Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Iniciar uma Gestão de Glosa
  3. Controle de Glosa Pelo Total da Fatura
  4. Estorno da Glosa pelo Total da Fatura
  5. Atualizar Dados da Fatura
  6. Liberação Automática
  7. Glosa Total Automática
  8. Controle de Glosa por Conta
  9. Controle de Glosa por Grupo de Gastos
  10. Importação de arquivo de Demonstrativo de Análise de Contas
  11. Recurso Glosa
  12. Cancelar Recurso de Glosa
  13. Retornar Conta para Revisão
  14. Estoque de Cota Extra
  15. Itens Sem Informação de pagamentoParâmetros
  16. Conversor da Gestão de Glosas
  17. Parâmetro Integração com o Controle de Recebimento
  18. Parâmetro Motivo de Glosa ANS ou RM
  19. Tabelas utilizadas


Nota
titleImportante!

A Gestão de Glosa foi remodelada na versão 12.1.2302, para que o usuário tenha maior facilidade e agilidade na conferência dos itens.

...

Clique no botão incluir e pesquise a fatura desejada. O sistema irá exibir somente das faturas com o status "Faturada".

Preencha todos os campos obrigatórios em tela e clique em salvar.

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em seguida clique no botão 3P para abrir a tela de pesquisa de remessas.

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Na tela de pesquisa, preencha os campos conforme filtros disponíveis, somente o campo Unidade de Faturamento é obrigatório, porém quanto mais campos forem preenchidos, mais rápida e precisa será a pesquisa.

Informações
titleInformações

Na tela de pesquisa, são retornados somente faturas com o status "Faturada".

Após localizar a remessa desejada, dar um duplo clique na grid para que o sistema preencherá os dados da Remessa tela anterior. Os campos Qtde Na tela da de Gestão de Glosas será carregado um novo registro com o status "Pendente". Os campos Qtde Total Contas e Valor Total Cobrado serão automaticamente carregados com base na remessa selecionada.

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Clique em salvar o registro.

No anexo das Contas, serão exibidas todas as contas daquela remessa para que seja possível dar sequencia ao fluxo da Gestão de Glosas, todas contas iniciam com o status "Pendente". 

03. CONTROLE DE GLOSA PELO TOTAL DA FATURA

...

Essa rotina tem a finalidade de realizar a conferência de item a item pagos, glosados ou recebidos a maior pelo convênio

O usuário consegue pesquisar os itens por grupo de gasto, status, agrupar por determinada data, agrupar com item. Facilitando assim a sua conferência.

de forma manual, digitando os dados em tela.

Para iniciar Para realizar o controle de glosa por conta, selecione a conta desejada e execute o processo conforme indicado na imagem abaixo:

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Ao abrir a tela, os dados da conta são exibidos no cabeçalho.

    • Nesse item, o usuário pode selecionar os grupos de gasto que seja exibir na grid
    • Aqui ele pode filtrar pelos status de cada lançamento
    • É esse o botão para se realizar a pesquisa dos itens
    • Nessa grid são exibidos os itens pesquisados
    • Nesses campos são exibidos os valores correspondentes à linha selecionada na grid. Caso o item seja glosado, deve-se informar o motivo da glosa
    • Libera automaticamente os itens pendentes, preenchendo o valor Liberado igual ao valor cobrado
    • Pode-se pesquisar por qualquer texto na grid. Muito útil quando se pesquisa todos os itens da conta e depois se deseja localizar itens na grid.
    • Retornar para pendente: estorna a glosa lançada e retorna o item com o status de Pendente
    • Replicar item selecionado: irá replicar o item com o mesmo valor do item anterior glosado .
    • Glosa Irrecuperável: Se marcado, será permitido preencher o valor igual ou menor a glosa como irrecuperável.
Nota
titleImportante!

Para salvar as informações é necessário clicar no botão Executar o processo. Se a tela for fechada, todos os dados serão perdidos.

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Ao executar o processo, todos as informações serão salvas e caso todos os itens tenham sido analisados, o controle de glosa dessa conta será finalizado. Uma vez finalizado, não é possível alterar os valores. Para isso, deve-se executar o processo, "Retornar Conta para correção"

Novos Campos

Os dados para informação da Glosa foram remodelados para separar informações do item de glosa e informações da conta.

