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Índice
maxLevel5
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

A rotina de Retorno Modelo 2 permite ao usuário reportar as informações verificadas durante realização dos serviços no equipamento. Assim como na rotina de Retorno de O.S. - MNTA400, a partir do Retorno Mod. 2, é possível alimentar o sistema com as informações de custos, insumos e etapas realizadas. São apresentadas diversas alternativas para reporte à Ordem de Serviço, como inclusão de insumos realizados, alteração dos insumos, informe de ocorrências durante a execução dos serviços e realização de etapas. A partir da opção de FiltroBusca O.S. Abertas, o usuário pode selecionar o conjunto de O.S. que deseja na tela inicial da rotinaliberadas, e a busca pode ser refinada pela opção "filtrar".

A rotina é composta por três quadrosduas seções: o a principal, onde são expostas todas as O.S. filtradas, e dois quadros inferioresa inferior, onde são apresentados os insumos previstos e os realizados, etapas, ocorrências e motivos de atraso.

Página Inicial

Na página inicial da rotina, estão disponíveis as seguintes opções:

Permite a exclusão de um determinado Atraso de O.S. Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Excluir.

Confira as informações disponíveis e clique em Confirmar para efetuar a exclusão do registro.

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

Perceba que os códigos de centro de custo e centro de trabalho utilizam todos os espaços destinados para eles, mesmo que os códigos utilizem menos caracteres, e não há nenhum tipo de separador entre os códigos. Ao digitar o conteúdo desejado, basta utilizar a opção Image Removed e o primeiro registro que contemple aquela chave será selecionado. Também é possível realizar a busca com um código incompleto, como por exemplo, apenas o código do centro de custo. Neste caso, rotina ira redirecionar o cursor ao primeiro registro de O.S. que possua aquele código de centro de custo, desconsiderando as outras informações da chave de pesquisa.

No menu superior da rotina, existem ainda as seguintes opções:

Image Removed - Calculadora: Redireciona para a calculadora do sistema operacional.

Image Removed - Spool: Fila de arquivos enviados para impressão.

Image Removed - Ajuda: Redireciona para o TOTVS Help.

Image Removed - Visualizar Ordem de Serviço selecionada.

Image Removed - Imprimir a O.S. selecionada.

Image Removed - Rodízio da Estrutura: Quando o bem possui uma estrutura, através dessa opção, é possível fazer o rodízio, realizar a entrada e saída de componentes da estrutura.

Image Removed - Rateio de Insumos: Através dessa opção é possível realizar o rateio de insumos do tipo Ferramenta, Mão de Obra ou Terceiro de múltiplas O.S. ao mesmo tempo. O insumo aplicado tem sua quantidade dividida igualmente entre as O.S. selecionadas.

Image Removed - Cancelar Ordem de Serviço selecionada.

Image Removed - Finalizar a Ordem de Serviço selecionada

Image Removed - Legenda: Nessa opção, além do status da Ordem de Serviço, como já mencionado acima, também é possível visualizar o status de insumos e etapas da Ordem de Serviço.

Image Removed - Banco de Conhecimento da Ordem de Serviço: Quando a O.S. possui banco de conhecimento, é possível visualizar os arquivos através dessa opção.

Image Removed - Grava as informações: Salva as alterações realizadas nas O.S. sem fechar a rotina.

Image Removed - Medição Material Rodante: VER

Image Removed - Ok: Salvas as alterações realizadas nas O.S. e fecha a rotina.

Image Removed - Cancelar: Cancela as alterações feitas e fecha a rotina.

A primeira aba da parte inferior da rotina é destinada aos insumos da O.S., que é separada entre insumos Previstos e Realizados.

No primeiro quadro, à esquerda, estão listados todos os insumos previstos no momento de abertura da Ordem de Serviço. É possível selecionar opções de exibição para que sejam mostrados apenas insumos aplicados, parcialmente aplicados ou totalmente aplicados. Para aplicar um insumo previsto, bastar utilizar a opção Image Removed, que o insumo selecionado será realizado e passará a aparecer no quadro à direita. Para aplicar todos os insumos previstos de uma vez, pode-se utilizar a opção Image Removed. Da mesma forma, para excluir um insumo já aplicado ou todos de uma vez, basta utilizar as opções Image Removed(exclui o insumo selecionado) e Image Removed(exclui todos os insumos realizados).

Quando o insumo estiver vinculado à uma Solicitação de Armazém, não será possível aplicá-lo pela rotina de Retorno Mod. 2, e o mesmo deve ser aplicado através da rotina de Baixa Pré-Requisição - MATA185. Da mesma forma, insumos aplicados via movimentações de estoque ou documentos de entrada não podem ser excluídos pela rotina de Retorno Mod. 2, somente pelos módulos que os originaram.

