Exemplo de um Projeto com erros na CT:
Ao verificar o log clicando em Erro/Alerta percebo que algumas atividades estão com erro.
Isso deve-se ao fato de que alguma atividade do tipo webservice não executou de forma correta. Temos que nos atentar que, mesmo o Test Flow mostrando que o WS executou com sucesso, não quer dizer que o resultado do processo tenha sido o esperado. Então não é só por que a atividade está com sucesso que ela executou corretamente. Neste caso tenho uma atividade de geração de lançamentos com falhas. Veja que o Test Flow não mostra o erro no print acima, mas somente quando clicamos no "olhinho". Dessa forma temos que investigar sempre nestes cenários onde a consulta SQL está com erro se algum WS executou de forma errada. Vemos aqui que a atividade Gerar lançamentos do Fechamento executou com um resultado não esperado.
Para entender melhor esse log normalmente substituímos a atividade que fecha o projeto por uma atividade C# "Faz Nada". Dessa forma o projeto irá executar no ambiente e irá parar sem deletar o banco. E então podemos acessá-lo e verificar os logs de execução:
Substituindo e salvando, iremos executar novamente o projeto em uma VM. Dentro do RM, posso ir em Ambiente / Gerenciamento de Jobs e encontrar o processo que ocasionou o erro, filtrando pela data de hoje.
Ao clicar no processo de gerar lançamentos podemos entender melhor o log e verificar se é um bug ou se o projeto precisa ser alterado, facilitando a análise do erro.
OUTROS PROBLEMAS COMUNS / SOLUÇÕESQueda do agent dos servidores:Solução: Reiniciar o agent e avaliar o estado das execuções. O agent.exe deve obrigatoriamente ser executado como administrador É importante verificar também se o TOTVS.Restore está em execução nas três VM's Espaço do servidor BH-AUTBDCP\SQL2019:Solução: Contactar um usuário administrador para efetuar a limpeza. Os admins desse servidor são:
Com o agendamento de limpeza de bancos normalmente estes problemas não ocorrem mais. Porém, pode acontecer da instância do SQLServer estar parada. Dessa forma é preciso logar no servidor e iniciá-la manualmente. Erros do script na versão atual por falta de campos:Este erro é bastante comum e é mitigado com o agendamento atualizador de bases. Porém ainda há momentos em que o código que necessita do script já está no restore porém o script ainda não. Nestes casos, devemos aguardar e não executar de forma manual os scripts de banco. Solução: Atualizar a base de automação, utilizando o último RM.Atualizador para popular a base com os novos scripts. O Script abaixo desbloqueia um banco que esteja com erros para fins de teste na versão 1212310. Bloco de código |
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| DELETE FROM GUPGATUALIZACAO
WHERE VERSAO = '12.1.2310.0'
INSERT INTO GUPGATUALIZACAO (VERSAO, DATAINICIO, DATAFIM, INFORMACOES, AVISOS, ERROS, ERROSCRITICOS, LOGEXEC, UPGKEY, RECCREATEDBY, RECCREATEDON, RECMODIFIEDBY, RECMODIFIEDON, EXECUTING, ENABLECOMPRESSION, SERVERADDRESS, PROTOCOL)
VALUES('12.1.2310.0', GETDATE(), GETDATE(), 7, 0, 0, 0, NULL, '\8E\B2\D3\17\1D\BFW\F3\A5\D9\CA\AE3\D4\C1\A9E\23\B6\2F\14u\B4I\06\1E\EA\0BQ\ED\95\D0\E8uMG\7B7\18\E13\05\FAr\8D\C9\DF\21\05\CA\A7\FC\EE\F6\C0\A8\1AA\1A\15\F1\D79\12\AA\0F\21\82\83y9\D8', 'totvs-upg', GETDATE(), 'totvs-upg', GETDATE(), 0, 0, 'net.tcp://BH-ENG-AUTTIN01:8051/', 0)
GO |
Solução: A grande maioria dos erros em scripts Winforms ocorrem de forma intermitente, a solução nestes casos é a reexecução do script com problema.
Aguardar a execução do script Winforms via agendamento. Caso o erro persista após nova reexecução devemos verificar. |