Dados Glosa / Dados Conta

Foram criadas duas Abas para esta separação:

1 - Dados Glosa: Informações pertinentes a glosa do Item

2 - Dados conta: Informações globais da Conta que esta sendo controlada

A partir da versão 12.1.2306 foi disponibilizado o campo Data Controle, que poderá ser utilizado para um controle externo da Clínica/Hospital. Este campo não afeta nenhum fluxo interno do sistema, é apenas informativo e poderá ser utilizado de formas diferentes para cada cliente, por exemplo, criação de fórmulas visuais.

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Na aba Dados Conta foram criados dois campos:

1 - Data Controle: Possui o mesmo conceito do campo Data Controle disponibilizado na Aba Dados Glosa, porém neste, o escopo do mesmo é a conta e não o item glosado.

2 - Valor Cota Extra: Este campo é utilizado para informar um valor extra disponibilizado pela operadora, como forma de bônus por exemplo, é um acordo entre a operadora e o prestador de serviço.

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Visualização Contas

Foram adicionados os campos:

1 - Valor Cota Extra - Valor cota extra informado no momento do controle de glosa por conta

2 - Valor Estorno Cota Extra - Valor informado no processo de estorno do valor da cota extra

3 - Valor Total Recebido - Valor Recebido + Valor Cota Extra - Valor Estorno Cota Extra

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Informações

Caso algum item possua repasse liberado ou já pertença a alguma folha de pagamento, o mesmo não poderá sofrer glosa. A exceção é quando o critério de repasse estiver com o parâmetro "Libera repasse no lançamento" marcado.

09. IMPORTAÇÃO DE ARQUIVO DE DEMONSTRATIVO DE ANÁLISE DE CONTAS

Este processo tem a finalidade de realizar a importação do arquivo xml enviado pelo convênio e identificar a fatura, as guias e os pagamentos e glosas dos itens.

Para executar o processo não é necessário selecionar nenhum registro na grid. Isso porque o arquivo pode conter informações de várias faturas. 

    • Execute o processo
    • Informe a unidade de faturamento, o convênio e o arquivo xml enviado pelo convênio
    • Clique no botão Executar
      • O sistema valida se o arquivo corresponde ao convênio selecionado (através do CNPJ ou registro ANS)
      • Valida se o prestador principal da unidade de faturamento é o prestador contido no xml (através do CNPJ ou pela credencial no convênio)
      • Verifica se a gestão de glosa da fatura a ser importada, não está como finalizada ou encerrada
      • Verifica se a fatura possui contas retornadas para revisão. Caso possua, a contas contidas no xml não serão consideradas.
      • Verifica se o protocolo contido no xml é igual ao informado na fatura (caso tenha sido informado na fatura)
      • Identifica as contas dos paciente através do número da guia da operadora. Caso não encontre, pesquisa pelo número da guia do prestador
      • Guias contidas no xml com o status "Em análise", também serão desconsideradas, uma vez que não possui detalhes de pagamentos e glosas
      • A identificação dos recebimentos e glosas serão realizadas, somente se existirem informações dos procedimentos no xml.
      • Não serão realizados glosas somente pelo total da conta
      • No log da rotina serão exibidas mensagens como:
        • Situação da fatura com alguma restrição
        • Número da guia que não foi encontrada no sistema
        • Guia com o status de Em análise
        • Guias que não possuem itens
      • Ao final do processo, as glosas e recebimentos identificados terão seus dados preenchidos com as informações contidas no xml

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10. RECURSO GLOSA

O processo de Recurso de Glosa estará disponível para as contas que foram finalizadas e que possuem glosa a ser recuperada.

Selecione a conta que possua glosa e execute o processo Recurso de Glosa Todos os itens passíveis de serem recursadas, serão exibidos com os valores glosados. Informe o valor de cada item a ser recursado, motivo do recurso ou texto de justificativa. Caso deseje recursar todos os itens integralmente, informe o motivo do recurso ou o texto de observação.

