Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Conteúdo

Índice

01. PARAMETRIZAÇÃO

  • Realizar a atualização dos ambientes:
    • Instalação do Patch 12.1.2310.123 ou superior;
    • Execução do RM-Atualizador;
    • Atualizar o aplicativo MEU RH:
      • Android: Através da Play Store para a última versão publicada;
      • IOS: Através da Apple Store para a última versão publicada.
    • Habilitar o recebimento de notificações nas configurações do dispositivo.
  • Marcar o parâmetro: 'Utiliza push notification', localizado em: 'Configurações >> Parametrizador >> Push Notification';
  • Liberação das permissões: Configurar Permissões;
  • Configurar o ambiente para acessar os serviços WebServices Configurando HttpPort e ApiPort (Exclusivo para utilizar a gestão de comunicados);
  • Iniciar o host da aplicação como administrador.

OBS: As permissões indicadas são para os processos dentro do ERP. Para os processos realizados dentro do MEU RH é considerado apenas o parâmetro 'Utiliza push notification', exceto para o menu 'Comunica RH' que verifica também o permissionamento.

Caso possua alguma restrição de segurança pode ser necessário realizar a liberação do endereço: https://fcm.googleapis.com/fcm/send.

02.COMUNICA RH

O Comunica RH permite ao RH criar comunicados diversos para os colaboradores de forma fácil e simples, podendo notificá-los a existência do comunicado disponível.

...

Poderá clicar em 'Visualizar Comunicado'  para verificar a exibição do comunicado antes de finalizar o cadastro:

 

A partir da versão 12.1.2406 poderá realizar o cadastro de um anexo. Os seguintes formatos são aceitos: png, jpg e pdf. 

Observação: Poderão ser informados arquivos com até 10MB.

Image Added


Clique em 'Avançar' para seguir com o processo:

...

É exibida uma mensagem de alerta informando que se estiver em um ambiente local, as notificações serão enviadas imediatamente, esta mensagem é apenas informativa e não impede de seguir com o processo.

Obs: Caso esteja utilizando o ambiente em 'N - Camadas' será apresentado também o botão: 'Programar recorrência de envio'. Esta opção está detalhada no próximo tópico (03 - Recorrência no cadastro de comunicados), deste documento.

Clique em 'Criar Comunicado' e confirmar em 'Sim, estou ciente'.

...

Exemplo do Job criado:

Exemplo da notificação:

...


Importante

Os campos: 'Título' e 'Texto' da tela inicial de 'Novo comunicado' e os campos 'Título' e 'Subtítulo' da aba de 'Elaborar Push' não estão preparados para receber dados de EMOJI, devido a estrutura de banco do RM não suportar neste momento este padrão de mensagens. 

03.RECORRÊNCIA NO CADASTRO DE COMUNICADOS

O objetivo é permitir que sejam realizados agendamentos para o processo de envio de comunicados e notificações, durante o cadastro do comunicado.

  • Será possível agendar o envio do comunicado com as seguintes opções:
    • Por mês: Deverá informar um dia do mês em que o processo deve se repetir;
    • Por semana: Deverá selecionar quais dias da semana em que o processo deve se repetir.
  • Ao selecionar a opção de recorrência será necessário também informar uma data e hora em que o comunicado e as notificações devem ser disparados;
  • O agendamento será realizado através do botão: 'Programar recorrência de envio', que estará disponível na aba de 'Escolher destinatários', é importante ressaltar que este botão está condicionado a utilização do ambiente em 'N - Camadas', caso esteja utilizando um ambiente 'Local', esta opção não estará disponível;
  • Este botão irá exibir uma tela, onde os dados da recorrência devem ser preenchidos;
    • Observações: A mesma data e hora de publicação preenchida dentro da recorrência será replicada para os campos de data e hora de publicação da tela de escolha de destinatários e vice-versa.
  • Ao marcar a flag 'Enviar agora?' não será possível informar uma recorrência;
  • Ao cadastrar uma recorrência será criado um Job com estas informações, após cada execução será criado um novo Job respeitando a recorrência indicada. Os Jobs podem ser consultados na aba: 'Ambiente >> Gerenciamento de Jobs'.
    • Observações: A recorrência se refere apenas ao processo, desta forma não será criado um novo comunicado, apenas será realizado novamente o envio tanto do comunicado quando das notificações para os colaboradores, respeitando os filtros cadastrados.
  • Caso esteja utilizando o filtro por 'Matrícula' e o colaborador tenha sua matrícula (chapa) alterada, podem ocorrer divergências durante o envio, neste caso recomenda-se realizar o reenvio do comunicado alterando os filtros, ou realizar o cadastro de um novo comunicado;
  • Caso ocorra algum erro durante a execução do Job e o comunicado esteja com o status 'Aguardando publicação' este status não será alterado. Em melhorias futuras será criado um novo status para este caso em específico.

