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  1. Gestão de Serviços na versão 12.1.23 ou superior;
  2. Webservice (wsDataServer/IwsDataServer) configurado no RM;
  3. Parâmetro MV_GSOUT com o valor 1;
  4. Parâmetro MV_GSXINT com o valor 3;
  5. Parâmetro MV_GSURLIN com a URL do webservice do RM ( por exemplo, http://<ip/hostname>:<porta>. Não é necessário informar wsDataServer/IwsDataServer neste parâmetro);
  6. Parâmetro MV_GSUSRIN preenchido com o usuário RM utilizado na autenticação dos webservices (por exemplo, "mestre")
  7. Parâmetro MV_GSPWDIN preenchido com a senha do usuário RM informado no parâmetro MV_GSUSRIN;
  8. Parâmetro MV_TECXRH desligado (.F.);
  9. Fonte TECWSDLRM.prw compilado no RPO. Fontes TECXFUNB.PRW / TECA960.PRW na versão 13/08/2019 ou superior. Fonte TECA012.PRW na versão 12/08/2019 ou superior.
  10. Mensagem Única (EAI) configurada entre RM e Protheus. É necessário realizar a integração e o De/Para dos dados de Centro de Custo e Verbas;
  11. Cadastro de De/Para para Empresa/Filial entre as empresas RM e Protheus (APCFG050);
  12. Tabela TXB configurada no dicionários de dados (SX2 / SX3 / SX7 ) e criada no ambiente;
  13. O campo AA1_CDFUNC, na tabela de Atendentes deve possuir o mesmo tamanho (X3_TAMANHO) que o campo "Chapa" no RM.

Utilização

O Gestão de Serviços consome diretamente os dados do RM, sem a necessidade de configurar o RH da linha Protheus como intermediário.

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O Gestão de Serviços GERA o arquivo texto (txt) com as batidas de ponto, de acordo com o operacional do módulo.

Comparativo: Integração RH Protheus x Integração RH RM

FuncionalidadeRH ProtheusRH RM
Projeção de agenda integrada com eventos de RH (Afastamento, férias, demissão)Integrado nativamente, no momento da projeção da agendaRH RM envia informações referentes aos afastamentos através de um web service. Após este envio, as projeções do Prestadores de Serviços consideram as restrições. Caso o envio ocorra depois das projeções, os conflitos podem ser consultados na rotina de Conflitos de Alocação
Integração com o Envio de Marcações EletrônicasIntegrado nativamente, podendo ser enviado através da mesa operacional. As marcações também podem ser obtidas do relógio de ponto (REP) ou aplicativos mobile, como Carol Clock-in e o app Meu RH. Neste caso, a Mesa Operacional é atualizada com as informações do ponto (não há necessidade de enviar informação de ponto da mesa para o RH)O sistema Prestadores de Serviços gera um arquivo texto, com a relação de dia e horário de cada atendente, que pode ser importado no RH RM para geração das marcações
Integração com BenefíciosPossível vincular benefícios em três entidades do GS para o cálculo: Cliente, Posto ou Local de Atendimento. O cálculo é integrado nativamente, consultando possíveis eventos operacionais (faltas, atrasos, hora extra) para o pagamento.Não integrado.
Integração com periculosidade e insalubridadeNo Orçamento de Serviços, é possível informar se um posto (TFF) possui insalubridade ou periculosidade. Possível utilizar a funcionalidade de envio de periculosidade e insalubridade, para gerar o evento na folha do atendente, já proporcionalizado de acordo com a alocação (Envio de Adicional de Periculosidade / Insalubridade - TECA353 - Gestão de Serviços - P12)Não integrado
Integração com o calendário / Turno do atendenteIntegração nativa. Ao alocar um atendente cadastrado como 5x2 em um posto 12x36, o sistema monta automaticamente a projeção da agenda no padrão 12x36, no momento do apontamento das marcações, para calculo dos eventos da folha.Durante a geração do arquivo texto para importação das marcações, o sistema Prestadores de Serviços envia através de um web service uma possível troca de turno do atendente, caso encontre uma diferença entre o turno cadastrado no funcionário e o turno alocado na Mesa Operacional.
Envio do Rateio por Centro de CustoOs CCs são proporcionalizados conforme alocação e enviados através da rotina de Envio de Programação de Rateio (Programação de rateio - TECA960 - Gestão de Serviços - P12)Os CCs são proporcionalizados conforme alocação e enviados através da rotina de Envio de Programação de Rateio (Programação de rateio - TECA960 - Gestão de Serviços - P12). Necessário configurar a Mensagem Única de Centro de Custo, para que as informações entre os dois sistemas sejam equivalentes
Envio de Verbas AdicionaisAs verbas configuradas no Orçamento de Serviços podem ser enviadas para a folha do atendente, conforme alocações. O envio é realizado através da rotina de Gravação de Benefícios para o RH (Geração de Benefícios para RH - TECA351 - Gestão de Serviços - P12)As verbas configuradas no Orçamento de Serviços podem ser enviadas para a folha do atendente, conforme alocações. O envio é realizado através da rotina de Gravação de Benefícios para o RH (Geração de Benefícios para RH - TECA351 - Gestão de Serviços - P12). Necessário configurar a Mensagem Única de cadastro de Verbas, para que as informações entre os dois sistemas sejam equivalentes
Deck of Cards
idABAS
Card
id01
labelImportação de Funcionários