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Alerta de pendência de justificativa

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Ao abrir a tela, os dados da conta são exibidos no cabeçalho,

    • Nessa grid são exibidos os itens pesquisados
    • Nesses campos são exibidos os valores correspondentes à linha selecionada na grid. Informar o valor a ser recursado, deve-se informar o motivo do recurso ou o texto de observação.
    • Recursar valor total: preenche o valor recursado igual ao valor da glosa.
    • Retornar para pendente: estorna o recurso lançado e retorna o item com o status de Pendente
    • Replicar item selecionado: irá replicar o item com o mesmo valor do item anterior recursado.

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Ao executar o processo, todos as informações serão salvas e caso todos os itens tenham sido analisados, o recurso de glosa dessa conta será finalizado, será criado um  novo registro da conta recursada, onde será possível realizar uma nova glosa. Uma vez finalizado, não é possível alterar os valores. Para isso, deve-se executar o processo, "Cancelar Recurso de Glosa".

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Novos Campos

A partir da versão 12.1.2306 foi disponibilizado o campo Data Controle, que poderá ser utilizado para um controle externo da Clínica/Hospital. Este campo não afeta nenhum fluxo interno do sistema, é apenas informativo e poderá ser utilizado de formas diferentes para cada cliente, por exemplo, criação de fórmulas visuais.

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11. CANCELAR RECURSO DE GLOSA

Este processo tem a finalidade de desfazer o recurso finalizado, ou seja, retorna à etapa de definição dos valores a recursar e das justificativas.

Para realizar o cancelamento, a nova conta de recurso que contém os itens recursados, deve satisfazer os seguintes critérios:

      • Não pode ter repasse liberado ou pago
      • Não pode pertencer a uma remessa de reapresentação
      • Não pode ter o controle de glosa feito. Caso possua, a glosa deve ser excluída e o controle retornado para pendente.
      • Não pode existir baixas parciais após o processamento do recurso 

Para cancelar, o usuário possui as seguintes opções:

      • Cancela e apaga todos os dados já informado.
        • Atualiza os valores opcionais do financeiro RM, caso parametrizado
        • Exclui o controle de recebimento analítico, caso esteja parametrizado
        • Retorna o status para poder recursar novamente
        • Remove o valor a recursar, o motivo do recurso e justificativa de todos os itens.
      • Cancela e não apaga os dados já informados. 
        • Atualiza os valores opcionais do financeiro RM, caso parametrizado
        • Exclui o controle de recebimento analítico, caso esteja parametrizado
        • Retorna o status para poder recursar novamente

Conta com glosas de 180,00

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Recurso realizado

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Opções para cancelamento do recurso

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12. RETORNAR CONTA PARA REVISÃO

Essa funcionalidade serve para retornar as contas que já foram finalizadas o controle de glosa, para que sejam revisadas.

Somente contas com o status diferente de Pendente e Iniciada podem ser retornadas.

Caso a conta possua recurso gerado, também não poderá retorná-la. Para isso, deve cancelar o recurso e retornar a conta para revisão.

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13. ESTORNO COTA EXTRA

Esta funcionalidade foi criada para realização do estorno do valor informado em Cota Extra.

Apenas estará disponível, caso o valor de Cota Extra tenha sido gravado no momento da realização do Controle de Glosa por Conta.

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Ao selecionar a opção Estorno Cota Extra, o sistema carregará a tela com as seguintes informações:

1 - Valor Cota Extra (somente leitura)- Valor informado em Cota Extra no momento da realização do controle de glosa por conta. 

2 - Valor Estorno - Valor que o usuário quer estornar. O valor deverá ser maior que 0 e menor que o valor da cota extra.

3 - Data Estorno - Data que o estorno foi realizado.

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14. ITENS SEM INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO

Caso o convênio não envie informações de pagamento para determinados itens, selecione o item e clique no botão "Sem Info". Dessa forma, o sistema separará esses itens, para que os mesmos sejam conferidos posteriormente.

Assim é possível concluir o controle de glosa dos demais itens e realizar o recurso, caso seja necessário.

