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  • Exporta Informações para Ministério da Saúde (CIHA)

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CONTEÚDO

  1. VISÃO GERAL

  2. PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CHIA

  3. EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

  4. TABELAS UTILIZADAS

01. VISÃO GERAL

Após o processo de Alta do paciente é importante que sejam preenchidas as informações que obrigatoriamente devem serem encaminhadas para o Ministério da Saúde (MS) pelo Sistema do próprio MS denominado CIHA – Sistema de Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial. A Comunicação de Informação Hospitalar e Ambulatorial foi criada para ampliar o processo de planejamento, programação, controle, avaliação e regulação da assistência à saúde permitindo um conhecimento mais abrangente, amplo e profundo dos perfis nosológico e epidemiológico da população brasileira, da capacidade instalada e do potencial de produção de serviços do conjunto de estabelecimentos de saúde do País.

02PREENCHIMENTO DE INFORMAÇÕES DE CHIA

Existem três opções para o processo de preenchimento de informações CIHA, abaixo o detalhamento de cada uma das opções:

Primeira opção: No momento em que o usuário clicar no botão de Alta, será apresentado um poup-up para informar os dados da alta do paciente e em seguida será apresentado um outro poup-up para preencher as informações de CHIA, conforme print abaixo:

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Segunda opção: Deverá previamente configurar o parâmetro "Informações Ministério da Saúde - CIHA", abaixo informações de como configura-lo:

  1. Cadastros - Segurança e selecione Perfis.
  2. Selecione o Perfil a ser configurado (Exemplo: DBA).
  3. Acessa aba Acesso a Menus.
  4. Clique na opção "- Recolher Tudo" para melhor visualização aos menus.
  5. Selecione Atendimento -  Internação - Informações p/ o Ministério de Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.

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6. Selecione Atendimento -  Pronto Atendimento / Ambulatório - Informações p/ o Ministério da Saúde e clique Proibir Acesso para não permitir liberação para geração do arquivo.

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7. Acesse o menu Sistema e clique em Selecionar Coligada para atualizar alterações no sistema.

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  1. Acesse o menu Atendimento/Internação ou Externo/Informações para o Ministério da Saúde e clique no botão Pesquisa (raio).
  2. Será exibida a tela para pesquisa de pacientes e atendimentos.
  3. Insira os dados para busca do paciente e clique em Pesquisa.
  4. Clique sobre o paciente desejado, após isso clique em OK, para visualizar os atendimentos relacionados ao paciente.
  5. Selecione o atendimento desejado e clique em OK.
  6. Será exibida a tela para preenchimento das informações para o ministério da saúde.
  7. O número do Cartão Nacional de Saúde virá carregado, caso tenha sido registrada, no momento do cadastro do paciente, tanto no atendimento interno, como externo.
  8. Selecione o Procedimento principal, o diagnóstico principal e o diagnóstico secundário.
  9. Informe o tipo de alta.
  10. Em seguida determine se as informações registradas serão ou não liberadas para geração do arquivo, que será enviado para o ministério da saúde.
  11. Clique em Grava.

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Terceira opção: Essa opção possibilita a automatização do preenchimento de informações de CIHA, para esse processo, deverá previamente fazer a correlação de itens com a tabela SUS, caso não tenha esse relacionamento, o processo de automatização não irar encontrar o item na tabela SUS, abaixo passos para fazer a correlação:

Acesse a tela de Cadastro\Uso Geral\SUS\Correlação de Itens com a tabela SUS:

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Nesta funcionalidade você poderá vincular o Cod . tabela do Convênio \ Cod.Proc. SUS \ Cod. Proc Convênio:

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Automatizador de Informações CIHA

Acesse Utilitários/Rotinas/Automatizador de Informações CIHA.

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Selecione a unidade de faturamento e o convênio correspondente aos atendimentos.

Selecione o tipo de cliente, o período e clique em Filtrar.

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Serão listados todos os atendimentos correspondentes aos filtros.

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Para listar somente atendimentos com erro, marque a caixa Exibir Somente Atendimentos com Erro.

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Clique uma vez no atendimento para que nos painéis abaixo sejam exibidos os procedimentos lançados na conta do paciente, e os erros que impossibilitam a liberação dos dados do atendimento para envio ao Ministério da Saúde.