Observações gerais:

  • Funcionalidade disponível a partir da versão: 12.1.2402.124;
  • A recorrência diária não está disponível para esta funcionalidade.


Seguem prints ilustrando a funcionalidade:

Image Added


Image Added

Image Added


A mesma data e hora da publicação informada na recorrência se repete na data e hora da publicação na tela de escolha dos destinatários.

Image Added




Caso marque a opção 'Enviar agora?':

Image Added



Caso preencha primeiro os campos de data e hora da publicação da tela de escolha dos destinatários, estes dados vão ser repetidos dentro da tela de recorrência:

Image Added

Image Added


Caso selecione a opção de repetição por semana:

Image Added

Image Added


Caso selecione a opção por mês:

Image Added


Exemplo de Job criado com recorrência mensal:

Image Added


Exemplo de Job criado com recorrência semanal:

Image Added


04.REENVIAR COMUNICADOS

Esta opção tem como objetivo de reenviar um comunicado para os colaboradores, com a opção de alterar os dados que serão enviados.

  • Somente comunicados que estejam com o status 'Enviado' podem ser reenviados;
  • Ao realizar o reenvio do comunicado será criado um novo registro com os dados que foram alterados;
  • Para reenviar,  acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Reenviar';
  • Os dados de envio, como 'Data da publicação', 'Hora da publicação', 'Enviar agora?' e os dados da recorrência, devem ser preenchidos para realizar o reenvio.

Observações gerais:

  • Funcionalidade disponível a partir da versão: 12.1.2402.124.


Seguem prints ilustrando a funcionalidade:

Com comunicado com status 'Enviado':

Image Added


Image Added

Image Added


Image Added

Image Added

Image Added

Com comunicado com status diferente de 'Enviado':

Image Added

Image Added

Image Added


05. BUSCA AVANÇADA NOS COMUNICADOS DO ERP

O objetivo é filtrar os comunicados por código, título, data de criação, status e/ou responsável.

Para realizar a busca avançada após acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar em 'Busca Avançada':


...

06. VISUALIZAR DETALHES DOS COMUNICADOS NO ERP

Para visualizar os detalhes dos comunicados, acessar a aba de 'Gestão de Comunicados', clicar nos três pontinhos (...) e clicar na opção 'Visualizar':

Horizontal

Vertical

...

A partir da versão: 12.1.2406.120 será possível visualizar as seguintes informações:

  • O anexo cadastrado dentro do comunicado;
  • O número de colaboradores que receberam o comunicado: Esta informação é baseada na tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR, onde são armazenado os dados dos comunicados do colaborador;
  • O número de colaboradores que visualizaram o comunicado: Esta informação é baseada na tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR e campo: COMMUNICATEREAD. Esta informação é preenchida quando o colaborador visualiza o comunicado no Meu RH, através das notificações ou da aba de 'Comunica RH'. E para visualização de quando o colaborador realizou a leitura, teremos o campo DATECOMMUNICATEREAD, porém será visto somente na tela dos comunicados disparados para os colaboradores.


Observações: 

  • Atualmente não é possível identificar se o colaborador realizou o download do anexo.
  • Caso as informações da tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR sejam deletadas, as informações de 'Colaboradores que receberam o comunicado' e 'Colaboradores que visualizaram o comunicado' deixaram de contabilizar estes registros. As permissões para excluir estes registros serão controladas através do menu de permissões. Mais informações em: Configurar Permissões;

Horizontal

Image Added

Vertical

Image Added

07. APAGAR COMUNICADOS NO ERP

Somente comunicados que estejam com o status 'Aguardando' ou 'Rascunho' podem ser excluídos.

...

Se o status permitir apagar:


...

08. INATIVAR COMUNICADOS NO ERP

Esta opção tem como objetivo de inativar um comunicado para que os colaboradores não tenham mais o acesso, por algum motivo de expiração da informação ou um comunicado enviado incorretamente.

...

Se o status não permitir inativar, será apresentado uma mensagem de erro:

06. REENVIAR COMUNICADOS

Estará disponível em breve.