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Note que cada conta possui um tipo:

  • N: conta normal. É aquela que foi enviada para o convênio
  • R: conta de recurso: É aquela que foi gerada pelos itens recursados
  • S: conta com itens sem informação de pagamento

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15. PARAMETROS

  • Parametrização para gerar o controle de recebimento automático e associar Extrato/Nota Fiscal para realizar o controle de glosa.

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  • Motivo de glosa: é possível escolher qual a codificação a ser utilizada na Glosa por conta e no Recurso de glosa. Basta configurar diretamente no último contrato vigente.

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preencha os dados em tela conforme necessidade.

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Nota
titleImportante!

Para salvar as informações é necessário clicar no botão Executar o processo. Se a tela for fechada, todos os dados serão perdidos.

Ao abrir a tela, todos os itens da conta são carregados, tendo um resumo das informações no parte superior, campos para realizar pesquisar dos itens ou status.

A grid permite que todas as colunas sejam ordenadas ou agrupados, facilitando a conferência dos registros.

    • Para ordenar, basta dar um clique na coluna.
    • Para agrupar, basta arrastar a coluna pela qual deseja agrupar.

Abaixo segue explicação de cada um dos campos do processo:

IDCampoDescrição
1Replicar itens glosados para outras contas da Remessa

Durante o processamento da conta, o sistema irá pesquisar na mesma Remessa, outras contas que possuam os mesmos itens através do código e irá replicar os seus dados.

Exemplo: Se o item 90.50.9765 - ATADURA CREPON 08CM teve o seu valor cobrado em R$ 0,72 e o seu valor liberado foi de R$ 0,72 na conta do João, e esse mesmo item 90.50.9765 - ATADURA CREPON 08CM foi utilizado nas contas do Pedro, Maria e Antônio (da mesma remessa), esse item será replicado, já iniciando o processo de glosas dessas contas, e marcando esses itens como Liberados. O mesmo comportamento irá ocorrer para os itens que tiveram Glosas, Valor Extra, etc.

2Procurar

Pesquisa rápida por qualquer coluna da grid. Muito útil quando se pesquisa todos os itens da conta e depois se deseja localizar itens na grid.

Cada coluna pode ser filtrada ou ordenada da forma que o usuário necessitar. Isso pode facilitar a análise dos itens de acordo com a maneira de cada usuário

3Grid

Nessa grid são exibidos os itens pesquisados.

4Dados da Glosa

Caso o item tenha glosa esses campos devem ser preenchidos, os dados ali digitados correspondem a linha selecionada na grid. 

5Glosa IrrecuperávelIndica que aquela glosa não pode ser recursada, ao marcar esse campo, será permitido preencher o valor irrecuperável que deverá ser igual ou menor ao valor cobrado.
6Desconto no Valor UnitárioQuando operador e prestador negociam um adiantamento, o valor adiantado recebe um desconto, que pode ser em percentual ou em valor.
7Replicar item

Irá replicar os dados do item selecionado para os demais itens lançados que possuam o mesmo código ou descrição, e mesmo valor unitário

8Sem Informação de Pagamento

Marca os itens selecionados com a informação que o convênio não retornou nenhuma informação sobre os itens. Assim, os mesmos serão separados para posteriormente serem analisados. É possível selecionar mais de 1 item de uma vez

9Liberar itens pendentesLibera automaticamente os itens pendentes, ou seja, não ocorreram glosas esses itens. 
10Liberar itensPara agilizar, pode ser selecionados diversos itens na grid e liberados de uma só vez. Diferente do item anterior, esse libera os itens selecionados e não somente os pendentes
11Retornar para pendenteEstorna a glosa lançada e retorna o item com o status de Pendente. É possível selecionar mais de 1 item de uma vez


Com os registros digitados, clicar em Executar, para que as informações sejam processadas e salvas. Caso todos os itens sejam analisados, o status do controle de glosa será marcado como finalizado. Caso seja necessário realizar alguma correção nos dados da Glosa executar o processo "Retornar Conta para correção".


Informações
titleInformações

A réplica do item selecionado em tela tem comportamento diferente da réplica feita durante o processamento do Controle de Glosa. No botão Réplica do item selecionado, será feita a réplica dos itens com o mesmo código ou descrição. Já a réplica do processamento, somente itens com o mesmo código em outras contas serão replicados.

