Histórico da Página
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Objetivo
A rotina de Retorno Modelo 2 permite ao usuário reportar as informações verificadas durante realização dos serviços no equipamento. Assim como na rotina de Retorno de O.S. - MNTA400, a partir do Retorno Mod. 2, é possível alimentar o sistema com as informações de custos, insumos e etapas realizadas. São apresentadas diversas alternativas para reporte à Ordem de Serviço, como inclusão de insumos realizados, alteração dos insumos, informe de ocorrências durante a execução dos serviços e realização de etapas. A partir da opção de FiltroBusca O.S. Abertas, o usuário pode selecionar o conjunto de O.S. que deseja na tela inicial da rotinaliberadas, e a busca pode ser refinada pela opção "filtrar".
A rotina é composta por três quadrosduas seções: o a principal, onde são expostas todas as O.S. filtradas, e dois quadros inferioresa inferior, onde são apresentados os insumos previstos e os realizados, etapas, ocorrências e motivos de atraso.
Página Inicial
Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:
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Perceba que os códigos de centro de custo e centro de trabalho utilizam todos os espaços destinados para eles, mesmo que os códigos utilizem menos caracteres, e não há nenhum tipo de separador entre os códigos. Ao digitar o conteúdo desejado, basta utilizar a opção e o primeiro registro que contemple aquela chave será selecionado. Também é possível realizar a busca com um código incompleto, como por exemplo, apenas o código do centro de custo. Neste caso, rotina ira redirecionar o cursor ao primeiro registro de O.S. que possua aquele código de centro de custo, desconsiderando as outras informações da chave de pesquisa. No menu superior da rotina, existem ainda as seguintes opções: - Calculadora: Redireciona para a calculadora do sistema operacional. - Spool: Fila de arquivos enviados para impressão. - Ajuda: Redireciona para o TOTVS Help. - Visualizar Ordem de Serviço selecionada. - Imprimir a O.S. selecionada. - Rodízio da Estrutura: Quando o bem possui uma estrutura, através dessa opção, é possível fazer o rodízio, realizar a entrada e saída de componentes da estrutura. - Rateio de Insumos: Através dessa opção é possível realizar o rateio de insumos do tipo Ferramenta, Mão de Obra ou Terceiro de múltiplas O.S. ao mesmo tempo. O insumo aplicado tem sua quantidade dividida igualmente entre as O.S. selecionadas. - Cancelar Ordem de Serviço selecionada. - Finalizar a Ordem de Serviço selecionada - Legenda: Nessa opção, além do status da Ordem de Serviço, como já mencionado acima, também é possível visualizar o status de insumos e etapas da Ordem de Serviço. - Banco de Conhecimento da Ordem de Serviço: Quando a O.S. possui banco de conhecimento, é possível visualizar os arquivos através dessa opção. - Grava as informações: Salva as alterações realizadas nas O.S. sem fechar a rotina. - Medição Material Rodante: VER - Ok: Salvas as alterações realizadas
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A primeira aba da parte inferior da rotina é destinada aos insumos da O.S., que é separada entre insumos Previstos e Realizados. No primeiro quadro, à esquerda, estão listados todos os insumos previstos no momento de abertura da Ordem de Serviço. É possível selecionar opções de exibição para que sejam mostrados apenas insumos aplicados, parcialmente aplicados ou totalmente aplicados. Para aplicar um insumo previsto, bastar utilizar a opção , que o insumo selecionado será realizado e passará a aparecer no quadro à direita. Para aplicar todos os insumos previstos de uma vez, pode-se utilizar a opção . Da mesma forma, para excluir um insumo já aplicado ou todos de uma vez, basta utilizar as opções (exclui o insumo selecionado) e (exclui todos os insumos realizados). Quando o insumo estiver vinculado à uma Solicitação de Armazém, não será possível aplicá-lo pela rotina de Retorno Mod. 2, e o mesmo deve ser aplicado através da rotina de Baixa Pré-Requisição - MATA185. Da mesma forma, insumos aplicados via movimentações de estoque ou documentos de entrada não podem ser excluídos pela rotina de Retorno Mod. 2, somente pelos módulos que os originaram. Os quadros de insumos previstos e realizados possuem os seguintes campos: Campo: | Descrição: Tarefa (TL_TAREFA) | Código da tarefa a que se refere a previsão ou utilização do insumo. Nome Tarefa (TL_NOMTAR) Nome da tarefa a que se refere