Páginas filhas
  • DT Implementações no Processo de Cross Docking (Etapa 1)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

IMPLEMENTAÇÕES NO PROCESSO DE CROSS DOCKING (ETAPA 1)

Características do Requisito

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

WMS

Rotina:

WMS6138

Rotina

Nome Técnico

Relacionamento CESV x Notas Fiscais
WMS6214Separação (Via Coletor)
WMS6325Digitação de Solicitações de CargaWMS6788Recebimento Via Papel

WMS60013

Contratos

WMS61000Documentos de Entrada
WMS61901Conferência do Recebimento (Cross Docking por Volume) - Nova

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

DLOGWMSOL-3501 - Configurar Item Genérico Para Cross Docking Por Depositante

DLOGWMSOL-3502 - Documento de Entrada

DLOGWMSOL-3506 - Nova Conferência do Recebimento

DLOGWMSOL-3671 - WMS6138 - Relacionamento NF x CESV - Não Misturar Notas FiscaisDLOGWMSOL-3672 - WMS6325 - Solicitação de Carga - Consultar Itens do Volume Cross Docking

DLOGWMSOL-3695 - WMS6214 - Obrigar Descarregamento no Veículo

DLOGWMSOL-3747 - Recebimento Via Papel - Não Permitir Conferência de CESV de Cross Docking Por Volume

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle / SQL Server / Informix

Sistema(s) Operacional(is):

Windows / Linux


Descrição

Informações
iconfalse
titleImportante!

Para utilização desta funcionalidade na release 12.1.20 as seguintes condições devem ser observadas:

  • Somente utilizar para Devem ser utilizados somente depositantes que estejam configurados sob o regime de Filial, conforme indicação efetuada no cadastro do Contrato (WMS60013).

  • Os documentos de entrada utilizados para este processo deverão obrigatoriamente devem ser incluídos obrigatoriamente pela rotina Documentos de Entrada (WMS61000). A utilização de documentos incluídos pela rotina Entrada de Notas Fiscais (SUP3760) ou via importação de EDI / XML (EDI0009 ou EDI0050) impedirá o correto funcionamento do desse processo.

  • O CESV / Documental de recebimento deve estar relacionado apenas com documentos incluídos a partir da rotina Documentos de Entrada (WMS61000). A existência de outros tipos de documentos no mesmo  CESV / Documental acarretará procedimentos indevidos desta funcionalidade.

  • A atividade de conferência do recebimento deve ser realizada obrigatoriamente via coletor de dados. É vedado o uso da rotina de Conferência Via Desktop (WMS6788).

  • Ativar o parâmetro Permitir planejamento do embarque antes da finalização da conferência? (código “planejto_embarque_antes_conf”) no LOG00086 (Parâmetros do Sistema), disponível em Logix WMS > Logix WMS > Expedição. Isto é necessário, pois na separação deste tipo de cross docking os volumes serão descarregados diretamente no veículo, onde neste momento o documento já deverá estar relacionado ao planejamento de embarque do veículo em questão.

WMS60013 - Contratos - Opção Cross Docking

Efetuada a inclusão de uma aba denominada 1 - Item, na qual são apresentadas as configurações preexistentes, sendo que a partir desta implementação as mesmas farão referência ao processo de cross docking por item.

O campo Utiliza Cross-docking passou a ser denominado de Utiliza Cross-docking Por Item.

O título

do grid

da grade de tipos de estoque e restrições foi alterado de Tipos de Estoque x Restrições Para Cross-docking para Tipos Estoque x Restrições Cross-docking Por Item.

Também foi desenvolvida a aba 2 - Volume, cujo campo Item Genérico permite indicar o código do item genérico a ser considerado no novo processo de Cross Docking por Volume.

WMS61000 - Documentos de Entrada

Essa rotina foi implementada com o objetivo de possibilitar a consulta e a manutenção de Notas Fiscais de Entrada, com foco no novo processo de Cross Docking por Volume.

As opções de inclusão, modificação e exclusão são permitidas apenas quando o WMS estiver sendo utilizado no modo Operador Logístico e somente para Notas Fiscais do tipo Cross Docking por Volume.

Para os demais tipos de Nota Fiscal é permitida apenas a consulta, sendo possível também a visualização das consistências existentes para o documento por intermédio da opção Zoom Erros.

