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 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  


Informações Gerais

 

Especificação

Produto

TOTVS Gestão de Pessoas

Módulo

RHU

Segmento Executor

CONSTRUÇÃO E PROJETOS

Projeto1

RHU - DESENVOLVIMENTO RHU007

IRM1

PCREQ-6304

Requisito1

PCREQ-6308

Subtarefa1

PDR_RHU_RHU007-2

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.9

Réplica

 

País

(x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

Objetivo

Este documento descreve um conjunto de recursos que serão adicionados ao TOTVS Gestão de Pessoas, com o objetivo de permitir a um usuário, com a devida autorização de acesso, ajustar informações em requisições que já estejam no fluxo ou aprovadas.

Essa implementação se fez faz necessária devido às seguintes demandas:

  • Alteração do responsável pela aprovação da requisição, considerando que este ele pode vir a se desligar da empresa, mudar de seção ou simplesmente deixar de ser o responsável pela aprovação da requisição por qualquer outro motivo.
  • Em requisições de Aumento de Quadro , Substituição e Transferência já aprovadas, mas ainda não concluídas, a alteração da Seção informada na requisição, considerando que pode ocorrer acordo de troca de recursos humanos vagas entre diferentes seções da dentro de uma mesma filial.
  • Em requisições de Aumento de Quadro e Substituição já aprovadas, mas ainda não concluídas, a alteração da Função e/ou Salário e/ou Tabela Salarial informados na requisição, considerando que um Gestor, por qualquer razão superveniente à aprovação da requisição decida pela modificação destas informações.

Também será modificado o cadastro de Perfil de Vagas, para possibilitar a associação de uma requisição mesmo Também será alterada uma funcionalidade existente, para possibilitar a associação de uma requisição a um Perfil de Vaga, mesmo que a Função informada na requisição seja distinta daquela informada no Perfil de Vaga, para o atendimento dos visando atender os casos em que o recurso humano a ser contratado, que trata a requisição, pode atender à vaga em aberto , ainda mesmo que a Função requerida para qual foi contratado não seja exatamente aquela definida no processo de seleção.

Definição da Regra de Negócio

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

Alterar FluxoAprovador Atual

Criação

  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Substituição > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Desenvolvimento > Requisições > Treinamento > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Desenvolvimento > Requisições > Abertura de Turmas > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Alteração de Dados Funcionais > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência com Alteração de Dados Funcionais > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência em Lote > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Gestão Organizacional > Requisições > Requisição Geral > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Gestão Organizacional > Requisições > Requisição de Desligamento > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento Aprovador Atual

Descrito abaixo no item 1.

Alterar Seção

Criação

Requisições da Vaga

Alteração
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições >
Painel
  • Aumento de
Seção > Vagas da Seleção > Anexos > Requisições do Perfil de Vaga > Requisições da Vaga > Campo Código da Requisição
Permitir listar requisições cuja a Função seja diferente daquela informada no cadastro do Perfil de Vaga

1. Alterar Fluxo de Atendimento

Será desenvolvido um assistente destinado a modificar as seguintes informações (Aprovador Atual ou Seção), de acordo com os seguintes tipos, de requisição:

  • Quadro > Processos > Alterar dados da Requisição
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Substituição > Processos > Alterar dados da Requisição
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência > Processos > Alterar dados da Requisição

Descrito abaixo no item 1.
Requisições da VagaAlteraçãoRH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Painel de Seleção > Vagas da Seleção > Anexos > Requisições do Perfil de Vaga > Requisições da Vaga > Campo Código da RequisiçãoPermitir listar requisições cuja a Função seja diferente daquela informada no cadastro do Perfil de Vaga

1. Assistentes para ajuste de dados de requisição

Serão desenvolvidos dois assistentes, destinados a permitir a alteração, respectivamente, das seguintes informações de acordo com os seguintes tipos de requisição listados na tabela abaixo:

  • Assistente 1: Alterar Aprovador Atual
    • Permitirá alterar o Aprovador
  • Assistente 2: Alterar dados da Requisição
    • Permitirá alterar Seção
    • Permitirá alterar Função
    • Permitirá alterar Salário
Transferência com Transferência em Lote
Tipo de RequisiçãoAlterar AprovadorAlterar SeçãoAlterar Função e/ou Salário
Aumento de QuadroXXX
Abertura de TurmasX  
Tipo de RequisiçãoAprovador AtualSeção
Aumento de QuadroXX
Abertura de TurmasX 
Alteração de Dados FuncionaisX 
DesligamentoX 
GeralX 
SubstituiçãoX 
TransferênciaX 
Alteração de Dados FuncionaisX  
DesligamentoX  
TreinamentoGeralX 

Este assistente poderá ser acessado à partir do menu Processos nas seguintes telas:

 
SubstituiçãoXXX
TransferênciaXX 
Transferência com Alteração de Dados FuncionaisX  
Transferência em LoteX  
TreinamentoX  


Estes assistentes poderão ser acessados à partir do menu
Processos nas seguintes telas.1.1. Menus

1.1.1. Alterar Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro > Processos > Alterar Aprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Substituição > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento
  • RH > Gestão de Pessoas > Desenvolvimento > Requisições > Treinamento > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento
  • RH > Gestão de Pessoas > Desenvolvimento > Requisições > Abertura de Turmas > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização Planejamento e Captação > Requisições > Alteração de Dados Funcionais Substituição > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAlterar Aprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização Desenvolvimento > Requisições > Transferência Treinamento > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAlterar Aprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização Desenvolvimento > Requisições > Transferência com Alteração de Dados Funcionais Abertura de Turmas > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAlterar Aprovador Atual
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência em Lote Alteração de Dados Funcionais > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAlterar Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Gestão Organizacional Valorização > Requisições > Requisição Geral Transferência > Processos > Alterar Fluxo de AtendimentoAlterar Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Gestão Organizacional Valorização > Requisições > Requisição de Desligamento Transferência com Alteração de Dados Funcionais > Processos > Alterar Fluxo de Atendimento

Serão disponibilizados os seguintes controles de segurança para Permissão de Acesso ao assistente, respectivamente um para cada tela:

  • Alterar Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência em Lote > Processos > Alterar Aprovador Atual

  • RH

  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus
  • > Gestão de Pessoas >

  • [01] Planejamento e Captação > [01.04] Requisições > [01.04.01] Requisições > [01.04.01.01] Aumento de Quadro > Alterar Fluxo de Atendimento
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [01] Planejamento e Captação > [01.04] Requisições > [01.04.01] Requisições > [01.04.01.03] Substituição > Alterar Fluxo de Atendimento
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [03] Desenvolvimento > [03.02] Requisições > [03.02.01.01] Requisição de Treinamento > Alterar Fluxo de Atendimento
Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [03] Desenvolvimento > [03.02] Requisições > [03.02.01.03] Requisição de Abertura de Turmas > Alterar Fluxo de Atendimento
  • Gestão Organizacional > Requisições > Requisição Geral > Processos > Alterar Aprovador Atual

  • RH > Gestão de Pessoas > Gestão Organizacional > Requisições > Requisição de Desligamento > Processos > Alterar Aprovador Atual

1.1.2. Alterar dados da Requisição

  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro > Processos > Alterar dados da Requisição
  • RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Substituição > Processos > Alterar dados da Requisição
  • RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Transferência > Processos > Alterar dados da Requisição

1.2. Controles de Acesso

Serão disponibilizados os seguintes controles de segurança para Permissão de Acesso aos assistentes:

1.2.1. Aprovador Atual

  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [0401] Valorização Planejamento e Captação > [01.04.02] Requisições > [01.04.02.01.01] Alteração de Dados Funcionais > Alterar Fluxo de Atendimento] Requisições > [01.04.01.01] Aumento de Quadro > Alterar Aprovador Atual
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [01] Planejamento e Captação > [01.04] Valorização Requisições > [01.04.0201] Requisições > [01.04.02.01.03] Transferência > Alterar Fluxo de AtendimentoSubstituição > Alterar Aprovador Atual
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [0403] Valorização Desenvolvimento > [0403.02] Requisições > [0403.02.01.0501] Transferência com Alteração de Dados Funcionais > Alterar Fluxo de AtendimentoRequisição de Treinamento > Alterar Aprovador Atual
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [0403] Valorização Desenvolvimento > [0403.02] Requisições > [0403.02.01.07] Transferência em Lote > Alterar Fluxo de Atendimento03] Requisição de Abertura de Turmas > Alterar Aprovador Atual
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [0504] Gestão Organizacional Valorização > [0504.0102] Requisições > [0504.02.01.01] Requisições > [05.01.01.01] Requisição Geral > Alterar Fluxo de AtendimentoAlteração de Dados Funcionais > Alterar Aprovador Atual
  • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [0504] Gestão Organizacional Valorização > [0504.0102] Requisições > [0504.0102.01] Requisições > [05.01.01.03] Requisição de Desligamento > Alterar Fluxo de Atendimento

Para executar o assistente, apenas 1 (uma) requisição deverá ser selecionada na visão.

1.1. Pré-condição de execução do processo

Ao iniciar o processo, a aplicação irá validar o Status da requisição selecionada.

A execução do assistente somente ocorrerá se a requisição selecionada estiver Em Andamento.

Especificamente para o tipo de requisição Aumento de Quadro, será possível executar o assistente caso a requisição esteja Aprovada, mas não concluída.

O não atendimento provocará uma mensagem ao usuário e o processo não será executado.

Mensagem de validação: "Não é possível alterar o fluxo de atendimento da requisição selecionada porque ela ainda não está no fluxo".

1.2. Etapas do Assistente

  • Etapa 1 - Boas vindas
    • Título: Bem-vindo ao assistente de alteração de fluxo de atendimento.
    • Subtítulo: Este processo tem a finalidade de alterar o fluxo de atendimento, permitindo ao usuário modificar informações da requisição selecionada.
  • Etapa 2 - Alterar Seção
    • Pré-condição para exibição desta etapa
      • O tipo deve ser Aumento de Quadro.
      • O status da requisição deve ser Em andamento ou Aprovado.
    • Título: Informar a nova seção de destino do recurso
    • Subtítulo: Nesta etapa você pode modificar a seção de destino do novo recurso solicitado na requisição
    • Protótipo

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 Filial (ambos campos)

      • Tipo: Label
      • Valor padrão: A Filial atual da requisição
    • Seção
      • Tipo: Lookup Action
      • Valor padrão: A Seção atual da requisição e em branco no grupo "Nova Seção".
      • Action: Utilizar a mesma Action do campo Seção no cadastro de Requisição de Aumento de Quadro (RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro)
      • Regras
        • Somente devem ser listadas as Seções da Filial selecionada.
        • Se a requisição estiver no fluxo
          • Se a Seção selecionada pelo usuário não possuir nenhum atendente vinculado, o usuário deverá ser informado por meio de mensagem que o valor selecionado não é valido e o motivo.
            • Mensagem de validação: "A Seção {0} (Filial {1})escolhida não possui um atendente. Para criar um atendente para esta Seção, você pode usar o Assistente para criação de atendente, que pode ser acessado a partir do menu RH > Configurações > Criar Atendente no RM Agilis".
              • {0} = Código e Nome da Seção
              • {1} = Código e Nome da Filial
  • Etapa 3 - Dados a serem alterados
    • Título: Informe os dados a serem alterados no fluxo de atendimento da requisição.
    • Subtítulo: Você deve informar quais dados do fluxo de atendimento deve ser alterado. Você pode alterar somente a Seção, pode alterar somente o Aprovador Atual, ou pode alterar ambas informações. Caso você altere a Seção, terá que selecionar dentre os funcionários da Seção selecionada, qual passará a ser o Aprovador Atual da requisição.
    • Campos
      • Protótipo