Os quadros de insumos previstos e realizados possuem os seguintes campos:

Indica se o insumo aplicado no bem tem controle de garantia, podendo ser: S – Sim, N – não.

Card
id1
labelQuadro Seção principal

No quadro Na seção principal da rotina estarão dispostas todas as Ordens de Serviço que foram filtradas. O Filtro A busca é realizado realizada pela opção Image Removed Image Added disponível na parte superior da rotina, e com ela é possível filtrar todas as O.S. em aberto. Após realizada a busca, filtrar as O.S. pela chave de pesquisa ou montar um filtro manualmente. Após filtradas, as O.S. são apresentadas são apresentadas da seguinte forma:

CampoDescrição
Ordem Serv.
:
Número da Ordem de Serviço.
Plano Manut.
:
Plano de Manutenção ao qual a O.S. pertence.
Tipo O.S.
:
Tipo da Ordem de Serviço. Pode ser "B", quando é O.S. de bem, ou "L", quando a O.S. é de localização.
Bem
:
Código do bem ou da localização da Ordem de Serviço.
Nome do Bem
:
Nome do bem ou localização.
Serviço
:
Código do serviço utilizado na Ordem de Serviço.
Nome Serviço
:
Nome do serviço da O.S
.
.
Sequência
:
Sequência da O.S., informando a sequência da manutenção em caso de Ordem de Serviço Preventiva.
Prev. Início:
Dt. Par. Pr. I.Data de início prevista para a parada do bem.
P
Dt. Man.
In
Pr.
Man
I.
:
Data original de início da Ordem de Serviço.

Além dos campos listados acima, antes do código da O.S. existe uma indicação do Status status da O.S. referenciada por cor, que pode ser:

A informação da legenda da O.S. pode ser visualizada pela opção Legenda () no menu superior da rotina.

Após realizar o filtro das a busca de todas as O.S. desejadasliberadas, é possível refinar a busca através de uma chave de pesquisa pré existentedo filtro (parte superior direita da tela), que pode ser selecionada conforme a necessidade. Para utilizar a busca pré existente, é necessário digitar os códigos no campo de pesquisa com todos os caracteres de cada campo, sem nenhum tipo de separador. Exemplo de utilização:

Chave utilizada:Centro de Custo + Centro Trab. + Serviço
Conteúdo digitado no campo de pesquisa:"CC01                CT01  ANACOR" (sem as aspas)
Card
id2
labelInsumos
Campo:

Descrição:

Tarefa (TL_TAREFA)

Código da tarefa a que se refere a previsão ou utilização do insumo.

Nome Tarefa (TL_NOMTAR)

Nome da tarefa a que se refere a previsão ou utilização do insumo.

Tipo Insumo (TL_TIPOREG)

Código do tipo de insumo a que se refere na previsão ou utilização do insumo, podendo ser: P- produto, M- funcionário (Mão de Obra), F- ferramenta, T- terceiros ou E- Especialidade.

Código (TL_CODIGO )

Código do insumo utilizado na manutenção.

Nome Insumo (TL_NOMCODI)

Nome do insumo.

Usa Calend. (TL_USACALE)

Indica se o insumo utiliza ou não calendário.

Quant. Rec. (TL_QUANREC)

Quantidade utilizada no insumo. Quando o mesmo for do tipo Produto, sua quantidade será calculada em unidades, do tipo Funcionário (Mão de obra), especialidade ou terceiros, sua quantidade será calculada de acordo com o tempo trabalhado e caso seja do tipo ferramenta, sua quantidade será calculada de acordo com o tempo utilizado.

Quantidade (TL_QUANTID)

Quantidade utilizada.

Unidade (TL_UNIDADE)

Unidade de consumo do recurso.

Custo (TL_CUSTO)

Custo do recurso.

Destino (TL_DESTINO)

Destino do item de estoque, podendo ser: A – Apoio (graxa, estopa, etc.), S – Substituição ou T – troca. Somente é utilizado para itens de estoque.

Data Início (TL_DTINICI)

Data inicial de previsão ou utilização do Insumo.

Hora Início (TL_HOINICI)Hora inicial de previsão ou utilização do Insumo
Data Fim (TL_DTFIM)Data final de previsão ou utilização do Insumo
Hora Fim (TL_HOFIM)Hora final de previsão ou utilização do Insumo
% Hr. Extra (TL_PCTHREX)

Percentual a ser aplicado ao custo da mão de obra alocada para a ordem de serviço, referente ao trabalho em hora extra.

Num.Seq.SD3 (TL_NUMSEQ)Numeração sequencial do registro na tabela SD3 - Movimentações Internas, quando o insumo é aplicado via uma movimentação de estoque.
Almoxarifado (TL_LOCAL)Código do almoxarifado de onde foi obtido o insumo.
Lote (TL_LOTECTL)

Número do lote da peça de reposição utilizada na ordem de serviço. Utilizada para fins de rastreabilidade.

