi realizada a integração entre o TOTVS OMS da linha Protheus  com a funcionalidade TOTVS

Logística Cockpit 

Otimização Logística por intermédio de arquivos no formato XML, utilizando os

Web Services existentes do Cockpit

WebServices existentes no TOL, sem transformação de mensagens e sem

a utilização

a utilização de

sistemas

Sistemas intermediários (TOTVS EAI, TOTVS ESB, entre outros).

Com esta integração,

,

o TOTVS

Logística

OMS  passou a utilizar os recursos

do

do TOTVS Otimização Logística

Cockpit

,

 o

o qual efetuará a roteirização e o arranjo das cargas com base na demanda de transportes enviados pelo TOTVS OMS, devolvendo para este as cargas montadas e roteirizadas.

Para a montagem de carga serão consideradas as configurações das restrições logísticas e as funções-objetivos de otimização registradas

no

no TOTVS Otimização Logística

Cockpit

.

São exemplos de funções-objetivo:

  • Máxima ocupação dos veículos.
  • Diminuição dos prazos de entrega.
  • Redução da quantidade de viagens.
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)


Image Added 2. Sistemas Envolvidos

2.1. TOTVS OMS

A sigla OMS significa Order Management System, ou seja, gerenciamento de pedidos Pedidos e serviços que compreende as fases de captação, validação, avaliação, formação de carga e geração de mapa de separação ou, como é também conhecido, lista de separação.

Para obter informações detalhadas, acesse a página TOTVS OMS. no TDN.

TOTVS Logística Cockpit

2.2. TOTVS OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA

É um sistema Sistema vertical desenvolvido pela Neolog, empresa do ecossistema TOTVS, que dispõe de módulos para Planejamento da Malha de Distribuição, Programação de Transportes e Monitoramento de Cargas.

Para obter informações detalhadas, acesse o link http://www.neolog.com.br/neolog-site/index.php/cockpit-logistico/

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)

.


Image Added 3. Escopo

O escopo desta integração permitirá o envio dos pedidos de venda liberados (crédito / estoque) no TOTVS OMS para a formação das viagens no

Cockpit

TOL e o recebimento

dessas

destas viagens geradas no TOTVS Otimização Logística

Cockpit

, por meio de um XML no TOTVS OMS, para a geração das cargas.

Para complementar o escopo do envio dos pedidos será necessário enviar os cadastros envolvidos com as informações dos pedidos, como produtos, clientes, fornecedores, filiais, transportadoras e tipos de veículos.

Faz parte do processo de integração o recebimento das mensagens de publicação de viagens, reprogramação e cancelamento de viagens.


draw.io Diagram
bordertrue
viewerToolbartrue
fitWindowfalse
diagramNameFluxo Integração OMS x CPL
simpleViewerfalse
linksauto
tbstyleinline
lboxtrue
diagramWidth412
revision89

¹ Para o cadastro de fornecedores existem particularidades que serão detalhadas nos próximos tópicos.

Para as entidades envolvidas na integração, estes são os pontos de integração que farão parte do escopo dessa desta integração: 

EntidadePontos de Integração
Empresas/Filiais
  • Carga de Dados.
Cliente
  • Cadastro de Cliente.
  • Edição de Cliente.
  • Carga de Dados.
Fornecedor
  • Cadastro de Fornecedores.
  • Edição de Fornecedor.
  • Carga de Dados.
Transportadora
  • Cadastro de Transportadoras.
  • Edição Transportadoras.
  • Carga de Dados.
Produto
  • Cadastro de Produto.
  • Edição de Produto.
  • Carga de Dados.
Tipo de Veículo
  • Carga de Dados.
Pedidos de Venda
Viagens
  • Geração da Viagem no Cockpit Logísticono TOL.
  • Liberação da Viagem no Cockpit Logísticono TOL.
  • Liberar Viagem no TOTVS OMS.
  • Cancelamento da Viagem no Cockpit Logísticono TOL.
  • Reprogramação da Viagem no Cockpit Logístico
    no TOL.



Image Added 4.

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)

Pré-requisitos Instalação / Implantação / Utilização

Cockpit Logístico

4.1. TOTVS Otimização Logística

  • TOL

    TOTVS Logística Cockpit

    na versão/release 5.6.1.

  • Parâmetros de aquisição ativos (acesso pelo menu em Administração >

    Cockpit Logístico

    TOTVS Otimização Logística).

  • Web Services ativos.

4.2. Protheus

  • Protheus versão  12.1.17 ou superior.

  • Parâmetros de integração com

    o TOTVS Cockpit Logístico

    o TOL configurados (acesso pelo menu em

    Atualizações > Cockpit Logístico > Parâmetros

    Atualizações > TOTVS Otimização Logística > Parâmetros Integração).

  • Web Service Server para recebimento de mensagens do

    TOTVS Logística Cockpit

    TOL.

Informações
iconfalse
titleIMPORTANTE!
  • Não é escopo desse deste documento descrever a instalação do ERP Protheus e do TOTVS Otimização Logística Cockpit, nem suas configurações básicas. 
  • Para utilização da integração entre o módulo TOTVS Logística OMS e o TOTVS o TOTVS Otimização Logística Cockpit  na versão 12.1.17 (ou superior) do Protheus é necessário estar com o ambiente atualizado com a última versão de RPO e o dicionário Dicionário disponível na Central de Downloads TOTVS.
  • Para obter mais informações sobre como atualizar o dicionário Dicionário de dados Dados do Protheus 12, clique aqui.
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)


Image Added 5. Instalação / Configuração

Configuração Web

5.1. Configuração Web Service AppServer Protheus

  • Para que seja possível receber as viagens

    do Cockpit Logístico

    do TOTVS Otimização Logística é necessário configurar um Web Service no servidor de aplicação Protheus.

icon
Informações
falsetitleIMPORTANTE!
A configuração do JOB do Web Service para ser utilizado nesta integração não utiliza os métodos padrão do Framework Protheus, sendo assim as rotinas ONSTART e ONCONNECT são específicas do módulo, portanto, os métodos disponíveis neste WS não são listados no WS do Protheus.
  • É recomendado criar um Web Service com as seguintes configurações (modificando o arquivo Appserver.ini):

Bloco de código
languageactionscript3
titleappserver.ini
collapsetrue
;Serviço webserver HTTP
[HTTP]
ENABLE=1
PATH=<Caminho_Cache_imagens>;C:\TOTVS\Prottheus\data\web
PORT=<porta>;8080
INSTANCES=<nInicio>,<nMaximo>;1,10
SESSIONTIMEOUT=60
INSTANCENAME=WS_HTTP
 
;URL de resposta
 [<ip ou nome>:<porta>/neolog]
ENABLE=1
PATH=<Caminho_Cache_imagens>;C:\TOTVS\Prottheus\data\web
ENVIRONMENT=<ambiente>
INSTANCENAME=WS_NEOLOG
RESPONSEJOB=JOB_WS_NEOLOG
DEFAULTPAGE=wsindex.apw
 
;JOB de resposta
[JOB_WS_NEOLOG]
TYPE=WEBEX
ENVIRONMENT=<ambiente>
INSTANCES=<nInicio>,<nMaximo>;1,10
INSTANCENAME=JOB_WS_NEOLOG
ONSTART=OMSXStart
ONCONNECT=OMSXConnect
  • Para testar o serviço, inicie um navegador e digite: http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/PublishReleasedTrip.APW?WSDL.

  • Um WSDL (descrição do serviço em

    xml

    XML)

    deve ser

    será exibido no navegador..

  • Para que seja possível reprogramar/cancelar as viagens

    do TOTVS

    do TOTVS Otimização Logística

    Cockpit

    é necessário configurar as informações de conexão com o DBAccess diretamente na seção [Environment] (modificando o arquivo Appserver.ini), conforme exemplo abaixo:

Bloco de código
languageactionscript3
titleappserver.ini
collapsetrue
;Nome do Ambiente acessado pelo Web Service
[Environment]
SourcePath=C:\Totvs\Protheus\Apo
RootPath=C:\Totvs\Protheus\Data
StartPath=\system\
. . . ; outras chaves
DBDatabase=MSSQL
DBAlias=PLS101
DBServer=192.168.1.20
DBPort=7890
  • Para evitar

    erros

    inconsistências do tipo Failed Handshake

    SSL recomenda

    SSL recomenda-se incluir a seguinte configuração no

    appserver

    Appserver.ini:

Bloco de código
languageactionscript3
titleappserver.ini
collapsetrue
[SSLConfigure]
TryProtocols=1
Verbose=1

5.2. Parametrização TOTVS Otimização Logística

Cockpit

Para configurar o envio de viagens do

Cockpit

TOL para o Web Service Protheus, acesse

o TOTVS Logística Cockpit

o TOL e execute os seguintes passos:

  1. Administração > Integração, selecione a pasta Fontes de Dados e clique em Inserir.
  2. Digite o código, a descrição e o código da base (Sugestãosugestão: PROTHEUS).
  3. Seção Cancelamento de Viagem Liberada
    • No campo URL,  digite digite http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/CancelService.APW.
    • No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do serviço (recomendado 30000).

4. Seção Execução da Viagem

    • No campo URL, digite: NA (Não Atribuído).
    • No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do serviço (recomendado 1000).

5. Seção Solicitação de liberação de Viagem

    • No campo URL, digite http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/PublishReleasedTrip.APW.
    • No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o  timeout do timeout do serviço (recomendado 30000).