a previsão ou utilização do insumo. Tipo Insumo (TL_TIPOREG) | Código do tipo de insumo a que se refere na previsão ou utilização do insumo, podendo ser: P- produto, M- funcionário (Mão de Obra), F- ferramenta, T- terceiros ou E- Especialidade. Código (TL_CODIGO ) | Código do insumo utilizado na manutenção. Nome Insumo (TL_NOMCODI) | Nome do insumo. Usa Calend. (TL_USACALE) | Indica se o insumo utiliza ou não calendário. Quant. Rec. (TL_QUANREC) | Quantidade utilizada no insumo. Quando o mesmo for do tipo Produto, sua quantidade será calculada em unidades, do tipo Funcionário (Mão de obra), especialidade ou terceiros, sua quantidade será calculada de acordo com o tempo trabalhado e caso seja do tipo ferramenta, sua quantidade será calculada de acordo com o tempo utilizado. Quantidade (TL_QUANTID) | Quantidade utilizada. Unidade (TL_UNIDADE) | Unidade de consumo do recurso. Custo (TL_CUSTO) | Custo do recurso. Destino (TL_DESTINO) | Destino do item de estoque, podendo ser: A – Apoio (graxa, estopa, etc.), S – Substituição ou T – troca. Somente é utilizado para itens de estoque. Data Início (TL_DTINICI) Data inicial de previsão ou utilização do Insumo. Hora Início (TL_HOINICI) | Hora inicial de previsão ou utilização do Insumo | Data Fim (TL_DTFIM) | Data final de previsão ou utilização do Insumo | Hora Fim (TL_HOFIM) | Hora final de previsão ou utilização do Insumo | % Hr. Extra (TL_PCTHREX) | Percentual a ser aplicado ao custo da mão de obra alocada para a ordem de serviço, referente ao trabalho em hora extra. Num.Seq.SD3 (TL_NUMSEQ) | Numeração sequencial do registro na tabela SD3 - Movimentações Internas, quando o insumo é aplicado via uma movimentação de estoque. | Almoxarifado (TL_LOCAL) | Código do almoxarifado de onde foi obtido o insumo. | Lote (TL_LOTECTL) | Número do lote da peça de reposição utilizada na ordem de serviço. Utilizada para fins de rastreabilidade. Sub-Lote (TL_NUMLOTE) | Número do lote do insumo da Ordem de Serviço. Data Valid. (TL_DTVALID) | Data de validade do lote. | Localização (TL_LOCALIZ) | Localização física do insumo. | Num. Série (TL_NUMSERI) | Número de Série do produto. | Etapa Insumo (TL_ETAPA) | Indica em que etapa foi realizado o consumo do insumo pela Ordem de Serviço. Nome Etapa (TL_NOMETAP) | Nome da etapa. | Tem Garantia (TL_GARANTI) | Indica se o insumo aplicado no bem tem controle de garantia, podendo ser: S – Sim, N – não. Local Aplic. (TL_LOCAPLI) | Local de aplicação do insumo. | Nome Local (TL_NOMLOCA) | Nome do local de aplicação do insumo. | Número da SC (TL_NUMSC) | Número da Solicitação de Compra do insumo. | Item da SC (TL_ITEMSC) | Item da Solicitação de Compra do insumo. | Observações (TL_OBSERVA) | Observações do reporte de insumo. | Nota Fiscal (TL_NOTFIS) | Número da Nota Fiscal do insumo. | Série (TL_SERIE) | Série da Nota Fiscal. | Fornecedor (TL_FORNEC) | Código do Fornecedor do insumo. | Loja (TL_LOJA) | Código da loja do fornecedor. | Número da SA (TL_NUMSA) | Número da Solicitação de Armazém. | Item da SA (TL_ITEMSA) | Item da Solicitação de Armazém. | Seq. Tarefa (TL_SEQTARE) | Sequência da tarefa. | Perc. Exec. (TL_PERMDOE) | Percentual de Mão de Obra executada. | Código AEN (TL_CODAEN) | Código AEN. | Sequência (TL_SEQUENC) | Sequência do retorno. | Card |
A segunda aba é referente às Etapas da O.S., permitindo que sejam alteradas, executadas, excluídas ou incluídas novas etapas. Assim como na aba de Insumos, também há uma divisão em dois quadros: o primeiro, à esquerda, é referente aos insumos reportados pra aquela Ordem de Serviço, e o segundo, à direita, mostra etapas que foram reportadas em outras ordens já finalizadas para o mesmo bem que não foram executadas. Se a O.S. já possui alguma etapa prevista, ela será apresentada no primeiro quadro Card |
Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.
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Regras de Negócio
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Teclas de atalho
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Utilizações Gerais
Âncora | ||||
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Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Bloqueio.
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Conteúdos Relacionados
- Ordem de Serviço;
- Motivo;
- Motivo de Atraso;
Palavras-chave
- Atraso de O.S.;
- Ordem de Serviço;
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Referências
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