Sub-Lote (TL_NUMLOTE)

Número do lote do insumo da Ordem de Serviço.

Data Valid. (TL_DTVALID)Data de validade do lote.
Localização (TL_LOCALIZ)Localização física do insumo.
Num. Série (TL_NUMSERI)Número de Série do produto.                                                               
Etapa Insumo (TL_ETAPA)

Indica em que etapa foi realizado o consumo do insumo pela Ordem de Serviço.

Nome Etapa (TL_NOMETAP)Nome da etapa.
Tem Garantia (TL_GARANTI)
Local Aplic. (TL_LOCAPLI)Local de aplicação do insumo.
Nome Local (TL_NOMLOCA)Nome do local de aplicação do insumo.
Número da SC (TL_NUMSC)Número da Solicitação de Compra do insumo.
Item da SC (TL_ITEMSC)Item da Solicitação de Compra do insumo.
Observações (TL_OBSERVA)Observações do reporte de insumo.
Nota Fiscal (TL_NOTFIS)Número da Nota Fiscal do insumo.
Série (TL_SERIE)Série da Nota Fiscal.
Fornecedor (TL_FORNEC)Código do Fornecedor do insumo.
Loja (TL_LOJA)Código da loja do fornecedor.
Número da SA (TL_NUMSA)Número da Solicitação de Armazém.
Item da SA (TL_ITEMSA)Item da Solicitação de Armazém.
Seq. Tarefa (TL_SEQTARE)Sequência da tarefa.
Perc. Exec. (TL_PERMDOE)Percentual de Mão de Obra executada.
Código AEN (TL_CODAEN)Código AEN.
Sequência (TL_SEQUENC)Sequência do retorno.
Card
id3
labelEtapas

A segunda aba é referente às Etapas da O.S., permitindo que sejam alteradas, executadas, excluídas ou incluídas novas etapas.

Assim como na aba de Insumos, também há uma divisão em dois quadros: o primeiro, à esquerda, é referente aos insumos reportados pra aquela Ordem de Serviço, e o segundo, à direita, mostra etapas que foram reportadas em outras ordens já finalizadas para o mesmo bem que não foram executadas.

Se a O.S. já possui alguma etapa prevista, ela será apresentada no primeiro quadro. Para executar uma etapa já incluída, pode-se clicar duas vezes na etapa ou selecionar a etapa desejada e utilizar a opção Image Removed. Através da opção Alterar, é possível incluir observações e selecionar um funcionário responsável pela execução da etapa. Para incluir uma nova etapa à O.S., utiliza-se a opção Image Removed, e é possível incluir uma etapa já executada. Existem ainda as opções Image Removed, para adicionar uma etapa não executada de O.S. anterior para a O.S. que está sendo alterada, e a opção Image Removed, para excluir uma etapa reportada. Não será possível excluir etapa que já tenha gerado alguma Ordem de Serviço ou Solicitação de Serviço.

No primeiro quadro, são apresentados os seguintes campos:

Tarefa: Código da tarefa.

Nome Tarefa: Nome da tarefa utilizada.

Etapa: Código da etapa.

Descr. Etapa: Descrição da etapa.

Executante: Código do funcionário que executou a etapa.

Seq. Etapa: Sequência da etapa.

Seq. Tarefa: Sequência da tarefa.

Observação: Observações reportadas para a etapa.

Antes do código da etapa, existe uma indicação visual que representa o status da etapa, e a legenda pode ser visualizada no menu superior da rotina:

Image Removed

No segundo quadro, de etapas não executadas em O.S. anterior do mesmo bem, além das informações de tarefa e etapa, são apresentados os campos de Data prevista da execução da etapa e o código da Ordem de Serviço referente. Existe também um box no canto superior direito do quadro onde é possível habilitar ou desabilitar a visualização dessas etapas não executadas de outras ordens.

Card
id4
labelExcluir
Card
id7
labelImprimir Browse

Esta opção permite a impressão da listagem dos itens disponíveis no Browse.

Para isto, basta selecionar o item desejado e clicar em Outras Ações / Imprimir Browse.

...

Campos presentes para o cadastro de informações referentes ao Bloqueio.

...

effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade

...

defaulttrue
id1
labelPrincipais

...

Descrição:

...

Código da Ordem de Serviço (TPL_ORDEM)

...

Número da Ordem de Serviço.

Obs.: Não é disponível para alterações.

Exemplo: 000027         

...

Código do Motivo do Atraso de O.S.

...

Data de inicio do Atraso de O.S.

Exemplo: 19/09/2018

...

Hora de inicio do Atraso de O.S.