Na rotina de "Cadastro de Atendentes", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Funcionários":

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O sistema consultará os funcionários do sistema RM para gerar os atendentes:

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Ao selecionar a opção "+ Gerar", o sistema cadastrará os atendentes:

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Card
id02
labelImportação de

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Afastamento/ Férias / Demissão

Na rotina de "Restrições", acessar a opção "Outras Ações" e "Importação de Restrições":

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Esta Opção também esta disponível em "Outras Ações" dentro de cada atendente, para importação individual.

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O sistema exibirá a seguinte tela com opções de importação:

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Ao escolher a opção "Selecionar Atendentes", o sistema apresentará uma próxima janela com opções de seleção de todos os atendentes (tabela AA1):

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Após escolher selecionar os atendentes ou "importa Todos", o sistema consultará o RM através dos WebServices para cadastrar os Afastamentos / Demissões e Férias:

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Após importar, o registro será incluído na tabela TXB: 

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Terminado a inclusão, o sistema exibirá um log de processamento:

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Registros incluídos:

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Para maiores informações sobre o afastamento, visualize o campo "Observação"(memo):

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Card
id03
labelRateio Por Centro de Custo

Um funcionário pode ser alocado, durante a mesma competência da folha de pagamento, em vários clientes/locais de atendimento. Neste cenário, é comum que cada Local de Atendimento represente um Centro de Custo diferente. O envio do rateio por centro de custo atende a necessidade de proporcionalizar o centro de custo do funcionário de acordo com a quantidade de horas trabalhadas em cada local de atendimento. As imagens abaixo demonstram como essa funcionalidade pode ser utilizada:

O atendente de código TEC01900001139 trabalhou em dois Locais de Atendimento: TOTVS - SANTO ANDRE e TOTVS - MATRIZ:

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Cada um destes locais possui um Centro de Custo diferente. O centro de custo da TOTVS - MATRIZ é o 000000001. O centro de custo da TOTVS - SANTO ANDRE é o CC0000001:

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É necessário verificar se no cadastro de De/Para de Centro de Custos entre RM e Protheus possuí os dois códigos:

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De acordo com o cadastro de De/Para, o centro de custo 000000001 no Protheus representa o centro de custo 02.1.1.7 no RM, e o centro de custo CC0000001 no Protheus representa o centro de custo 02.2.2.4 no RM.

Verifique no RM que o atendente ainda não possuí o rateio cadastrado:

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No Protheus, após a confirmação do atendimento das agendas, acesse a rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960) para enviar para o sistema da RM o percentual de rateio de cada centro de custo:

Image ModifiedImage Modified

Após o envio, verifique no sistema RM:

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Na rotina "Envio da Programação do Rateio" (TECA960), também é possível apagar o rateio do atendente. Também é possível informar se a rotina deve ou não sobrescrever o rateio já cadastrado do atendente.

Card
id05
labelLançamento de Verbas

Enviar marcações de benefícios dos atendentes para o sistema RM, baseando-se nos atendimentos de Ordens de Serviços.

Ao acessar o configurador, é necessário cadastrar os de-para (APCFG070), caso não possua.

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Ao clicar em Incluir será mostrada a seguinte tela:

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Exemplo de cadastro para o Centro de Custo:

  • Referência – RM
  • Tabela - Nome físico da Tabela CTTT10
  • Alias - CTT
  • Campo - CTT_CUSTO
  • Mensagem Única – Centro de Custo
  • Valor Externo -  [empresa de-para de filiais RM]|[Filial de-para RM]|[codigo do centro de Custo RM], EX: 1|02.1.1.7
  • Valor interno - [empresa de-para de filiais Protheuus]|[Filial de-para Protheus]|[codigo do centro de Custo Protheus], EX: T1|D MG 01|000000001

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Obs: este cadastro é para o Centro de Custo.

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Exemplo de cadastro para VERBA:

  • Referência – RM
  • Tabela - Nome físico da Tabela SRVT10
  • Alias - SRV
  • Campo – RV_COD
  • Mensagem Única – VERBA
  • Valor Externo -  [empresa de-para de filiais RM]|[Filial de-para RM]|[codigo da verba RM], EX: 1|1|0001
  • Valor interno - [empresa de-para de filiais Protheuus]|[Filial de-para Protheus]|[codigo da verba Protheus], EX: T1|D MG 01|103

Obs: este cadastro é para VERBA.