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      • Filial
        • Tipo: Label
        • Valor padrão: A Filial atual da requisição
      • Seção
        • Tipo: Lookup Action
        • Valor padrão: A Seção atual da requisição.
        • Action: Utilizar a mesma Action do campo Seção no cadastro de Requisição de Aumento de Quadro (RH > Gestão de Pessoas > Planejamento e Captação > Requisições > Aumento de Quadro)
        • Regras
          • Somente devem ser listadas as Seções da Filial selecionada.
          • Se a requisição estiver no fluxo
            • Se a Seção selecionada pelo usuário não possuir nenhum atendente vinculado, o usuário deverá ser informado por meio de mensagem que o valor selecionado não é valido e o motivo.
              • Mensagem de validação: "A Seção {0} (Filial {1})escolhida não possui um atendente. Para criar um atendente para esta Seção, você pode usar o Assistente para criação de atendente, que pode ser acessado a partir do menu RH > Configurações > Criar Atendente no RM Agilis".
                • {0} = Código e Nome da Seção
                • {1} = Código e Nome da Filial
          • Se o valor deste campo for modificado, o valor do campo Novo Aprovador, descrito a seguir, deve ser apagado.
      • Novo Aprovador:
        • Tipo: Lookup Action
        • Descrição a ser exibida para o campo: Somente serão listados para serem definidos como aprovadores da requisição aqueles funcionários que estão lotados na Filial e Seção informadas.
        • Valor padrão: O Aprovador Atual da requisição.
        • Action: Deverá ser criada uma Action específica para listar os dados a serem exibidos na pesquisa deste campo.
          • Se a requisição estiver no fluxo:
            • Listar somente os atendentes relacionados com a Filial / Seção definidos nos campos descritos anteriormente.
          • Senão
            • Listar somente os funcionários lotados na Filial / Seção definidos nos campos descritos anteriormente.
    • Validação
      • Todos os campos devem ser preenchidos: Seção e Novo Aprovador. Caso contrário, o usuário não poderá avançar etapa.
        • Mensagem de validação: "Para alterar o fluxo de atendimento, você deve informar a Seção e o Novo Aprovador da requisição".
  • Etapa 3 - Execução
    • Validação
      • Se 
    • Atualização dos dados da requisição
      • Se a Seção informada no assistente for diferente da atual Seção da requisição
        • Atualizar a Seção da requisição com a Seção informada no assistente (RM Vitae)
      • Se o Novo Aprovador informado no assistente for diferente do Aprovador atual da requisição
        • Atualizar o Aprovador Atual (Atendente) com o Novo aprovador informado no assistente (RM Agilis, vide informações complementares)
    • Controle de Lotação
    • Log
      • Se ocorrer um erro desconhecido durante a execução do processo
        • Mensagem de erro: "Os ajustes solicitados não foram aplicados na requisição, porque ocorreu o seguinte erro durante a execução do processo: {0}"
          • {0} = Mensagem de erro.
      • Senão, Se ocorrer uma validação que impeça a conclusão do processo
        • Mensagem de atenção: "O processo de alteração do fluxo de atendimento foi executado com as seguinte(s) ressalva(s): {0}".
          • {0} = Mensagem de erro.
      • Senão
        • Mensagem de informação: "O processo de alteração do fluxo de atendimento foi executado com sucesso!".
          • {0} = Mensagem de erro.

