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CONTEÚDO
VISÃO GERAL
PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CHIA
EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE
TABELAS UTILIZADAS
01. VISÃO GERAL
Após o processo de Alta do paciente é importante que sejam preenchidas as informações que obrigatoriamente devem serem encaminhadas para o Ministério da Saúde (MS) pelo Sistema do próprio MS denominado CIHA – Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial. A Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial foi criada para ampliar o processo de planejamento, programação, controle, avaliação e regulação da assistência à saúde permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis nosológico e epidemiológico da população brasileira, da capacidade instalada e do potencial de produção de serviços do conjunto de estabelecimentos de saúde do País.
02. PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CHIA
Existem três opções para o processo de preenchimento de informações CIHA, abaixo o detalhamento de cada uma das opções:
Primeira opção: No momento em que o usuário clicar no botão de Alta, será apresentado um poup-up para informar os dados da alta do paciente e em seguida será apresentado um outro poup-up para preencher as informações de CHIA, conforme print abaixo:
Segunda opção: Deverá previamente configurar o parâmetro "Informações Ministério da Saúde - CIHA", abaixo informações de como configura-lo:
- Cadastros - Segurança e selecione Perfis.
- Selecione o Perfil a ser configurado (Exemplo: DBA).
- Acessa aba Acesso a Menus.
- Clique na opção "- Recolher Tudo" para melhor visualização aos menus.
- Selecione Atendimento - Internação - Informações p/ o Ministério de Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.
6. Selecione Atendimento - Pronto Atendimento / Ambulatório - Informações p/ o Ministério da Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.
7. Acesse o menu Sistema e clique em Selecionar Coligada para atualizar alterações no sistema.
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- Acesse o menu Atendimento/Internação ou Externo/Informações para o Ministério da Saúde e clique no botão Pesquisa (raio).
- Será exibida a tela para pesquisa de pacientes e atendimentos.
- Insira os dados para busca do paciente e clique em Pesquisa.
- Clique sobre o paciente desejado, após isso clique em OK, para visualizar os atendimentos relacionados ao paciente.
- Selecione o atendimento desejado e clique em OK.
- Será exibida a tela para preenchimento das informações para o ministério da saúde.
- O número do Cartão Nacional de Saúde virá carregado, caso tenha sido registrada, no momento do cadastro do paciente, tanto no atendimento interno, como externo.
- Selecione o Procedimento principal, o diagnóstico principal e o diagnóstico secundário.
- Informe o tipo de alta.
- Em seguida determine se as informações registradas serão ou não liberadas para geração do arquivo, que será enviado para o ministério da saúde.
- Clique em Grava.
Terceira opção: Essa opção possibilita a automatização do preenchimento de informações de CIHA, para esse processo, deverá previamente fazer a correlação de itens com a tabela SUS, caso não tenha esse relacionamento, o processo de automatização não irar encontrar o item na tabela SUS, abaixo passos para fazer a correlação:
Acesse a tela de Cadastro\Uso Geral\SUS\Correlação de Itens com a tabela SUS:
Nesta funcionalidade você poderá vincular o Cod . tabela do Convênio \ Cod.Proc. SUS \ Cod. Proc Convênio:
Automatizador de Informações CIHA
Acesse Utilitários/Rotinas/Automatizador de Informações CIHA.
Selecione a unidade de faturamento e o convênio correspondente aos atendimentos.
Selecione o tipo de cliente, o período e clique em Filtrar.
Serão listados todos os atendimentos correspondentes aos filtros.
Para listar somente atendimentos com erro, marque a caixa Exibir Somente Atendimentos com Erro.
Clique uma vez no atendimento para que nos painéis abaixo sejam exibidos os procedimentos lançados na conta do paciente, e os erros que impossibilitam a liberação dos dados do atendimento para envio ao Ministério da Saúde.
Caso não tenha um relacionamento previamente cadastrado ou possua erros, de um duplo clique no paciente, vai abrir a tela de
Informações para o Ministério da saúde, onde incluímos o procedimento realizado.