6. Seção Solicitação de Reprogramação de Viagem

    • No campo URL, digite: http://<ip ou nome>:<porta>/neolog/ReprogramService.APW.
    • No campo Tempo Máximo de Espera por Resposta, informe o timeout do o timeout do serviço (recomendado 30000).

7. Clique em Salvar.

5.3. Parametrização TOTVS

Logística

OMS

  • Acesse o menu Atualizações >

     CockPit Logístico > 

     TOTVS Otimização Logística Parâmetros Integração (OMSXCPL1).

  • Para o correto funcionamento da integração, parametrize o Protheus da seguinte forma:

CampoDescriçãoParâmetroOpçõesValor para IntegraçãoValidação
Integração Planejamento Viagem?Indica se a integração com o planejamento de viagens do
Cockpit
TOL está ativa.MV_CPLINT

1 - Sim

/


2 - Não

1 - Sim

Integração Suspensa?

Indica se a integração com o
Cockpit 
TOL está temporariamente suspensa.MV_CPLSTP1 - Sim
/

2 - Não
2 - Não
Integrar Clientes On line?Indica se ao incluir ou alterar um cliente no Protheus
deverá efetuar a replicação
será replicado automaticamente no
Cockpit  
TOL  (Localidades).MV_CPLCLI1 -
Sim /
Sim 
2 - Não
1 - Sim
Integrar Fornecedores On line?Indica se ao incluir ou alterar um fornecedor no Protheus
deverá efetuar a replicação
será replicado  automaticamente no
Cockpit
TOL (Localidades).MV_CPLFOR1 -
Sim /
Sim 
2 - Não
1 - Sim
Integrar Transportadora On line?Indica se ao incluir ou alterar um transportador no Protheus
deverá efetuar a replicação
será replicado automaticamente no
Cockpit
TOL.MV_CPLTRA1 -
Sim /
Sim 
2 - Não
1 - Sim
Integrar Produtos On Line?Indica se ao incluir ou alterar um produto no Protheus
deverá efetuar a replicação
será replicado automaticamente no
Cockpit
TOL.MV_CPLPRO1 -
Sim /
Sim 
2 - Não
1 - Sim
Integrar Tipos de Veículos On line?Indica se ao incluir ou alterar um tipo de veículo no Protheus
deverá efetuar a replicação
 será replicado automaticamente no
Cockpit
TOL.MV_CPLTPV

1 -

Sim /

Sim 
2 - Não

1 - Sim
Tipo Veículo Otimização?

Quando for :

1 - Impedir: no vínculo do veículo na carga, se

o usuário informar

for informado um tipo de veículo diferente do que consta na viagem do

Cockpit

TOL, não

permitimos

será permitido, sendo apresentado um Help. 

2 - Alertar: o sistema avisa que o tipo informado é diferente do tipo da viagem no

Cockpit 

TOL  e o usuário define se permite o

vinculo

vínculo ou não.

Informações
titleImportante!
A validação não será ativada quando for informado um valor diferente
.
.
MV_CPLTVO

1 - Impedir
2 - Alterar

2 - Alertar (padrão)
Endereço Web Service Planejamento ViagemEndereço do Web Service do módulo de Planejamento
do TOTVS
do TOTVS Otimização Logística
Cockpit
.MV_CPLURL

Conforme cliente.

Exemplo:
http://<ip ou nome>:<porta>/cockpit-gateway/integration/services

Deve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT == "1"
Endereço Web Service de Autenticação

Endereço do Web Service de Autenticação do TOTVS Otimização Logística

Cockpit

.

Este endereço fornecerá um token de autenticação, que deverá ser utilizado nas requisições efetuadas ao

Cockpit

TOL, quando este estiver parametrizado para solicitar autenticação.

MV_CPLUAUT

Conforme cliente.

Exemplo:
http://<ip ou nome>:<porta>/cockpit-gateway/ws/authentication


Usuário de Autenticação do Web ServiceUsuário utilizado para efetuar login
no TOTVS Logística Cockpit. o
no TOTVS Otimização Logística, para obtenção do token.

MV_USRCPL


Conforme clienteDeve ser obrigatoriamente preenchido quando possuir URL de autenticação.
Senha de Autenticação do WebServiceSenha do usuário utilizado para efetuar login no TOTVS Otimização Logística
Cockpit
, para obtenção do token.

MV_PSWCPL


Conforme clienteDeve ser obrigatoriamente preenchido quando possuir URL de autenticação.
Quantidade de Horas para Considerar que o Token Expirou

Indica a quantidade de horas que devem ser consideradas para que um token esteja expirado.

Enquanto este limite não for atingido, o mesmo token recebido na primeira solicitação será reutilizado para envio das próximas mensagens.

MV_EXPTOK


Conforme cliente
RegionalRegional enviada para o TOTVS Otimização Logística
Cockpit
.
.
MV_CPLREG
Conforme clienteDeve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT == "1"
Embarcador

Código de um Embarcador

do TOTVS Logística Cockpit

do TOL.

Todos os produtos integrados do TOTVS

Logística

OMS para

o TOTVS

o TOTVS Otimização Logística

Cockpit.

serão relacionados a um mesmo Embarcador no

Cockpit

TOL,

,

 pois no TOTVS OMS a relação variável de produto x cliente é utilizada (opcionalmente) apenas na importação de Notas Fiscais de Cliente pelo EDI.

MV_CPLEMB
Conforme clienteDeve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT == "1"
Categoria de Produto?

Para o TOTVS Otimização Logística

Cockpit.

, categorias de produto são agrupamentos relevantes de produtos com características logísticas semelhantes.

Com esse parâmetro é possível determinar se a categoria dos produtos integrados do TOTVS

Logística

OMS para o TOTVS Otimização Logística

Cockpit.

, sendo que:

1 - Grupo Produto: será o código do grupo do produto do TOTVS OMS

; ou

.

2 - Padrão Cockpit: será informada por alteração manual, em cada produto no

Cockpit

TOL. Com essa opção é necessário cadastrar as Categorias de Produtos no TOTVS Otimização Logística

Cockpit

. com os mesmos códigos dos Grupos de Produtos do TOTVS

Logística

OMS, pois não há Web Service de integração para essa tabela.

MV_CPLCAT

1 - Grupo Produto

2 -

Padrão Cockpit

Padrão  TOL

2

=

- Padrão

Cockpit.

TOL


Invólucro Padrão

Código de um Invólucro (embalagem) do TOTVS Otimização Logística

Cockpit.

.

Todos os itens de Pedidos de Transporte recebidos do TOTVS

Logística

OMS no

TOTVS Logística Cockpit 

TOL serão associados a esse invólucro, pois não há uma entidade no TOTVS OMS que corresponda exata e obrigatoriamente a esse dado do

Cockpit

TOL.

Recomenda-se

É recomendável informar um invólucro cujas medidas sejam obtidas do item do pedido (

essa

esta característica é parametrizada

no TOTVS

no TOTVS Otimização Logística

Cockpit)

.

MV_CPLINV
Conforme cliente
Origem dos DadosDefine o nome do ERP que origina os dados enviados
ao TOTVS
ao TOTVS Otimização Logística
Cockpit
.MV_CPLIDS

Deve ser informada a fonte de dados criada dentro do

Cockpit

TOL.

Exemplo:
Protheus

Deve ser obrigatoriamente preenchido quando MV_CPLINT
=
= "1"
E-mail do AdministradorE-mail do administrador para notificações de falha de conexão.MV_CPLMAL
Conforme cliente.
UM a Considerar?

Este parâmetro permite indicar a unidade de medida a ser considerada na integração dos Itens dos Pedidos de Venda com o TOTVS Otimização Logística

Cockpit

,

,

onde:

  • 1ª UM;
  • 2ª UM dos produtos.
MV_CPLUMIT1 - 1ª UM
2 - 2ª UM
1 - 1ª UM (padrão)
Geração das Cargas

Quando for:

1 - Automático, para as viagens vindas do Cicjoutm; o OMS gera a carga automaticamente.

2 - Manual,: para as viagens deve ser gerada manualmente a carga.

Informações
iconfalse
titleImportante!
Este parâmetro implica na necessidade da liberação ser automática (MV_CPLLVA), pois somente é permitido a montagem de cargas de viagens liberadas.
MV_CPLAUT1 - Automático
2 - Manual
2 - Manual (padrão)
Liberação automática da viagem?

O uso deste parâmetro ocorre somente para o TOTVS

Logística

OMS.

Quando habilitado, ao realizar a integração da viagem vinda do TOTVS Otimização Logística

Cockpit

,  o sistema realizará o envio da liberação de viagens de forma automática.

MV_CPLLVA

1 - Sim

/


2 - Não

2 - Não (padrão)

Permite enviar quantidades não liberadas para o

Cockpit

TOL?

Ao ativar esse parâmetro o Protheus permitirá a integração de pedidos sem liberação de estoque com o

TOTVS Logística Cockpit

TOL.

Com isso, todas as informações serão integradas com base na tabela SC6 (Itens do Pedido de Venda).

MV_CPLPELB

1 - Sim

/


2 - Não

2 - Não (padrão)
Permite estorno automático da carga ao cancelar ou reprogramar viagem?

Indica se será permitido efetuar o estorno automático da carga ao cancelar ou reprogramar uma viagem, ou seja, quando o usuário do TOTVS Otimização Logística

Cockpit

solicitar o cancelamento / reprogramação da viagem, caso exista carga montada no TOTVS

Logística

OMS esta será estornada.

