Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Descrição

...

Desenvolvimento TCC

...

Observações

...

Gestão do TCC

...

- Trabalho de Conclusão de Curso

...

através do Portal Educacional, possibilita agilidade à realização do cadastro do TCC pelo aluno, bem como

...

interações entre

...

alunos e

...

professores (

...

Orientadores), seja nas solicitações de orientações,

...

acompanhamento e desenvolvimento de trabalhos, envio de arquivos e

...

inclusão de agendamentos para reunião entre alunos e professores (

...

Orientadores) de forma rápida e prática.

Índice

PARAMETRIZAÇÕES - SERVIÇOS GLOBAIS

Para que as atividades relacionadas ao desenvolvimento de TCC possam ser realizadas através do Portal Educacional, é necessário que previamente sejam configuradas as parametrizações e cadastros permissões de acesso e envio de e-mails, através do no Módulo TOTVS Educacional → Serviços Globais.Image Removed

Deverão ser configurados os seguintes itens:

  • Perfis de acesso para as novas tabelas do processo do TCC: Acesse módulo Global/ Segurança/ Perfil.: Disponível em TOTVS Serviços Globais l Aba: Segurança l Perfil
  • Envio de e-mails:Acesse Módulo Global/ Administração/ Coligada e, Módulo Global/ Ambiente/ Configuração/ Parâmetros/ Globais/ Disponível em TOTVS Serviços Globais l Administração l Coligada e TOTVS Serviços Globais l Ambiente l Configuração l Parâmetros l Globais l Envio de e-mails.

PARAMETRIZAÇÕES - EDUCACIONAL

A configuração das ações realizadas no "Desenvolvimento do TCC", ou seja, processos realizados entre alunos e professores (orientadores) no Portal Educacional, são realizadas diretamente no Módulo TOTVS Educacional → Educacional

image2022-2-14_10-48-30.pngImage Removed

Em "Ambiente", selecione "Parâmetros" e, em seguida "Educacional".

Image Removed

Para que Gestão de TCC siga sua logística corretamente, é necessário que previamente sejam realizados os cadastros e parametrizações essenciais ao processo, através do Módulo TOTVS Educacional l Educacional

Image Added


Ambiente l Parâmetros l Educacional

Image Added


Os Parâmetros Educacionais do TCC deverão ser configurados a  partir do Processo: Selecione a etapa " 15.07 - TCC" para configurar os parâmetros, de acordo com os processos definidos pela Unidade Operacional (FiliaFilial) para desenvolvimento do TCC.

Image RemovedImage Added


Em ": TCC1/1" , configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:

  • Permitir aceite do aluno para conclusão de reuniões de acompanhamento: Marcando este parâmetro, o professor irá conseguir finalizar uma reunião de acompanhamento somente depois do aceite do aluno.
  • Exibir os participantes da banca para o aluno no portal: Marcando este parâmetro, o aluno poderá visualizar os participantes de sua banca examinadora, ao expandir (mais) os <mais> os detalhes de seu TCC.
  • Enviar versão final dos trabalhos para os participantes da banca: Marcando este parâmetro, quando o aluno postar a versão final do seu TCC, todos os participantes cadastrados em sua banca examinadora (que possuem e-mail cadastrado) irão receber a versão final do TCC por e-mail.
  • Permitir orientações acima do máximo cadastrado para o professor: Marcando este parâmetro, mesmo que no cadastro "Professores/Orientadores por período letivo" esteja definido um número máximo de orientações, o professor poderá ultrapassar esse limite definido.
  • Relatório do aceite da publicação do trabalho final: Informando o relatório de aceite de publicação (que deve ser o relatório "EDUREL0071 - Autorização para publicação do TCC" disponibilizado no book de relatórios do TOTVS Educacional), o aluno poderá imprimir essa autorização, depois de cadastrar o seu TCC no portal.
  • Situação do TCC (Padrão): Essa situação do TCC deve ser informada, pois quando o aluno cadastrar o seu TCC pelo portal, o sistema irá assumir essa situação padrão. Ou seja, quando um aluno cadastrar o seu TCC pelo portal o sistema irá buscar essa situação e cadastrar em seu TCC.
  • Situação de matrícula em disciplina: Essa situação de disciplina deve ser informada, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá alterar a situação de matrícula da disciplina (matrícula em disciplina vinculada ao TCC) para essa informada.
  • Motivo de alteração da situação de matrícula em disciplina: Esse motivo de alteração deve ser informado, pois quando a situação do TCC for alterada para uma que indique desistência, o sistema irá usar esse motivo quando alterar a situação de matrícula da disciplina.


