Histórico da Página
Aviso | ||
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Essa documentação se aplica somente ao Módulo de Caixa 2.0. Conteúdo totalmente técnico, direcione para o time de TI da empresa. |
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id | Configuracoes |
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id | API |
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label | Configuração API |
As evoluções da Linha RM, utilizam a integração da MDI atual com telas em HTML, tudo isso de forma transparente ao usuário.
Para utilizar esse novo recurso, é necessária a realização de algumas configurações que irão habilitar o uso das APIs que fazem a execução das ações e processos da nova interface.
Configurando as portas API
O aplicativo RM.Host é responsável por hospedar e expor os serviços de APIs.
Veja mais sobre a configuração da porta webApi.
A tag ApiPort configurada nesta etapa será utilizada para acessar as APIs que fazem parte das rotinas do Módulo de Caixa 2.0.
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title | Importante |
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A
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- Caso o Host seja iniciado como aplicativo (RM.Host.exe), certifique-se que ao executá-lo, tenha selecionado a opção "Executar como Administrador".
- Caso o Host tenha sido instalado como serviço, o usuário vinculado ao serviço deve ser um administrador do sistema.
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title | Validação de acesso as APIs |
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Para validar se as configurações de portas das APIs foram realizadas corretamente, acesse o browser e digite a URL http://{IP ou domínio}:{porta}/api/swagger/.
Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/swagger
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validação
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Verifique se a página abaixo foi carregada
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Conectando com o banco de dados
Para que a API saiba em qual banco de dados conectar quando for acionada pelo Módulo de Caixa, devemos configurar a tag DefaulDB.
Veja mais em Configurando DefaultDB.
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de acesso
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Para validar se a configuração da comunicação com o banco de dados das APIs foi realizada corretamente, acesse a API via browser.
Exemplo: http://10.173.17.242:8051/api/financial/v1/paymenttypes/1
Neste exemplo estamos buscando do cadastro de Meios de Pagamento todos os que são pertencentes à coligada 1, ao acessar será solicitado um usuário do sistema que tenha acesso a este cadastro dentro do sistema.
Você deverá ter um resultado semelhante a este, onde lista os registros do cadastro de meios de pagamento da coligada 1.
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Card | ||||
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Após configurar a API é necessário ajustar o arquivo de configuração do Módulo de Caixa 2.0. Para isso, acesse o arquivo config.json que está disponível no diretório da instalação do RM em: “...\RM.Net\wwwroot\PortalFinanceiro\config”. No arquivo, alterar as informações a seguir:
Exemplo após a configuração |
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id | Usuario |
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label | Usuário e Permissões |
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continua considerando o usuário que está logado no TOTVS Gestão Financeira no momento da ativação da Sessão de Caixa.
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Em breve, mais detalhes sobre as permissões do Novo Módulo de Caixa serão descritas aqui e o texto definido abaixo será revisado contemplando o novo cenário.
Integração com outros Módulos
O sistema permite utilizar a tela de recebimento do Novo Módulo de Caixa por meio da visualização de lançamentos.
Para ter acesso ao Recebimento via Sessão de Caixa, nas versões anteriores à 12.1.2402.1, é necessário que o usuário possua permissão em:
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Serviços Globais | Segurança | Perfis | Acesso a Menus | Gestão Financeira | Contas a Pagar/Receber | Operações Financeiras | Lançamentos | Recebimento via Sessão de Caixa.
Nas versões superiores à 12.1.2402.1, é necessário que o usuário possua permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | Acesso a Menus | Gestão Financeira | Caixa | Sessão de Caixa | Ativar | Permitir Recebimento Via Sessão de Caixa.
Contabilização Posterior
Para contabilizar as baixas posteriormente, nas versões anteriores à 12.1.2402.1, é necessário que o usuário possua permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | Acesso a Menus | Gestão Financeira | Contas a Pagar/Receber | Operações Financeiras | Lançamentos | Permitir "Contabilizar Posteriormente" na baixa e retorno bancário.
Nas versões superiores à 12.1.2402.1, é necessário que o usuário possua permissão em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | Acesso a Menus | Gestão Financeira | Contas a Pagar/Receber | Operações Financeiras | Baixa | Contabilizar Posteriormente na Baixa e Retorno.
Operações
A partir da versão 12.1.2406, é possível controlar a permissão por perfis de usuários para as operações Estornar e Incluir Serviço Extra, em: Serviços Globais | Segurança | Perfis | Acesso a Menus | Gestão Financeira | Caixa | Sessão de Caixa | Operações.
Painel | ||||
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