Informações
icon
false
titleImportante!
Para que
essa
esta opção funcione corretamente é necessário que o TOTVS Otimização Logística
Cockpit
esteja parametrizado para informar ao Protheus as alterações sofridas na viagem.
MV_CPLESCG

1 -

Sim /

Sim 
2 -

Não

Não 

2 - Não (padrão)
Atualiza viagem no
Cockpit
TOL ao cancelar a integração do pedido?

Indica se será atualizada a viagem no

Cockpit

TOL ao cancelar a integração no TOTVS OMS, ou seja, se esse parâmetro estiver definido como

'

1 -

sim'

Sim, ao cancelar um item integrado que já encontra-se em uma viagem, será solicitada a alteração da viagem no

Cockpit

TOL para que reflita os ajustes sofridos no TOTVS OMS.

Caso esteja definido

como '

como 2 -

não'

Não, a viagem permanecerá intacta, sendo ajustada apenas a carga e os status no TOTVS OMS.

Informações
icon
false
titleImportante!

Para que essa opção funcione corretamente é necessário que o

TOTVS Logística Cockpit

TOL esteja parametrizado para permitir alterações na viagem.

Atualmente

, esse

esta opção não

é

está disponível para a

solução R2 Neolog

solução TOTVS Roteirização e Entregas.

MV_CPLATVG

1 - Sim

/


2 - Não

2 - Não (padrão)
Tempo máximo (em segundos) de inatividade permitida para a recepção da resposta (Timeout).

Indica o tempo máximo que o TOTVS

Logística

OMS aguardará por uma resposta

do TOTVS Cockpit Logístico.

do TOTVS Otimização Logística.

Válido para todos as as mensagens.

MV_CPLTIME
30 (padrão)
Integração Monitoramento?

Indica se a integração com o monitoramento do

Cockpit

TOL está ativa.

Mais detalhes

em

no documentoIntegração TOTVS OMS

Protheus x Cockpit Logístico Neolog

x TOTVS Otimização Logística (Monitoramento)

MV_CPLMON

1 - Sim

/


2 - Não



Endereço WebService Monitoramento

Endereço do Web Service de Monitoramento do

TOTVS Logística Cockpit.

TOL.

É necessário informar  somente quando a integração com o monitoramento encontra-se ativa. 

Mais detalhes

em

no documentoIntegração TOTVS OMS

Protheus x Cockpit Logístico Neolog

x TOTVS Otimização Logística (Monitoramento)

MV_CPLURLConforme cliente.

Parametrização Adicional Integração

  • Algumas parametrizações da integração devem ser realizadas no arquivo de configuração do do servidor Protheus (Appserver.ini), pois são utilizadas antes de iniciar qualquer processo de conexão com o SGDB.
  • As configurações abaixo devem ser incluídas no arquivo na seção [NEOLOG]:


Redesp. Cli/Forn

(Envio de dados do redespachante do pedido)

O parâmetro MV_CPLRED define se serão enviados os dados do cliente/fornecedor no destinationId e as informações de endereço ao TOL quando o campo C5_REDESP do pedido está preenchido. Seguem as opções:

1-Sim - Quando o campo C5_REDESP está preenchido serão enviados os dados do cliente/fornecedor no elemento destinationId e não serão enviadas as informações de endereço.

2-Não - Valor padrão - Quando o campo C5_REDESP está preenchido serão enviados os dados da transportadora e os elementos de endereço.

O parâmetro pode ser acessado via menu Atualizações > Cockpit Logístico > Parâmetros da Integração. No programa de parâmetros, a opção foi inserida em Integração, campo Redesp. Cli/Forn (1-Sim, 2-Não).

MV_CPLRED1 - Sim
2 - Não
2 - Não (padrão)

5.4. Parametrização Adicional Integração

  • Algumas parametrizações da integração devem ser realizadas no arquivo de configuração do servidor Protheus (Appserver.ini), pois são utilizadas antes de iniciar qualquer processo de conexão com o SGDB.

  • As configurações abaixo devem ser incluídas no arquivo na seção [NEOLOG]:

Bloco de código
languageactionscript3
titleappserver.ini
collapsetrue
Configuração integração com o TOTVS Otimização Logística:
Bloco de código
languageactionscript3
titleappserver.ini
collapsetrue
;Configuração integração com o Cockpit Logístico
[NEOLOG]
DefaultCompany=<empresa>
Debug=1
DebugPath=<caminho relativo> ;logs\neolog
anchor
RetornoDefaultCompany


RetornoDefaultCompany

Onde:

  •  

    DefaultCompany

    :


    Empresa padrão para integração entre o TOTVS OMS

    Protheus

    e o TOTVS Otimização Logística

    Cockpit,

    .
    Se não for informado não será considerado, sendo sempre enviada nas mensagens nos campos que identificam os códigos, além do próprio código, a concatenação da empresa e do campo Filial do respectivo cadastro/processo.
    Caso esteja parametrizada

    ,

    será enviada apenas a concatenação do código com campo Filial do respectivo cadastro/processo. Clique aqui para obter mais detalhes.

    Informações
    titleDados da Filial Protheus

    Será verificado no cadastro de Filiais Protheus se utiliza o conceito de Gestão de Empresas, será enviado ao invés de Empresa/Filial o modelo Empresa/Unidade/Filial. Exemplo: M SP 01 

  • Debug
    Indicador Debug:
    Indicador de que o processo de gravação dos arquivos XML das mensagens trocadas entre o TOTVS OMS Protheus e o Cockpit TOL está ativo.
    Caso esteja com o valor 1, será considerado ativo; caso contrário, caso contrário será considerado inativo.
    Caso esta configuração não exista esta configuração será assumido, por padrão, que o Debug está ativo por padrão.

  • DebugPath:
    Caminho onde deverão ser serão gravados os arquivos de log do XML. Este caminho , o qual deve ser sempre relativo a pasta RootPath, pois o processo de integração pode rodar em modo JOB e, desta forma, não tem acesso a diretórios locais da máquina.
    Caso não esteja parametrizado , será considerado o caminho padrão system/neolog.

icon
Informações
falsetitleIMPORTANTE!

Deverá Deve ser parametrizado via algum processo do sistema operacional do servidor, uma rotina que efetue exclusão programada dos arquivos log da pasta definida no DebugPath, deixando apenas os mais atuais.


Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)

Image Added 6. Controle de Versão

O

grupo

Grupo TOTVS, representado por suas marcas, administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas

deverão

devem ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)


Image Added 7. Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim, as equipes de suporte dos produtos BackOffice Protheus estarão aptas a efetuar a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Informações
titleIMPORTANTE
iconfalse
titleIMPORTANTE!

Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS. 


Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)

Image Added 8. Mensagens

MétodoDescriçãoOrigemDestinoXSD

Cadastros

Empresas/FiliaisProtheus
Cockpit Logístico
TOLLocalityAcquisitionService
ClienteProtheus
Cockpit Logístico
TOLLocalityAcquisitionService
FornecedorProtheus
Cockpit Logístico
TOLLocalityAcquisitionService ou CarrierAcquisitionService
TransportadoraProtheus
Cockpit Logístico
TOLCarrierAcquisitionService
ProdutosProtheus
Cockpit Logístico
TOLProductAcquisitionService
Tipo de Veículo 
SIGAOMS
TOTVS OMS
Cockpit Logístico
TOLVehicleAcquisitionService

Processos

Pedido de Vendas

SIGAOMS

TOTVS OMS

Cockpit Logístico

TOL

OrderAcquisitionService

Cancelar Pedido de Vendas
SIGAOMS
TOTVS OMS
Cockpit Logístico
TOLOrderAcquisitionService
Publicar Viagens
Cockpit Logístico
TOL
SIGAOMS
TOTVS OMSPublishReleasedTrip
Liberar Viagens
SIGAOMS
TOTVS OMS
Cockpit Logístico
TOLUnblockReleasedTripAcquisitionService
Cancelar Viagens
Cockpit Logístico
TOL
SIGAOMS
TOTVS OMS

CancelService

Reprogramar Viagens
Cockpit Logístico
TOL
SIGAOMS
TOTVS OMSReprogramService
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)


Image Added 9. Fluxo das Informações

Os cadastros devem ser realizados

no

no TOTVS OMS

Protheus

e integrados

ao TOTVS

ao TOTVS Otimização Logística

Cockpit

.

A ativação da integração, no entanto, não impede a inclusão, alteração e exclusão de registros no

Cockpit

TOL, mas esse procedimento não é recomendado, pois as operações realizadas sobre os cadastros no

Cockpit 

TOL não são replicadas para os respectivos cadastros no Protheus.

Apenas as operações de inclusão e alteração são consideradas na integração e são efetuadas sempre que ocorrerem, desde que parametrizadas para serem on-line.

A operação de eliminação sobre os registros de cadastros não é integrada, pois não é possível verificar a integridade referencial no sistema de destino para considerá-la como restrição de eliminação dos registros no Protheus.

O sucesso das operações de inclusão e alteração de registros pode ser verificado acessando o programa de consulta no menu do

Cockpit

TOL em: Interface - Log.

O sistema de origem dos dados não recebe o status do processamento dos registros enviados, por isso, considera integrado com base apenas na confirmação de recepção da mensagem de integração.

Entidade (s) ProtheusCódigo (Alías)Web ServiceMétodoEntidade CockpitObservações
FilialSM0LocalityAcquisitionServiceupdateLocalitiesLocalidade

As filiais assumem o papel de localidade quando são locais de carga ou descarga.

Quando MV_CPLEX == "2" não integrar a filial cuja unidade de federação não faça parte da lista de unidades de federação do Brasil.