Em ": TCC 2/2" , configure os processos de acordo com as suas funcionalidades:

  • Tipo de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se configurar o tipo de armazenamento que a Instituição de Ensino irá usar, podendo ser: Arquivo da base de dados, Arquivo de algum diretório ou Arquivo no ECM.
  • Diretório de armazenamento: Nesse parâmetro deve-se informar o diretório que os arquivos serão armazenados, quando o tipo de armazenamento for de Arquivo de algum diretório.
  • Tamanho máximo de armazenamento: Nesse parâmetro podemos informar o tamanho máximo dos arquivos que irão ser postados, pois é de extrema importância limitar os arquivos para economizar espaço, seja em disco ou no banco de dados.
  • Extensões de arquivos permitidas (Exemplo: "pdf;ppt"): Neste parâmetro podemos informar as extensões permitidas para postar arquivos referentes ao TCC.

...


CONFIGURAÇÃO DE DISCIPLINAS

...

DA MATRIZ CURRICULAR

Para que as "Disciplinas/Unidades curriculares" Disciplinas que estejam relacionadas ao TCC e nas quais os alunos possuem vínculo de matrícula sejam apresentadas no Portal Educacional aos alunos e professores (conforme plano de curso) sejam apresentadas nos Portais dos Alunos e Professores (orientadores), é necessário que estejam associadas aos seus cadastros, a seleção da flag: "ao vínculo da disciplina ao Período da Matriz Curricular esteja selecionado o parâmetro: Indica se a disciplina Disciplina é de TCC".

Assim, através Através da aba ": Currículo e ofertaOferta", selecione "Matrizes curriculares". Após Matrizes Curriculares e após selecionar a matriz curricular Matriz Curricular desejada e, em ": Anexos", clique em ": Período".

Image Removed

Em 'Período", através da "Disciplina/unidade curricular" alvo do TCC e selecione a flag: "Indica se a disciplina é de TCC".

Image Removed

TCC - CADASTROS RELACIONADOS AO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Todos os cadastros relacionados às ações e desenvolvimento do "TCC" como: Professores (orientadores), "Linhas de pesquisa", Status do TCC", "Tipos de participantes da banca", "Tipos de TCC" bem como o "TCC" são realizados através do item "Trabalho de conclusão de curso", localizado na aba "Atividades acadêmicas".

Image Added


A partir do Período, em: Anexos, selecione: Disciplinas da Matriz Curricular

Image Added


Selecione o Parâmetro: Indica se a Disciplina é de TCC

Image Added

CADASTROS RELACIONADOS À GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO TCC

Em Atividades Acadêmicas, estão relacionados os cadastros/dados referentes ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Image AddedImage Removed


PROFESSORES/ORIENTADORES POR PERÍODO LETIVO

O cadastro de " Professores/orientadores por período letivo" Orientadores por Período Letivo deve estar relacionado ao "Período letivo" e ao "Número máximo de orientações permitidas".Período Letivo de oferta de curso vinculado ao Número Máximo de Orientações Permitidas

Image AddedImage Removed


LINHAS DE PESQUISA

O cadastro de "das Linhas de pesquisa" deve estar Pesquisa deverá conter o tema e sua descrição, além de estar selecionada a flag "Ativa".

Image Removed

Ainda à "Linha de pesquisa", através dos "Anexos", devem ser vinculadas as "Matrizes aplicadas da linha de pesquisa" e os "Professores orientadores da linha de pesquisa".

Tema e Descrição da mesma.

Para que esteja disponível aos alunos, é necessário que o parâmetro: Ativa esteja selecionado

Image Added


Através dos Anexos da Linha de Pesquisa, deverão ser vinculadas as Matrizes Aplicadas e os Professores Orientadores da Linha Pesquisa

Image Added

Image AddedImage Removed


STATUS DOS TCC

O cadastro de " Status do TCC " deve estar associado relacionado à sua indicação, selecionada a flag que indique um status final ou status de desistência do TCC.