...

09. APAGAR NOTIFICAÇÕES DO COMUNICA RH

O usuário do Meu RH poderá apagar as notificações através do sino de notificações, porém o comunicado correspondentes não será apagado, a não ser que o RH inative o comunicado.

...

Deve selecionar as notificações que deseja apagar e clicar em 'Apagar Notificações':

...

10. VISUALIZAR COMUNICADOS NO MEU RH

Os usuários do Meu RH poderão visualizar os comunicados publicados pelo RH, independente de terem recebido a notificação em seus dispositivos.

...

Caso clique na opção de 'Visualizar'



 


Exemplo com anexo.

Image Added

Image Added


Caso não possua imagem:

...

Caso busque comunicados por data, deve selecionar uma data de inicio e fim e clicar em 'Filtrar'. Somente após preencher as datas será habilitado o botão de 'Filtrar'. Para limpar os filtros poderá clicar em 'Limpar Filtros'.


...

11. APAGAR COMUNICADOS NO MEU RH

Os usuários do Meu RH poderão apagar os comunicados que foram enviados pelo RH, porém não será possível visualizá-los novamente. Para visualizá-los novamente o RH terá

que enviar o comunicado novamente. Porém, pode-se colocar permissão para que o colaborador não apague este comunicado, basta realizar a configuração do perfil do usuário desabilitando

os itens: 11.03.08 Comunicados do Colaborador / 11.03.08.01 Excluir .  Para verificar com mais detalhes a configuração de permissão, clique aqui.


Para apagar os comunicados basta clicar no ícone abaixo:

...

OBS: Esse processo exclui apenas o registro da tabela: PCOMMUNICATECOLLABORATOR.

...

12. VISUALIZAR OS COMUNICADOS DO COLABORADOR NO ERP

Será possível visualizar os comunicados dos usuários através do menu 'Configurações >> Comunicados do Colaborador', conforme demonstra o print abaixo:

Image Removed

A partir da versão 12.1.2406.120 foram inseridos os seguintes campos: 'Comunicado Lido' e 'Data de leitura do comunicado'.

Image Added


Image AddedImage Removed

Também será possível excluir os registros selecionados.

...

13. PRINCIPAIS DÚVIDAS E ERROS CONHECIDOS 

1. O que acontece caso não execute o RM-Atualizador?

...

Verifique se foi realizada a configuração das portas corretamente no Host como indicado no item 2 deste documento.

3. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao tentar visualizar ou inserir um novo comunicado?

Image Removed

Image Removed

Verifique se o usuário que está acessando está vinculado a um funcionário ou externo, caso não esteja é necessário realizar este vínculo.

4. O que fazer se ao reiniciar um Job aparecer o erro semelhante ao erro abaixo: 

...

Esta situação acontece quando um Job do mesmo tipo é reiniciado mais de uma vez e esta reinicialização foi feita antes do Job anterior finalizar a execução, sendo o mesmo Job ele utiliza os mesmos arquivos de logs e desta forma é necessário que sejam executados um por vez. 

4. O que fazer se executar um Job com filtro por fórmula e aparecer o erro semelhante ao erro abaixo:

Image Added

Esta situação acontece quando está utilizando uma fórmula inválida para a geração do comunicado, desta forma é necessário construir uma fórmula que seja válida (A fórmula deve retornar booleanos válidos). Neste cenário o status do comunicado não será alterado.

5 - O que fazer se na tela de 'Gestão de Comunicados' ocorra um erro semelhante ao erro abaixo:

Image Added

Image Added

Esta situação ocorre devido ao tempo de expiração do token. Como solução poderá realizar o aumento do tempo de expiração do token, poderá utilizar o documento abaixo como orientação, porém esta alteração deve ser realizada com cautela, uma vez que se o host for compartilhado a configuração ficará única para as soluções que compartilham este token e a depender do tempo utilizado poderá ocorrer falhas, aconselhamos a não informar um valor em minutos maior que 24 horas (1440): Autorização/Autenticação em API'S.

6. O que fazer se acontecer o erro abaixo ao tentar enviar o comunicado/notificação?

Image Added

Este erro pode acontecer caso tenha alguma restrição de segurança, desta forma libere o acesso ao endereço: https://fcm.googleapis.com/fcm/send.

Aviso
iconfalse
titleObservações:

Para saber mais sobre as notificações, acessem: 32.0 Push Notification

...