ClienteSA1LocalityAcquisitionServiceupdateLocalitiesLocalidadeQuando MV_CPLEX == "2" não integrar cliente com país informado diferente de 105 (Brasil).
FornecedorSA2

LocalityAcquisitionService ou CarrierAcquisitionService

updateLocalities ou updateCarriers

Localidade 

Os fornecedores serão integrados como localidade quando atender os seguintes requisitos:

  1. Campo A2_TRANSP (Cód. Transportadora) em branco;
  2. Campo A2_RNTRC (Reg. Nac. Tr. Rod. Cargas) em branco;
  3. Campo A2_PAGGFE (Pagamento pelo SIGAGFE) igual a '2-Não'.

Caso contrário, o fornecedor será integrado como transportadora.

TransportadoraSA4CarrierAcquisitionServiceupdateCarriersTransportador
ProdutoSB1 e SB5ProductAcquisitionServiceupdateProductsProduto
Tipo de VeículoDUTVehicleAcquisitionServiceupdateVehiclesVeículo
Pedido de VendaSC5 / SC6 / SC9 / SB1 / SB5OrderAcquisitionService

createOrders

Pedidos de TransporteO pedido de venda deve possuir, obrigatoriamente, montagem de carga.

9.1. Filiais

  • Tipo de Fluxo: Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística.

  • Mensagem: LocalityAcquisitionService

  • O envio de empresas/filiais não O envio de empresas/filiais ou empresas/unidade/filiais não é automático, ou seja, ao cadastrar no Protheus uma nova empresa/filial, para que essas informações sejam replicadas para o Cockpit Logístico TOTVS Otimização Logística é necessário executar a carga de dados disponível em:   SIGAOMS > Atualizações > Cockpit Logístico > TOTVS Otimização Logística > Carga de dados, assinalando a opção SM0 - Cadastro de Filiais.

  • Os dados serão enviados ao Cockpit Logístico ao TOTVS Otimização Logística por meio do método updateLocalities.

  • Esses dados, por sua vez, serão salvos como localidade e poderão ser visualizados no CPL em: Cadastro > Localidades.

9.2. Clientes

  • Tipo de Fluxo: 

    Protheus > Cockpit Logístico

    Protheus > TOTVS Otimização Logística.

  • Mensagem: LocalityAcquisitionService

  • Ao cadastrar um cliente no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados

    ao Cockpit Logístico

    ao TOTVS Otimização Logística por meio do método updateLocalities.

  • Esses dados, por sua vez, serão salvos como localidade e poderão ser visualizados no

    CPL

    TOL em: Cadastro > Localidades.

  • Fornecedores

  • Tipo de Fluxo: 

    Protheus > Cockpit Logístico

    Protheus > TOTVS Otimização Logística.

  • Mensagem: LocalityAcquisitionService ou CarrierAcquisitionService

  • Ao cadastrar um fornecedor no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados

    ao Cockpit Logístico

    ao TOTVS Otimização Logística por meio do método updateLocalities (conforme parametrização do cadastro SA2, de acordo com o comentado acima).

  • Esses dados, por sua vez, serão salvos como localidade e poderão ser visualizados no

    CPL

    TOL em: Cadastro > Localidades.

9.3. Transportadores

  • Tipo de Fluxo:

     Protheus > Cockpit Logístico

     Protheus > TOTVS Otimização Logística.

  • Mensagem: CarrierAcquisitionService

  • Ao cadastrar um transportador no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados

    ao Cockpit Logístico

    ao TOTVS Otimização Logística por meio do método CarrierAcquisitionService.

  • Esses dados, por sua vez, serão salvos como transportadoras e poderão ser visualizados no

    CPL

    TOL em: Cadastro > Transportadoras.

9.4. Produtos

  • Tipo de Fluxo: Protheus > Cockpit Logístico Protheus > TOTVS Otimização Logística.
  • Mensagem: ProductAcquisitionService
  • Ao cadastrar um produto no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados ao Cockpit Logístico por TOTVS Otimização Logística por meio do método ProductAcquisitionService.
  • Esses dados, por sua vez, serão salvos como produtos simples e poderão ser visualizados no CPL TOL em: Cadastro > Produtos Simples.

9.5. Tipos de Veículo

  • Tipo de Fluxo:

     Protheus > Cockpit Logístico

     TOTVS Otimização Logística

  • Mensagem: VehicleAcquisitionService

  • Ao cadastrar um tipo de veículono Protheus, quando a integração estiver ativa os dados serão enviados ao

    Cockpit Logístico

    TOTVS Otimização Logística por meio do método VehicleAcquisitionService.

  • Esses dados, por sua vez, serão salvos como veículos e poderão ser visualizados no

    CPL

    TOL em: Cadastro > Veículos.

9.6. Pedidos de Venda

  • Tipo de Fluxo: Protheus > Cockpit LogísticoProtheus > TOTVS Otimização Logística
  • Mensagem: OrderAcquisitionService
ENVIO DE PEDIDOS

9.6.1. Envio de Pedidos

Ao cadastrar um Pedido de venda no Protheus, quando a integração estiver ativa os dados são enviados ao Cockpit Logístico TOTVS Otimização Logística por meio do método OrderAcquisitionService.

Esses dados, por sua vez, geram no Cockpit Logístico TOTVS Otimização Logística o pedidos de transporte e poderão ser visualizados em: Programação > AnaliseAnálise; deve-se filtrar os dados da cesta geral.

No No TOTVS OMS foi disponibilizado um programa (OMSXCPL6) disponibilizada a rotina OMSXCPL6 (Envio de Pedido de Venda), que permite selecionar uma lista com os pedidos de venda para envio ao Cockpit LogísticoTOTVS Otimização Logística, sendo que estes pedidos são filtrados conforme as seguintes premissas:

  • O pedido deve montar carga (C5_TPCARGA).
  • O pedido não deve encontrar-se estar faturado (C9_NFISCAL).
  • O pedido deve respeitar o range de dados dos filtros da rotina.
  • Se o sistema estiver parametrizado para não permitir o envio de pedidos sem liberação (MV_CPLPELB = '2'), os pedidos retornados não devem possuir bloqueios de estoque (C9_BLEST) e crédito (C9_BLCRED). 
  • Se o sistema estiver parametrizado para permitir o envio de pedido sem liberação (MV_CPLPELB = '1'), será permitido o envio de toda a quantidade do pedido (C6_QTDVEN), mesmo que existam bloqueios.

Após os pedidos serem filtrados, a rotina de OMSXCPL6 (Envio de Pedido de Venda) ainda permite alterar as quantidades para a integração pelo botão Alterar Quantidade da Integração - F10. Por intermédio desse botão sendo que, por seu intermédio é possível informar quais quantidades do pedido serão integradas, sendo que onde cada integração do pedido gera um sequência de integração diferente.

Exemplo:

EmpresaFilialSeq. IntegraçãoPedidoItemProdutoQtd
,
.Descrição
0301000001 000096 0100110

Sequência de envio 01

0302000002000096 010015Sequência de envio 02


Sendo assim, a identificação do pedido será sempre a combinação da empresa+filial+sequência de integração+pedido.
Exemplo: 0301000001000096

Caso os dados da filial protheus seja do tipo Gestão de Empresas, será enviada a concatenação empresa+unidade de negócio+filial+sequência de integração+pedido.
Exemplo:MSP01000001000096

Ao efetivar o envio, as seguintes tabelas sofrem alterações/inclusões:

  • DK3 - Tabela de sequência Sequência de integração Integração do pedido:Pedido
    Gravará a quantidade enviada ao CockpitTOL, incluindo as informações de pedido e a sequência de integração.
    As sequências de integração que encontram-se efetivamente integradas com o Cockpit TOL possuem o status (DK3_STATUS) 1 - Integrado.

  • SC6 - Itens do pedido Pedido de venda:Venda
    Gravará o status (C6_INTROT)
    2 - Integrado, para pedidos totalmente integrados e 4 - Integrado Parcial, para pedidos que ainda possuem quantidades a serem integradas.
CANCELAMENTO DE PEDIDOS

9.6.2. Cancelamento de Pedidos

O cancelamento de pedidos ocorre apenas ocorre pela rotina de rotina OMSXCPL6 (Envio de Pedidos de Venda (OMSXCPL6), na qual estão disponíveis as seguintes opções:

  • Desatualizar pedido posicionado:Pedido Posicionado
    Permite selecionar a sequência que terá a integração cancelada.
    Também permite  efetuar o cancelamento parcial de uma sequência de integração pela digitação da Qtd. Cancelamento.

  • Desatualizar pedidoPedido(s) selecionado Selecionado(s):
    Permite efetuar o estorno de todas as sequências de integração, de todos os pedidos selecionados no browse.

    false
    Informações
    icon
    titleIMPORTANTE!

    Caso o parâmetro MV_CPLATVG (Atualiza viagem no

    Cockpit

    TOL ao cancelar a integração do pedido?) estiver ativo

    ,

    em conjunto com as devidas parametrizações do

    sistema Neolog

    TOTVS Otimização Logística,

     

    todas as viagens das sequências de integração selecionadas serão canceladas automaticamente.

    Por este motivo, recomenda-se cautela ao utilizar a opção de cancelamento de todos os pedidos selecionados.


    Ao efetivar o cancelamento, as seguintes tabelas sofrerão alterações/inclusões:

  • DK3 - Tabela de sequência Sequência de integração Integração do pedido: Pedido
    Alterará o status da sequência de integração (DK3_STATUS) para 3 - Cancelado Parcial, quando apenas parte da sequência é estornada, ou então para 2 - Cancelado, quando toda a quantidade da sequência é cancelada do CPLTOL.