Image Removed

para a qual deverá estar selecionado o parâmetro correspondente, sendo:

  • Indica Status Final do TCC
  • Indica Desistência

Image Added


Aviso

O cadastro de Status do TCC devem ser previamente realizados e não deverão ser posteriormente alterados, uma vez que

Aviso

Os status previamente cadastrados não devem ser alterados, pois os mesmos foram parametrizados na Base base Template para todos os Departamentos Departamento Regionais .SENAI


TIPOS DE PARTICIPANTES DA BANCA

O cadastro dos " Tipos de participantes Participantes da banca" Banca deve estar relacionado ao papel de atuação de cada participante que componha a banca avaliadora/examinadora do TCC.irá compor a Banca examinador/avaliadora

Image AddedImage Removed


TIPOS DE TCC

O cadastro dos " Tipos de TCC " deve estar relacionado aos tipos de trabalho compreendidos pelo TCC.devem compreender as atividades determinadas para desenvolvimento e apresentação dos mesmos

Image AddedImage Removed


ENDEREÇO DE E-MAIL PARA ASSUNTOS DO TCC (MATRIZ APLICADA)

Em "Currículo e Oferta", deve-se acessar a "Matriz aplicada" e vincular o "À Matriz Aplicada l Aba: TCC, deverá estar associado o endereço de e-mail para tratar dos assuntos relacionados ao TCC". Geralmente vincula-se o e-mail da coordenação escolar.

Image Removed

...

o qual os e-mails relacionados à oferta e desenvolvimento de TCC deverão ser direcionados para atendimento

Image Added

REGISTRO TCC - PORTAL DO ALUNO

O registro do TCC pode ser realizado por um aluno que tenha vínculo de matrícula (ativa)

Image Removed

TCC - CADASTRO VIA PORTAL DO ALUNO

Considerando um aluno com matrícula válida/vigente, em período letivo e disciplina /unidade curricular associados a um TCCexclusiva de TCC.

Para se inscrever, através do Portal Educacional, o aluno poderá cadastrar o "TCC, incluindo o "Tema" e "Linha de pesquisa".

Em "TCC", selecione "cadastrar TCC".  (informação) Lembrando que este cadastro poderá ser feito também pela Secretaria via sistema;

Após, vincule o "Tema", "Linha de Pesquisa" e o "Tipo de TCC". Selecione a flag "Autoriza publicação de TCC", caso desejar a sua publicação.

Image Removed

Image Removed

Após cadastrar  o "TCC" seu status é apresentado como: "Aberto".

...

do Aluno, no menu: TCC, ao clicar em: Cadastrar TCC, deverão ser adicionadas as demais informações:

  • Tema do TCC
  • Matrícula vinculada ao TCC
  • Linha de Pesquisa
  • Tipo
  • Autoriza Publicação de TCC

Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE)

Image Added


Após, em: Identificador do TCC l Aba: Orientador(es), o aluno deverá associar o Professor orientador desejado e, e, seguida, clicar em: Convidar Orientador.

Image Added

ACESSO E ACEITE AO CONVITE DE ORIENTAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Convites para Orientação de TCC, o Professor orientador terá acesso ao convite de orientação do TCC

Image Removed

Ao selecionar “Convidar professor”, este aparecerá na lista de orientadores cadastrados para o TCC com a situação de “Convite pendente”, até que este o visualize realize 

TCC - ACEITE DO CONVITE PELO PROFESSOR / ORIENTADOR DO TCC

Após acessar o "Portal Educacional", clique em "Convites para TCC".

Tratando-se de um novo convite, este será apresentado com status de “Não aceito”.  Selecione “Editar” para aceite ou recusa do convite.: Não Aceito.

Para realizar o Aceite ou recusa de um convite de orientação, o Professor orientador deverá clicar em: Editar

Image Added


Para registrar o Aceite, o  Professor orientador deverá clicar em: Convite Aceito.

Para registrar a Recusa, será Após aceite, o mesmo apresentará status "Sim" em "Convite aceito" e será encaminhado ao aluno solicitante. Nas situações de recusa, é obrigatório o preenchimento do campo “Justificativa”: Justificativa.

Image RemovedImage Added


AGENDAMENTO E ACOMPANHAMENTO

...

DE REUNIÕES - PORTAL DO

...

PROFESSOR

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o professor orientador Em "TCC" "Acompanhamento" , o "Professor/orientador" poderá incluir, editar ou excluir "Agendamentos" agendamentos (reuniões) .Os "Agendamentos" para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor / orientador acerca do desenvolvimento do TCC, inclusive permitindo o , incluindo permissão para envio e recebimento de arquivos.

Image Removed

Ao acessar o "Portal Educacional", em "Acompanhamento", o aluno visualiza os "Agendamentos" realizados pelo professor/orientador.
O aluno poderá incluir "Observações" e "Enviar arquivos", além de registrar ou não o "Aceite para o acompanhamento.

Image Removed

Image Removed

Image Added


Quando do registro de interação do aluno ao agendamento realizado pelo professor orientador, o mesmo terá acesso às observações registradas e aos anexo(s) inserido(s) Após, no "Portal Educacional", em "Acompanhamento" / "Agendamentos" o professor/orientador visualiza as observações e anexos inseridos pelo aluno.
Ao clicar em ": Baixar arquivoArquivo, o professor / orientador terá acesso ao documento(s) arquivo(s) anexado(s).