Novos Campos

Os dados para informação da Glosa foram remodelados para separar informações do item de glosa e informações da conta.

Dados Glosa / Dados Conta

Foram criadas duas Abas para esta separação:

1 - Dados Glosa: Informações pertinentes a glosa do Item;

2 - Dados conta: Informações globais da Conta que esta sendo controlada;

3 - A partir da versão 12.1.2306 foi disponibilizado o campo Data Controle, que poderá ser utilizado para um controle externo da Clínica/Hospital. Este campo não afeta nenhum fluxo interno do sistema, é apenas informativo e poderá ser utilizado de formas diferentes para cada cliente, por exemplo, criação de fórmulas visuais;

4 - Grupo Desconto no Valor Unitário fica invisível se o parâmetro Permite desconto no controle de glosa estiver desmarcado;

5 - Grupo Desconto no Valor Unitário fica visível se o parâmetro Permite desconto no controle de glosa estiver marcado;

Obs.: Caminho do parâmetroAba Ambiente / Parâmetros / Gestão Hospitalar / Controle de Recurso de Glosa.

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Na aba Dados Conta foram criados dois campos:

1 - Data Controle: Possui o mesmo conceito do campo Data Controle disponibilizado na Aba Dados Glosa, porém neste, o escopo do mesmo é a conta e não o item glosado.

2 - Valor Cota Extra: Este campo é utilizado para informar um valor extra disponibilizado pela operadora, como forma de bônus por exemplo, é um acordo entre a operadora e o prestador de serviço.

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Nova Coluna

Foi criada uma nova coluna para exibir os Tipos de Repasse associados a cada item de lançamento.

Ao clicar na célula de cada Tipo de Repasse exibe uma breve descrição.

Tipos de Repasse:

1 - Normal - Normal pelos Critérios de Repasse (Cor: Lilás);

2 - Redirecionado - Repasse por Redirecionamento (Cor: Azul);

3 - Divisão - Repasse por Divisão (Cor: Verde);

4 - C. Custo - Repasse Automático por Centro de Custo (Cor: Laranja).

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Obs.: Quando o Item selecionado possuir Repasse Liberado o Grupo Dados Glosa fica desativado para edição e exibe uma mensagem descritiva do motivo do bloqueio.

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Visualização Contas

Foram adicionados os campos:

1 - Valor Cota Extra - Valor cota extra informado no momento do controle de glosa por conta

2 - Valor Estorno Cota Extra - Valor informado no processo de estorno do valor da cota extra

3 - Valor Total Recebido - Valor Recebido + Valor Cota Extra - Valor Estorno Cota Extra

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Informações

Caso algum item possua repasse liberado ou já pertença a alguma folha de pagamento, o mesmo não poderá sofrer glosa. A exceção é quando o critério de repasse estiver com o parâmetro "Libera repasse no lançamento" marcado.


09. CONTROLE DE GLOSA POR GRUPO DE GASTOS

Esta funcionalidade tem como objetivo permitir ao faturista que realize a glosa pelos Grupo de Gastos dos itens que compõem a conta.

Desta forma é possível agilizar o processo de gestão de glosa, pois em alguns casos o faturista não precisa ir item a item para informar o valor da Glosa, apenas verifica o valor total que foi pago pelo convênio e informa no Grupo de Gasto em questão.

Para ter acesso a esta funcionalidade, o usuário irá acessar o mesmo processo anterior (Controle de Glosa por Conta), nesta tela é possível acessar a aba Glosa por Grupo de Gasto, conforme imagem abaixo:

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Os grupos disponíveis para realização da glosa são:

    • Diárias
    • Taxas
    • Serviços
    • Honorários
    • Exames
    • Materiais
    • Medicamentos
    • Órteses
    • Próteses
    • Honorários Não Credenciados
    • Exames Terceiros
    • Taxas Administrativas
    • Total da Conta

Para um melhor controle, algumas regras são levadas em consideração para permitir que uma glosa seja informada por grupo, são elas:

    • Um grupo de gasto só pode ser glosado se todos os itens estiverem pendentes.