  • SC6 - Itens do pedido Pedido de venda:Venda 
    Gravará o status (C6_INTROT) igual a 1 - Não Integrado, quando apenas parte do item teve a integração cancelada, ou então,  gravará o status igual a 4 - Integrado Parcial, quando parte da quantidade do item permanecerá integrada.

9.7. Viagens

  • Tipo de Fluxo: 

    Cockpit Logístico > Protheus

    TOTVS Otimização Logística > Protheus

  • Mensagem: ReleaseTripPublishRequestService

  • O Cockpit Logístico

    O TOL envia as viagens geradas para o TOTVS OMS, para a formação das cargas, sendo que o envio é realizado pela chamada do Web Service ReleaseTripPublishRequestService. 
    Para isso, foi disponibilizada a

    rotina

    rotina OMSXCPL7 (Monitor de Cargas

    (OMSXCPL7

    ),

     que

     que será responsável pelo gerenciamento das cargas em questão.

  • Ao receber uma viagem com o campo Placa (DK0_PLACA) preenchido é realizada uma busca pela placa no cadastro de veículos (DA3).
    Se encontrado algum registro, o veículo será associado

    à

    a carga. Para que isso ocorra é essencial que a placa recebida do

    CPL

    TOL seja idênticaa placa cadastrada no Protheus.

  • Ao receber a viagem no TOTVS OMS serão gravadas as tabelas DK0 (Viagem CPL) e DK1(Itens da Viagem CPL) com suas respectivas quantidades recebidas do

    Cockpit Logístico e, além

    TOL. Além disso, é registrado o código da viagem na tabela auxiliar de Sequência de Integração

    CPL

    TOL  (DK3), quando esta existir, mais especificamente no campo DK3_VIAGID.

  • Já no processo de geração da carga, que pode ocorrer de forma automática no momento da geração da viagem ou posteriormente via rotina OMSXCPL7 (Monitor de Cargas

    (OMSXCPL7

    )

    ,

     serão avaliadas as quantidades liberadas do Pedido (C9_QTDLIB) para a gravação do código da carga, visto que a rotina de OMSXCPL6 (Envio de Pedidos de Venda

    (OMSXCPL6

    ), permite a integração de quantidades não liberadas e a montagem da carga necessita, obrigatoriamente, de quantidades liberadas do Pedido.

  • No próximo tópico são listadas as correspondências entre os campos de cada entidade e a respectiva

    tag

    tag XML da mensagem de integração.

false
Informações
icon
titleIMPORTANTE!
  • Caso seja necessário efetuar a liberação de uma nova quantidade do Pedido no momento da geração da carga, esta respeitará a parametrização existente no sistema para definir se o Pedido possuirá bloqueio de crédito, estoque, WMS, entre outros.
  • Se não for possível realizar a liberação da SC9 para atender o Pedido, por conta de falta de saldo ou alguma outra ocorrência, o sistema não gerará a carga e mostrará uma mensagem de alerta para que seja realizada a liberação de forma manual.
  • Exclusivamente para a montagem da carga com base na viagem, o sistema permitirá a geração de cargas contendo Pedidos com bloqueio de estoque e crédito. 
  • A liberação dos Pedidos será obrigatória apenas no momento do faturamento da carga, assim como já ocorre atualmente.
Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)


Image Added 10. Detalhamento das Mensagens

10.1. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Filiais

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


identifier 

"FIL-" + FWCodFil()
ou
"FIL-" + FWGrpCompany() + "-" + FWCodFil()

Código 

O envio da concatenação de empresa +unidade+ filial permanece condicionado ao fato de não existir uma empresa padrão para integração do TOTVS OMS com o

Cockpit Logístico

TOL.

Esta empresa padrão deve ser informada no arquivo de configuração do servidor Protheus (Appserver.ini) na seção [NEOLOG] na chave DefaultCompany.

Informações
iconfalse
titleImportante!
Para a localidade de
filial
Filial não existe influência sobre o fato de estar usando a configuração de empresas na concatenação das informações.

name 

M0_FILIAL 

Nome 


description 

M0_NOMECOM 

Descrição 


addressStreet 

M0_ENDENT 

Endereço 

Obter o conteúdo utilizando a função LjFiGetEnd sobre o

campo M0

campo M0_ENDENT

addressNumber 


Nº 

Obter o conteúdo utilizando a função LjFiGetEnd sobre o

campo M0

campo M0_ENDENT

addressComplement 

M0_COMPENT 

Complemento 


addressDistrict 

M0_BAIRENT 

Bairro 


addressZipCode 

M0_CEPENT 

CEP 


addressCity

M0_CIDENT 

Cidade 


addressStateAcronym 

M0_ESTENT

UF 

Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras será considerado a mesma

,

; caso contrário "EX".

addressCountryAcronym 

"BR" ou "EX" 

País 

Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras, será considerado "BR"

,

; caso contrário "EX".

logisticRoleId 

"1" 

Tipo 

1

=

- Ambos

10.2. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Clientes

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


identifier

"CLI-" + RTrim(SA1->A1_COD) + "-" + RTrim(SA1->A1_LOJA) + OMSXGETFIL("SA1") ²

Código


name

A1_NREDUZ

Nome


description

A1_NOME

Descrição


addressStreet

A1_END

Endereço

Obter o conteúdo usando a função

LjFiGetEnd sobre

LjFiGetEnd sobre o

campo A1

campo A1_END

addressNumber


Obter o conteúdo usando a função

LjFiGetEnd sobre

LjFiGetEnd sobre o

campo A1

campo A1_END

addressComplement

A1_COMPLEM

Complemento


addressDistrict

A1_BAIRRO

Bairro


addressZipCode

A1_CEP

CEP


addressCity

CC2_MUN

Cidade

Acessa a tabela CC2

através dos

pelos campos A1_ESTE e A1_CODMUNE.

addressStateAcronym

A1_EST

UF

Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras será considerada a mesma

,

; caso contrário

"

EX

"

.

addressCountryAcronym

"BR" ou YA_SIGLA

País

Acessar a tabela SYA pelo campo A1_PAIS.

Quando A1_PAIS estiver em branco ou igual a 105

, atribuir "

será atribuído BR

"

.

logisticRoleId

"2"

Tipo

2

=

- Destino (por orientação

da Neolog

do TOL, para gerar menos combinações de rota).

10.3. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Fornecedor Como Localidade

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


identifier

"

FOR-

"

+ RTrim(SA2->A2_COD) + "-" + RTrim(SA2->A2_LOJA) + OMSXGETFIL("SA2") ²

Código

Será adicionada a sigla

"

FOR

"

para composição do código para identificação que se trata de um fornecedor para uso como uma localidade, devido aos pedidos de beneficiamento do TOTVS OMS.

name

A2_NREDUZ

Nome


description

A2_NOME

Descrição


addressStreet

A2_END

Endereço

Obter o conteúdo usando a função

LjFiGetEnd sobre

LjFiGetEnd sobre o campo

 A2

 A2_END

addressNumber


Obter o conteúdo usando a função

LjFiGetEnd sobre

LjFiGetEnd sobre o campo A2_END

addressComplement

A2_COMPLEM

Complemento


addressDistrict

A2_BAIRRO

Bairro


addressZipCode

A2_CEP

CEP


addressCity

CC2_MUN

Cidade

Acessar a tabela CC2 pelo campo A2_MUN.

addressStateAcronym

A2_EST

UF

Quando a UF pertencer a lista das UFs brasileiras será considerada a mesma

,

; caso contrário

"

EX

"

.

addressCountryAcronym

"

BR

" ou

 ou YA_SIGLA

País

Acessar a tabela SYA pelo campo A2_PAIS.

Quando A2_PAIS estiver em branco ou igual a 105, atribuir

"

BR

"

.

logisticRoleId

"2"

 Tipo

2

=

- Destino (por orientação

da Neolog

do TOL, para gerar menos combinações de rota).

10.4. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Fornecedor Como Transportadora

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


identifier

A2_COD + OMSXGETFIL("SA2") ²

Código


name

A2_NREDUZ

Nome da Transportadora


description

A2_NOME

Descrição da Transportadora


email

A2_EMAIL

E-mail da Transportadora


10.5. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro

de Transportadora

de Transportadora

Tag XML

Campo Protheus

Campo Cockpit Logístico

Campo TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


identifier

A4_COD + OMSXGETFIL("SA4") ²

Código


name

A4_NREDUZ

Nome da Transportadora


description

A4_NOME

Descrição da Transportadora


email

A4_EMAIL

E-mail da Transportadora


10.6. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Tipos de Veículos

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

identifier

DUT_TIPVEI+ OMSXGETFIL("DUT") ²

Código


name

DUT_DESCRI

Nome


description

DUT_DESCRI

Descrição


priority

0

Prioridade

Valor fixo

similarity

0

Similaridade

Valor fixo

10.7. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Produto

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


shipperId

MV_CPLEMB

Embarcador


identifier

B1_COD + OMSXGETFIL("SB1") ²

Código


description

B1_DESC

Descrição


productCategoryId

B1_GRUPO

Categoria


height

B5_ALTURLC

Altura

Pasta Logística

length

B5_LARGLC

Comprimento

Pasta Logística

width

B5_COMPRLC

Largura

Pasta Logística

weight

B1_PESO ou B1_PESBRU

Peso

1. Quando o parâmetro MV_PESOCAR estiver como "L" será enviado o campo B1_PESO, ; caso contrárioB1_PESBRU.

2. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a primeira unidade de medida, o peso enviado será:

Peso → Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG.

3. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a segunda unidade de medida, o peso enviado será:

Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Divisor:

Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) * Fator de Conversão (B1_CONV)

Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Multiplicador:

Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) / Fator de Conversão (B1_CONV)

shape

"1"

Forma

1

=

- Caixa

10.8. Mensagem de Integração dos Registros do Cadastro de Pedido de Venda

DefaultCompany

Tag XML

Campo Protheus

Campo

Cockpit Logístico

TOTVS Otimização Logística

Observações

regionSourceId

MV_CPLREG

Regional


integrationDataSource

MV_CPLIDS

Integração


orderTypeSourceId

Nil

Tipo do Pedido

TAG não enviada

identifier

RTrim( OMSXGETFIL("SC5",.F.) + "-" +RTrim(SC5->C5_NUM)



code

RTrim( OMSXGETFIL("SC5",.F.) + "-" +RTrim(SC5->C5_NUM)

Código do Ped. Transp.


priority

"0"

Prioridade


erpCreationDt

Date()

Data Corrente

Data de criação do pedido.

pickupStart

( C6_DATAEMB ou Data Atual ) + hora fixa "00:01:00" para determinar o início do dia.

Janela Embarque


deliveryEnd

( C5_FECENT ou C6_ENTREG ou Data Atual ) + hora fixa "23:59:59" para determinar o fim do dia.

Janela Entrega


orderId

RTrim( OMSXGETFIL("SC5",.F.) + "-" +RTrim(SC5->C5_NUM)

ID do Pedido de Transporte


sourceId

orderId + "-" + C6_ITEM

Código do Item Ped. Transp.

Concatenação do campo anterior com o item de sequência do pedido.

productId

C6_PRODUTO + OMSXGETFIL("SB1") ²

Produto

Conforme o código enviado na mensagem de produtos.

quantity

C9_QTDLIB ou C9_QTDLIB2

Quantidade total de unid.

Se o produto possui controle a granel, ou seja, B5_TIPUNIT igual a  0 (zero), a quantidade enviada será fixada como 1 (um).

Já para produtos com controle unitário a regra aplicada será:
Depende do parâmetro MV_CPLUMIT. 

Quando estiver parametrizado para enviar na 2ª UM e o produto possui um fator de conversão (B1_CONV) maior que 0 (zero) será enviado o valor do campo C9_QTDLIB2.

Caso contrário, será enviado sempre o campo C9_QTDLIB .

price

C6_VALOR

Valor Total de unid.

De

de prod.


originId

"FIL-" + FWCodFil()

ou

"FIL-" + FWGrpCompany() + "-" + FWCodFil()

Origem Inicial

Conforme o código enviado na mensagem de localidades para os registros de filiais.

destinationId

"FOR-" + RTrim(SC5->C5_CLIENT)+ "-" + RTrim(SC5->C5_LOJAENT) + OMSXGETFIL("SA2") ²

ou

"CLI-" + RTrim(SC5->C5_CLIENT)+ "-" + RTrim(SC5->C5_LOJAENT) + OMSXGETFIL("SA1") ²

ID da Localidade de destino do Pedido

Pode ser enviado o código do cliente ou do fornecedor conforme enviado na mensagem de localidades.

Para pedidos do tipo B ou D (C5_TIPO) será enviado o código do fornecedor, para os demais será enviado o código do cliente.

quantityInShipmentUnits

C9_QTDLIB ou C9_QTDLIB2


Se o produto possuir controle a granel, ou seja, B5_TIPUNIT igual a 0 (zero), a quantidade enviada será fixada como 1 (um).

Já para produtos com controle unitário a regra aplicada será:

Depende do parâmetro MV_CPLUMIT

Quando estiver parametrizado para enviar na 2ª UM e o produto possui um fator de conversão (B1_CONV) maior que zero, será enviado o valor do campo C9_QTDLIB2.

Caso contrário,

caso contrário

será enviado sempre o campo C9_

QTDLIB 

QTDLIB.

height

B5_ALTURLC


Quando houver relacionamento com o B1_PRODUTO, quando vazio será enviado por padrão o conteúdo = 0.001

width

B5_LARGLC


Quando vazio, por padrão o conteúdo enviado será = 0.001

length

B5_COMPRLC


Quando vazio, por padrão o conteúdo enviado será = 0.001

weight

B1_PESO ou B1_PESBRU

Peso unitário ou, para produtos a granel, o peso total

1. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a primeira unidade de medida, o peso enviado será:

Peso → Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG.

2. Quando o parâmetro MV_CPLUMIT estiver informado para enviar a segunda unidade de medida, o peso enviado será:

Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Divisor:

Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) * Fator de Conversão (B1_CONV)

Se o tipo de conversão (B1_TIPCONV) for Multiplicador:

Peso → (Campo de Peso Protheus * Fator de Conversão para KG) / Fator de Conversão (B1_CONV)

Informações
titleImportante!
Se o produto possuir controle a granel, ou seja, B5_TIPUNIT igual a  0 (zero), o peso enviado será o peso TOTAL do produto e não somente o peso unitário.

shipperId

MV_CPLEMB

ID do Embarcador


modal

"1"

ID do modal do pedido de transporte

Enviar valor fixo 1 - Rodoviário.

incoterm

C5_TPFRETE


Sendo o conteúdo C = 1 e F = 0 para o

CPL; quando

TOL.

Quando o campo for vazio

passaremos

será passado sempre 1 (um).

shipmentUnitWrapperCode

MV_CPLINV

Invólucro de embarque

Âncora

-

DefaultCompany

² Para o combinação da filial para os cadastros serão aplicadas as seguintes regras:

  • Utilizando a configuração de gestão de empresas e esta possua em sua máscara a empresa:

    • Será enviado apenas o retorno da função xFilial( <TAB> ), onde TAB representa a tabela do Protheus.

  • Utilizando a  configuração de gestão de empresas, sem possuir a empresa na máscara, ou não utilizando a configuração de gestão de empresas:

    • Caso exista uma empresa padrão (DefaultCompany) configurada na seção [NEOLOG] do INI do servidor de aplicação será enviado apenas o retorno da função xFilial( <TAB> ), onde TAB representa a tabela do Protheus.

    • Não existindo a empresa padrão será enviada a concatenação da função FWGrpCompany() + xFilial( <TAB> ), onde TAB representa a tabela do Protheus.

  • Sempre que o retorno não for branco,
o retorno
  • este será precedido por um "-" (hífen), caso a função não receba o valor .F. no segundo parâmetro. 

* Poderá ocorrer deste valor permanecer em branco, em função de algumas parametrizações e configuração da tabela ser compartilhada.


Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)

Image Added 11. Configurações Complementares

11.1. Configuração Para Envio Automático de Pedidos de Venda (Schedule)

  • Os pedidos de venda gerados no

    módulo OMS Protheus

    módulo TOTVS OMS podem ser enviados automaticamente ao TOTVS Otimização Logística

    Cockpit

    .

  • Para isso, deve ser configurada a execução automática (Schedule) da rotina OMSXCPL6 (Envio de Pedidos de Venda

     (OMSXCPL6

    ).

  • Esta configuração pode ser executada conforme descrito em Schedule Protheus.

  • No arquivo Appserver.ini é necessário inserir a seguinte configuração:

Bloco de código
languagejava
themeEclipse
titleappserver.ini
collapsetrue
[OnStart]
jobs=FWSCHDMANAG,FWSCHDQUEUE
RefreshRate=60

[FWSCHDMANAG]
Main=FWSCHDMANAG
Environment=<ambiente>

[FWSCHDQUEUE]
Main=FWSCHDQUEUE
Environment=<ambiente>

11.2. Cadastro de Fator de Conversão Para KG

(OMSA140)

  • O

    Cockpit

    TOL possuí como característica o tratamento de peso apenas em KG, portanto, para que o TOTVS OMS

    Protheus

    envie o valor convertido é necessário cadastrar as unidades de medidas utilizadas e associar seu valor em KG.

  • Para realizar esse cadastro acesse SIGAOMS > Atualizações >

    Cockpit Logístico

    TOTVS Otimização Logística > Fator de Conversão (OMSA140), sendo necessário realizar esse cadastro para todas as unidades de medidas dos produtos que serão utilizadas na integração, cuja relação de peso não seja em KG.

  • Exemplo de cadastro:

    Unidade de Medida (DK2_CODUM) → TL (tonelada), Peso em KG (DK2_PESOKG) → 1000. Isso significa que a cada uma tonelada são 1000 kg.

false
Informações
icon
titleIMPORTANTE!
Uma explicação detalhada sobre o tipo e o fator de conversão pode ser obtida em: Explicação 1ª e 2ª UM.pdf

11.3. Modo de Compartilhamento Tabelas Viagem x Carga

  • Para ambientes que utilizam diversas filiais e/ou empresas é necessário garantir que as tabelas de viagem DK0 e DK1 possuam a

    mesma configuração

    mesma  configuração de modo de acesso das tabelas de carga DAK e DAI.

  • Exemplo:

    se


    Se as tabelas de carga estiverem configuradas com os modos de acesso Ac. Filial = 2-Exclusivo, Ac. Unidade = 2-Exclusivo, Ac. Empresa = 2-Exclusivo, logo, as tabelas de viagem deverão possuir configuração idêntica.

