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INTRODUÇÃO
O plugin Nexxera é uma solução para conciliar todas as vendas de cartões de débito e crédito (com utilização ou não de TEF), conectando bancos e adquirentes com o cliente por meio da integração com a plataforma parceira Nexxera, concentrando na mesma operação a baixa automática dos documentos.
ÍNDICE
- Visão Geral
ObjetivoÂncora topo topo - Configurações
- ProcedimentoParâmetros
- Estrutura do Arquivo
- Exemplo Solução de UtilizaçãoProblemas
01.
Âncora geral geral
VISÃO GERAL
geral | |
geral |
Tem como objetivo a integração dos dados das transações de cartões de crédito com a parceira Nexxera. Os arquivos com os extratos dos cartões são enviados e recebidos através de um serviço de troca eletrônica de dados (Skyline) e importados e interpretados pelo plugin para conciliação e baixa automática desses recebimentos.
02.
As etapas da integração consistem na configuração dos diretórios da aplicação, geração do log de vendas, importação/exportação dos arquivos de retorno da Nexxera e conciliação e baixa dos documentos no sistema.
Diagrama da integração
02. CONFIGURAÇÕES
Âncora config config
CONFIGURAÇÕES
config | |
config |
Configuração dos Cartões
Cadastro necessário para geração do Log de Vendas. Todos os clientes cartão de créditos associados aos Tipos de Débitos Créditos devem ser associados a esse cadastro, caso contrário não será gerado no log de vendas desses cartões e não haverá conciliação automática na liquidação de vendas.
O cadastro será realizado acessando o caminho no menu (Passo 1) e em seguida incluindo todos os dados solicitados no formulário (Passo 2):
Passo 1 | Passo 2 | Códigos Nexxera | ||||||
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As etapas da integração consistem na geração do log de vendas, importação/exportação dos arquivos de retorno da Nexxera e conciliação e baixa dos documentos no sistema.
Diagrama da integração
Importação dos Arquivos de Retorno da Nexxera
Essa rotina é executada simultâneamente com a geração do log de vendas (etapa anteriorâncora). Os arquivos importados são lidos, interpretados e salvos na base do cliente. Caso não hajam mais arquivos de retorno na pasta inbox a serem importados, deve ser realizada a execução do da aplicação Skyline para que seja feito o tráfego de novos arquivos.
03. PARÂMETROS
O cenário ideal para utilização do plugin é que o cliente possua o sistema TEF. O maior benefício desse sistema para a operação é, principalmente, evitar o preenchimento manual do código NSU (um dos principais filtros para operação de conciliação) durante a transação de pagamento com cartão de crédito.
Informações |
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A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é uma solução de vendas que efetua transações financeiras de modo eletrônico na hora em que uma compra por cartão de crédito ou débito é efetuada. |
03.01. VHF
Caso o cliente não faça uso do TEF, será necessário a parametrização do Tipo de Débito e Crédito no FrontOffice, acessando o seguinte caminho no menu (Passo 1):
- Cadastro
- Caixa
- Tipo de Débito/Crédito
- Tipos de Débito/Crédito
Na aba Parâmetros marcar a opção Obriga gravar transação de CC (Passo 2).
Com essa configuração, no momento da operação de venda, a opção para preenchimento do código NSU será exibido para o usuário no VHF Caixa (Passo 3).
03.02. NSU
No caso do cliente possuir o TOTVS PDV
O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF
O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF O cenário ideal para utilização do plugin é o que o hotel possua o sistema TEF
Cadastro dos Clientes Operadora
Cadastro necessário para geração do Log de Vendas, todos os clientes cartão de créditos associados aos Tipos de Débitos Créditos devem ser associados a esse cadastro, caso contrário o mesmo não será gerado no log de vendas e não haverá conciliação automática na liquidação de vendas.
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Integração Envio e recebimento de Arquivos
A integração Nexxera X Totvs é realizado de acordo com diretório em rede disponibilizado pela Nexxera, o SkyLine. É necessário acompanhamento nas primeiras semanas para garantir que todos os cartões estão configurados para integração.
A tela principal pode ser conciliado com borderô de débitos e créditos do front e caso necessário o campo transação pode ser alterado antes da geração do log de vendas. Assim que a integração estiver conciliada com painel Nexxera solicitar a automatização da integração por Robot .