...

id3
labelRelacionados

Registros provindos da tabela Bens (STJ) que possui relação com a Atraso de O.S (TPL).

...

Permite a seleção de um código que referencia a Ordem de Serviço (STJ).

Exemplo: ALKM001   

Registros provindos da tabela Motivos (TPJ) que possui relação com a Atraso de O.S (TPL).

...

Permite a seleção de um código que referencia o Motivo(TPJ).

Exemplo: 02

personalizado e salvo para todas as utilizações da rotina.

Image Added

No menu superior da rotina, existem ainda as seguintes opções:

ItemDescrição

Image Added

Calculadora: Redireciona para a calculadora do sistema operacional.

Image Added

Spool: Fila de arquivos enviados para impressão.

Image Added

Ajuda: Redireciona para o TOTVS Help.

Image Added

Visualizar Ordem de Serviço selecionada.

Image Added

Imprimir a O.S. selecionada.

Image Added

Rodízio da Estrutura: Quando o bem possui uma estrutura, através dessa opção, é possível fazer o rodízio, realizar a entrada e saída de componentes da estrutura. Também é possível visualizar a estrutura através da opção Image Added.

Image Added

Rateio de Insumos: Através dessa opção é possível realizar o rateio de insumos do tipo Ferramenta, Mão de Obra ou Terceiro de múltiplas O.S. ao mesmo tempo. O insumo aplicado tem sua quantidade dividida igualmente entre as O.S. selecionadas.

Image Added

Cancelar Ordem de Serviço selecionada.

Image Added

Finalizar a Ordem de Serviço selecionada. Na finalização é possível informar as datas e horas reais de início e fim, além do código da  irregularidade para a Ordem de Serviço.

Image Added

Legenda: Nessa opção, além do status da Ordem de Serviço, como já mencionado acima, também é possível visualizar o status de insumos e etapas da Ordem de Serviço.

Image Added

Banco de Conhecimento da Ordem de Serviço: Quando a O.S. possui banco de conhecimento, é possível visualizar os arquivos através dessa opção.

Image Added

Grava as informações: Salva as alterações realizadas nas O.S. sem fechar a rotina.

Image Added

Medição Material Rodante: Quando o bem possui especificações de material rodante, essa opção abrirá uma tela de parâmetros para indicar a localização dos componentes esquerdos e direitos. Após confirmar os parâmetros, uma segunda tela é aberta onde é possível realizar a medição de todo o material rodante daquele bem. As dimensões encontradas são comparadas com as dimensões iniciais reportadas, e é apresentada uma coluna com o percentual de desgaste de cada componente. Também é possível indicar o medidor utilizado (1-Med. Profundidade, 2-Ultrasom, 3-Compasso, 4-Paquímetro, 5-Micrômetro, 6-Régua, 7-Outros), observações e comentários.

Image Added

Ok: Salva as alterações realizadas nas O.S. e fecha a rotina.

Image Added

Cancelar: Cancela as alterações feitas e fecha a rotina.

Image Added

Reabertura: Reabre uma ordem de serviço finalizada, a partir da rotina MNTA880.

Image Added

Consulta: Permite realizar a consulta de ordens de serviço de quaisquer status a partir dos campos de busca informados, a partir da rotina MNTC790. Na consulta das ordens de serviço é possível visualizar em outras ações detalhes, ocorrências, problemas, motivo atraso, etapas, conhecimento e solicitação de compra.

Aviso
  • Botão de Consulta estará disponível na release 12.1.2410.


Campos disponíveis para realizar a consulta:

  • Filial;
  • Bem;
  • Família;
  • Modelo;
  • Centro de Custo;
  • Centro de Trabalho;
  • Ordem de Serviço;
  • Data;
  • Tipo de O.S.

Image Added

Buscar Todas O.S. abertas: Realiza a busca de todas as O.S. em aberto. O resultado pode ser alterado caso haja algum filtro pré configurado.

Informações
titleImportante
  • Ao realizar retornos de O.S. via Planta Gráfica ou Árvore Lógica, a opção de lupa não será apresentada, ficando disponível somente ao acessar diretamente a rotina de Retorno Mod. 2 (MNTA435).
  • No caso de o filtro de rotina realizado não encontrar nenhuma O.S., a opção de Busca não trará nenhum resultado. Nesse caso, basta remover o filtro utilizado ou criar um novo que contemple a Ordem desejada.
Card
id2
labelInsumos

A primeira aba da parte inferior da rotina é destinada aos insumos da O.S., que é separada entre insumos Previstos e Realizados.