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No módulo de Gestão de Serviços, ao fazer um orçamento para realizar o envio de verbas, é necessário preencher os campos da Aba “Verbas Adicionais”,

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Na rotina de Geração de Benefícios para o RH, preencha os parâmetros com as informações corretas e o sistema enviará as informações para o sistema RM.

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Ao abrir o RM, clicar em Folha Mensal, ir em Consulta, selecionar "Consulta Movimento da integração" e verificar se a verba foi enviada.

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Card
id06
labelImportação das batidas de Ponto

Cadastrar no RM o terminal de coleta em  Entrada de Dados | Cadastro no sistema de Ponto Eletrônico

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Após, Configurar o layout de importação das Marcações  em LayOut de Relógio

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Na aba layout: Informar os campos seguindo a regra abaixo, após selecionar a opção Salvar

ParâmetroPosiçãoTamanho
Coligada1<Informar o tamanho do campo Empresa configurado no cadastro de-para de Empresa/Filial RM no configurador Protheus APCFG070> 
Chapa<Tamanho do Parâmetro Coligada>+2<Informar tamanho do campo AA1_CDFUNC informado no Configurador Protheus>
Ano<Tamanho do Parâmetro Chapa>+<Posicao Parâmetro Chapa>+14
Mês<Posição Parâmetro Ano>+52
Dia<Posição Parâmetro Mês>+32
Hora<Posição Parâmetro Dia>+35


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Acessar o Protheus para enviar marcações de ponto dos atendentes para o sistema RM, baseando-se nos atendimentos de Ordens de Serviços, por meio da rotina  de  Geração de Marcações (TECA910) (Atualizações | Prestação de Serviços | Efetivo Operacional

Preencher os parâmetros com as  informações dos atendentes e período de apontamentos e operação de envio.

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Verificar a geração do arquivo rm_marc_3_[AAAAMMDDHHMMSS].txt, gravado no local definido no parâmetro  MV_GSRHDIR onde, AAAAMMDD  é  Data/Hora da geração do Arquivo.

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Importar o arquivo gerado  para o RM, selecionando rotina Importar da aba Entrada de Dados do Módulo Ponto Eletrônico

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No campo Arquivo para importação, informe o arquivo de Marcações gerado pelo Protheus

Na Layout do relógio, selecione o layout  cadastrado

No período de importação, informe o período de geração das marcações

No terminal de coleta de dados, informe o terminal cadastrado.

Verificar se as batidas foram importadas selecionando a opção Espelho do ponto no Cadastro do funcionário selecionado no  RM

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Importante: somente é gerado o arquivo de envio de marcações para RM  no Processamento de Inclusão na rotina de Geração de Marcações (TECA910)

A opção de Exclusão da mesma é para desmarcar a sinalização do apontamento enviado para marcação.

Para excluir a marcação que foi importada com sucesso na RM, deve ser utilizado no RM a rotina Processo  | Cancelar Movimento

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Na seleção de Datas informe o período de marcação e selecione executar

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Card
id07
labelTroca de Turno

Para cadastro de Troca de Turno é necessário a criação de dois campos no Protheus:

TabelaCampoTipoTamanhoContextoPropriedadeTitulo
TDWTDW_CODHOR1 - CaracterTamanho do campo Código do Horário no RM 1 - Real1 - AlterarCódigo RM
TDXTDX_INIHOR1 - CaracterTamanho do Campo Índice no RM 1 - Real1 - AlterarÍndice RM

Para identificar os horários cadastrados  no RM, acesse o Cadastro de Horários por Intervalo

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Figura 1 - Cadastro de Horários no RM

No cadastro de escalas do Protheus, deve-se realizar o preenchimento desses campos campos: 

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Figura 2 - Campos utilizados na Integração RM

Com isso, é possível fazer amarração entre a escala no Protheus e a escala no RM.

O envio do histórico de turnos para o RM é realizado no por meio da rotina  de  Geração de Marcações (TECA910) (Atualizações | Prestação de Serviços | Efetivo Operacional), selecionando a operação de Inclusão

A rotina identifica as alocações do tipo EFETIVO (001) para o atendente no período e verifica se a mesma necessitam ser enviadas para o RM.

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Figura 3 - Inclusão das marcações no Protheus.

Para visualizar o histórico de  horários no RM, utilizaremos o exemplo abaixo:

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Figura 4 - Visualizar no RM os horários.             

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    Figura 5 - Visualizar os horários incluídos no RM.

Para enviar o exclusão do turno enviada anteriormente, basta executar a rotina   Geração de Marcações (TECA910) (Atualizações | Prestação de Serviços | Efetivo Operacional), selecionando a operação de Exclusão

O processo de exclusão ira deletar o turno cadastrado

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   Figura 5 - Exclusão do horário no RM.