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stylenone

Objetivo

Esta rotina aponta os custos de atendimento da Ordem de Serviço do Clientecliente.

O atendente deve informar se a manutenção é Preventiva preventiva ou por Obsolescência obsolescência do Produtoproduto/Equipamento equipamento para atualização automática do sistema.

Estabelece a integração entre os ambientes Gestão de Serviços e Controle de Não-conformidades, para as empresas que utilizam esses módulos, por meio do campo Gera FNC do cadastro de Ocorrências do ambiente Gestão de Serviços.

Com isso, é possível reportar as não-conformidades ao setor de Engenharia e/ou selecionar ocorrências de não-conformidades durante a inclusão de ordens de serviços ou atendimentos. Para mais detalhes, consulte Integração Gestão de Serviços x Controle de Não-conformidades.

Através dessa rotina, podemos realizar :Consulta a consulta de produtos alternativos, permitindo a substituição do produto original pelo seu substituto.Quando o produto original possuir controle de saldos por grupo de cobertura, se realizada a substituição, o saldo correspondente do produto original deve ser abatido, como se o apontamento fosse realizado pelo produto original.

Com a inclusão dos produtos alternativos no atendimento da OS, a quantidade do produto original deve ser abatida do contrato e, em caso de estorno, os saldos por período são acrescidos com a quantidade do produto original.

...

Informações
titleNota

É permitido que uma Ordem de Serviço tenha mais de um Atendimentoatendimento. Atente-se para a seqüência de Atendimento atendimento e também para o Status, que deve estar Em Aberto, ou seja, o sistema manterá a Ordem de Serviço em aberto, apesar de possuir um laudo.

Com a inclusão dos produtos alternativos no atendimento da O.S., a quantidade do produto original deve ser abatida do contrato e, em caso de estorno, os saldos por período são acrescidos com a quantidade do produto original.

...

Informações
titleNota

É importante considerar que as informações para realizar o atendimento da ordem de serviço depende de pré-condições cadastras nas seguintes rotinas:

  • Ordem de Serviço.
  • Atendente.
  • Cliente.
  • Serviço.
  • Ocorrência.
  • Requisição da O.S..
  • Contrato de Manutenção.

 

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 


 


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id1
labelIncluir

Para incluir, acesse  a opção Incluir.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id2
labelAlterar

Para alterar, acesse o atendimento e clique em Alterar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id3
labelVisualizar

Para visualizar, selecione o atendimento e clique em Visualizar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id4
labelExcluir

Para excluir, selecione o atendimento e clique em Outras Ações / Excluir.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id5
labelDespesas

Permite realizar o apontamento das despesas da Ordem de Serviço.

Para inserir uma despesa, na tela de inclusão ou alteração do atendimento clique em Outras Ações / Desp.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


Card
defaulttrue
id6
labelPendências da Base

Permite a execução da rotina Pendências da Base dentro da rotina Atendimentos das Ordens de Serviço.

Para inserir uma pendência para a base de atendimento, na tela de inclusão ou alteração do atendimento, clique em Outras Ações / Pend.

Selecione a opção Incluir.

Eleja a filial desejada e clique em Ok.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.


Card
defaulttrue
id7
labelRequisições

Permite a partir dessa rotina, a baixa das requisições efetuadas anteriormente com o objetivo de atender a OS.

Para realizar a baixa uma pendência para a base de atendimento, na tela de inclusão ou alteração do atendimento, clique em Outras Ações / Req.

Informe o código da sequência da solicitação ao armazém e clique em Ok.

Sistema preenche a grid automaticamente com os campos referente a solicitação.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

 


Informações
titleNota

Para realizar esse processo, é necessário ter uma requisição da O.S. gravada através da rotina Requisições das Ordens de Serviço e, posteriormente, realizar os processos de Gerar Pré-Requisição e Baixar Pré Requisição do armazém no módulo Estoque Custos.

Informações
titleNota

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, alguns dos Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).

Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos

Campo

Descrição

Nr.OS ?

Selecione o número da ordem de serviço.

Exemplo:

000001

Sequência

Informe a sequência do atendimento.

Exemplo:

02

Atendente ?

Selecione o código do atendente.

Exemplo:

000000000002TEC

Dt. Chegada

Informe a data da chegada no cliente.

Exemplo:

22/06/2016

Hora Chegada

Informe a hora da chegada.

Exemplo:

08:30

Dt. Saída

Informe a data de saída no cliente.

Exemplo:

22/06/2016

Hora Saída

Informe a hora da saída.

Exemplo:

15:00

Dt. Início

Informe a data de início do trabalho.

Exemplo:

22/06/2016

Hora Início

Informe a hora do início.

Exemplo:

09:30

Data Término

Informe a data de término do trabalho.

Exemplo:

22/06/2016

Hora Término

Informe a hora de término do trabalho.

Exemplo:

14:30

Status

Informe o status do atendimento da O.S.
Utilize a seta indicadora e selecione a opção.

Exemplo:

1 - Encerrado

2 - Aberto

Ocorrência

Selecione a ocorrência para os critérios

do

de Atendimento da Ordem
de
Serviço e Pendências da Base.

Exemplo:

Atendimento da O.S.: 001 - Manutenção.
Pendências da Base: 002 - Reparo.

Produto / Eqto

Selecione o produto.

Exemplo:

PRD00000001

Id.Único

Informe o identificador do produto.

Exemplo:

Prod_01

Quantidade

Informe a quantidade do produto.

Exemplo:

10

Produto

Informe o código do produto da despesa.

Exemplo:

000000000000000000000000003TEC

Descrição

Descrição do produto. Este campo é preenchido automaticamente.

Exemplo:

MATERIAL DE CONSUMO           

Vlr Unitário

Informe o valor unitário do produto.

Exemplo:

15,00

Serviço

Informe o código do serviço utilizado, para definição da cobrança.

Exemplo:

000006

Status

Informe a situação da pendência da base de atendimento.
Utilize a seta indicadora e selecione a opção.

Exemplo:

1 - Pendente

2 - Baixado

 


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