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A rotina de Inspeção de Pneus (MNTA750) busca fazer uma conferência entre o que é registrado na estrutura do veículo e os pneus com suas posições nessa estrutura. Inicialmente o usuário deverá cadastrar para cada veículo uma manutenção preventiva (MNTA120) chamada de “Inspeção de pneus”. Nesta manutenção o usuário definirá, entre outras coisas, a frequência com que este tipo de serviço deverá ser realizado (ex. a cada 3 meses ou a cada 45 dias, etc.) e também será possível predefinir os insumos necessários para a realização da inspeção, como por exemplo Borracheiro 4 horas.
Periodicamente quando se aproximar do período da realização das inspeções, a área equipe de Gestão de Pneus deverá processar o programa de planejamento das inspeções de pneus “Plano de Manutenções” (MNTA331). Por meio deste processo, o sistema irá criar uma pré-ordem de serviço de inspeção de pneus para cada veículo da filial. Após a geração do plano de inspeção poderão ser obtidas informações tais como: custos envolvidos, Ordens de serviços geradas, necessidades de recursos (Especialidades e ferramentas) para realizar as inspeções programadas. Com base nas informações geradas pelo planejamento, a Gestão de Pneus deverá verificar a viabilidade da execução do plano e confirmar o planejamento (MNTA330). Uma vez confirmado o plano (MNTA330), as pré-ordens de serviço serão transformadas em Ordens de serviços, ficando disponíveis para que possam ser atualizadas com as informações das inspeções. Também podem ser incluídas Ordens de Serviço de Inspeção Corretiva (MNTA420), desde que o Serviço PNEINS seja corretivo e esteja cadastrado no parâmetro MV_NGSINSP. A opção de inclusão de Ordem de Serviço Manual (MNTA410) pode ser praticada, desde que exista uma Manutenção com Serviço de Inspeção cadastrada para o Bem.

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Deck of Cards
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Card
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labelInspeção/Calibragem

O processo de calibragem apresenta, para cada pneu, os limites mínimos e máximos de calibragem (conforme Regra de Negócio), e permite que o usuário insira um valor para calibragem Aferida e outro para Realizada. Para posicionar sobre o pneu seguinte da estrutura basta clicar em Avançar ou Voltar

Card
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labelRegistro de Inspeção

O processo de Inspeção apresenta de apresenta a estrutura do bem/veículo, contudo, não é mostrado nenhum dos Pneus. Esta rotina tem por objetivo fazer uma espécie de "auditoria" nos pneus e nas posições dos pneus, então não é apresentado qual pneu está em qual posição para que possa ser feita esta conferência. 

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Neste mesmo processo são feitas medições de Sulco e de Calibragem de cada um dos pneus. No processo de medição de sulco é apresentado, para cada pneu, o registro da última medida, o dia e horário, e permite que o usuário insira até três valores de sulco. A rotina faz o registro da menor medida informada (sem considerar o zero), ou seja, num cenário conforme imagem abaixo, onde apenas um valor foi diferente de zero, será gravado o valor da primeira medição 1911. Para posicionar sobre o pneu seguinte da estrutura basta clicar em Avançar ou Voltar

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Ao identificar uma inconsistência ao pneu poderá ser utilizada a opção Problema.

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Ao identificar uma inconsistência

ao

na Medição de Sulco ou na Calibragem do pneu poderá ser utilizada a opção Problema.

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As informações da Calibragem/Medição de Sulco devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Campos Gerais.

Card
id5
labelBotões Adicionais

Na rotina de Calibragem/Medição de Sulco também existem informações adicionais, como um botão lateral, referente ao bem/veículo.   

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 Abrir Ordem de Serviço 

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Campos Gerais 
Âncora
camposgerais
camposgerais

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Deck of Cards
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idRegras de Negócio
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Card
id1
labelInclusão

Regras de negócio para o processo de Inclusão de um Registro de Inspeção.

Regra
01

A inclusão de um Registro de Inspeção poderá ser realizada quando houver uma ordem de serviço (OS) com o tipo de serviço presente no parâmetro MV_NGSINSP. A partir desta OS com a estrutura do Bem/Veículo será apresentada a rotina com a estrutura referente às posições dos Pneus para Inspeção. Os pneus de cada posição, porém, não serão mostrados. O propósito da rotina é ser feita uma conferência dos pneus e suas posições.

A primeira inserção já faz a validação das posições conforme a estrutura inicial, porém a partir do segundo ciclo que são apresentadas mensagens diferentes. 

Ao incluir o primeiro ciclo é apresentada uma mensagem de alerta para confirmação do Registro. 

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A partir da segunda inspeção serão apresentadas duas mensagens diferentes conforme a estrutura inicial. Se foram informados os pneus com a estrutura correta então é apresentada a mensagem de que não há inconsistências. 

Sem Inconsistências:

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Com Inconsistências:

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Para que não se tenha mais inconsistências deve-se incluir duas vezes consecutivas os mesmos pneus nas mesmas posições. Após este processo é necessário acessar a rotina de Atualização (MNTA760) para que sejam corrigidas as posições conforme os dois últimos ciclos iguais. Também é possível verificar através do relatório de Divergências Inspeções (MNTR545) quais foram as inconsistências da inspeção. 

02

A inclusão de uma Calibragem não obriga a inclusão de uma Medição de Sulco, as informações são independentes. A rotina aceita inclusão de apenas uma calibragem ou apenas medição de sulco e também um registro de calibragem e medição de sulco. 

  • Caso não sejam preenchidos os campos da Medição de Sulco, serão inseridos valores "0" que não interferem no histórico anterior.
    • Exemplo: se a última medição foi de 20 o 0 mantém este 20 como último valor. 
  • Caso não sejam preenchidos os campos da Calibragem, serão inseridos valores "0" que não interferem no histórico anterior.

    • Exemplo: se a última calibragem foi de 50 o 0 mantém este 50 como último valor. 

Informações
titleNota

Os registros de Calibragem e Medição de Sulco são gravados na tabela TTP - Pneus Calibrados.

03Na inclusão de uma Calibragem os valores mínimos e máximos serão apresentados somente se o modelo do Pneu estiver cadastrado na rotina de Modelos x Medidas (MNTA532). Se o modelo não estiver cadastrado não haverá limite mínimo e máximo. Sem este cadastro será possível informar qualquer valor para Calibragem

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