1.3. Informações complementares

  • A requisição está no fluxo quando o valor do campo CODATENDIMENTO não é nulo.
  • A atualização de dados nas tabelas do módulo Ágilis (RH > Gestão de Relacionamento com o Cliente) será realizada por meio de classes "facade". Atualmente existem duas classes no Vitae que são utilizadas para essa integração:
    • RM.Rhu.Facade.RhuAtendenteAgilis
    • RM.Rhu.Facade.RhuAtendimentoAgilis
  • O método utilizado para atualizar o Aprovador Atual (Atendente) da requisição no Ágilis já existe e será usado:
    • Transferência > Alterar Aprovador Atual
    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [04] Valorização > [04.02] Requisições > [04.02.01.05] Transferência com Alteração de Dados Funcionais > Alterar Aprovador Atual
    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [04] Valorização > [04.02] Requisições > [04.02.01.07] Transferência em Lote > Alterar Aprovador Atual
    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [05] Gestão Organizacional > [05.01] Requisições > [05.01.01] Requisições > [05.01.01.01] Requisição Geral > Alterar Aprovador Atual
    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [05] Gestão Organizacional > [05.01] Requisições > [05.01.01] Requisições > [05.01.01.03] Requisição de Desligamento > Alterar Aprovador Atual

    1.2.2. Alterar dados da Requisição

    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [01] Planejamento e Captação > [01.04] Requisições > [01.04.01] Requisições > [01.04.01.01] Aumento de Quadro > Alterar dados da Requisição
    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [01] Planejamento e Captação > [01.04] Requisições > [01.04.01] Requisições > [01.04.01.03] Substituição > Alterar dados da Requisição
    • Serviços Globais > Segurança > Perfis > Acesso a Menus > Gestão de Pessoas > [04] Valorização > [04.02] Requisições > [04.02.01.03] Transferência > Alterar dados da Requisição

    1.3. Pré-condição

    Para executar qualquer um dos dois assistentes, apenas 1 (uma) requisição deverá ser selecionada na visão.

    1.4. Assistente - Alterar Aprovador Atual

    1.4.1. Pré-condição de execução do processo

    Ao iniciar o processo, a aplicação irá validar o Status da requisição selecionada.

    A execução do assistente somente ocorrerá se a requisição selecionada estiver no fluxo de atendimento (CODATENDIMENTO IS NOT NULL) e o status Em Andamento.

    O não atendimento dessa condição ensejará a exibição de uma mensagem ao usuário e o processo não será executado.

    Mensagem de validação: "Não é possível alterar o Aprovador Atual da requisição selecionada porque ela ainda não está no fluxo de atendimento. Para colocá-la no fluxo utilize a opção Processos > Inserir no Fluxo".

    1.4.2. Etapas do Assistente

    • Etapa 1 (Boas vindas)
      • Título: Bem-vindo ao Assistente de Alteração de Aprovador Atual da Requisição.
      • Subtítulo: Este processo tem a finalidade de alterar o responsável pela aprovação da requisição.
    • Etapa 2 (Alteração de Aprovador Atual)
      • Protótipo

    Image Added

      • Aprovador Atual: Valor padrão é a Chapa e Nome do Aprovador Atual. (Origem de dados é a mesma da visão da requisição)
      • Novo Aprovador: Valor padrão em branco.
        • Lista: Todos os funcionários da mesma coligada e filial da requisição. (Origem de dados é a mesma da tela de funcionários "RH > Gestão de Pessoas > Acompanhamento > Funcionários")
      • Responsável pela mudança de Aprovador: O mesmo lookup utilizado no anexo "Parecer" das requisições, destinado a indicar o responsável pelo parecer.
      • Motivo: Valor padrão em branco.
      • Validação (Ao clicar em avançar)
        • Validação 1: Se o campo Novo Aprovador estiver em branco ou com o mesmo valor do campo Aprovador Atual e/ou o campo Motivo estiver em branco, o sistema não permitirá o avanço da etapa e o usuário será informado por meio da seguinte mensagem de alerta:
          • Mensagem de Validação: "Para avançar esta etapa é necessário informar um Novo Aprovador diferente do Aprovador Atual e preencher o motivo desta alteração!".
        • Validação 2: Se o Novo Aprovador informado não é um Atendente, o sistema não permitirá o avanço da etapa e o usuário será informado por meio da seguinte mensagem de alerta:
          • Mensagem de Validação: "O Novo Aprovador escolhido não é um atendente, então não poderá ser colocado como responsável pela aprovação da requisição. Para torna-lo um atendente, é necessário que seja executado o assistente "RH > Gestão de Pessoas > Configurações > Criar Atendente no RM Agilis".
          • Nota técnica: Para identificar se o Novo Aprovador é um Atendente será utilizado na classe RM.Rhu.Facade.RhuAtendenteAgilis o método "public int GetCodAtendenteByChapa(int codColigada, string chapa)". Se o retorno do método for menor ou igual a zero, o funcionário não é um atendente.
            • codColigada: Código da Coligada do usuário que está executando o processo.
            • chapa: Chapa do Novo Aprovador selecionado.
    • Etapa 3 (Execução)
      • O Aprovador Atual será atualizado
        • Nota técnica: Para atualização do atendente será utilizado na classe "RM.Rhu.Facade.RhuAtendimentoAgilis" o método "public string RepassarAtendimento(int codColigada, string codUsuarioAtual, int codColAtendimento, int codLocal, int codAtendimento, int codColigadaNovoAtendente, string chapaNovoAtendente, string justificativa).
      • Parecer: Será criado um parecer, registrando na requisição a mudança do responsável pela aprovação.
      • Log
        • Se ocorrer um erro desconhecido durante a execução do processo