Altere ou inclua as informações necessárias e clique em Grava.
Clique em Preenche automaticamente informações de CIHA. A cor do atendimento será alterada para verde.
03. EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE
1. No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários>Rotinas>Exporta Informações RM Saúde Utilitários>Exportar informações para Ministério da Saúde.
2. Marque o campo Excluir SUS somente se as informações do SUS não devem ser geradas no relatório.
3. Escolha a Unidade de Faturamento que será gerado o arquivo a ser enviado.
4. Preencha a data (mês e ano) para geração do arquivo e pressione a tecla Enter.
5. Na guia Liberados para Exportar são listados todos os atendimentos realizados no hospital, conforme os filtros inseridos.
6. Após selecionar os atendimentos da lista, clique em Exporta para que sejam exportados e por fim clique em Confirma.
7. Para não enviar determinados atendimentos ao Ministério da Saúde, assinale o campo SEL e clique em Não Liberados. Após conferir os registros, clique em Confirma.
8. Clique na guia Não Liberados. Nessa Guia são listados os atendimentos que ainda não foram liberados para o envio ao Ministério de Saúde
9. Para Liberá-los marque-os no campo SEL e clique em Liberar.
10. Vá na guia Incluir Atendimento de Outra Competência. Nessa guia são incluídos atendimentos de competências anteriores que não foram exportados para o Ministério da Saúde.
11. A inclusão pode ocorrer de duas formas:
• Buscar pelo nome ou prontuário do paciente
• Busca pelo período (nos campos Período de/até e Escrever a data Desejada).
12. Clique em Liberar para que os atendimentos sejam enviados para a guia Liberados para Exportar.
Informe a Unidade de Faturamento, Status do Envio CIHA e Competência.
3. Clique em Consultar para exibir os atendimentos.
4. Ao listar os atendimentos, alguns podem está com o Status liberados, porém com algumas informações pendentes, neste caso o sistema informar na coluna Dados a informação incompletos, indicando que existem pendências no registro. Expandindo a informação será possível visualizar qual a pendência para ser resolvida.
5. Caso será necessário realizar a exportação, todos os itens com pendência deverão ser corrigidos ou marcado para Não Liberar. Para isso selecione o registro e execute a ação de Não Libera.
6. Caso precise liberar algum atendimento que esteja com o Status Não Liberado, basta executar a consulta informando o Status Não Liberado, na listagem selecione o registro que deseja liberar e execute a ação Liberar.
7. Em algumas situações, se faz necessário exportar algum registro de outra competência que não tenha sido exportado anteriormente. Para isso, o usuário poderá executar a ação Incluir Atendimentos.
8. A consulta poderá ser realizada através do Código do Paciente, Nome do Paciente, CPF. Os campos Data Inicio e Data Final, são obrigatórios para consulta. Após Identificar o atendimento para ser incluído, basca clicar no ícone + para adicionar o registro para exportação.
9. Após adicionar o atendimento, aparecerá na lista para ser exportado. Na imagem abaixo utilizei o campo Filtrar para identificar o paciente de forma mais rápida.
Com o campo filtrar podemos realizar a busca por CPF, Nome Paciente, Data de Encerramento do Atendimento e Código do Paciente.
10. O arquivo só poderá ser exportado caso não haja nenhuma pendência nos registros que estão com o status Liberado.
Caso algum registro esteja pendente, o sistema emitirá a seguinte mensagem e não será possível realizar a exportação.
11. Após correção dos registros, ao clicar em Exportar CIHA, o arquivo deverá ser gerado no diretório de instalação do RM /Atual/CIHA.
Para exportação não se faz necessário selecionar os registros, TODOS os registros dentro do filtro informado deverão ser exportados.
12. Após exportados, os registros ficarão com o Status Finalizados e poderá ser consultado utilizando o Filtro Status Finalizado.
04. TABELAS UTILIZADAS
- SZATENDIMENTO
- SZCADGERAL
- SZPACIENTE
- SZPARCIALATEND
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