No primeiro quadro, à esquerda, estão listados todos os insumos previstos no momento de abertura da Ordem de Serviço. É possível selecionar opções de exibição para que sejam mostrados apenas insumos aplicados, parcialmente aplicados ou totalmente aplicados. Para aplicar um insumo previsto, basta utilizar a opção Image Added, que o insumo selecionado será realizado e passará a aparecer no quadro à direita. Para aplicar todos os insumos previstos de uma vez, pode-se utilizar a opção Image Added. Da mesma forma, para excluir um insumo já aplicado ou todos de uma vez, basta utilizar as opções Image Added(exclui o insumo selecionado) e Image Added(exclui todos os insumos realizados).

Quando o insumo estiver vinculado à uma Solicitação de Armazém, não será possível aplicá-lo pela rotina de Retorno Mod. 2, e o mesmo deve ser aplicado através da rotina de Baixa Pré-Requisição - MATA185. Da mesma forma, insumos aplicados via movimentações de estoque ou documentos de entrada não podem ser excluídos pela rotina de Retorno Mod. 2, somente pelos módulos que os originaram.

Os quadros de insumos previstos e realizados possuem os seguintes campos:

Campo:

Descrição:

Tarefa (TL_TAREFA)

Código da tarefa a que se refere a previsão ou utilização do insumo.

Nome Tarefa (TL_NOMTAR)

Nome da tarefa a que se refere a previsão ou utilização do insumo.

Tipo Insumo (TL_TIPOREG)

Código do tipo de insumo a que se refere na previsão ou utilização do insumo, podendo ser: P- produto, M- funcionário (Mão de Obra), F- ferramenta, T- terceiros ou E- Especialidade.

Código (TL_CODIGO )

Código do insumo utilizado na manutenção.

Nome Insumo (TL_NOMCODI)

Nome do insumo.

Usa Calend. (TL_USACALE)

Indica se o insumo utiliza ou não calendário.

Quant. Rec. (TL_QUANREC)

Quantidade utilizada no insumo. Quando o mesmo for do tipo Produto, sua quantidade será calculada em unidades, do tipo Funcionário (Mão de obra), especialidade ou terceiros, sua quantidade será calculada de acordo com o tempo trabalhado e caso seja do tipo ferramenta, sua quantidade será calculada de acordo com o tempo utilizado.

Quantidade (TL_QUANTID)

Quantidade utilizada.

Unidade (TL_UNIDADE)

Unidade de consumo do recurso.

Custo (TL_CUSTO)

Custo do recurso.

Destino (TL_DESTINO)

Destino do item de estoque, podendo ser: A – Apoio, S – Substituição ou T – troca. Somente é utilizado para itens de estoque.

Data Início (TL_DTINICI)

Data inicial de previsão ou utilização do Insumo.

Hora Início (TL_HOINICI)Hora inicial de previsão ou utilização do Insumo.
Data Fim (TL_DTFIM)Data final de previsão ou utilização do Insumo.
Hora Fim (TL_HOFIM)Hora final de previsão ou utilização do Insumo
% Hr. Extra (TL_PCTHREX)

Percentual a ser aplicado ao custo da mão de obra alocada para a ordem de serviço, referente ao trabalho em hora extra.

Num.Seq.SD3 (TL_NUMSEQ)Numeração sequencial do registro na tabela SD3 - Movimentações Internas, quando o insumo é aplicado via uma movimentação de estoque.
Almoxarifado (TL_LOCAL)Código do almoxarifado de onde foi obtido o insumo.
Lote (TL_LOTECTL)

Número do lote da peça de reposição utilizada na ordem de serviço. Utilizada para fins de rastreabilidade.

Sub-Lote (TL_NUMLOTE)

Número do lote do insumo da Ordem de Serviço.

Data Valid. (TL_DTVALID)Data de validade do lote.
Localização (TL_LOCALIZ)Localização física do insumo.
Num. Série (TL_NUMSERI)Número de Série do produto.                                                               
Etapa Insumo (TL_ETAPA)

Indica em que etapa foi realizado o consumo do insumo pela Ordem de Serviço.

Nome Etapa (TL_NOMETAP)Nome da etapa.
Tem Garantia (TL_GARANTI)

Indica se o insumo aplicado no bem tem controle de garantia, podendo ser: S – Sim, N – não.


Local Aplic. (TL_LOCAPLI)Local de aplicação do insumo.
Nome Local (TL_NOMLOCA)Nome do local de aplicação do insumo.
Número da SC (TL_NUMSC)Número da Solicitação de Compra do insumo.
Item da SC (TL_ITEMSC)Item da Solicitação de Compra do insumo.
Observações (TL_OBSERVA)Observações do reporte de insumo.
Nota Fiscal (TL_NOTFIS)Número da Nota Fiscal do insumo.
Série (TL_SERIE)Série da Nota Fiscal.
Fornecedor (TL_FORNEC)Código do Fornecedor do insumo.
Loja (TL_LOJA)Código da loja do fornecedor.
Número da SA (TL_NUMSA)Número da Solicitação de Armazém.
Item da SA (TL_ITEMSA)Item da Solicitação de Armazém.
Seq. Tarefa (TL_SEQTARE)Sequência da tarefa.
Perc. Exec. (TL_PERMDOE)Percentual de Mão de Obra executada.
Código AEN (TL_CODAEN)Código AEN.
Sequência (TL_SEQUENC)Sequência do retorno.
Card
id3
labelEtapas

A segunda aba é referente às Etapas da O.S., permitindo que sejam alteradas, executadas, excluídas ou incluídas novas etapas.