    • Um grupo de gasto não pode ser glosado caso exista repasse para algum item desde grupo
    • Caso a glosa tenha sido realizada pelo campo Total Pago, todos os demais grupos ficarão indisponível para realizar a glosa

    • Caso um grupo de gasto tenha sido glosado não é possível realizar a glosa posteriormente pelo item, neste caso é necessário realizar o estorno da glosa por grupo e realizar a analise item a item.
    • Caso a conta exista algum item com o grupo de gasto PACOTE, a conta será considerada como conta pacote e nenhum grupo de gasto ficará disponível para ser glosado.
    • Grupos com valores zerados também não podem ser glosados.

Abaixo temos um exemplo onde o grupo de gasto Medicamentos foi glosado no valor de R$ 3,00, desta forma ao mudar a aba novamente para Glosa por Item é possível perceber que os campos para informação da glosa estão todos bloqueados.

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Status dos Campos:

    • Amarelo: Se não for possível aplicar a glosa ao grupo de acordo com as regras estabelecidas. Nesse caso, o campo de glosa será destacado em amarelo e não poderá ser editado.

    • Vermelho: Se o grupo já tiver sido glosado anteriormente, o campo de glosa ficará destacado em vermelho. No entanto, será possível editar a glosa existente.

    • Verde: Se o grupo ainda não tiver sido glosado e não houver impedimentos com base nas regras, o campo de glosa ficará destacado em verde, permitindo que o usuário insira a glosa.

Estorno Glosa Grupos

Esta funcionalidade permite o usuário realizar o Estorno da Glosa feita na Aba Glosa por Grupo, tanto para Glosa pelo valor total ou pelo grupo de gasto.

Informações
titleInformação

Na versão RMSaude (antiga MDI) existiam dois botões, Estorna Glosas Grupos e Estorna Glosa Valor Total, na migração foi analisado e identificamos o comportamento similar, então unificamos em apenas um botão, Estorna Glosa Grupos.


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Após realizar o estorno o valor pago é retornado ao original e o usuário poderá glosar novamente por item ou por grupo.

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10. IMPORTAÇÃO DE ARQUIVO DE DEMONSTRATIVO DE ANÁLISE DE CONTAS

Este processo tem a finalidade de realizar a importação do arquivo xml enviado pelo convênio e identificar a fatura, as guias e os pagamentos e glosas dos itens.

Para executar o processo não é necessário selecionar nenhum registro na grid. Isso porque o arquivo pode conter informações de várias faturas. 

    • Para iniciar a importação, através da tela de Gestão de Glosas, acesse o menu Processos > Demonstrativo de Análise da Conta e execute o processo
    • Informe a unidade de faturamento, o convênio e o arquivo xml enviado pelo convênio
    • Clique no botão Executar
      • O sistema valida se o arquivo corresponde ao convênio selecionado (através do CNPJ ou registro ANS)
      • Valida se o prestador principal da unidade de faturamento é o prestador contido no xml (através do CNPJ ou pela credencial no convênio)
      • Verifica se a gestão de glosa da fatura a ser importada, não está como finalizada ou encerrada
      • Verifica se a fatura possui contas retornadas para revisão. Caso possua, a contas contidas no xml não serão consideradas.
      • Verifica se o protocolo contido no xml é igual ao informado na fatura (caso tenha sido informado na fatura)
      • Identifica as contas dos paciente através do número da guia da operadora. Caso não encontre, pesquisa pelo número da guia do prestador
      • Guias contidas no xml com o status "Em análise", também serão desconsideradas, uma vez que não possui detalhes de pagamentos e glosas
      • A identificação dos recebimentos e glosas serão realizadas, somente se existirem informações dos procedimentos no xml.
      • Não serão realizados glosas somente pelo total da conta
      • No log da rotina serão exibidas mensagens como:
        • Situação da fatura com alguma restrição
        • Número da guia que não foi encontrada no sistema
        • Guia com o status de Em análise
        • Guias que não possuem itens
      • Ao final do processo, as glosas e recebimentos identificados terão seus dados preenchidos com as informações contidas no xml

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11. RECURSO GLOSA

O processo de Recurso de Glosa estará disponível para as contas que foram finalizadas e que possuem glosa a ser recuperada.