Para concluir Finalizada a interação , deve-se selecionar a flag "Reunião encerrada" e "Salvar".

Image Removed

TCC - INCLUSÃO DE BANCA AVALIADORA

relacionada ao agendamento, o parâmetro: Reunião Encerrada deverá ser selecionado para sua conclusão.

Image Added

ACOMPANHAMENTO DE REUNIÕES - PORTAL DO ALUNO

O desenvolvimento do acompanhamento de TCC é realizado/registrado através do menu: TCC l Acompanhamento.

Neste menu, o aluno poderá visualizar agendamentos (reuniões) registradas pelo Professor orientador para desenvolvimento das atividades, que possibilitam a interação entre aluno e professor orientador, incluindo registro do aceite, registro de observações e permissão para envio e recebimento de arquivos.

Image Added

Image Added

BANCA AVALIADORA - PORTAL DO PROFESSOR

Concluídas as interações relacionadas ao desenvolvimento de TCC, ao acessar o Portal do Professor, através do menu: TCC l Banca, o Professor orientador deverá selecionar/cadastrar a Banca Concluídas as interações entre professor/orientador e aluno, o professor/orientador deverá selecionar a "Banca" que irá compor a análise do " TCC " a ser apresentado pelo aluno.

Em "Banca", selecione "Incluir banca". Associe o "TCC" a ser apresentado, "Data/horário" e "Local" da apresentação. Após, clique em "Salvar".

Ao clicar em: Incluir Banca. vincule as informações:

  • TCC
  • Data e Horário
  • Local da Banca

Image AddedImage Removed


Após, ao clicar em "Incluir participante", informe os dados relacionados à pessoa e sua participação. Clique em "Salvar".

Este cadastro também poderá ser realizado pela Secretaria Escolar via TOTVS Educacional (SGE).

Image RemovedImage Added

Aviso

É importante registrar se a pessoa convidada a ser convidada para compor a banca é um "Professor da instituição" ou uma "Pessoa externa"Banca é uma Pessoa Externa ou Professor da Instituição.

Neste primeiro momento, deve ser realizado o cadastro vínculo de um Professor da instituição"Instituição.

...

RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO

...

- PORTAL DO ALUNO

Finalizado o cadastro e Após a composição da " Banca", o aluno deve acessar o Portal Educacional, para deverá realizar o envio do arquivo final Arquivo Final do " TCC".

Em "TCC", na aba “Arquivo final”, selecione “Enviar arquivo final”, Insira o documento e, após, clique em "Enviar arquivo".

Image Removed

...

Através do Portal do Aluno, através do menu: TCC l Aba: Arquivo Final, ao clicar em: Enviar Arquivo Final, o relatório deverá ser anexado. Após, ao clicar em: Enviar Arquivo, o mesmo será disponibilizado ao Professor orientador..

Image Added


RELATÓRIO FINAL E AVALIAÇÃO - PORTAL DO PROFESSOR

Realizado o envio do "Arquivo final", o orientador receberá via e-mail a notificação de envio, juntamente com o arquivo anexado.

Image RemovedImage Added


Após Considerando a apresentação e considerando a conclusão de todas as etapas de avaliação do " TCC "e a sua apresentação, o professor Professor orientador deverá registrar a nota final no "Portal Educacional.

Em "Diário de classe", selecione a "Disciplina" correspondente ao "TCC". Após, clique em "Notas/faltas etapa".

Image Removed

obtida pelo aluno.

Ao acessar o Portal do Professor, através do menu: Diário de Classe l Seleção de Disciplina l Notas/Faltas de Etapas, será apresentada a tela de registro de nota

Image Added


Após selecionar, na coluna: Nota deverá ser registrada No campo "Nota" registre a pontuação obtida pelo aluno e, após, selecione "Salvar".

Image Removed

.

Aplicado o registro, clique em: Salvar

Image Added

Aviso

Após registro de nota,

Aviso

Neste momento é possível a equipe de Secretaria Escolar poderá executar a apuração Apuração de resultado final Resultado Final para a disciplinaDisciplina (TCC), conforme orientações do Material Manual de Capacitação de Processos Educacionais (Módulo 2II), no item: Rendimento Escolar.

...

CONCLUSÃO -

...

PORTAL DO

...

ALUNO 

Realizado o processo de apuração de resultados, o aluno poderá consultar no Portal Educacional o status de aprovação final da disciplina " TCC".

Image RemovedImage Added