Assim como na aba de Insumos, também há uma divisão em dois quadros: o primeiro, à esquerda, é referente aos insumos reportados pra aquela Ordem de Serviço, e o segundo, à direita, mostra etapas que foram reportadas em outras ordens já finalizadas para o mesmo bem que não foram executadas.

Se a O.S. já possui alguma etapa prevista, ela será apresentada no primeiro quadro. Para executar uma etapa já incluída, pode-se clicar duas vezes na etapa ou selecionar a etapa desejada e utilizar a opção Image Added. Através da opção Alterar, é possível incluir observações e selecionar um funcionário responsável pela execução da etapa. Para incluir uma nova etapa à O.S., utiliza-se a opção Image Added, e é possível incluir uma etapa já executada. Existem ainda as opções Image Added, para adicionar uma etapa não executada de O.S. anterior para a O.S. que está sendo alterada, e a opção Image Added, para excluir uma etapa reportada. Não será possível excluir etapa que já tenha gerado alguma Ordem de Serviço ou Solicitação de Serviço.

Aviso
  • Opção Image Addedestará disponível na release 12.1.2410. Para utilizar esta opção é necessário que o parâmetro MV_NG1ETPM esteja habilitado.

Esta opção permite realizar a execução de uma ou mais etapas desde que possuam o mesmo código de Tarefa. Ao selecionar a opção de Executar com uma tarefa selecionada será redirecionada para uma tela onde serão informados os dados referentes a mão de obra para execução.

No primeiro quadro, são apresentados os seguintes campos:

CampoDescrição
TarefaCódigo da tarefa.
Nome TarefaNome da tarefa utilizada.
EtapaCódigo da etapa.
Descr. EtapaDescrição da etapa.
ExecutanteCódigo do funcionário que executou a etapa.
Seq. EtapaSequência da etapa.
Seq. TarefaSequência da tarefa.
ObservaçãoObservações reportadas para a etapa.

Antes do código da etapa, existe uma indicação visual que representa o status da etapa, e a legenda pode ser visualizada no menu superior da rotina:

Image Added

No segundo quadro, de etapas não executadas em O.S. anterior do mesmo bem, além das informações de tarefa e etapa, são apresentados os campos de Data prevista da execução da etapa e o código da Ordem de Serviço referente. Existe também um box no canto superior direito do quadro onde é possível habilitar ou desabilitar a visualização dessas etapas não executadas de outras ordens.

Card
id4
labelOcorrências

Quando a O.S. possui insumos aplicados, é possível reportar ocorrências relacionadas a eles. A ocorrência parte de um problema, e podem ser incluídos uma causa e solução, além de uma descrição do acontecimento.

Card
id7
labelMotivo de Atraso

Nesta seção é possível informar os motivos de atraso na execução da Ordem de Serviço.

CampoDescrição
MotivoCódigo do motivo de atraso da Ordem de Serviço.
Descr. MotivoDescrição do motivo.
Data InícioData início da parada ocorrida na execução da Ordem de Serviço.
Hora InícioHora início da parada ocorrida na execução da Ordem de Serviço.
Data FimData final da parada ocorrida na execução da Ordem de Serviço.
Hora FimHora final da parada ocorrida na execução da Ordem de Serviço.

Regras de Negócio

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idRegras de Negócio
effectTypefade
Card
id1
labelOpções da rotina

Regras de negócio para a utilização da rotina de Retorno Mod. 2.

Regra
01

Uma O.S. somente poderá ser finalizada se tiver reporte de algum insumo.

02Não é possível cancelar uma O.S. que já tenha reporte de insumos.
03

A opção Rodízio de Estrutura (Image Added) somente será disponível se o bem da Ordem de Serviço estiver em uma Estrutura de Bens - MNTA090 ou Esquema Padrão - MNTA220.

04

A opção Medição Material Rodante (Image Added) somente será disponível se o bem da Ordem de Serviço possuir especificações de material rodante.

Card
id2
labelInsumos

Regras de negócio para o processo de Inclusão, Alteração e Exclusão de Insumos da Ordem de Serviço.