     

    Esse detalhe é imprescindível para garantir a adequada ligação entre a viagem do

    Cockpit Logístico

    TOL e a carga gerada pelo TOTVS OMS.

  • Esse

    Este ajuste deve ser realizado por meio do configurador do Protheus (SIGACFG).

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)


Image Added 12. Funcionalidades Não Contempladas

false
Informações
icon
titleIMPORTANTE!

A integração entre o TOTVS OMS Protheus e o TOTVS o TOTVS Otimização Logística Cockpit apresenta as seguintes restrições:

  • Não é possível integrar pedidos faturados (restrição já existente na geração da carga).
  • É possível selecionar vários registros para a integração de uma única vez, seja de cliente, produto ou fornecedor, porém, o envio das mensagens XML é realizado uma por vez (e não em lote).

  • Não existe uma forma de visualizar o gerenciamento do relacionamento das viagens do Cockpit com TOL com o TOTVS OMS Protheus quando as viagens possuírem pedidos de mais de uma empresa/filial e quando não for utilizada a Gestão de Empresas.¹

¹ É possível que uma viagem no

Cockpit

TOTVS Otimização Logística contenha pedidos de diferentes empresas/filiais, para que este processo seja refletido no lado Protheus, é necessário que o Protheus esteja configurado para ser utilizado no modelo de Gestão de Empresas, parametrizando o TOTVS OMS

Protheus

para trabalhar no conceito de

operador logístico

Operador Logístico, onde uma empresa/filial

fica

permanece como centralizadora das informações. Caso contrário poderá ocorrer de uma viagem que possuir pedidos de diferentes empresas/filiais seja quebrada em várias no Protheus, gravando cada parte da respectiva viagem, na empresa/filial dos pedidos, ou seja, uma viagem do

Cockpit

TOL poderá gerar uma ou mais cargas no TOTVS OMS

Protheus

, não havendo nenhuma interface que permita ao usuário consultar este relacionamento.

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento)Informações Complementares


Image Added 13. Informações Complementares

Por uma questão técnica, em função de poderem ser enviadas informações de diversas empresas/filiais do TOTVS OMS

Protheus

para

o TOTVS

o TOTVS Otimização Logística

Cockpit

, porém, este trata tudo como uma única origem de dados, dependendo de configurações poderá gerar viagens com dados de diferentes empresas/filiais.

Sendo assim foi necessário criar no Protheus, de forma fixa, uma tabela que grave este relacionamento das viagens do

Cockpit

TOL com as empresas/filiais do TOTVS OMS

Protheus

.

Esta tabela será criada automaticamente na primeira integração de viagem recebida.

A estrutura desta tabela (VIAGEM_OMSxCPL) é apresentada a seguir:

NomeTipoTamanhoObservações
EMPRESACaractere

Len(FWGrpCompany())

Padrão 2
FILIALCaractereFwFilialSize()
CPLMSGIDNumérico10Identificador da Mensagem
do Cockpit.
do TOTVS Otimização Logística
VIAGEMCaractereTamSx3("DK0_VIAGID")[1]Identificador da Viagem
do Cockpit.
do TOTVS Otimização Logística
RECNOVIAGNumérico10Recno() da Viagem do Protheus DK0
-
> (Recno())
DATAINTCaractere8Data da Integração - Date()
HORAINTCaractere8Hora da Integração - Time()


Não existe uma interface de consulta para esta tabela.

Ela será utilizada em processos internos para busca da empresa/filial em que a viagem está gravada para as solicitações de reprogramação e cancelamento recebidas

do TOTVS

do TOTVS Otimização Logística

Cockpit

.

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento) Quebras


Image Added14. Quebras de Pedidos 

A integração encontra-se preparada para tratar a realização de quebras no pedido no TOTVS Otimização Logística

Cockpit

, sendo que as quebras de pedidos no

Cockpit

TOL ocorrem quando um pedido precisa ser dividido em mais de uma viagem e cada quebra gera um identificador único dentro do sistema.

O Protheus é informado dessas quebras no momento do recebimento da viagem, mais especificamente no XML de Publicação de Viagem (publishReleasedTrip) na tag orderBreakParts, conforme o exemplo:

Bloco de código
languagexml
titleXML de Publicação de Viagem
collapsetrue
<soap:Envelope xmlns:soap="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance">
	<soap:Body>
		<ns2:publishReleasedTrip xmlns:ns2="urn:neolog:cockpit:TripReleaseRequestPublishingService">
			<messageId>10082</messageId>
			<orderBreakParts>
				<orderBreakPart>
					<regionSourceId>DEFAULT</regionSourceId>
					<orderBreakPartId>81</orderBreakPartId>
					<orderSourceId>0101-000002-PED169</orderSourceId>
					<orderTypeSourceId>Padrao</orderTypeSourceId>
					<orderItemSourceId>0101-000002-PED169-01</orderItemSourceId>
					<loadId>1097</loadId>
					<shipmentUnitId>1</shipmentUnitId>
					<quantShipmUnits>10.0</quantShipmUnits>
					<quantProdUnits>10.0</quantProdUnits>
				</orderBreakPart>
			</orderBreakParts>
			<tripReleaseRequests>
				<tripReleaseRequest>
					<regionSourceId>DEFAULT</regionSourceId>
					<identifier>50316</identifier>
					<freightValue>0.0</freightValue>
					<carrierId>DEF</carrierId>
					<vehicleId>Padrao</vehicleId>
					<vehicleDescription>Veículo Padrão</vehicleDescription>
					<loads>
						<load>
							<identifier>1097</identifier>
							<serviceTypeId>1</serviceTypeId>
							<serviceTypeDescription>FULL_TRUCK_LOAD</serviceTypeDescription>
							<loadMode>2</loadMode>
							<modal>1</modal>
							<distance>460.92184</distance>
							<freight>0.0</freight>
							<stops>
								<stop>
									<identifier>1234</identifier>
									<localitySourceId>FIL-01-01</localitySourceId>
									<transportZoneId>Agrupador Padrão.ZT</transportZoneId>
									<transportZoneDescription>Agrupador Padrão.ZT</transportZoneDescription>
									<sequenceOnLoad>1</sequenceOnLoad>
									<subStops>
										<subStop>
											<identifier>1288</identifier>
											<arrivalTime>2019-07-15T00:01:00.000-03:00</arrivalTime>
											<startServiceTime>2019-07-15T00:01:00.000-03:00</startServiceTime>
											<endServiceTime>2019-07-15T00:16:00.000-03:00</endServiceTime>
											<departureTime>2019-07-15T00:16:00.000-03:00</departureTime>
											<loadedShipmentUnits>
												<shipmentUnit>
													<identifier>1494</identifier>
													<shipmentUnitCategoryId>1</shipmentUnitCategoryId>
													<shipmentUnitDescription>Fardo</shipmentUnitDescription>
													<shipmentUnitQty>10.0</shipmentUnitQty>
													<weight>10.0</weight>
													<volume>0.3025</volume>
													<length>0.55</length>
													<width>0.25</width>
													<height>0.22</height>
													<palletHeightTotal>0.0</palletHeightTotal>
													<deliveryUnitList>
														<deliveryUnit>
															<identifier>1494</identifier>
															<orderSourceId>0101-000002-PED169</orderSourceId>
															<orderTypeSourceId>Padrao</orderTypeSourceId>
															<orderItemSourceId>0101-000002-PED169-01</orderItemSourceId>
															<productSourceId>OMS001-0101</productSourceId>
															<quantity>10.0</quantity>
															<price>100.0</price>
															<deliveryDate>2019-07-15T00:16:00.000-03:00</deliveryDate>
															<integrationSource>DEFAULT</integrationSource>
														</deliveryUnit>
													</deliveryUnitList>
												</shipmentUnit>
											</loadedShipmentUnits>
										</subStop>
									</subStops>
								</stop>
								<stop>
									<identifier>1235</identifier>
									<localitySourceId>CLI-000001-01-01</localitySourceId>
									<transportZoneId>Agrupador Padrão.ZT</transportZoneId>
									<transportZoneDescription>Agrupador Padrão.ZT</transportZoneDescription>
									<sequenceOnLoad>2</sequenceOnLoad>
									<subStops>
										<subStop>
											<identifier>1289</identifier>
											<arrivalTime>2019-07-15T00:16:00.000-03:00</arrivalTime>
											<startServiceTime>2019-07-15T00:16:00.000-03:00</startServiceTime>
											<endServiceTime>2019-07-15T00:31:00.000-03:00</endServiceTime>
											<departureTime>2019-07-15T00:31:00.000-03:00</departureTime>
											<unloadedShipmentUnits>
												<shipmentUnit>
													<identifier>1494</identifier>
													<shipmentUnitCategoryId>1</shipmentUnitCategoryId>
													<shipmentUnitDescription>Fardo</shipmentUnitDescription>
													<shipmentUnitQty>10.0</shipmentUnitQty>
													<weight>10.0</weight>
													<volume>0.3025</volume>
													<length>0.55</length>
													<width>0.25</width>
													<height>0.22</height>
													<palletHeightTotal>0.0</palletHeightTotal>
													<deliveryUnitList>
														<deliveryUnit>
															<identifier>1494</identifier>
															<orderSourceId>0101-000002-PED169</orderSourceId>
															<orderTypeSourceId>Padrao</orderTypeSourceId>
															<orderItemSourceId>0101-000002-PED169-01</orderItemSourceId>
															<productSourceId>OMS001-0101</productSourceId>
															<quantity>10.0</quantity>
															<price>100.0</price>
															<deliveryDate>2019-07-15T00:16:00.000-03:00</deliveryDate>
															<integrationSource>DEFAULT</integrationSource>
														</deliveryUnit>
													</deliveryUnitList>
												</shipmentUnit>
											</unloadedShipmentUnits>
										</subStop>
									</subStops>
								</stop>
							</stops>
						</load>
					</loads>
				</tripReleaseRequest>
			</tripReleaseRequests>
		</ns2:publishReleasedTrip>
	</soap:Body>
</soap:Envelope>
O Cockpit


O TOTVS Otimização Logística aguarda a aprovação

dessas

destas quebras, por conta disso, ao enviar a mensagem de Desbloqueio de Viagem (doUnblockReleasedTrip), o TOTVS OMS

Protheus

envia a

tag 

tag orderBreakResponses

Observe que neste momento o identificador do pedido também é alterado para concatenar o ID da quebra,

dessa

desta forma, o identificador que antes era 0101-000002-PED169 se torna 0101-000002-PED169-81. No Protheus, o

id

ID da quebra é armazenado na tabela de Sequência de Integração no campo DK3_QUEBID e na tabela de Itens da Viagem, no campo DK1_QUEBID.