          • Mensagem de erro: "O Aprovador Atual da requisição não foi alterado, porque ocorreu o seguinte erro durante a execução do processo: {0}"

          • {0} = Mensagem de erro.

        • Senão, Se ocorrer uma validação que impeça a conclusão do processo

          • Mensagem de atenção: "O Aprovador Atual da requisição foi alterado, com as seguinte(s) ressalva(s): {0}".

          • {0} = Mensagem de erro.

        • Senão

          • Mensagem de informação: "O Aprovador Atual da requisição foi alterado com sucesso!".

          • {0} = Mensagem de erro.

    1.5. Assistente - Alterar dados da Requisição

    1.5.1. Pré-condição de execução do processo

    Ao iniciar o processo, a aplicação irá validar o Status da requisição selecionada.

    A execução do assistente somente ocorrerá se a requisição selecionada estiver com o status Aprovado.

    O não atendimento dessa condição ensejará a exibição de uma mensagem ao usuário e o processo não será executado.

    Mensagem de validação: "Não é permitido a mudança de Seção para requisições que não estejam aprovadas ou que já estejam concluídas".

    1.5.2. Etapas do Assistente

    • Etapa 1 (Boas vindas)
      • Título: Bem-vindo ao Assistente de Alteração de dados da Requisição.
      • Subtítulo: Este processo tem a finalidade de alterar dados da requisição.
    • Etapa 2 (Alteração de Seção)
      • Título: Seção.
      • Subtítulo: Esta etapa lhe permite alterar a Seção informada na requisição. Você pode optar pode optar por manter a Seção informada, deixando o campo em branco e clicando em Avançar.
      • Protótipo

    Image Added

    • Filial e Seção: Correspondem aos dados existentes na tela de cadastro de requisição. Os valores "default" são os mesmos que estiverem preenchidos no grupo "Seção Atual".
    • Etapa 3 (Alteração de Função e/ou Salário e/ou Tabela Salarial)
      • Visibilidade: Esta etapa somente será apresentada se a requisição selecionada for de um dos seguintes tipos: Aumento de Quadro / Substituição.
      • Título: Função e Salário
      • Subtítulo: Esta etapa lhe permite alterar dos dados relativos à Função e Salário (incluindo os dados da Tabela Salarial)
      • Protótipo