Regra
01

Quando o insumo previsto estiver vinculado à uma Solicitação de Armazém, não será possível aplicá-lo pela rotina de Retorno Mod. 2, e o mesmo deve ser aplicado através da rotina de Baixa Pré-Requisição - MATA185.

02

Insumos aplicados via movimentações de estoque (Movimentação Simples - MATA240 ou Movimentação Múltipla - MATA241) ou Documentos de Entrada - MATA103 não podem ser excluídos ou alterados pela rotina de Retorno Mod. 2, somente pelos módulos que os originaram.

Card
id3
labelEtapas

Regras de negócio para o processo de Exclusão de uma Etapa da Ordem de Serviço.

Regra
01Não é possível excluir etapa que já tenha gerado alguma Ordem de Serviço ou Solicitação de Serviço
Card
id4
labelOcorrências

Regras de negócio para o processo de Inclusão de uma Ocorrência da Ordem de Serviço.

Regra
01Só é possível reportar ocorrências se houver algum insumo aplicado.

Teclas de atalho

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idTeclas de atalho
effectTypefade
Card
id1
labelF4 - Saldos em Estoque


Ao selecionar o campo Tipo Insumo (TL_TIPOREG) = 'P - Produto' e preencher o campo Código (TL_CODIGO) com o produto escolhido, é possível pressionar a tecla F4 para que seja exibida a consulta Saldos em Estoque.

Image Added

Card
id2
labelF5 - Saldos por Localização


Ao selecionar o campo Tipo Insumo (TL_TIPOREG) = 'P - Produto' e preencher o campo Código (TL_CODIGO) com o produto escolhido e que tenha o controle por Localização/Endereço (tabela SBF), ao entrar nos campos Localização (TL_LOCALIZ) ou Num de Serie (TL_NUMSERI) é possível pressionar a tecla F5 para que seja exibida a consulta Saldos por Localização.

Image Added

Card
id3
labelF10 - Causa

Campo TN_CAUSA
Ao teclar F10 é possível visualizar e selecionar as causas possíveis relacionadas ao problema informado, conforme cadastro realizado na rotina Ocorrências de Manutenção (MNTA125) → Outras Ações → Prob. X Cau. X Sol.
Ocorrências de Manutenção (MNTA125 - SIGAMNT)

Image Added
Card
id4
labelF11 - Solução


Campo TN_SOLUCAO
Ao teclar F11 é possível visualizar e selecionar as soluções possíveis relacionadas a causa informada, conforme cadastro realizado na rotina Ocorrências de Manutenção (MNTA125) → Outras Ações → Prob. X Cau. X Sol.
Ocorrências de Manutenção (MNTA125 - SIGAMNT)


Image Added

Card
id4
labelF12 - Peças de Reposição


Ao selecionar o campo Tipo Insumo (TL_TIPOREG) = 'P - Produto', posicionar sobre o campo Código (TL_CODIGO) e pressionar a tecla F12, é possível visualizar e selecionar os produtos que foram cadastros na rotina de Bens (MNTA080) na aba Peças de Reposição.
Apenas serão exibidos os registros do Bem que foi utilizado na Ordem de Serviço.

Image Added

Image Added


Utilizações Gerais 
Âncora
camposgerais
camposgerais

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelParâmetros
Campo:

Descrição:

MV_NGLANEX

Torna exclusivos tipos de lançamento de contador nas interfaces do sistema. Informe A=abastecimento ou vazio para não considerar.

MV_NGREPRO

Reprograma ordens de serviço preventivas, caso a data fim real da O.S. finalizada seja maior que início previsto da O.S. existente, para o mesmo Bem/Serviço/Sequência. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_TPSALDO

Tipo de saldo a ser considerado nos movimentos internos. Pode ser:S=Utiliza a Função SaldoSB2,Q=Utiliza a fórmula B2_QATU-B2_QACLASS-B2_RESERVA-SB2->B2_QTNP ouC=Utiliza Saldo na data da movimentação.

MV_NGMNTCC

Indica se a empresa utiliza o Template de Construção Civil. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGSERPN

Código de serviço utilizado para movimentação de Pneus. Geralmente utiliza-se "PNEMOV".

MV_NGINTER

Indica se está integrado a outro ERP. Pode ser: L=Logix, R=RM, M=Mensagem Única ou N=Não.

MV_NGMNTES

Integração do Manutenção (SIGAMNT) com o módulo de Estoque (SIGAEST). Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGHISES

Define se deve ser realizada baixa de estoque para insumos reportados em um ordem de serviço do tipo "Histórico". Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGSEREF

Código do serviço para Reforma de pneus. Geralmente utiliza-se "PNEREF".

MV_NGSECON

Código de serviço para Conserto de Pneus. Geralmente utiliza-se "PNECON".