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Caso não tenha um relacionamento previamente cadastrado ou possua erros, de um duplo clique no paciente, vai abrir a tela de
Informações para o Ministério da saúde, onde incluímos o procedimento realizado.

Altere ou inclua as informações necessárias e clique em Grava.

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Clique em Preenche automaticamente informações de CIHA. A cor do atendimento será alterada para verde.

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03. EXPORTAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA O MINISTÉRIO DA SAÚDE

1. No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Utilitários>Rotinas>Exporta Informações RM Saúde Utilitários>Exportar informações para Ministério da Saúde.

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2. Marque o campo Excluir SUS somente se as informações do SUS não devem ser geradas no relatório.

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3. Escolha a Unidade de Faturamento que será gerado o arquivo a ser enviado.

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4. Preencha a data (mês e ano) para geração do arquivo e pressione a tecla Enter.

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5. Na guia Liberados para Exportar são listados todos os atendimentos realizados no hospital, conforme os filtros inseridos.

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6. Após selecionar os atendimentos da lista, clique em Exporta para que sejam exportados e por fim clique em Confirma.

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7. Para não enviar determinados atendimentos ao Ministério da Saúde, assinale o campo SEL e clique em Não Liberados.  Após conferir os registros, clique em Confirma.

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8. Clique na guia Não Liberados. Nessa Guia são listados os atendimentos que ainda não foram liberados para o envio ao Ministério de Saúde

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9. Para Liberá-los marque-os no campo SEL e clique em Liberar.

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10. Vá na guia Incluir Atendimento de Outra Competência. Nessa guia são incluídos atendimentos de competências anteriores que não foram exportados para o Ministério da Saúde.

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11. A inclusão pode ocorrer de duas formas: 

  • Buscar pelo nome ou prontuário do paciente

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• Busca pelo período (nos campos Período de/até e Escrever a data Desejada).

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12. Clique em Liberar para que os atendimentos sejam enviados para a guia Liberados para Exportar.

Informe a Unidade de Faturamento, Status do Envio CIHA e Competência.

3. Clique em Consultar para exibir os atendimentos.

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4. Ao listar os atendimentos, alguns podem está com o Status liberados, porém com algumas informações pendentes, neste caso o sistema informar na coluna Dados a informação incompletos, indicando que existem pendências no registro. Expandindo a informação será possível visualizar qual a pendência para ser resolvida.

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5. Caso será necessário realizar a exportação, todos os itens com pendência deverão ser corrigidos ou marcado para Não Liberar. Para isso selecione o registro e execute a ação de Não Libera.

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6. Caso precise liberar algum atendimento que esteja com o Status Não Liberado, basta executar a consulta informando o Status Não Liberado, na listagem selecione o registro que deseja liberar e execute a ação Liberar.

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7. Em algumas situações, se faz necessário exportar algum registro de outra competência que não tenha sido exportado anteriormente. Para isso, o usuário poderá executar a ação Incluir Atendimentos.

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8. A consulta poderá ser realizada através do Código do Paciente, Nome do Paciente, CPF. Os campos Data Inicio e Data Final, são obrigatórios para consulta. Após Identificar o atendimento para ser incluído, basca clicar no ícone + para adicionar o registro para exportação.

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9. Após adicionar o atendimento, aparecerá na lista para ser exportado. Na imagem abaixo utilizei o campo Filtrar para identificar o paciente de forma mais rápida.

Com o campo filtrar podemos realizar a busca por CPF, Nome Paciente, Data de Encerramento do Atendimento e Código do Paciente.

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10. O arquivo só poderá ser exportado caso não haja nenhuma pendência nos registros que estão com o status Liberado.

Caso algum registro esteja pendente, o sistema emitirá a seguinte mensagem e não será possível realizar a exportação.

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11. Após correção dos registros, ao clicar em Exportar CIHA, o arquivo deverá ser gerado no diretório de instalação do RM /Atual/CIHA.

Para exportação não se faz necessário selecionar os registros, TODOS os registros dentro do filtro informado deverão ser exportados.

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12. Após exportados, os registros ficarão com o Status Finalizados e poderá ser consultado utilizando o Filtro Status Finalizado.

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04. TABELAS UTILIZADAS

  • SZATENDIMENTO
  • SZCADGERAL
  • SZPACIENTE
  • SZPARCIALATEND

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