A divisão do Pedido de Venda (SC9), para refletir a quebra ocorrida no

Cockpit

TOL, será realizada no momento da montagem da carga.

Bloco de código
languagexml
titleXML de Desbloqueio de Viagem
collapsetrue
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
	<soapenv:Header/>
	<soapenv:Body>
		<unb:doUnblockReleasedTrip xmlns:unb="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/unblockRelTrip/" xmlns:erp="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/eRPMessageResponse/" xmlns:ord="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/orderBreakRemovalRequest/" xmlns:ord1="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/orderBreakId/" xmlns:ord2="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/orderBreakResponse/" xmlns:trip="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/tripReleaseResponse/" xmlns:trip1="http://www.neolog.com.br/cpl/acquisition/tripLoadsSourceId/">
			<unb:unblockReleasedTrips>
				<unb:unblockReleasedTrips>
					<unb:unblockReleasedTrip>
						<unb:identifier>10082</unb:identifier>
						<unb:regionSourceId>DEFAULT</unb:regionSourceId>
						<unb:orderBreakResponses>
							<ord2:orderBreakResponses>
								<ord2:orderBreakResponse>
									<ord2:breakId>81</ord2:breakId>
									<ord2:orderId>0101-000002-PED169-81</ord2:orderId>
									<ord2:orderItemId>0101-000002-PED169-81-01</ord2:orderItemId>
									<ord2:regionSourceId>DEFAULT</ord2:regionSourceId>
									<ord2:status>1</ord2:status>
								</ord2:orderBreakResponse>
							</ord2:orderBreakResponses>
						</unb:orderBreakResponses>
						<unb:tripReleaseResponses>
							<trip:tripReleaseResponseList>
								<trip:tripReleaseResponses>
									<trip:tripReleaseResponse>
										<trip:itemId>0101-000002-PED169-01         </trip:itemId>
										<trip:orderSourceId>0101-000002-PED169            </trip:orderSourceId>
										<trip:regionSourceId>DEFAULT</trip:regionSourceId>
										<trip:status>1</trip:status>
										<trip:tripCode>50316</trip:tripCode>
									</trip:tripReleaseResponse>
								</trip:tripReleaseResponses>
							</trip:tripReleaseResponseList>
						</unb:tripReleaseResponses>
					</unb:unblockReleasedTrip>
				</unb:unblockReleasedTrips>
			</unb:unblockReleasedTrips>
		</unb:doUnblockReleasedTrip>
	</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>
icon
Informações
falsetitleIMPORTANTE!
  • Para produtos com controle a granel (B5_TIPUNIT == '0') a quebra de quantidades / peso dentro do Cockpit TOL não é suportada.
  • Apenas a existência dessa desta melhoria no RPO e dicionário de dados não garante o funcionamento descrito.

  • Entre em contato com o Analista NEOLOG para obter acesso a essa funcionalidade de quebra de Pedidos no TOTVS no TOTVS Otimização Logística Cockpit.

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento) Pontos



Image Added16. Teste

Integração TOTVS OMS x TOTVS Logística Cockpit (Planejamento) Teste

de Conexão Fora do Protheus

Para verificar se o problema de conexão está no Protheus ou no

Cockpit Logístico, pode-se

TOTVS Otimização Logística, é possível realizar uma requisição para o servidor do

Cockpit através de

TOL por uma ferramenta externa,

exemplos

exemplo: SoapUI, Postman,

etc

entre outras.

Para tanto,

podemos

é possível utilizar a Endereço WebService de Autenticação, informado no parâmetro MV_CPLUAUT, junto com os usuário e senha de acesso,

exemplo:

Exemplo

  • Tipo de requisição: POST
  • URL: URL Informada no parâmetro MV_CPLUAUT
  • Body da requisição: 
Bloco de código
themeEclipse
collapsetrue
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:aut="http://www.neolog.com.br/cpl/gateway/authentication/">
<soapenv:Header/>
<soapenv:Body>
	<aut:credentials>
		<username>[email protected]</username>
		<password>ABC123</password>
	</aut:credentials>
</soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>

O

Cockpit deverá retornar

TOTVS Otimização Logística retornará com a informação do token de acesso

, exemplo:

.

Exemplo

Bloco de código
themeEclipse
collapsetrue
<SOAP-ENV:Envelope xmlns:SOAP-ENV="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/">
    <SOAP-ENV:Header/>
    <SOAP-ENV:Body>
        <ns3:authenticationToken xmlns:ns3="http://www.neolog.com.br/cpl/gateway/authentication/">
            <successful>true</successful>
            <token>f28b0bc763d1481aaa7f714c43660196</token>
        </ns3:authenticationToken>
    </SOAP-ENV:Body>
</SOAP-ENV:Envelope>


Image Added17. Validação de XMLS

Para impedir que ocorram inconsistência no Protheus por XMLS mal formatados, foi desenvolvida a funcionalidade de validar XMLS, baseadas em XSD.

Ao consumir o WebService do Protheus com as mensagens de Liberação de Viagem (publishReleasedTripService), Reprogramação de Viagem (publishReprogrammingService) e Cancelamento de Viagem (publishCancelService), os XMLS passarão por uma pré-validação de estrutura.

17.1. Estrutura Para Pré-validação

Inclua a pasta xsd dentro da system, com os seguintes arquivos:

Image Added

17.1. Falhas de Estrutura

As falhas ocorridas durante o processo serão retornadas para o XML de Resposta e/ou Log Appserver:

  • XXXX-XX-XXT09:39:25.122000-03:00 10084|OMSXWS > OMSValXSD > Verificando as configurações de validação de XML baseada em Schema XSD.

  • XXXX-XX-XXT09:39:25.123000-03:00 10084|OMSXWS > OMSValXSD > Validação do XML de entrada através de XSD não executada por não existir o diretório \system\xsd com os xsds no servidor.

  • XXXX-XX-XXT09:39:25.123000-03:00 10084|OMSXWS > OMSValXSD > Análise das configurações de validação de baseada em Schema XSD concluída.

  • XXXX-XX-XXT09:39:43.890000-03:00 10084|OMSXWS > OMSXConnect > Conteúdo de cErro: Opening and ending tag mismatch: ns2:publishReprogrammingService line 1 and tagParaErro:

  • Opening and ending tag mismatch: soap:Body line 1 and ns2:publishReprogrammingService

  • Opening and ending tag mismatch: soap:Envelope line 1 and soap:Body

  • Extra content at the end of the document

17.2. Falha na Liberação da Viagem

Caso ocorra falha na liberação da viagem, será retornado "N" para a Neolog-TOL e a inconsistência de estrutura estará no log do Protheus:

Image Added

17.3. Falha de Reprogramação ou Cancelamento

Se forem falhas de reprogramação ou cancelamento será retornada a inconsistência no XML de resposta e também para o log:

Image Added

17.4. Se Não Estiver Habilitado

Estas mensagens serão exibidas no log e processo de validação será descartado:

  • XXXX-XX-XXT10:42:29.347000-03:00 10292|OMSXWS > OMSValXSD > Verificando as configurações de validação de XML baseada em Schema XSD.
  • XXXX-XX-XXT10:42:29.347000-03:00 10292|OMSXWS > OMSValXSD > Validação do XML de entrada através de XSD não executada por não existir o diretório \system\xsd com os XSDS no servidor.
  • XXXX-XX-XXT10:42:29.347000-03:00 10292|OMSXWS > OMSValXSD > Análise das configurações de validação de baseada em Schema XSD concluída.


Image Added 18. Geração de Logs

18.1. Função Para Gerar Mensagens Auxiliares Para o Log

Para auxiliar na análise de inconsistências foi desenvolvida uma função para gerar mensagens auxiliares para o log, sendo que ela insere informações como queries e conteúdos de variáveis.
Para habilitar são necessários três parâmetros em todos os ambientes:

Bloco de código
titleParâmetros do Ambiente
collapsetrue
LOGCPLOMS=.T.
FWFRAME_TRACELOG=1
LOGTIPOMS=CONSOLE
  • O terceiro parâmetro, LOGTIPOMS, define a forma de saída das mensagens.
  • Para separar as mensagens e salvar com o nome de omscpl.log dentro da pasta system, informe ARQUIVO.
  • Para salvar no log do Appserver (console.log), não coloque o parâmetro LOGTIPOMS no Appserver.ini ou informe como LOGTIPOMS=CONSOLE