MV_NGMNTPC

Integração do Manutenção (SIGAMNT) com o Planejamento controle da produção - PCP. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGMNTCM

Integração do Manutenção (SIGAMNT) com o módulo de Compras (SIGACOM). Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_ESTNEG

Indica se o Sistema permite que os saldos em estoque dos produtos fique negativo, através de movimentações. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGTNDFL

Identifica se no retorno da O.S. corretiva será obrigatória a informação do código de irregularidade. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGGERPR

Indica se o sistema deve gerar automaticamente O.S. Preventiva, se após o reporte do contador, for identificado que a manutenção está vencida. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGCOQPR

Indica se deve consistir a quantidade de peças de reposição do bem no retorno de insumos da Ordem de Serviço. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGREPRE

Indica se deve mostrar insumos x quantidades ainda não reportadas conforme os insumos previstos na finalização de O.S. no Retorno. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_ULMES

Informa a data do último fechamento de estoque realizado. Esse parâmetro bloqueia a inclusão de lançamentos de notas de entradas (SD1), notas de saídas (SD2) e movimentações internas(SD3) com data igual ou anterior à data gravada em seu conteúdo.

Exemplo de utilização: 19970101.

Nesse exemplo, o último fechamento de estoque foi efetuado na data de 01/01/1997. Dessa forma, o Sistema não permite que sejam realizadas movimentações no estoque com data igual ou anterior à 01/01/1997.

MV_SGAMNT

Integração do Manutenção (SIGAMNT) com o módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA). Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGSGAES

Integração do módulo de Gestão Ambiental (SIGASGA) com o módulo de Estoque (SIGAEST). Pode ser: S=Total, N=Não Integrado ou T=Exceto transferência de resíduo.

MV_NGUNIDT

Identifica o tipo de unidade da quantidade quando for informado um insumo que utiliza tipo de unidade e hora. Pode ser: S=Sexagesimal ou D=Decimal.

MV_NGMNTAS

Define se aglutina Solicitações de Armazém para a mesma Ordem de Serviço. Pode ser: S=Sim ou N=Não.

MV_NGLOCPA

Indica o Almoxarifado padrão para gerar os produtos utilizados pelo SIGAMNT (Manutenção e terceiros).

MV_LOCALIZ

Indica se produtos poderão usar controle de localização física ou não. Pode ser: S=Sim ou N=Não.
MV_NGUSUALPermite o bloqueio de permissão de usuários que podem finalizar ordens de serviço. 
MV_NG1ETPMIndica se utiliza execução múltipla de etapas.
Card
defaulttrue
id1
labelPontos de Entrada

DT PE MNTA4351 - (Descontinuado)Inclusão de botão na rotina de Retorno Mod. 2

DT PE MNTA4352 - Customização na Finalização do Retorno da OS no Retorno Mod. 2 (MNTA435)

DT PE MNTA4355 - Permite incluir / alterar legenda no browse de O.S. na rotina de Retorno Mod. 2 (MNTA435)

DT PE MNTA4356 - Conferência de Baixa de Estoque na rotina de Retorno Mod. 2 (MNTA435)

DT PE MNTA4359 - Valida operações com etapas da Ordem de Serviço (MNTA435)

DT PE MNTA435A - Possibilita o uso de informações customizadas de garantia na rotina de Retorno Mod. 2 (MNTA435)

DT PE MNTA435B - Validação ao cancelar uma Ordem de Serviço na rotina de Retorno Mod. 2 (MNTA435)

DT PE MNTA435F - Cancelamento de Ordem de Serviço (MNTA435)

DT PE MNTA435F Permite adicionar validacoes ao cancelar uma OS

DT PE MNTA435G - Seleciona o executante padrão das etapas de Ordem de Serviço (MNTA435)

PE MNTA435J Adiciona/Remove botões da rotina Retorno Mod. 2

DT PE MNTA435M Adiciona descrição da Etapa na S.S. automatica no retorno de O.S. mod 2.

DT PE MNTA435N Ponto de Entrada para validação no Retorno Mod 2

DT PE MNTA435O Indica se deverá Realizar a Baixa do Estoque da Mão de Obra

DT PE MNTA435P Permite customizar ordenamento de Insumos Realizados

DT PE MNTA435Q - Adiciona ou remove campos de usuário na tela de Retorno Mod. 2 (MNTA435)

DT PE MNTB4351 Ponto de entrada executado na realização de todos os insumos previstos, no Retorno modelo 2.

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  • Ordem de Serviço;
  • Motivo;
  • Motivo de Atraso;

Palavras-chave

  • Atraso de O.S.;
  • Ordem de Serviço;
  • Motivo;
  • Motivo de Atraso;

Referências

Conversão para MVC - Bloqueio de BensCorreção de inconsistência do caso de teste do fonte MNTA035 no scrip de teste automáticos.

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