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Olá, seja bem vindo! Esta página tem como objetivo auxiliar os colaboradores quanto a utilização do app Meu Patrimônio (Backoffice - Linha RM), no funcionamento e resolução de problemas em qualquer dispositivo mobile Android como tablets e smartphones.

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Deck of Cards
idVídeos
tabLocationleft
effectTypefade
Card
idLista de Inventários
labelConfiguração do Host para Expor API do RM
titleLista de Inventários

Configuração do Host para Expor API do RM

  • Edite o arquivo de configuração do Host no servidor (RM.Host.exe.config ou RM.Host.Service.exe.config) adicionando as seguintes tags dentro de <appSettings>:

    Bloco de código
    languagesql
    <add key="DEFAULTDB" value= "BDTESTE"/> 	<!-- Substitua "BDTESTE" pelo nome do ALIAS da base de dados a ser utilizada -->
    <add key=  "APIPORT" value= "8051"   />  	<!-- Substitua "8051" por uma porta disponível para uso no servidor -->

    Observação Importante:

    • Este arquivo deve conter apenas uma tag para a porta e uma tag para o banco de dados. Múltiplas tags apontando para diferentes portas ou bancos de dados podem causar problemas de conexão no aplicativo.

    • Mais informações sobre as configurações do Host podem ser encontradas na seguinte página Configurando HttpPort e ApiPort.

  • O arquivo Alias.dat deve possuir a base de dados especificada no host.
Card
idIniciar o RM.Host
labelIniciar o RM.Host
titleIniciar o RM.Host

Iniciar o RM.Host

  • Se estiver utilizando o RM.Host.exe, execute-o "como Administrador".
  • Se estiver utilizando o RM.Host.Service, o serviço já será iniciado com privilégios administrativos.
Card
idConfiguração do Aplicativo no SmartPhone
labelConfiguração do Aplicativo no SmartPhone
titleConfiguração do Aplicativo no SmartPhone
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Configuração do Aplicativo no SmartPhone

  • Abra o aplicativo no celular e siga um dos métodos abaixo:

    • Escanear QR Code de configuração.
    • Clique em "Não tenho QR Code. E agora?" e informe o IP do servidor onde o Host está sendo executado.

    Formato: http://ipservidor:porta
    Exemplo: http://192.168.12.123:8051

    Dica:

    • Utilize ferramentas gratuitas disponíveis na internet para gerar o QR Code.
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idConfiguração do Aplicativo no SmartPhone
labelConfiguração do Aplicativo no SmartPhone
titleConfiguração do Aplicativo no SmartPhone
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Configuração da Sincronização:

Ao configurar o servidor, a segunda tela apresentada é a do modo de sincronização, os dados do inventário são salvos localmente, e não no sistema RM, até que a sincronização seja realizada.

A sincronização pode ser manual, ao clicar no botão "Sincronizar" (offline ou online), ou automática, quando a opção está ativada e uma conexão online está disponível
:

  • Sincronização automática:
    • Se optar por Wi-Fi e redes móveis ou Somente Wi-Fi o sincronismo com o sistema RM Gestão Patrimonial ocorrerá automaticamente dentro do intervalo configurado no campo "Frequência da sincronização em minutos", salvo quando não houver uma conexão online está disponível.
  • Sincronização Manual:
    • Ao optar por trabalhar Offline o sistema fará inicialmente uma carga dos inventários no dispositivo, sendo necessário clicar na opção Sincronizar no Menu de Configurações para enviar e receber os dados atualizados. 
    • A sincronização manual também está disponível para quem usa a sincronização automática.
Dica
titleAlterar Configuração

Caso necessário, a configuração pode ser alterada através do Menu de Configurações. Entretanto, ao mudar o modo de operação, garanta que as coletas, inserções e alterações nos patrimônios já tenham sido sincronizadas ao sistema central, caso contrário elas serão perdidas.

Caso haja alguma dúvida sobre sincronização, leia sobre isso no tópico de Funcionalidades → Sincronização.

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Card
idConectividade de Rede
labelConectividade de Rede
titleConectividade de Rede

Conectividade de Rede

  • Certifique-se de que o celular e o servidor do Host estão na mesma rede Wi-Fi ou que o servidor é acessível via Web.




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titleSegui o passo a passo e não consegui conectar. E agora?

Problemas de Conexão, possíveis causas:

  • Erro de Firewall:
  • Protocolo de Conexão HTTP:

    • A conexão à essa API é feita via HTTP e não HTTPS. 
  • RM.Host.exe sem privilégios de Administrador:
    • Certifique-se que o Host possui privilégios de administrador, se necessário reinicie-o com a opção "Executar como Administrador".

Teste de Conexão da API:

  • Verifique a Conexão no Navegador do Celular:
    • Acesse a URL da API de versão no navegador do celular para verificar se as conexões estão sendo possíveis:

      http://192.168.100.5:8051/api/pat/v1/versions
      (Substitua o IP e a porta pelos valores configurados)

      Bloco de código
      languageactionscript3
      themeEclipse
      titleResultado Esperado
      {"major":12,"minor":1,"release":2406,"build":100,"version":1212406}Api que busca os dados de versão do host que está sendo usado, deve retornar dados da sua versão.
    • Se o resultado obtido for semelhante ao esperado, a API está acessível e o celular conseguiu se conectar com sucesso. Neste caso, o aplicativo "Meu Patrimônio" também deve conseguir se conectar.

Problemas de Login

  • Erro "Usuário ou senha incorretos":
    • Verifique se os dados de login estão corretos.
    • Certifique-se de que a base de dados está atualizada, especialmente confirmando a existência da tabela GAPITOKENS.
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titleO código de barras não está sendo reconhecido. O que fazer?

Problemas na câmera do dispositivo:

Alguns dispositivos podem demorar mais para focar no código, com isso, existe a possibilidade da demora na coleta automática. Nesses casos recomendamos a inserção manual do código. 

Problemas na leitura do Código de Barras:

O APP faz a leitura de códigos de barras de vários tipos, são eles: 

  • CODABAR
  • CODE_39
  • CODE_93
  • CODE_128
  • EAN_8
  • EAN_13
  • ITF
  • QR_CODE
  • RSS_14
  • RSS_EXPANDED
  • UPC_A
  • UPC_E
  • UPC_EAN_EXTENSION

Caso o tipo de código de barras escolhido pela empresa não esteja na lista acima, não será possível a coleta automática. Nesses casos recomendamos a coleta manual.