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Alteração de NSU após integração
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
O sistema exibirá a Tela Nexxera Log de Vendas.
Para realizar alteração de NSU após a integração, o usuário deve excluir a integração, em seguida na tela de integração alterar o número do NSU e gerar novamente o log de vendas.
Definir os diretórios:
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
O sistema exibirá a Tela Nexxera Log de Vendas.
Arquivo de Remessa – Log de Vendas;
Retorno – Arquivo Liquidação de Vendas - CSV;
Retorno de Importados – Assim que a importação for finalizada é transferida para esse segundo diretório;
Retorno Erros na importação – Em caso de erro no processamento da liquidação;
Conciliação Automática
Passo
Ação
Descrição
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Na tela de conciliação é montado o valor dos cartões por Operadora depois por Bandeira, onde é possível incluir ou excluir um documento ao lote de recebimento, e realizar lançamento de alteradores.
A opção de realizar a baixa somente será habilitada se o total enviado pela administradora for igual ao total de documento selecionados por cartão de crédito.
Alterar NSU antes da integração
Passo
Ação
Descrição
04. Âncora arq arq
ESTRUTURA DO ARQUIVO
arq | |
arq |
A Nexxera disponibiliza diversos tipos de extrato para o layout de baixa. O layout homologado é o do extrato de venda, onde são demonstradas todas as vendas reconhecidas pela administradora e enviadas à Nexxera em uma determinada data de referência. Esse arquivo geralmente vem com a descrição "RELATORIO_LPN_VENDA_cnpj_data", na extensão CSV.
No entanto, caso conste no log de vendas enviado pelo cliente alguma transação não enviada no extrato de vendas (administradora), esta não irá constar neste extrato, portanto, neste caso o cliente deve acionar a administradora de seu cartão e/ou a Nexxera.
Atualização Getnet
A adquirente Getnet gera o NSU com zeros à esquerda, porém, a Nexxera remove esses dígitos em seu arquivo CSV, impossibilitando a localização do documento na base CAR para conciliação e baixa. Para ajustar, o plugin foi adequado para consultar e localizar o o NSU com os zeros à esquerda, removendo eles ao listar o documento na tela Nexxera Baixa Liquidação.
05. Âncora prob prob
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
prob | |
prob |
Checklist em caso de problemas de funcionamento.
01. Documento não aparece na tela de baixa
R: Verificar se todo o procedimento de execução do plugin foi realizado e se mesmo assim o documento ainda não for exibido, entrar em contato com a operadora e /ou Nexxera.
02. Documento não aparece na tela de baixa apenas no lado direito (CAR)
R: Verificar se os dados de Data Programada e NSU do documento no CAR conferem com os do crédito recebido da Nexxera. Caso negativo, os dados precisam ser corrigidos para exibição, conciliação e baixa.
03. Por que as linhas ficam amarelas no lado esquerdo do grid (Nexxera)?
R: O grid receberá a coloração amarela nas linhas dos lançamentos que estiverem nas seguintes condições:
- Documento não localizado
- Numeração do documento em branco
- Status do documento diferente de 0 (Aberto)
- Coluna Tipo Venda do grid igual a “A” (Pagamento Carnê)
04. Os créditos da operadora não conferem com os documentos no CAR
R: O plugin realiza a alteração apenas de valores de documentos gerados pelo sistema TOTVS, os valores do arquivo Nexxera não podem ser modificados pelo plugin. Em caso de divergência, entrar em contato com a operadora e /ou Nexxera.
05. A baixa foi realizada por engano
R: A operação de conciliação e baixa do plugin não pode se revertida.
"Nexxera Cliente x Operadora",
"Nexxera Integração Log de Vendas" e
"Nexxera Baixa Liquidação de Vendas"
Na opção altera NSU, todo usuário que realizou lançamentos pode alterar o número da transação antes da auditoria.
Os usuários que estão no grupo "Gerente" no PDV, podem alterar a transação de qualquer cartão realizado no dia antes da auditoria.
Atualização
O NSU também pode ser alterado através da tela "Nexxera Integração Log de Vendas". Editando a coluna Transação e confirmando a operação do Log de Vendas, o NSU será alterado.
HTML |
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