Selecione a conta que possua glosa e execute o processo Recurso de Glosa Todos os itens passíveis de serem recursadas, serão exibidos com os valores glosados. Informe o valor de cada item a ser recursado, motivo do recurso ou texto de justificativa. Caso deseje recursar todos os itens integralmente, informe o motivo do recurso ou o texto de observação.


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Alerta de pendência de justificativa


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Ao abrir a tela, os dados da conta são exibidos no cabeçalho,

    • Nessa grid são exibidos os itens que possuem glosa
    • Nesses campos são exibidos os valores correspondentes à linha selecionada na grid. Informar o valor a ser recursado, deve-se informar o motivo do recurso ou o texto de observação.
    • Recursar valor total: preenche o valor recursado igual ao valor da glosa.
    • Retornar para pendente: estorna os recursos lançados e retorna os itens com o status de Perda
    • Replicar item selecionado: irá replicar o item com o mesmo valor do item anterior recursado.
    • Imprimir - O produto disponibiliza o relatório padrão SAUREL0134 Relatório Recurso de Glosa na ferramenta TOTVS Compartilhamento.

      Informações
      titleInformações

      Caso o cliente deseja customizar o relatório, deverá ser feita um cópia do relatório padrão e em seguida alterar a cópia utilizando a ferramenta RM Reports.


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Ao executar o processo, todos as informações serão salvas e caso todos os itens tenham sido analisados, o recurso de glosa dessa conta será finalizado, será criado um  novo registro da conta recursada, onde será possível realizar uma nova glosa. Uma vez finalizado, não é possível alterar os valores. Para isso, deve-se executar o processo, "Cancelar Recurso de Glosa".

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Novos Campos

A partir da versão 12.1.2306 foi disponibilizado o campo Data Controle, que poderá ser utilizado para um controle externo da Clínica/Hospital. Este campo não afeta nenhum fluxo interno do sistema, é apenas informativo e poderá ser utilizado de formas diferentes para cada cliente, por exemplo, criação de fórmulas visuais.

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12. CANCELAR RECURSO DE GLOSA

Este processo tem a finalidade de desfazer o recurso finalizado, ou seja, retorna à etapa de definição dos valores a recursar e das justificativas.

Para realizar o cancelamento, a nova conta de recurso que contém os itens recursados, deve satisfazer os seguintes critérios:

      • Não pode ter repasse liberado ou pago
      • Não pode pertencer a uma remessa de reapresentação
      • Não pode ter o controle de glosa feito. Caso possua, a glosa deve ser excluída e o controle retornado para pendente.
      • Não pode existir baixas parciais após o processamento do recurso 

Para cancelar, o usuário possui as seguintes opções:

      • Cancela e apaga todos os dados já informado.
        • Atualiza os valores opcionais do financeiro RM, caso parametrizado
        • Exclui o controle de recebimento analítico, caso esteja parametrizado
        • Retorna o status para poder recursar novamente
        • Remove o valor a recursar, o motivo do recurso e justificativa de todos os itens.
      • Cancela e não apaga os dados já informados. 
        • Atualiza os valores opcionais do financeiro RM, caso parametrizado
        • Exclui o controle de recebimento analítico, caso esteja parametrizado
        • Retorna o status para poder recursar novamente

Conta com glosas de 5,59

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Recurso realizado

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Recurso de Glosa -  Relatório "SAUREL0134 - Recurso de Glosa.TotvsReport " Informar em Ambiente -Paramêtros - Gestão Hospitalar - Relatórios.  

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Opções para cancelamento do recurso

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13. RETORNAR CONTA PARA REVISÃO

Essa funcionalidade serve para retornar as contas que já foram finalizadas o controle de glosa, para que sejam revisadas.

Somente contas com o status diferente de Pendente e Iniciada podem ser retornadas.

Caso a conta possua recurso gerado, também não poderá retorná-la. Para isso, deve cancelar o recurso e retornar a conta para revisão.


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14. ESTORNO COTA EXTRA

Esta funcionalidade foi criada para realização do estorno do valor informado em Cota Extra.

Apenas estará disponível, caso o valor de Cota Extra tenha sido gravado no momento da realização do Controle de Glosa por Conta.