Para que seja possível registrar uma Nota Fiscal para o processo de Cross Docking por Volume é necessário que tenha sido parametrizado o item genérico para o depositante informado.

Para as Notas Fiscais do tipo Cross Docking por Volume é permitido informar itens que estejam ou não cadastrados no sistema.

Ao informar o item, se o mesmo estiver cadastrado o programa sugere a descrição e a unidade de medida, permitindo que estes sejam alterados. Se o item não estiver cadastrado é necessário informar o conteúdo para estes campos, para que o documento possa ser efetivado.

Uma Nota Fiscal incluída por intermédio dessa nova rotina é apresentada normalmente no módulo de Recebimento do ERP Logix (SUP3760), contudo, sempre será gravada uma única sequência com o código do item genérico parametrizado para o depositante e com a somatória da quantidade total dos itens informados na nova rotina.

Além disso, as Notas Fiscais incluídas pela rotina WMS61000 não passam pelo processo de consistência de informações, normalmente executado pela rotina do Recebimento do ERP Logix.

WMS6788 - Recebimento Via Papel

  • Efetuada implementação neste programa para que não seja permitido realizar a conferência de um CESV referente a um processo de Cross Docking por Volume.

WMS6138 - Relacionamento CESV / Documento x Notas Fiscais

Efetuada implementação neste programa para que sejam validadas as Notas Fiscais de cross docking por volume, não permitindo misturá-las junto com as Notas Fiscais de cross docking por item ou recebimento normal.

WMS61901 - Conferência do Recebimento (Para Cross Docking por Volume)

Efetuada a implementação desta rotina, cujo objetivo é realizar a conferência do recebimento referente aos processos de cross docking por volume.

Ao iniciar a atividade de conferência via Lista Pública (WMS6070), Lista Particular (WMS6069) ou Convocação Ativa (WMS6743), se o CESV/Documental estiver relacionado a alguma Nota Fiscal que tenha o item genérico parametrizado no Contrato do Depositante (na opção Cross Docking), o sistema acionará esta rotina para conferência de volumes, ao invés de acionar a rotina de conferência normal.

Ao executar a conferência é exibida inicialmente a lista das Notas Fiscais associadas ao CESV/Documental, sendo que o processo de conferência deve ser realizado individualmente, Nota a Nota.

Uma vez selecionada a Nota Fiscal a ser conferida é aberta uma tela na qual devem ser informadas a etiqueta do palete, etiqueta de identificação do estoque e a quantidade de volumes. As mesmas regras para utilização das etiquetas que são aplicadas no processo de conferência normal também são aplicadas neste tipo de conferência.

Assim como no processo de conferência normal, a cada palete e identificação de estoque conferidos é possível consultar as identificações pela rotina Saída do Estoque (WMS6170), sendo que os saldos estarão associados ao item genérico parametrizado para o depositante.

Para a entrada no estoque o sistema considera o tipo de estoque e a restrição padrão do depositante, sem permitir a alteração.

Caso seja necessário ajustar a quantidade ou até mesmo eliminar uma identificação de estoque que tenha sido conferida deve ser informado o palete, a identificação a ser ajustada e a nova quantidade de volumes. Caso seja informada a quantidade 0 (zero), o sistema elimina as informações desta etiqueta.

Após informar todos os paletes e identificações de estoque associados à Nota Fiscal, a conferência pode ser finalizada, sendo que o sistema validará a quantidade total de volumes conferidos contra a quantidade de volumes indicada no documento, na rotina WMS61000 (Documentos de Entrada).

No processo de finalização é gerada automaticamente uma solicitação de carga com a quantidade total de volumes conferida para a nota fiscal. Esta solicitação é gerada com reservas de estoque definitivas, provenientes das identificações de estoque indicadas na conferência.

Se a mensagem de integração EDIDocumentForTransportation estiver habilitada, o sistema também realiza o envio das informações desta solicitação para o sistema externo que estiver integrado ao WMS, conforme configurações no EAI Logix.

Caso seja necessário reabrir a conferência de uma Nota Fiscal, isso pode ser efetuado por esta mesma rotina, onde ao selecionar uma Nota que esteja com a conferência finalizada o sistema questiona se confirma a reabertura e se devem ou não ser mantidas as informações das etiquetas informadas previamente.

