O Fundo de Investimento Pátria adquiriu o controle de 56% da rede baiana Atakarejo . A negociação, que ainda depende de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), foi estimada, extraoficialmente, entre R$ 700 milhões e R$ 850 milhões. A rede que compete na região com Assaí, Atacadão e o Grupo Mateus possui 28 lojas no estado da Bahia e um faturamento anual de quase R$ 4 bilhões. O Fundo vem adquindo uma série de redes pelo território nacional, como Avenida Supermercados, entre outras tentativas não concluídas. O Pátria trabalha em duas apostas paralelas, uma para a negociação de operações de supermercados regionais e outra focada em atacarejo. Essa inclusive é a primeira aquisição de uma rede de atacarejo, mas o Fundo pretende negociar outras. Quem está à frente dessa divisão é Silvio Pedra, ex-diretor da Cencosud, enquanto Jorge Faiçal cuida da divisão de supermercados.
Para Alberto Serrentino, consultor, conselheiro e fundador da Varese Retail, a empreitada é complexa. "Tudo vai depender de como eles vão conseguir executar e equilibrar as questões de governança, de modelo de gestão e operacional, e esse trade off que existe entre a centralização e a integração de um lado com a descentralização na execução do outro", avalia. É um desafio integrar e criar sinergia de estrutura e escala sem perder a capacidade de execução local, conhecimento e proximidade do cliente, adaptação aos hábitos da região, linguagem e execução na operação, que é a força do varejo regional. Serrentino ressalta que ninguém conseguiu fazer isso ainda até hoje no Brasil, desenvolvendo um negócio grande, homogêneo e competitivo a partir de muitas aquisições locais e regionais. A estratégia já foi tentada pelo Walmart e Cencosud, entre outros grupos fora do segmento alimentar. "Como é que se tira gradualmente os antigos controladores e fundadores dos negócios de origem da operação para você criar um mínimo de padrão operacional e de compartilhamento de retaguarda de estrutura, mas ao mesmo tempo preserva a capacidade de manter aquela aquela operação com características locais e regionais?", questiona. A meta é possível, mas sua concretização deve demorar algum tempo, um processo que envolve o ciclo de entrada, de amadurecimento e depois o ciclo de saída. "Em algum momento esse negócio tem que dar origem a algo grande e relativamente coeso que possa ser monetizado para destravar esse valor e depois capturar o valor na frente que é o objetivo todo fundo", completa o especialista. |