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Ao selecionar a opção Estorno Cota Extra, o sistema carregará a tela com as seguintes informações:

1 - Valor Cota Extra (somente leitura)- Valor informado em Cota Extra no momento da realização do controle de glosa por conta. 

2 - Valor Estorno - Valor que o usuário quer estornar. O valor deverá ser maior que 0 e menor que o valor da cota extra.

3 - Data Estorno - Data que o estorno foi realizado.


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15. ITENS SEM INFORMAÇÃO DE PAGAMENTO


Caso o convênio não envie informações de pagamento para determinados itens, selecione o item e clique no botão "Sem Info". Dessa forma, o sistema separará esses itens, para que os mesmos sejam conferidos posteriormente.

Assim é possível concluir o controle de glosa dos demais itens e realizar o recurso, caso seja necessário.

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Note que cada conta possui um tipo:

  • N: conta normal. É aquela que foi enviada para o convênio
  • R: conta de recurso: É aquela que foi gerada pelos itens recursados
  • S: conta com itens sem informação de pagamento


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16. CONVERSOR DA GESTÃO DE GLOSAS


Para visualizar as remessas antigas e que já tiverem o processo de glosa iniciado ou finalizado, é necessário executar o processo para convertê-las para a nova Gestão de Glosas. Uma vez realizado a conversão, não se deve utilizar mais as rotinas na antiga MDI Delphi.

Para executar o processo é necessário que o perfil tenha acesso à funcionalidade.

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Acesse o menu Faturamento | Gestão de Glosas. Não é necessário selecionar nenhum registro, basta executar o processo.

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Informe o período de geração das remessas que deseja importar.
Caso encontre divergência de valores de valor recebido, valor da perda não sendo considerado, marcar a opção "Recalcular os valores do controle de glosa para remessas já convertidas", que o sistema fará o recálculo.
Este processo somente importará as remessas que ainda não estejam na nova Gestão de Glosas, portanto não há problema de se executar o processo mais de uma vez.

Por se tratar de uma grande volume de dados, este processo deve ser executado em períodos de pouca movimentação na instituição e em períodos menores. É importante que se façam simulações em base de testes para se ter uma noção do tempo de execução.

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17. PARAMETRO INTEGRAÇÃO COM CONTROLE DE RECEBIMENTO

O sistema possui um parâmetro, que quando ativo irá gerar o controle de recebimento de forma automática associando o número do Extrato/Nota Fiscal no momento de concluir a glosa ou recurso.

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18. PARAMETRO MOTIVO DE GLOSA ANS OU RM


Nota
titleImportante!

O motivo de glosa informado nos arquivos XML da ANS sempre será gerada com os códigos conforme a tabela de domínio 38 - Terminologia de mensagens, de acordo com a versão TISS.


No contrato da operadora, é possível definir qual a codificação será utilizada nas rotinas de Controle de Glosa e Recurso de Glosa.

A opção Motivo de Glosa ANS é indicada para as operadoras que utilizam o padrão TISS para troca de mensagens, isso facilita a transcrição dos dados no momento do preenchimento manual do controle da glosa.

Caso a operadora trabalhe com um padrão próprio, é possível trabalhar com os motivos cadastrados diretamente no sistema, nesse caso a opção a ser escolhida será Motivo de Glosa RM.

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...

. TABELAS UTILIZADAS

  • SZCONTROLEGLOSA
  • SZCONTROLEGLOSAITEM
  • SZRESUMORECGLOSA
  • SZMOTRECGLOSA
  • SZATENDIMENTOREC
  • SZRESUMORECGLOSA
  • SZATENDHONORARIO
  • SZATENDTAXASERV
  • SZATENDTAXASERV
  • SZATENDMATMED
  • SZATENDSADT
  • SZCONTROLREPASSE
  • SZCONTROLREPASSEDIV
  • SZATENDRESUMOCOMPCCUSTOESPEC
  • SZANSATENDAUTORIZCAB
  • SZATENDAUTORIZ
  • SZCONTROLRECEB
  • SZATENDRESUMO
  • SZPARCIALATEND
  • SZATENDIMENTO

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