Ao confirmar a reabertura o sistema excluirá a solicitação de carga gerada automaticamente na finalização da conferência, enviando também a mensagem para exclusão da integração EDIDocumentForTransportation, caso esteja habilitada.

WMS6325 - Digitação de Solicitações de Carga

Realizadas as seguintes alterações nesse programa para prever os tratamentos necessários para o processo de cross docking por volume:

  • As solicitações de carga associadas a um processo de cross docking por volume não podem ser alteradas ou canceladas (parcial ou total). É permitida apenas a exclusão, sendo que nestas opções o sistema elimina o vínculo existente com a Nota Fiscal de Entrada.
  • Na inclusão ou modificação de uma solicitação de carga não pode ser informado o item genérico configurado para o processo de cross docking por volume, conforme parametrizado no Contrato do Depositante.
  • Implementação do novo botão denominado Cross Docking Volume, na aba 4 - Itens, cujo objetivo é permitir a visualização dos itens da Nota Fiscal de Entrada associada à solicitação de carga, sendo que este botão somente será habilitado se a solicitação de carga estiver relacionada a um processo de cross docking por volume.

WMS6214 - Separação (Via Coletor)

Foram implementados novos tratamentos nesta rotina, para contemplar o processo de cross docking por volume:

  • Para iniciar a separação de uma lista é obrigatório que a solicitação de carga associada à ela esteja relacionada em um planejamento de embarque e que esteja assinalada como Separação direta para o veículo.
  • O sistema não considera a funcionalidade de separação por palete quando a lista a ser separada estiver relacionada a um processo de cross docking por volume.


Procedimento para Implantação

Seguir os procedimentos padrão de atualização do sistema pelo pacote de liberação 12.1.20.


Procedimento para Configuração

  1. Cadastre um novo item para o depositante na rotina Cadastro de Item (MAN10021), que o qual será utilizado como o item genérico do processo de cross docking por volume. No cadastro deste item informe os dados nas opções BásicoEstoqueWMSCompras Fiscal.



  2. É necessário também cadastrar um SKU para este novo item, informando no campo Quantidade itens o valor 1 (um).



  3. Acesse o cadastro do Contrato do Depositante (WMS60013) e acesse a clique na opção Cross-docking.
    Na tela Cross-docking acesse a opção 2 - Volume e informe o código do novo item cadastrado anteriormente no campo Item Genérico.


Procedimento para Utilização

  1. Inclua a Nota Fiscal pela rotina Documentos de Entrada (WMS61000).



  2. Inclua o CESV/Documental pela rotina Registro do Controle de Entrada e Saída de Veículos (WMS6448), assinalando o campo Cross-docking.



  3. Relacione a Nota Fiscal incluída anteriormente ao CESV/Documental utilizando a opção CESV/Docum. x Notas Fiscais, da rotina Registro do Controle de Entrada e Saída de Veículos (WMS6448).
  4. Efetue o planejamento do recebimento e libere o veículo para entrada pela opção Plano de Recebimento, disponível nesta mesma rotina.
  5. Caso esteja utilizando o Controle de Entrada e Saída de Veículos (CESV), efetue a liberação da entrada do veículo na rotina Liberação do Veículo na Portaria (WMS6497).
  6. Execute as atividades de recebimento via coletor de dados, seja via Lista Pública (WMS6070) ou Lista Particular de pendências (WMS6069).
  7. Na execução da atividade de conferência o sistema efetuará os procedimentos descritos para a rotina Conferência do Recebimento (Para para Cross Docking por Volume) (WMS61901), descritos anteriormente neste documento.



  8. Ao finalizar a conferência de uma Nota Fiscal de Entrada será é realizada a geração automática de uma solicitação de carga com apenas uma sequência, onde a quantidade de itens será é a quantidade total de volumes a serem expedidos.



  9. A partir deste ponto a solicitação de carga gerada poderá pode ser utilizada para execução do processo de expedição dos volumes, seguindo os demais procedimentos padrão do sistema.
  10. Ao efetuar o registro do CESV/Documental para a expedição também deve ser assinalado o campo Cross-docking; caso contrário, o planejamento de embarque não será permitido.