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      • O comportamento dos componentes do grupo "Proposta de Alteração" desta etapa, devem seguir àquele existente no grupo de mesmo nome na tela de edição da Requisição de Alteração de Dados Funcionais (RH > Gestão de Pessoas > Valorização > Requisições > Alteração de Dados Funcionais):
        • Listar Nível e Faixa de Tabela Salarial que esteja associada à Função informada no campo Função.
        • Listar somente Faixa do Nível de Tabela Salarial selecionado.
        • Habilitar os campos relacionados com Tabela Salarial (Nível e Faixa), somente se o sistema estiver parametrizado para utilizar Tabela Salarial (RH > Gestão de Pessoas > Configurações > Parametrizador > 07.00 Configurações > 07.00.00 Gerais > 07.00.00.01 > Validações > Remuneração > Considerar os salários das tabelas salariais).
          • Se habilitado o uso de Tabela Salarial, ao selecionar o Nível e Faixa, preencher automaticamente o campo Salário com o valor do item selecionado na tabela.
          • Se habilitado o uso de Tabela Salarial, somente permitir ao usuário modificar o valor selecionado na tabela se o sistema estiver parametrizado para permitir alteração salarial com uso de tabela (RH > Gestão de Pessoas > Configurações > Parametrizador > 07.00 Configurações > 07.00.00 Gerais > 07.00.00.01 Validações > Remuneração > Considerar os salários das tabelas salariais > Permitir alteração manual de salário).
        • Não se aplica a validação de redução salarial (RH > Gestão de Pessoas > Configurações > Parametrizador > 07.00 Configurações > 07.00.02 Requisições > 07.00.02.01 Requisições 2 > Permitir redução salarial para Requisições de Alteração de Dados Funcionais e Transferência com Alteração de Dados Funcionais).
      • Validação (ao clicar em Avançar)
        • Os campos do grupo "Proposta de Alteração" não podem conter os mesmos valores dos campos do grupo "Dados atuais do funcionário". Caso isso ocorra, a validação deve impedir o usuário de avançar a etapa e exibir a mensagem:
          • "A proposta de alteração de Função e/ou Salário não pode conter os mesmos valores que estão atualmente atribuídos ao funcionário!".
    • Etapa 4 (Parecer)
      • Título: Parecer
      • Subtítulo: Nesta etapa você deve informar quem foi o responsável pela autorização de alteração dos dados da requisição
      • Protótipo

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    • Responsável pelo ajuste nos dados da Requisição: O mesmo lookup utilizado no anexo "Parecer" das requisições, destinado a indicar o responsável pelo parecer.

    • Motivo: Valor padrão em branco.

    • Etapa 5 (Execução)
      • Será atualizada a Seção da Requisição.
      • Para requisições dos tipos Aumento de Quadro / Substituição, serão atualizadas as informações de Função, Salário e Tabela Salarial da Requisição
      • Um registro de Parecer será criado para a Requisição, com os dados do Responsável e Motivo informados.
    • Log
      • Se ocorrer um erro desconhecido durante a execução do processo

        • Mensagem de erro: "Os dados da Requisição não puderam ser alterados, porque ocorreu o seguinte erro durante a execução do processo: {0}"

          • {0} = Mensagem de erro.

      • Senão, Se ocorrer uma validação que impeça a conclusão do processo

        • Mensagem de atenção: "Os dados da Requisição foram alterados, com as seguinte(s) ressalva(s): {0}".

          • {0} = Mensagem de erro.

          • Exibir o detalhe de informações alteradas, para cada campo.
      • Senão

        • Mensagem de informação: "Os dados da Requisição foram alterados com sucesso!".

          • {0} = Mensagem de erro.

          • Exibir o detalhe de informações alteradas, para cada campo.

    Informações complementares

    Classe "RM.Rhu.Facade.RhuAtendimentoAgilis" > public string RepassarAtendimento(int codColigada, string codUsuarioAtual, int codColAtendimento, int codLocal, int codAtendimento, int codColigadaNovoAtendente, string chapaNovoAtendente, string justificativa)

    Toda regra do processo de aprovação e conclusão da requisição

    , seja a de Aumento de Quadro ou de Substituição, deve

    deverá ser mantida, incluindo

    as regras

    aquelas relacionadas a controle de lotação, que no caso de modificação de Seção

    deverão

    deverá surtir efeitos na nova Seção informada.

     

     

     

     

     

     

     Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.